24/07/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Professor providencie:
• Cartolinas, pincéis atômicos e réguas.
Inicie a aula levando os alunos para o laboratório de informática. Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, ou se tiver mais computadores forme grupos menores. Em seguida, crie um blog junto com os alunos e coloque o seguinte título: Como evitar o desperdício de água?
Para a criação do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Nina, a amiga da água:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11605
Figura 1
Durante a animação os alunos deverão anotar quais os momentos em que os parentes da Nina desperdiçaram água:
Professor, essas foram as situações em que os parentes da Nina desperdiçaram água:
• Lavando carro;
• Escovando os dentes com a torneira aberta;
• Lavando louças com a torneira aberta;
• Torneira pingando;
• Banho demorado.
Pergunte aos alunos quais foram as situações e enumere-as no quadro. Peça para que eles identifiquem quais dessas situações eles observam ou já observaram na sua casa e na escola. Em seguida, os alunos deverão, em seus próprios grupos, criar maneiras de economizar água nas suas casas e na escola. Depois eles deverão discutir em grupo e criar um cartaz explicando as diferentes maneiras encontradas. Após a confecção dos cartazes, peça para que cada grupo apresente o seu trabalh o para o restante da turma. Durante a exposição dos cartazes, selecione algumas maneiras de se economizar água e copie no quadro.
Em seguida, peça para que os alunos procurem na internet exemplos de folder sobre a economia de água. O objetivo é que junto com os alunos você crie um folder com as idéias dos alunos.
Figura 2
Fonte: http://www.engefort.com.br/images/projetos/agua/folder02.jpg
Peça para que os alunos registrem os momentos da criação do folder no blog. Esse folder deverá ser impresso e entregue nas dependências da escola. Além disso, cada aluno deverá levar um exemplar para a sua casa e entregar para os seus pais.
Como alternativa o professor poderá pedir para que os alunos observem o desperdício de água na própria escola, e utilizar essas informações para introduzir a aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Nina, a amiga da água | Animação/simulação |
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/04/2013
Cinco estrelasMUITO BOM ESTA FONTE DE ENSINO SOBRE A ÁGUA
26/04/2011
Cinco estrelasGostaria de ver mais aulas como essa em meu computador, também como poluição da agua,como evitar,(apesar de que isso é impossível,eu acho)os meios de contaminação.O que fazer pra se ter água totalmente limpa para consumir.Aqui em minha cidade dizem que a água é potável e tratada,mas é só olhar a cor dela no copo,que se vê que não é,aliás acho que o ministério da saúde deveria averiguar isso.Pois as autoridades locais nada fazem.Obrigado
24/03/2010
Cinco estrelasUma aula planejada dessa maneira, tira os alunos um pouco da rotina da sala de aula despertando o interesse, pelo fato de estarem a frente de um computador,aparelho moderno e que faz parte do mundo jovem.A aula se torna mais atrativa e interessante,sem contar que os alunos tem um melhor rendimento.
24/03/2010
Cinco estrelasparabens adorei sua aula.