21/09/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Professor para introduzir o conceito de paisagem natural e construída com crianças do Ensino Fundamental Inicial – é importante resgatar os conhecimentos prévios que eles têm sobre o tema considerando a vivência de cada um seja numa área urbana (cidade de grande porte, média ou pequena), seja na área rural. Também é necessário que o aluno saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KSpread, Wxcam e Mozilla Firefox.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para motivar os alunos pergunte a eles quem já foi em uma chácara ou fazenda. Peça que descrevam a paisagem. Questione os alunos que nunca foram na zona rural se já viram na televisão, em filmes, no telejornal ou em imagens (livros, revistas ). Para auxiliar o trabalho os estimule com o áudio da música “Fui passear na Fazenda” do Padre Zezinho. A música tenta descrever os animais e plantas que fazem parte do habitat da zona rural. Para isso solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio a seguir por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Fui passear na fazendaPe Zezinho, SCJ |
|
Fui passear na fazenda Esperança |
Tem limonada, tem mel e coalhada |
Fonte: http://www.paulinascomep.org.br/Letra.aspx?obra=008843 (acesso em 10/09/11)
Explore a música discutindo sobre a paisagem que ela descreve.
Solicite que façam um desenho da paisagem que viram ou imaginaram, em uma folha de papel ou na ferramenta KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura) existente nos laptops.
Veja a sugestão do registro:
Imagine um passeio em uma chácara, sítio ou fazenda. Faça uma moldura e desenhe no caderno (ou no KolourPaint) a paisagem que você imaginou.
Professor, para motivar os alunos você poderá também imprimir a moldura ou solicitar que utilizem seus laptops e acessem o sítio a seguir, para copiar a moldura e desenhar. Para isso, basta utilizar o caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Professor, solicite que os alunos façam em casa:
Professor, se considerar que os alunos podem ter dificuldade em realizar esta atividade em casa, solicite que tragam as duas gravuras para a sala de aula e façam a atividade sob sua orientação. As gravuras serão utilizadas para confeccionarem dois murais: um para paisagem natural (zona rural) e outro para paisagem construída (zona urbana).
|
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Depois que todos fizerem o desenho, solicite que mostrem para os colegas e façam um comentário sobre o que representaram por meio de registro escrito. Vocês poderão utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos)dos laptops.
|
COMENTANDO SOBRE A PAISAGEM REPRESENTADA:
________________________________________
________________________________________
________________________________________ |
Professor estimule os alunos a ler e comentar suas respostas. |
Professor, leve para sala um papel de 1 m de largura por 1,5 m de comprimento.
Os alunos deverão montar o mural com o material confeccionado na 1ª atividade. Caso tenham utilizado os laptops, imprimam o trabalho para colagem.
Outra sugestão é utilizar recortes de revistas, jornais, fotos trazidas pelos alunos e por você do ambiente rural.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, agora faça o mesmo trabalho da 1ª e 2ª atividade envolvendo a zona urbana (paisagem construída). Sugerimos a música “Pacato cidadão” do grupo Skank para detonar o tema.
Pacato Cidadão |
|
Oh! Pacato Cidadão! E tracei a vida inteira Pacato Cidadão! Oh! Pacato Cidadão! E tracei a vida inteira Pra que tanta TV Oh! Pacato Cidadão! |
E tracei a vida inteira Pra que tanta sujeira Pacato Cidadão! Oh! Pacato Cidadão! E tracei a vida inteira Consertar o rádio Pacato Cidadão! Pacato Cidadão! |
Fonte: http://letras.terra.com.br/skank/72338/ (acesso em 10/09/2011)
Explore a música, cante com eles para que sintam e imaginem a paisagem que está sendo descrita na música. Discuta sobre as expressões desconhecidas, pois estão em outra língua “C'est fini La” (o quer dizer terminado em francês).
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
PRODUZINDO TEXTO
Professor, resgate as paisagens que os alunos fizeram nos dois murais. Explore os desenhos e solicite que escrevam no caderno ou na ferramenta KWord (caminho já informado) um pequeno texto contendo os seguintes itens:
- Classificação da paisagem representada (natural ou construída).
- Nome dos elementos naturais, construídos ou humanizados representados nas paisagens.
Em seguida, solicite que preencham o quadro abaixo com os nomes dos elementos desenhados no mural de acordo com as suas características.
NATURAL |
CONSTRUÍDA |
Depois deste trabalho afixe os dois murais e apreciem as duas paisagens: urbana e rural.
Paisagem Urbana - Belo Horizonte - MG
Fonte: acervo da autora
Paisagem Natural - Uberlândia - MG
Fonte: acervo da autora
Professor, ao longo desta atividade observe se seus alunos conseguem conceituar o que é paisagem, para isso questione-os sobre os elementos que caracterizam cada paisagem trabalhada, observe as atividades realizadas por eles (quadros e desenhos), pois ao longo do trabalho eles estarão construindo este conceito. Verifique se seus alunos conseguiram representar, por meio dos desenhos, os elementos que compõem as paisagens: natural e construída, para isso acompanhe de perto o trabalho. Para avaliar se eles conseguem diferenciar paisagem natural de paisagem construída observe o quadro que fizeram.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/12/2015
Quatro estrelasAdorei a aula, muito bem elaborada.
08/11/2011
Três estrelasA aula é muito boa, mas cuidado: zona rural não é sinônimo de ambiente natural!
21/09/2011
Três estrelasMuito bem elaborada sua aula. Parabéns!