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As comunidades quilombolas hoje - UCA

 

06/10/2011

Autor e Coautor(es)
Getúlio Ribeiro
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a formação histórica e os direitos das comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil
  • Entender problemas enfrentados por essas comunidades atualmente
  • Valorizar as comunidades quilombolas, tal como constituintes da nação brasileira
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Escravidão no Brasil
  • Abolição da escravidão
Estratégias e recursos da aula

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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

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Atividade 1- O que são comunidades quilombolas?

Na primeira atividade da aula, visitaremos o site da Comissão Pro-índio de São Paulo - http://www.cpisp.org.br. Acesso em 17 de setembro de 2011. Nele, encontraremos uma página dedicada às Comunidades Quilombolas, por meio da qual entenderemos a existência dessas comunidades nos dias de hoje, no Brasil.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem acessar o link informado abaixo, intitulado "O que são" (as comunidades quilombolas).
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 18 de setembro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

 

http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_oque.html. Acesso em 17 de setembro de 2011

quilombolas

 

QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Segundo o texto, por que a existência de comunidades quilombolas ainda surpreende certas pessoas?
  2. Quando e como a questão quilombola passou a ser pauta na política brasileira recente?
  3. O que caracteriza as comunidades remanescentes de quilombo?
  4. Quais as prováveis formas por meio das quais houve a formação dessas comunidades?
  5. Qual é o elemento essencial na definição mais aceita de "comunidade quilombola", atualmente?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos entendam e reflitam sobre a existência das comunidades quilombolas nos dias de hoje, tal como legítimas remanescentes da escravidão praticada no Brasil. 

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Atividade 2- "Manifesto pelos direitos quilombolas"

Nesta atividade, faremos a leitura do "Manifesto pelos direitos quilombolas", enviado ao Supremo Tribunal Federal, por Ronaldo dos Santos.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o documento por meio de seu link, abaixo informado.
  • Recomendamos a leitura da introdução do texto. A leitura a partir do subtítulo "Quilombo: Perspectiva Histórica" é facultativa.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 18 de setembro de 201
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

 

http://www.petitiononline.com/conaq123/petition.html. Acesso em 17 de setembro de 2011

manifesto

 

QUESTÕES relevantes na análise do texto:

  1. Analise e relacione os dois depoimentos que dão início ao texto.
  2. Como a concepção de comunidade quilombola tem sido questionada pelo Partido Democrata (antigo PFL)?
  3. Qual a posição do manifesto em relação a esta questão política?
  4. Quais os dados apresentados no texto quanto ao número e distribuição de comunidades quilombolas no Brasil?
  5. De acordo com o manifesto, qual o principal problema enfrentado pelos quilombolas?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e discutam o manifesto pelos direitos quilombolas, assim como reflitam sobre a principal dificuldade enfrentada por essas comunidades - que é a questão de propriedade da terra.

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Atividade 3- O conflito pela terra

Agora, assistiremos à reportagem intitulada "Fazendeiro e quilombolas entram em conflito por terras no baixo sul da Bahia", disponibilizada no YouTube. Acesso em 17 de setembro de 2011

DINÂMICA SUGERIDA:

  • O professor poderá exibir o vídeo a partir de seu computador/aparelho, ou solicitar que os alunos localizem-no YouTube, por meio do link abaixo informado.
  • Assistir ao vídeo buscando entender a situação das comunidades quilombolas atualmente.
  • Discutir e responder as questões propostas.

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http://www.youtube.com/watch?v=h17nocBLRHk&feature=related. Acesso em 17 de setembro de 2011

quilombola youtube

 

QUESTÕES relevantes na análise do vídeo:

  1. Do que trata a chamada da reportagem?
  2. Onde se localiza a comunidade quilombola que faz a denúncia?
  3. Quantas famílias vivem nessa comunidade? Como elas sobrevivem?
  4. O que as pessoas da comunidade denunciam?
  5. Quais os argumentos do denunciado em relação às queixas quilombolas?
  6. Como a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) desconstrói esses argumentos?
  7. Quais as medidas previstas na reportagem para resolver a situação?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos examinem problemas enfrentados por uma comunidade quilombola, em seu processo de afirmação, resistência e luta pela terra - a exemplo do que ocorre com outras comunidades Brasil afora.

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Atividade 4- Mapeando as comunidades quilombolas no Brasil

 3 atividades de casa  

 Na atividade final desta aula, propomos o trabalho que nos permitirá mapear e conhecer um pouco mais das comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • O trabalho será realizado em grupo. Dessa forma, dividir a turma em oito (08) grupos, os quais ficarão responsáveis por explorar o link "Comunidades Quilombolas no Brasil" (site da Comissão Pro-índio de São Paulo):

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http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_brasil.html. Acesso em 17 de setembro de 2011

comunidades quilombolas

 

  • Cada grupo ficará responsável por pesquisar sobre as comunidades quilombolas num determinado estado brasileiro. Assim, para acessar por Estado, basta clicar em cima de sua localização no mapa. Ao clicar, por exemplo, sobre "PA", você obterá o link "Comunidades Quilombolas do Estado do Pará" - http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_brasil_pa.html. Acesso em 18 de setembro de 2011

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  • Os grupos devem realizar a leitura do texto e explorar os textos dos demais links, inclusive realizando a sua análise, fichamento e debate interno. Nessas tarefas, buscar respostas para questões tais como:

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  1. Quais as origens das comunidades quilombolas naquele Estado?
  2. Como essas comunidades sobrevivem?
  3. Quais as suas principais atividades?
  4. Quais problemas elas têm enfrentado?
  5. E as suas conquistas?

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  • Em seguida, os alunos prepararão uma apresentação com as informações e reflexões essenciais da pesquisa realizada. A entrega de relatório escrito fica a critério do professor.

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  • SOCIALIZAÇÃO do trabalho nos meios a seguir:
  1. Apresentação dos grupos para a turma.
  2. Exposição de cartazes e de outras produções da apresentação no mural da escola.
  3. Publicação no blog da escola ou turma. Para saber como montar e manter um blog, acesse - http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 18 de setembro de 2011

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Recursos Complementares

Sugestões de links para professores e alunos:

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Links do portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

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Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise do texto, manifesto e vídeo, e de suas inquietações diante desses documentos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

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