Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Material Cuisenaire

 

21/07/2009

Autor e Coautor(es)
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A utilização do Material Cuisenaire estende-se a vários conteúdos entre os quais se destacam:
• fazer construções a partir de representações no plano,
• cobrir superfícies desenhadas em papel quadriculado,
• efetuar a ordenação de números,
• estudar e comparar “partes de” .

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que o conceito de número seja adquirido, compreendido e consolidado impõem-se como pré-requisitos determinados conceitos, nomeadamente:

• Classificação (noção de conjunto)
• Simples – um atributo (ex: cor, forma…)
• Múltipla – mais que um atributo
• Comparação (entre dois ou mais seres)
• Seriação (completar séries de figuras)
• Ordenação
     * Crescente (utilização do símbolo <)
     * Decrescente (utilização do símbolo >)
• Transitividade
     * a < b e b < c ⇒ a < c
• Conservação
     * Quantidade (correspondência termo a termo)
     * Volume

Estratégias e recursos da aula

Histórico


               O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Émile Georges Cuisenaire Hottelet, que, durante 23 anos, o estudou e o experimentou na aldeia belga de Thuin.
               Só 23 anos depois da sua criação é que a sua criação se difundiu com enorme êxito, pelo professor espanhol Caleb Gattegno, em 1952, tentando dar resposta à necessidade de ensinar matemática de uma forma lúdica.
               Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo. Feito originalmente de madeira, o Material Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares. É um material estruturado, composto de 241 barras coloridas que são prismas quadrangulares com 1 cm de aresta na base, com 10 cores e 10 comprimentos diferentes e proporcionais, distribuídos do seguinte modo:

                                                               

                                         

                                                                              

                                                                                      

               A utilização do Material Cuisenaire estende-se a vários conteúdos entre os quais se destacam:
                    • fazer e desfazer construções, 
                     • fazer construções a partir de rep resentações no plano,
                    • cobrir superfícies desenhadas em papel quadriculado,
                    • medir áreas e volumes,
                    • trabalhar simetrias,
                    • construir gráficos de colunas,
                    • estudar frações e decimais,
                    • estudar as propriedades das operações,
                    • efetuar a decomposição de números,
                    • efetuar a ordenação de números, 
                    • estudar e comparar “partes de” e 
                    • resolver problemas.

Em sala de aula

               Para facilitar o desenvolvimento das atividades em sala, separamos estas de acordo com os conceitos pré-numéricos. Professor, peça aos seus alunos que respondam as atividades abaixo e procure sempre questionar as respostas.

1 - Classificação

               Classificar implica fazer agrupamentos de objetos que tenham pelo menos um atributo comum. Tendo em conta o Material Cuisenaire, podem-se formar conjuntos atendendo ao atributo cor, por exemplo:

Atividades:

1 - Escolha:
     a) uma barra de cor azul;
     b) uma barra de cor vermelha;
     c) uma barra rosa e outra de cor castanha. São iguais? Em que se diferenciam?;
     d) uma barra que não seja amarela;
     e) uma barra que não seja verde;

2 – Formar grupos de:
     a) barras vermelhas;
     b) barras azuis;
     c) barras que tenham a mesma cor;
     d) barras verdes e barras rosa;
     e) uma bar ra verde ou uma barra rosa;
     f) uma barra amarela e uma barra preta;
     g) barras que não sejam pretas;
     h) barras que não sejam azuis nem laranja;

2 - Comparação

               Este conceito pressupõe a identificação do atributo a comparar. No caso do material Cuisenaire podemos comparar o atributo tamanho.

Atividades:

1 – Escolha, tendo como parâmetro de comparação o comprimento da barra:
     a) uma barra maior que a barra azul ;
     b) uma barra m aior que a barra verde cl ara;
     c) uma barra menor que a barra amarela;
     d) uma barra menor que a barra castanha;
     e) a s barras maiores que a barra preta;
     f) as barras menores que a barra rosa;
     g) uma barra menor que a barra amarela;
     h) todas as barras menores que a barra amarela;
     i) uma barra menor que a barra branca (pedir explicação em relação à resposta);
     j) uma barra maior que a barra laranja (pedir explicação em relação à resposta);
     k) de entre um grupo de quatro peças diferentes (branca, vermelha, verde clara e rosa), a menor;
     l) de entre um grupo de cinco peças (de cores castanha, azul, branca e vermelha), duas que tenham igual comprimento;
     m) de entre um grupo de quatro peças (verde escura, verde clara, rosa e amarela), a maior;
     n) de entre um grupo de cinco peças (de cores castanha, azul, branca e vermelha), as duas que tenham menor comprimento;

2 – Responda
     a) Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a vermelha?
     b) Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a verde-clara?
     c) Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a rosa?
     d) Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a amarela?


3 - Seriação:

             Este conceito implica que se identifique um padr ão e se lhe dê continuidade.

Atividades:

1 – Completa os seguintes padrões (usando as barras Cuisenaire):
     a) verde clara – amarela – preta - verde clara - __________________ - ___ _____________
     b) amarela – vermelha – azul – vermelha – amarela - _____________ - ________________
     c) castanha – amarela – preta – verde escura – verde clara - ___________ - _____________
     d) azul - __________ - preta – verde escura – azul – castanha - __________ - ____________
     e) branca – branca – amarela - azul – azul - __________ - branca - ___________ - __________


4 - Ordenação:

               Este conceito implica que se distribuam várias peças segundo um determinado atributo (tamanho):

Atividades:

1 – Ordena as seguintes barras, começando da menor para a maior (ordem crescente):
     a) azul – verde escura – castanha – amarela – vermelha;
     b) rosa – branca – preta – verde clara.

2 – Ordenem as seguintes barras, começando da maior para a menor (ordem decrescente):
     a) preta – laranja – branca – azul;
     b) vermelha – castanha – amarela – preta.

3 – Completa a seguin te ordenação de barras:
     a) castanha - ________ - verde escura - ________ - rosa;
     b) branca - _________ - ___________ - rosa – amarela.


5 - Transitividade:

               Este conceito implica a comparação de dois entes extremos, através de um terceiro ente, que se situa entre eles.

Atividades:

1 – Conceba três atividades para trabalhar este conceito. (se a barra amarela é menor que a verde escura e a verde escura é menor que a preta, qual é a barra menor, a amarela ou a preta?)


6 – Correspondência termo a termo:

               Este co nceito implica a co mparação, termo a term o, entre os elemento s de dois conjuntos.

Atividades:

1 – Faz corresponder (através de setas) a cada elemento de um dos conjuntos um e um só elemento do outro conjunto:

2 – Pinta, com as cores respectivas, cada uma das barras das alíneas anteriores.


No laboratório de informática

               Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e acomode-os em duplas. Peça a eles que acessem o sítio http://www.arcytech.org/java/integers/integers.html. Trata-se de uma aplicação que trabalha com Material Cuisenaire em ambiente informatizado. Após o acesso, será mostrada a tela:

                                    

               Professor, comente com seus alunos que as barras do aplicativo apresentam as mesmas cores, valor numérico e tamanhos proporcionais as barras que foram trabalhadas e m sala de aula. Abaixo temos uma descrição sobre como o programa funciona.

 

               Agora que seus alunos conhecem como utilizar o aplicativo, peça a eles façam as atividades realizadas em sala de aula, servirá como fixação e será um estímulo para realizar atividades de uma forma diferente.

Avaliação

Professor, recolha as atividades produzidas pelos alunos e procure observar e registrar os procedimentos, as ações e os comentários dos seus alunos durante a realização das tarefas escritas e na utilização do software. Utilize esses registros para avaliação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 22 classificações

  • Cinco estrelas 11/22 - 50%
  • Quatro estrelas 10/22 - 45.45%
  • Três estrelas 1/22 - 4.55%
  • Duas estrelas 0/22 - 0%
  • Uma estrela 0/22 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Raquel Soares da costa Santiago, E. M. DONA MARIA PINTO DE MENDONÇA , Minas Gerais - disse:
    santiago@digimaster.com.br

    15/09/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muito, irei seguir os passos propostos


  • Bárbara Alice, UFAL , Alagoas - disse:
    barbara.gomes.ufal@hotmail.com

    29/06/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula. Muito me ajudou a entender como utlizar o Cuisenaire!! Parabéns!!


  • Maria de Fátima, sistema firjan , Rio de Janeiro - disse:
    mariadefatima.areco@hotmail.com

    22/04/2014

    Cinco estrelas

    Material de grande valia, obrigada Professor. Att, Maria de Fátima


  • Neglimara Bergamini, E.E.E.F. Maria Rita Marques Velho , Rio Grande do Sul - disse:
    neglimara@gmail.com

    01/07/2013

    Cinco estrelas

    Adora trabalhar com o material, ótima sugestão e prática de incluir as tecnologias. Apliquei e minha turma aprendeu muito.


  • Susana Verri Campos, Escola Municipal Irmã Adelgundis , Minas Gerais - disse:
    suverri@gmail.com

    19/09/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito! Vou aplicar! Em minha cidade os materiais concretos são pouco utilizados pelas minhas colegas.


  • Juliana, Instituto de Educação , Rio Grande do Sul - disse:
    jfpozza@yahoo.com.br

    20/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa! parabéns....


  • Adalgisa Barros, EMAT , Paraíba - disse:
    adalgisabarros2011@gmail.com

    13/08/2012

    Cinco estrelas

    Excelente apresentação do material,da aula,os procedimentos,me ajudou e está me ajudando a aprender e mediar meus alunos.


  • maria isabel, EE Profª Dirce Elias , São Paulo - disse:
    beldamas@yahoo.com.br

    08/05/2012

    Três estrelas

    gostaria de saber como trabalhar com as 4 operações nas barrinhas.Sobre sala de informática, minha escola é estadual e nem dispomos de "preciosidade". Achei por ora tdo mto interessante. Obrigada.


  • lily, CEJK , Rio de Janeiro - disse:
    lily_id1@hotmail.com

    19/04/2012

    Quatro estrelas

    Amei o site com muitas opções de atividades . ajudou muito no meu trabalho


  • angelica, Colégio ECCOS , São Paulo - disse:
    keca45@yahoo.com.br

    20/03/2012

    Quatro estrelas

    ótima aula


  • simone nunes, Cemei francisca valias wenceslau , Minas Gerais - disse:
    snfreitas2006@yahoo.com.br

    27/02/2012

    Quatro estrelas

    Vi o material e me esclareceu bem sobre sua utilização e consegui encontrar exercicios interessantes


  • cristina, cefapro , Mato Grosso - disse:
    crisbertinetti@yahoo.com.br

    30/09/2011

    Quatro estrelas

    gostei, muitas atividades para explorar esse material que é tão pouco trabalhado em sala de aula


  • Maria Aparecida Gontijo Lisboa, ESCOLA MUNICIPAL , Minas Gerais - disse:
    cidaglisboa@gmail.com

    12/05/2011

    Cinco estrelas

    Tudo é muito bom más, as atividades do laboratório de informática é 10!!!


  • ilza matos souza, uepg , Paraná - disse:
    ilza_mattos@hotmail.com

    17/03/2011

    Cinco estrelas

    achei maravilhoso, vou aplicar om meus alunos.


  • ROBERTA KONRATH SCHALLENBERGER, ESC MUN ENS FUN NICOLAU FRIDOLINO KUNRATH , Rio Grande do Sul - disse:
    konraths@ibest.com.br

    21/11/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante as atividades com o material cuisenaire. Vou tentar desenvolver as atividades com meus alunos de 2 ano. Alguns deles ainda tem dificuldade em relacionar o número com seu valor correspondente. Sempre estou atras de atividades que possam me ajudar em sala de aula. Um abraço, Roberta


  • marilene, Colégio Estadual Dep. Arnaldo Faivro Busato - em Pinhais - Pr , Paraná - disse:
    maleccos@hotmail.com

    16/11/2010

    Cinco estrelas

    Boa tarde!! Utilizo o material Cuisenaire com as alunas do curso Formação de Docentes, acho ótimo recurso. Com relação à aula proposta, podemos tê-la como exemplo, nossos alunos só terão a ganhar com os trabalhos propostos. Grata. Marilene


  • jone charles leite de souza, esc profª sarura batista , Amazonas - disse:
    js79582@rotmail.com

    25/04/2010

    Quatro estrelas

    esta aula e otima


  • Maria Cleópatra Reis, Escola Municipal Vana Guiomar , Bahia - disse:
    cleopatra-reis@hotmail.com

    23/04/2010

    Cinco estrelas

    excelente!!!1


  • Aparecida Cândida Fonseca Sena, escola Estadual Silva Dourado , Tocantins - disse:
    aparecidacandida@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei todo atividade proposta , sua metodologia foi bem dinamica e competente. Vou trabalhr essa atividade com minha turma. Paranbéns pela contribuição um abraço, Aparecida Cândida


  • Edna Mara de Mattos, AMANDA CARNEIRO DE MELLO C E E FUND MED , Paraná - disse:
    ednamaramattos@seed.pr.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Este material é rico em utilização mas pouco difundido, obrigado.


  • Márcia Viegas, E.M. Paula Fonseca , Rio de Janeiro - disse:
    marciagonca@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei os exercícios !


  • Douglas Silva Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia , Minas Gerais - disse:
    douglasso1988@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Um excelente maneira de trabalhar área com meus alunos no estágio. Obrigado!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.