Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre cupins e formigas: construtores da natureza – UCA

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Apicultura: explorando essa atividade – UCA

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a capacidade de organização de formigas e cupins na construção de moradias.
  • Explicar porque os cupins e formigas podem ser chamados de construtores ou arquitetos da natureza.
  • Descrever a estrutura básica de um cupinzeiro e de um formigueiro.
  • Avaliar a importância dos estudos dos cupinzeiros para o desenvolvimento da arquitetura sustentável.
  • Reconhecer a importância ambiental de cupins e formigas.
     
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Insetos: cupins e formigas

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Discussão a partir de vídeos

Etapa 1 - Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem os vídeos sobre cupins apontados a seguir. Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar os sítios:

1- http://www.youtube.com/watch?v=dsRngfDYFcY. Acessado em 10/09/2011.

2- http://www.youtube.com/watch?v=wtpCU9EZxww. Acessado em 10/09/2011

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão

Onde os térmitas ou cupins vivem?

Como eles constroem seus ninhos?

Como é a estrutura básica de um ninho de cupins?

O que chama atenção nesses insetos que constroem verdadeiros prédios?

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

cupinzeiro 1

Fonte da imagem (cupinzeiro): http://v8.lscache4.c.bigcache.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/15047240.jpg. Acessado em 10/09/2011.

Etapa 2 - Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem o vídeo sobre formigas apontado a seguir. Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=PsI2u9DyMXc. Acessado em 10/09/2011.

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados novamente em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão

Qual foi o objetivo dessa experiência?

Como foi feita?

O que foi verificado sobre a construção de um formigueiro?

Por que na construção de um formigueiro aparecem montes de terra na superfície do solo?

Como é a estrutura básica de um formigueiro?

formigueiro 3

Fonte da imagem (formigueiro): http://bocaberta.org/wp-content/uploads/2008/11/formigueiro01.jpg. Acessado em 10/09/2011

Etapa 3- Cada grupo de alunos deverá, em seguida, relacionar os vídeos sobre os cupins e as formigas, apontando aspectos comuns e divergentes.

As respostas do grupo de alunos às questões propostas nas etapas 2 e 3 deverão ser  acrescentadas às registradas na etapa 1, diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após as discussões e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos. Não deixar de destacar a importância ambiental dos cupins e das formigas e sua organização social. Aproveitar o espaço para apontar  a necessidade de estudos, reflexões e ações para a preservação das diferentes espécies de cupins, especialmente no cerrado brasileiro.

cupim

Fonte da imagem (Cupim): http://www.achetudoeregiao.com.br/noticias/gifis/cupim1.jpg. Acessado em 10/09/2011.

Atividade 2- Estudo de textos

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem os textos indicados a seguir utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox.

Os alunos deverão ler os textos e, tendo-os como referência, responder às questões propostas pelo professor, como as sugeridas a seguir. As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Texto 1 - Os cupins e os cupinzais. Disponível em:

http://petcivilufjf.wordpress.com/2010/12/09/a-engenharia-da-natureza-parte-1/. Acessado em 10/09/2011. 

Observação: este texto está inserido dentro de um texto mais amplo que trata de animais construtores. O professor deverá, então, orientar os alunos a localizá-lo assim que abrir o sítio.

Texto 2- Cupinzeiro. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cupinzeiro. Acessado em 10/09/2011

Questões 

Como é a estrutura básica de um cupinzeiro subterrâneo?

Quais são os materiais utilizados pelos cupins na construção de galerias nos cupinzeiros subterrâneos?

O que caracteriza o cupinzeiro de monte?

Como é a estrutura básica de um cupinzeiro de monte?

Quais são os materiais básicos utilizados pelos cupins na construção dos cupinzeiros de monte?

Por que os cupinzeiros de monte têm chaminés e tubos?

Quais são as estratégias estruturais e comportamentais que os cupins utilizam para o controle da temperatura e circulação de ar no cupinzeiro?

formigueiro 2

Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/-X5JBQ5HqLKo/Tfhdll_SoqI/AAAAAAAAARM/PwDII5cucfc/s400/formigueiro.jpg. acessado em 10/09/2011.

Texto 3- A formiga e o formigueiro. Disponível em: http://petcivilufjf.wordpress.com/2010/12/21/. Acessado em 10/09/2011. 

Observação: este texto está inserido dentro de um texto mais amplo que trata de animais construtores. O professor deverá, então, orientar os alunos a localizá-lo assim que abrir o sítio.

Questões

Por que os formigueiros são menos evidentes no ambiente do que os cupinzeiros de monte?

Para que servem as diferentes câmaras presentes na estrutura de um formigueiro?

O que a experiência mostrada no vídeo revelou sobre os formigueiros?

Após esse estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas  atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Atividade 3 -  Pesquisa na internet

A fim de ampliar os conhecimentos e sensibilizar os alunos sobre a importância ambiental dos cupins e das formigas e dos conhecimentos sobre as estratégias estruturais utilizadas por esses insetos na construção de suas moradas - especialmente  dos cupinzeiros - no desenvolvimento da arquitetura sustentável, sugerimos que o professor divida a turma em grupos de 5 para que façam uma pesquisa na internet (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), em sítios como os recomendados a seguir, que o professor deverá fornecer por escrito aos alunos para que digitem no campo de endereço.

Tema 1- Cupinzeiros e arquitetura

Texto 1- Cupinzeiros inspiram construção de residência auto-sustentável. Disponível em:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170040924. Acessado em 10/09/2011.

Texto 2- Biomimética e arquitetura. Disponível em: http://arquitetogeek.wordpress.com/2009/11/15/biomimetica-arquitetura-2/. Acessado em 10/09/2011.

Tema 2- Importância ambiental dos cupins

Texto 1- O cupim é o rei das savanas e não os leões. Disponível em:

http://www.achetudoeregiao.com.br/noticias/animal492.htm. Acessado em 10/09/2011.

Texto 2- Desaparecimento de vaga-lumes indica grau de degradação do Cerrado. Disponível em:

http://correiodobrasil.com.br/desaparecimento-de-vaga-lumes-indica-grau-de-degradacao-do-cerrado/164806/. Acessado em 10/09/2011.

Texto 3- Luzes no Cerrado. Disponível em:  http://eptv.globo.com/terradagente/terradagente_interna.aspx?297691. Acessado em 10/09/2011.

Tema 3 - Formigas: importância ambiental, arquitetura e engenharia.

Texto 1- O Papel Ecológico das Formigas. Disponível em:  http://www.ceplac.gov.br/Laboratorios/mirmecologia/htmlFormiga/papel.html. Acessado em 10/09/2011.

Texto 2- Arquitetura e engenharia das formigas. Disponível em:http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/arquitetura-engenharia-das-formigas/. Acessado em 10/09/2011.

Sugerimos que cada aluno leia cada um dos textos sugeridos e faça registros das informações mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após esse estudo individual, o grupo deverá se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anotações e as discute com o grupo.

O grupo deverá, então, fazer um consolidado de todos os registros em um texto único, que será a introdução do roteiro que deverão elaborar para um “trabalho de campo”, que deverá incluir:

1- Fotografias e filmagens de formigueiros e/ou cupinzeiros.

2- Descrição dos locais onde se encontram essas moradias de formigas e cupins.

3- Impacto ambiental da presença desses insetos nos ecossistemas analisados.  

Para registrar essas atividades, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.

cupinzeiro 2

Fonte da imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/73/Termite_Cathedral_DSC03570.jpg. Acessado em 10/09/2011.

Atividade 4 – Trabalho de campo

O trabalho de campo deverá ser organizado pelo professor que conduzirá, com agendamento prévio, os alunos a espaços no entorno da escola ou de sua cidade onde possam ser registrados, por meio de fotografias e filmagens, os cupinzeiros e/ou formigueiros. Esses registros poderão ser complementados por outros feitos pelos alunos no entorno de suas casas.

 formigueiro 1

Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_lKEWaY5frMs/SRmV-63ArHI/AAAAAAAAASs/UCNGBchZyxE/s320/Formigueiro%5B1%5D.JPG. Acessado em 10/09/2011.

Atividade 5- Montagem de apresentações do conteúdo estudado

Como fechamento desse estudo, cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado e do trabalho de campo, utilizando o  programa "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas no trabalho de campo deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 6 - Socialização do trabalho em grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares

http://www.blogpaedia.com.br/2008/09/os-espetaculares-arranha-cus-com-mais.html. Acessado em 10/09/2011.

http://fotosdenatureza.blogspot.com/2010/03/cupinzeiros.html. Acessado em 10/09/2011.

Vídeos:

O mundo secreto das formigas

Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA&feature=related. Acessado em 10/09/2011

Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=JKVZvNOun40&feature=related. Acessado em 10/09/2011.

Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=PW0bdaJe4DM&feature=related. Acessado em 10/09/2011

Casa de Cupim!! dá para acreditar? RANIMIRO http://www.youtube.com/watch?v=WfA6wYHsAIM. Acessado em 10/09/2011

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos e o relatório do trabalho de campo (atividades 1, 2, 3 e 4) e as apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 5 e 6).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.