14/09/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos, responder a questão:Como compreender, identificar e escrever a sequência dos números pares e ímpares por meio de brincadeiras, jogos e situações problema? é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre: agrupamentos de objetos; sequência numérica; leitura e escrita e utilização de recursos do laptop Classmate,através do uso do programa KWord, do sistema operacional Linux.
Informações ao professor
Professor, para desenvolver a temática desta aula, você poderá utilizar diversos materiais concretos para fazer agrupamentos de objetos tais como: meias, palitos, sapatos, tampinhas e luvas. Realize também brincadeiras e jogos que formem pares de objetos ou de alunos, para isso prepare com antecedência os materiais necessários para cada atividade.
Prepare com antecedência materiais para a realização da 4ª atividade: aparelho de som, cds (músicas com ritmos variados), uma cadeira para cada par.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, de preferência no pátio da escola ou em um lugar com mais espaço para brincar de “COELHINHO SAI DA TOCA”. Siga as orientações abaixo para propor a brincadeira.
Como brincar
Os participantes são divididos em grupos de três. Dois jogadores dão-se as mãos formando a toca e o terceiro ficará entre eles e será o coelhinho. Do lado de fora ficam os coelhos perdidos. Ao ser dado o sinal: “Coelhinho sai da toca, um, dois, três...”, as tocas levantam os braços e todos os coelhinhos devem ocupar uma nova toca, inclusive os coelhos perdidos. Quem não conseguir entrar fica no centro, esperando nova oportunidade.
O jogo fica mais emocionante se no lugar dos coelhinhos perdidos houver um caçador. Nesse caso, apenas um participante fica de fora. Quando for dado o sinal ele deverá perseguir os coelhinhos durante a troca de tocas. O primeiro a ser pego passará ao posto de caçador, o caçador vira um dos ‘tocas’, e este, por sua vez, vira um coelhinho. Se o número de crianças for pequeno, as tocas podem ser desenhadas no chão com um giz, assim, ninguém fica de fora da brincadeira.
Fonte:http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/coelhinho-sai-da-toca/4e3b209d5cf358183f000003.html
CONVERSANDO SOBRE A BRINCADEIRA
Professor, em seguida, organize os alunos em roda para conversarem sobre a brincadeira. Levante alguns questionamentos sobre a experiência vivenciada:
Logo após a conversa, solicite aos alunos que acessem o programa Tux Paint do laptop Classmate, seguindo as orientações: (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) com o objetivo de representar a brincadeira realizada no pátio da escola, por meio de desenhos/pintura digital. No fim da atividade, proponha aos alunos, que apresentem sua produção artística para os demais colegas. Caso os alunos não possuam laptop você poderá fazer o registro por meio de desenhos, usando canetinhas e lápis de cor.
Atividade de Casa
Converse com os seus familiares sobre a brincadeira realizada na escola.
Depois, resolva a situação problema proposta, no caderno de Matemática. Seguindo as orientações:
Sabendo que na sua sala de aula tem 19 crianças e que todas brincaram de "Coelhinho Sai da Toca". Responda:
a) Quantos pares foram possíveis formar?
b) Dividindo os alunos de três em três quantos grupos formamos?
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, informe aos alunos sobre a brincadeira do par ou ímpar, que é muito utilizada para decidir o primeiro a iniciar uma brincadeira ou no caso de desempate. Os números terminados em 1, 3, 5, 7, 9 são chamados de ímpares. Todo número ímpar, quando dividido por 2, deixa resto igual a 1. Os números terminados em 0, 2, 4, 6, 8 são chamados de pares. Os números pares, quando divididos por 2, deixam resto 0.
Proponha uma brincadeira, para isso separe com antecedência alguns materiais para a turma: dados, palitos, tampinhas e outros. Organize os alunos em dupla/pares. Entregue um dado para cada um.
Coloque esses materiais na rodinha e peça aos alunos, que os agrupem de acordo com o número sorteado no dado, por cada um dos participantes (Exemplo: Se foi sorteado o nº 4 pegue 4 tampinhas e agrupe-as de duas em duas formando os pares). A partir disso, explique que da maneira que o nº 4 foi agrupado, não sobraram tampinhas. Então, 2,4,6... são números pares e os números 1,3,5..., que quando agrupados sobrou 1 são ímpares.
Peça aos alunos para registrarem o jogo no caderno de Matemática ou se possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos. Oriente-os para usarem o programa Tux Paint para o registro das quantidades dos agrupamentos feitos com as tampinhas, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: “Descobrindo os números pares e ímpares”.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a turma para uma visita ao Laboratório de Informática, ou solicite que os alunos usem seus laptops a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Eles irão assistir uma dança que tem como objetivo: identificar a sequência numérica dos números pares e ímpares, por meio de uma brincadeira.
Caso a sua escola não tenha acesso ao Laboratório de Informática e nem use o laptop, sugerimos que explique a dança aos alunos e realize os registros.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=wit6sNSy9eE
Em seguida, converse com os alunos sobre o que acharam da dança e proponha realizá-la no espaço da sala de aula. Não se esqueça de preparar o registro da brincadeira no caderno de Matemática com os alunos.
Folha de registro do par ou ímpar
Vamos dançar com par...
Quem não dança? (ímpar) |
Quem dança? (par) |
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Fonte: Acervo da autora
Obs.: A quantidade de linhas na tabela depende da quantidade de alunos que participaram da brincadeira.
Atividade de Casa
Professor, escolha algumas das atividades propostas abaixo para os alunos fazerem em casa no caderno de Matemática:
Fonte:http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2010/02/19/atividades-prontas-par-ou-impar/
Fonte: PASSOS, Célia e SILVA, Zeneide. Eu gosto de matemática.1º Ano do Ensino Fundamental. 1.ed. São Paulo: IBEP. 2009. p. 146-148.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, leve seus alunos até o Laboratório de Informática, ou solicite que usem seus laptops a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Eles irão executar alguns jogos que têm como objetivo: identificar a sequência numérica dos números pares e ímpares.
Utilizem os sítios abaixo:
Fonte: http://smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-pinte-os-animais-pares-e-impares.html
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo_bruxa.html
Durante a realização dos jogos, você deverá observar as dificuldades e as facilidades de cada aluno. Caso seja necessário, faça intervenções durante a realização da atividade.
Professor, ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido“Como compreender, identificar e escrever a sequência dos números pares e ímpares por meio de brincadeiras, jogos e situações problema”. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22598
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jogos-dados.htm
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: compreender a sequência dos números pares e ímpares; efetuar contagem na brincadeira; agrupar de dois em dois a mesma quantidade de elementos; identificar objetos que utilizamos em pares; reconhecer elementos que formam pares e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 1 classificações
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16/06/2013
Cinco estrelasFoi muito satisfatório Parabéns