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Aranhas: desvendando seus mistérios - UCA

 

21/09/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Apicultura: explorando essa atividade – UCA

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avaliar a importância ambiental das aranhas.

  • Identificar as aranhas venenosas mais presentes nos ecossistemas brasileiros e os sintomas decorrentes de seus venenos.

  • Descrever aspectos da biologia das aranhas.

  • Explicar como as aranhas produzem teias.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aracnídeos

Estratégias e recursos da aula

aranhas casal

Aranhas - casal. Fonte da imagem: http://i.olhares.com/data/big/51/518938.jpg. Acessado em 13/09/2011.

Atividade 1- Discussão a partir de um vídeo

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem o vídeo "Armadeira (Phoneutria)" que explicita alguns aspectos da biologia da aranha responsável pelo maior número de acidentes no Brasil.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=PD2lAissesg&feature=player_embedded. Acessado em 12/09/2011.

vídeo armadeira

Imagem do vídeo "Armadeira (Phoneutria)"

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão

Por que a aranha armadeira é tão perigosa?

Quais são os efeitos do veneno da armadeira no corpo de uma vítima?

Onde as armadeiras são normalmente encontradas?

Como essa espécie de aranha se espalha pelo mundo?

Do que as aranhas armadeiras se alimentam?

Por que essas aranhas são chamadas de “armadeiras”?

almoço aranha

Aranha se alimentando. Fonte da imagem: http://lh6.ggpht.com/-io34-s9TOZY/SgBWOiyH1HI/AAAAAAAACho/WgcFHqmONK4/DSC05458.JPG. Acessado em 12/09/2011.

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos.

Após a socialização e das considerações finais, o professor deverá fazer novas perguntas, como as sugeridas a seguir, dialogando com os alunos, buscando apreender seus conhecimentos a respeito das aranhas.

Sugestões de perguntas 

Vocês já viram aranhas da espécie mostrada no vídeo?  E de outras espécies?

Em que locais já viram aranhas?

Como são seus hábitos?

Do que e como as aranhas se alimentam?

Todas as aranhas são venenosas?

aranha teia

Aranha teia. Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_70y0M3jBeVg/TKJZGDjbnQI/AAAAAAAAAU4/MMESmtOc9L0/s1600/aranha.jpg. Acessado em 12/09/2011.

Atividade 2- Estudo de textos

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem textos de fundamentação teórica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Os sítios, como os recomendados a seguir, deverão ser fornecidos, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço.

Texto 1- Aranhas. Disponível em: http://www.guiabutanta.com/butantan/aranhas.htm. Acessado em 12/09/2011.

Texto 2 - Acidentes com aranhas peçonhentas e primeiros socorros. Disponível em http://www.butantan.gov.br/home/acidente_com_animais_peconhentos.php. Acessado em 12/09/2011.

Observação:  Este texto está inserido dentro de um texto mais amplo que trata de outros animais peçonhentos. O professor deverá, então, orientar os alunos a localizá-lo assim que abrir o sítio.

Texto 3 - Aranhas venenosas. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aranhas/aranhas-venenosas.php. Acessado em 12/09/2011.

Os alunos deverão, individualmente, ler os textos e, tendo-os como referência, responder às questões propostas pelo professor, como as sugeridas a seguir. As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Questões para discussão

Por que as aranhas são consideradas animais peçonhentos?

Quais são as espécies de aranhas brasileiras que podem provocar sintomas de envenenamento?

Qual é a espécie responsável por maior nº de acidentes? Por quê?

Qual é a aranha brasileira que possui o veneno mais tóxico?

Como são as teias das aranhas mais perigosas?

Como são as teias das aranhas menos perigosas?

Quais são as principais medidas de controle e prevenção de acidentes com aranhas?

Quais são as principais medidas de primeiros socorros em casos de acidentes com aranhas?

Após esse estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto, acrescentando suas perguntas aos registros já feitos no documento iniciado anteriormente no KWord.

armadeira

Armadeira. Fonte da imagem: http://files.revistaotrem.webnode.com.br/20000005083d1084cad/ARANHA%20ARMADEIRA_AGENCIA%20MINAS.jpg. Acessado em 12/09/2011.

Atividade 3 - Pesquisa na internet e preparação para trabalho de campo

A fim de ampliar os conhecimentos e sensibilizar os alunos sobre a importância ambiental e medicinal das aranhas, o professor deverá dividir a turma em grupos e distribuir os tópicos levantados na atividade 2 para que façam pesquisas na internet (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox).

Abaixo sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca como o Google  seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox => digitar no endereço: www.google.com.br. Ao abrir, o sítio mostrará o espaço para digitação dos termos de busca.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugestões de tópicos para pesquisa e endereços onde estão disponibilizados para acesso.

Tema 1 - Aranhas: características biológicas e comportamentais

Como funcionam as aranhas. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/aranhas.htm. Acessado em 12/09/2011.

Aranhas. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aranha. . Acessado em 12/09/2011.

Araneídeos. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/araneideos.htm. Acessado em 12/09/2011.

Aranhas. Disponível em: http://www.mzufba.ufba.br/WEB/MZV_arquivos/artropodes_aranhas.html. Acessado em 12/09/2011.

Aranhas: biologia e comportamento. Disponível em: http://www.pragas.com.br/pragas/aranha/aranha_biologia_e_comportamento.php. Acessado em 12/09/2011.

Tema 2 - Estrutura e crescimento das aranhas

http://ciencia.hsw.uol.com.br/aranhas1.htm. Acessado em 12/09/2011.

Tema 3 - Caranguejeiras

Aranha caranguejeira. Disponível em: http://www.zoologico.sp.gov.br/animaisdozoo/aranha_caranguejeira.htm. Acessado em 13/09/2011.

Tarântula. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tar%C3%A2ntula. Acessado em 13/09/2011.

Brasileiras de oito pernas. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/2009/outubro/brasileiras-de-oito-pernas. Acessado em 12/09/2011.

Tema 4 - Armadeira

Aranha mais venenosa do mundo. Disponível em:  http://bocaberta.org/2010/03/a-aranha-mais-venenosa-do-mundo.html. Acessado em 12/09/2011.

Tratamento de acidentes por aranhas peçonhentas. Disponível em: http://www.cobrasbrasileiras.com.br/tratamento-acidente-aranhas.html. Acessado em 12/09/2011.

Aranhas Venenosas. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aranhas/aranhas-venenosas.php. Acessado em 12/09/2011.

Aranhas. Disponível em: http://www.cit.sc.gov.br/index.php?p=aranhas. Acessado em 12/09/2011.

Tema 5 - Aranha marrom

Tratamento de acidentes por aranhas peçonhentas. Disponível em: http://www.cobrasbrasileiras.com.br/tratamento-acidente-aranhas.html. Acessado em 12/09/2011.

Previna-se contra a picada de Aranha Marrom. Disponível em: http://ocombatente.com.br/noticia/6246/previna-se-contra-a-picada-de-aranha-marrom. Acessado em 12/09/2011. 

Aranhas Venenosas. Disponível em:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aranhas/aranhas-venenosas.php. Acessado em 12/09/2011.

http://www.cit.sc.gov.br/index.php?p=aranhas. Acessado em 12/09/2011.

Tema 6 - Teias de aranhas

Fiando seda. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/aranhas2.htm. Acessado em 12/09/2011.

A teia orbicular. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/aranhas3.htm. Acessado em 12/09/2011.

Teia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teia. Acessado em 12/09/2011.

Aranhas e suas perigosas teias. Disponível em: http://petcivilufjf.wordpress.com/2010/12/09/a-engenharia-da-natureza-parte-1/. Acessado em 12/09/2011.

Tema 7 - Predadoras: aranhas se alimentando

Aranhas- alimentação. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/aranhas4.htm. Acessado em 12/09/2011.

Tema 8 - reprodução das aranhas

O sexo das aranhas. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/aranhas5.htm. Acessado em 12/09/2011.

Tema 9 - Importância ambiental

A aranha e sua teia podem ser benéficas ao homem. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biologia/aranhas-a-aranha-e-sua-teia-podem-ser-beneficas-ao-homem.jhtm. Acessado em 12/09/2011.

A importância das aranhas. http://araneae.hdfree.com.br/importancia.html. Acessado em 12/09/2011.

teias tiros

Imagem: O espetáculo das teias. Imagem do arquivo pessoal da autora Selma Gonzaga Silva, registrada em uma área rural no município de Tiros - MG, em dezembro de 2006.  

Sugerimos que cada aluno do grupo leia o(s) texto(s) destinado (s) ao seu grupo e faça registros das informações mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após esse estudo individual, o grupo deverá se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anotações e as discute com o grupo.

O grupo deverá então fazer um consolidado de todos os registros em um texto único, que deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

As informações da pesquisa deverão ser somadas às demais já registradas nas atividades 1 e 2 para comporem um texto que será a introdução do roteiro que deverão elaborar para um “trabalho de campo”, que deverá incluir fotografias e filmagens de aranhas em seu ambiente natural.

Para registrar essas atividades, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.

picada aranha

Picada da aranha marrom. Fonte da imagem: http://www.jornaldapovo.com.br/adm/fotos/4257544bc4046ae7cf52.jpg. Acessado em 12/09/2011.

Atividade 4 – Trabalho de campo

O trabalho de campo deverá ser organizado pelo professor que conduzirá, com agendamento prévio, os alunos a espaços no entorno da escola ou de sua cidade onde aranhas possam ser registradas por meio de fotografias e filmagens. Esses registros poderão ser complementados por outros feitos pelos alunos em suas casas e seu entorno.

O professor deverá orientar os alunos para registrarem imagens tomando os cuidados devidos para evitarem acidentes, especialmente com aranhas armadeiras e marrons.

As imagens deverão ser registradas por fotos e vídeos com a utilização do computador UCA (Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam)

aranha acasal

Aranhas acasalamento. Fonte da imagem: http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A4/24BD/372C/0124/C984/BAA5/3F81/Argyroneta-aquatica-hg-20091106.jpg. Acessado em 12/09/2011.

Atividade 5- Montagem de apresentações do conteúdo estudado

Como fechamento desse estudo, cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado e do trabalho de campo, utilizando o  programa "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas no trabalho de campo deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 6 - Socialização do trabalho em grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares

Aranhas auxiliam nutrição de bromélias. Disponível em: http://www.unesp.br/aci/jornal/219/ecologia.php. Acessado em 13/09/2011.

As aranhas. Disponível em: http://araneae.hdfree.com.br/inicio.html. Acessado em 13/09/2011.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos e o relatório do trabalho de campo (atividades 1, 2, 3 e 4) e as apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 5 e 6).

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