06/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
-
Na primeira atividade da aula, visitaremos o site da Comissão Pro-índio de São Paulo - http://www.cpisp.org.br. Acesso em 17 de setembro de 2011. Nele, encontraremos uma página dedicada às Comunidades Quilombolas, por meio da qual entenderemos a existência dessas comunidades nos dias de hoje, no Brasil.
DINÂMICA sugerida:
http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_oque.html. Acesso em 17 de setembro de 2011
QUESTÕES relevantes na análise:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos entendam e reflitam sobre a existência das comunidades quilombolas nos dias de hoje, tal como legítimas remanescentes da escravidão praticada no Brasil.
-
Nesta atividade, faremos a leitura do "Manifesto pelos direitos quilombolas", enviado ao Supremo Tribunal Federal, por Ronaldo dos Santos.
DINÂMICA sugerida:
http://www.petitiononline.com/conaq123/petition.html. Acesso em 17 de setembro de 2011
QUESTÕES relevantes na análise do texto:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e discutam o manifesto pelos direitos quilombolas, assim como reflitam sobre a principal dificuldade enfrentada por essas comunidades - que é a questão de propriedade da terra.
-
Agora, assistiremos à reportagem intitulada "Fazendeiro e quilombolas entram em conflito por terras no baixo sul da Bahia", disponibilizada no YouTube. Acesso em 17 de setembro de 2011
DINÂMICA SUGERIDA:
-
http://www.youtube.com/watch?v=h17nocBLRHk&feature=related. Acesso em 17 de setembro de 2011
QUESTÕES relevantes na análise do vídeo:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos examinem problemas enfrentados por uma comunidade quilombola, em seu processo de afirmação, resistência e luta pela terra - a exemplo do que ocorre com outras comunidades Brasil afora.
-
Na atividade final desta aula, propomos o trabalho que nos permitirá mapear e conhecer um pouco mais das comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
-
http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_brasil.html. Acesso em 17 de setembro de 2011
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise do texto, manifesto e vídeo, e de suas inquietações diante desses documentos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/04/2012
Três estrelasÓtima sugestão!!!
08/04/2012
Cinco estrelasMuito Bom
15/10/2011
Cinco estrelasBoa sugestão.
06/10/2011
Cinco estrelasGostei muito da sobre os quilombolas, é uma aula muito rica em conhecimento ,estão de parabéns.Que coencidecia o nome da sua escola é igual a minha,só muda o municipio.