Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância econômica da produção de energia elétrica no Brasil e suas principais vantagens e desvantagens para o meio ambiente - UCA

 

06/10/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Refletir sobre os usos cotidianos da energia elétrica.

- Discutir sobre a importância econômica da produção de energia elétrica no Brasil.

- Compreender as principais vantagens e desvantagens da produção de energia elétrica para o meio ambiente.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam ter conhecimentos prévios sobre o conceito de bacia hidrográfica e sua importância para a produção de hidreletricidade.

Estratégias e recursos da aula

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 

Prezada(o) Professor(a);

- Comece a conversar com os alunos sobre energia elétrica lembrando-os sobre a utilidade desse recurso em nossa vida cotidiana. Vamos refletir sobre a importância da energia elétrica, suas vantagens e desvantagens?

 

 hh  

Atividade 01

Energia elétrica e seus usos cotidianos

PASSO A PASSO 

- Inicie a discussão solicitando que os alunos façam uma lista dos aparelhos domésticos que eles têm em casa e que funcionam utilizando energia elétrica proveniente de usinas hidrelétricas, termelétricas e termonucleares. Questione-os:

  • Quais aparelhos vocês têm em casa que dependem da energia elétrica para funcionarem?
  • Sem esses aparelhos, como seria a rotina de sua casa?
  • Além de nossas residências, quais outros espaços usam energia elétrica? De que maneira?

- Permita que os alunos reflitam sobre esses questionamentos e que anotem suas compreensões em um arquivo do Kword. Posteriormente, oriente os alunos a acessarem o vídeo "De onde vem a energia elétrica?" no Portal do Professor, no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1244 

 

 

 

 

- Após assistirem ao filme, solicite que acessem o endereço web <http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eletrica.htm> e leiam, com atenção, o texto "Energia Elétrica".

Usina Hidrelétrica de Itaipu (Brasil-Paraguai). Disponível em: <http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eletrica.htm >. Acesso em 10/09/11.

- Pergunte aos alunos:

  • De onde vem a energia elétrica?
  • Qual é a principal fonte de energia elétrica de nosso país?
  • O que significa os termos "usina hidrelétrica", "usina termelétrica" e "usina termonuclear"?
  • Explique como ocorre o processo de produção de energia elétrica em cada uma dessas usinas.
  • Como ocorre o transporte da energia elétrica da fonte de produção até sua casa e/ou outros espaços?
  • Quem inventou a energia elétrica e quando isso ocorreu?

- Peça aos alunos para formarem pequenos grupos e organizarem uma apresentação ilustrativa para responder às questões anteriores, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.

 

Atividade 02

A importância econômica da produção de energia elétrica no Brasil

PASSO A PASSO 

- Auxilie os alunos a compreenderem o desenvolvimento do setor de energia elétrica nas últimas décadas do século XX, devido à expansão econômica do Brasil, à industrialização e à urbanização crescente. Apresente a eles o mapa a seguir.

gg

Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=122&idPerfil=2>. Acesso em 12/09/2011.

- Questione os alunos:

  • Em quais regiões se concentram o maior número de usinas hidrelétricas no Brasil?
  • Que fatores contribuíram para o desenvolvimento do setor de energia elétrica em nosso país, a partir do final do século XX?
  • Que importância tem a produção de energia elétrica para a economia brasileira?

hhh  

- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endereços web <http://www.comciencia.br/reportagens/2004/12/16.shtml > e <http://www.idec.org.br/biblioteca/mcs_energia.pdf >) ou em livros e revistas da área de Geografia, buscando compreender as questões anteriores.

- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.

hh

Fonte: Clip-Art.

- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática em questão.

- Ressalte que foi durante a década de 1970 e inicio da década de 1980 que houve um grande impulso ao setor energético no Brasil. A partir dos dois choques do petróleo de 1973 e 1979, a produção de energia elétrica brasileira passou a receber grandes investimentos, por se tratar de fonte alternativa ao petróleo. A política governamental estabeleceu como prioridade a construção de grandes usinas hidrelétricas.

 

Atividade 03

As principais vantagens e desvantagens da produção de energia elétrica para o meio ambiente

PASSO A PASSO 

- Auxilie os alunos a compreenderem que a produção de energia elétrica provoca grandes impactos ao meio ambiente. Questione-os:

Quais são as principais vantagens e desvantagens econômicas e ambientais das seguintes fontes energéticas:

  • Energia hidráulica
  • Energia térmica
  • Energia nuclear
  • Energia eólica
  • Energia solar

hhh  

- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endereços web <http://www.eletrobras.com/elb/data/Pages/LUMIS293E16C4PTBRIE.htm > e

<http://www.energiabrasil.com.br/website/index.asp?novoserver1&start=1&endereco_site=www.energiabrasil.com.br&par=&cupom=&email=  >) ou em livros e revistas da área de Geografia, buscando compreender as questões anteriores.

- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os alunos. 

 

Atividade 04

O uso consciente da energia elétrica

PASSO A PASSO 

- Auxilie os alunos a refletirem sobre o consumo de energia elétrica em seu cotidiano. Oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.itaipu.gov.br/energia/10-motivos-para-promover-hidreletricidade > e lerem o texto "10 motivos para promover a eletricidade". Questione-os:

  • Quais mudanças de hábitos podem ser feitas a fim de contribuir para um consumo sustentável de energia elétrica?
  • Que soluções coletivas podem ser feitas na comunidade onde vivemos para contribuir para o consumo sustentável de energia elétrica?
  • Que mudanças podem ser sugeridas às autoridades para o consumo sustentável de energia elétrica?

- As medidas propostas pelos alunos devem ser discutidas na sala de aula e apresentadas à comunidade local (pais, alunos, professores), autoridades locais das Secretarias de Meio Ambiente, representante do órgão responsável pela energia elétrica local, organizações de consumidores e, eventualmente, políticos, com vistas a promover ações que contribuam propositivamente para a economia de energia elétrica.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada a fim de que os alunos construam conhecimentos significativos para que desenvolvam práticas propositivas em seu cotidiano, com vistas ao uso sustentável da energia elétrica. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as relações políticas e econômicas que envolvem o setor energético no Brasil e no mundo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, como que as diferentes formas de produção de energia elétrica alteram o meio ambiente; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a energia elétrica? Vídeo
Recursos Complementares

 Sites de busca:

Site <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/conhecimentos-gerais/por-que-sentimos-choque.php>. Neste endereço podemos encontrar o texto “Por que sentimos choque?” muito interessante e adequado ao nível fundamental.

Site <http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=549#>. Apresenta dicas, forma de uso seguro e eficiente da energia elétrica, além dos direitos e deveres dos consumidores de energia elétrica.

Site <http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_compra_eletro.htm>. Apresenta uma situação de como comprar eletrodomésticos tomando cuidado para ter problemas com o valor da conta de energia elétrica.

Site <http://www.celg.com.br/Dicas_Seguranca_Choque.jsp>. Companhia Elétrica do Goiás apresenta os danos causados pelos choques em seres humanos e dicas para evitá-los.

Site <http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura_verbete/16>. Apresenta um texto que poderá ajudá-lo a compreender os efeitos do choque elétrico em seres vivos.

 

Vídeos educativos:

<http://www.youtube.com/watch?v=SusB4fsH2Dc>. Vídeo educativo sobre o consumo de energia elétrica.

<http://www.youtube.com/watch?v=HbgoiAt_m8M&feature=related>. Geração hidráulica e térmica. Demanda. Sistema de distribuição.

 

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa.

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos/temas estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luiz, SEED , Paraná - disse:
    odracir.ziul@gmail.com

    16/01/2014

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante a sua aula, muito embora eu não trabalhe em uma escola que tenha o programa UCA, as atividades podem ser desenvolvidas e adaptadas para qualquer escola utilizando o laboratório de informática e outros softwares, como o Impress.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.