Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como evitar o desperdício de água?

 

24/07/2009

Autor e Coautor(es)
Wesley Pereira da Silva
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as principais formas de desperdício de água;
  • Identificar as principais formas de combater o desperdício de água.
Duração das atividades
Uma hora aula de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•    Transformações físicas da água.
Estratégias e recursos da aula

Professor providencie:
•    Cartolinas, pincéis atômicos e réguas.

Inicie a aula levando os alunos para o laboratório de informática. Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, ou se tiver mais computadores forme grupos menores. Em seguida, crie um blog junto com os alunos e coloque o seguinte título: Como evitar o desperdício de água?
Para a criação do blog acesse o site abaixo:

http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm



Informe aos alunos que o blog será construído e organizado com as informações coletadas ao longo da aula.

Após a criação do blog peça para os alunos abrirem a animação abaixo:

Nina, a amiga da água:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11605

Nina, a amiga da água

 undefined

Figura 1

Durante a animação os alunos deverão anotar quais os momentos em que os parentes da Nina desperdiçaram água:

Professor, essas foram as situações em que os parentes da Nina desperdiçaram água:
•    Lavando carro;
•    Escovando os dentes com a torneira aberta;
•    Lavando louças com a torneira aberta;
•    Torneira pingando;
•    Banho demorado.

 
Pergunte aos alunos quais foram as situações e enumere-as no quadro. Peça para que eles identifiquem quais dessas situações eles observam ou já observaram na sua casa e na escola. Em seguida, os alunos deverão, em seus próprios grupos, criar maneiras de economizar água nas suas casas e na escola. Depois eles deverão discutir em grupo e criar um cartaz explicando as diferentes maneiras encontradas. Após a confecção dos cartazes, peça para que cada grupo apresente o seu trabalh o para o restante da turma. Durante a exposição dos cartazes, selecione algumas maneiras de se economizar água e copie no quadro.

Em seguida, peça para que os alunos procurem na internet exemplos de folder sobre a economia de água. O objetivo é que junto com os alunos você crie um folder com as idéias dos alunos.

undefined

Figura 2
Fonte: http://www.engefort.com.br/images/projetos/agua/folder02.jpg

Peça para que os alunos registrem os momentos da criação do folder no blog. Esse folder deverá ser impresso e entregue nas dependências da escola. Além disso, cada aluno deverá levar um exemplar para a sua casa e entregar para os seus pais.

Como alternativa o professor poderá pedir para que os alunos observem o desperdício de água na própria escola, e utilizar essas informações para introduzir a aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Nina, a amiga da água Animação/simulação
Recursos Complementares

Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através da apresentação dos cartazes produzidos por cada grupo e da construção e organização do blog.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JULIA, JULIA , Rio de Janeiro - disse:
    JUPIARAASSUMPCAO@GMAIL.COM

    17/04/2013

    Cinco estrelas

    MUITO BOM ESTA FONTE DE ENSINO SOBRE A ÁGUA


  • carla carolina carneiro, Escola Municipal Maria Stela Santos Assis , Minas Gerais - disse:
    carla.caroldcarneiro@yahoo.com.br

    26/04/2011

    Cinco estrelas

    Gostaria de ver mais aulas como essa em meu computador, também como poluição da agua,como evitar,(apesar de que isso é impossível,eu acho)os meios de contaminação.O que fazer pra se ter água totalmente limpa para consumir.Aqui em minha cidade dizem que a água é potável e tratada,mas é só olhar a cor dela no copo,que se vê que não é,aliás acho que o ministério da saúde deveria averiguar isso.Pois as autoridades locais nada fazem.Obrigado


  • Ruth Alves, moreira , Ceará - disse:
    frassruth@hotmaiil.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula planejada dessa maneira, tira os alunos um pouco da rotina da sala de aula despertando o interesse, pelo fato de estarem a frente de um computador,aparelho moderno e que faz parte do mundo jovem.A aula se torna mais atrativa e interessante,sem contar que os alunos tem um melhor rendimento.


  • maria aparecida scheffer, escola bandeirantes , Rondônia - disse:
    aparecidascheffer@yhaoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    parabens adorei sua aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.