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A importância dos Fungos para nossa vida - UCA

 

21/09/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a importância dos Fungos na vida das pessoas;
  • Conhecer algumas espécies existentes de Fungos;
  • Compreender a diferença entre Fungos, Algas e Plantas; 
Duração das atividades
4 aulas de 50 min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Marcador Introdução

Professor para iniciar este assunto é importante desmistificar algumas impressões erradas relacionadas aos fungos, plantas e algas. Plantas, algas e fungos embora possam ser encontrados no mesmo habitat, eles se diferem com características próprias, ou seja, cada um possui características distintas que possibilita a constituição do seu grupo. O vídeo "Algas, plantas e fungos" disponível abaixo é um importante recurso que poderá auxiliar os alunos a entenderem melhor a diferenciação dos fungos em relação às algas e plantas. O material do Banco Internacional de Objetos Educacionais disponível no ícone abaixo explica de uma forma simples  as características que distinguem os fungos dos demais grupos relacionados no vídeo.

 

 

 

 

 

É também interessante convidar um Micologista ou Micetologista para palestrar sobre as ações do fungo, suas características, suas utilidades, principalmente sua prevenção e tratamento. Assim os alunos poderão aprender um pouco mais a respeito desses seres vivos que fazem parte de nosso cotidiano.

Esta atividade poderá ser trabalhada interdisciplinarmente com outras áreas de ensino, principalmente com a História abordando o período da 2ª Guerra mundial e a descoberta da Penicilina. Durante a Segunda Guerra Mundial, a penicilina salvou a vida de milhões de soldados feridos nos campos de batalha. Graças aos antibióticos, doenças como pneumonia, sífilis, gonorréia, febre reumática e tuberculose deixaram de ser fatais.

 

Marcador atividade 1

 

Professor disponibilize o material do Banco Internacional de Objetos Educacionais disponível abaixo para os alunos lerem o experimento que foi proposto. Logo após, peça aos alunos que repitam as atividades em casa. É importante que os alunos documentem a sua observação, fotografando e fazendo anotações tipo: como é o ambiente no qual deixou as fatias de pão, informar como é a iluminação do ambiente, se é casa, apartamento ou ambiente rural (sítio, fazenda, chácara). É necessário também, que o aluno paralelo a este experimento, realize a outra atividade que também está disposta abaixo "O ar está úmido", pois este experimento poderá colaborar para que o aluno possa informar em seu relatório se o ambiente no qual executou a experiência estava úmido ou não. Após as observações e anotações os alunos deverão preencher a tabela disposta nesta atividade e enviar para o professor as suas conclusões. Esta atividade deverá ocorrer em casa, individualmente e o professor deverá organizar um dia para que todos os alunos comentem os resultados de sua experiência. Assim, esta atividade tem como principal função trabalhar a criatividade dos alunos, bem como colaborar para o processo de ensino e aprendizagem.

O aluno poderá utilizar a recurso do laptop para fotografar seu experimento, assim, o aluno tem duas opções, pode utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCan clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídias -> WxCam. Após estes passos, a tela principal do WxCam será exibida, no botão "máquina de retrato" o aluno poderá acionar e tirar uma foto através da webcam. As imagens deverão ser armazenadas em uma pasta e depois transferidas para o relatório que deverá ser entregue ou enviado via e-mail ao professor.

 

 

Recursos Educacionais

 

 

 

Tabela para sintetizar as observações realizadas nos experimentos:

Dia Observação Ambiente Luminosidade Umidade Ilustração (foto)

                                               

 

                                                                                                               

 

 

       

 

 

       

 

 

       

 

 

       

 

 

       

 

 

       

 

Marcador atividade 2

Vamos por a mão na massa...

Professor para realização desta aula é necessário que seja no mínimo 2 horários de aula consecutivo, pois exige um maior tempo para que os alunos possam realizar o experimento. Esta aula é divertida e saborosa, pois os alunos juntamente com o professor irão por a mão na massa para fazer uma rosca e um bolo para explicar uma das utilidades dos fungos em nossa vida. Sendo assim,  o professor deverá avisar com antecedência para que os alunos possam trazer os ingredientes para a realização desta atividade.

 

Receita da Rosca

Ingredientes

• 1 kg de farinha de trigo
• 1 ½ copo de açúcar cristal
• 2 pacotes de fermento biológico em pó
• 1 pitada de sal
• 1 ovo
• 3 copos de leite morno
• ½ copo de óleo

Preparação
1. Em uma vasilha coloque o açúcar, o fermento, o sal e a farinha. Misture bem. Depois adicione o ovo, misture. Despeje os copos de leite e um pouco do óleo. Enquanto mistura, vá despejando o óleo, sempre aos poucos, até a massa absolver todo o óleo.

2. Cubra a vasilha com plástico, deixe descansar e crescer por cerca de 30 minutos.

3.Divida a massa de acordo com a quantidade de roscas que você deseja, essa massa rende:
3 roscas grandes.
6 roscas médias
12 roscas pequenas.
Faça as tranças de cada parte. Coloque dentro das formas, se sobrar coloque em uma superfície lisa, já polvilhada com farinha.
Deixe descansar por mais 30 minutos ou até dobrar de volume.
Em local quente, e longe de correntes de ar, vento.

4. Pré-aqueça o forno, em temperatura média (200ºC), por 5 minutos. Coloque as roscas para assar por cerca de 20 a 30 minutos. Observe por baixo das roscas se elas já estão no ponto, ou seja coradas.
5. Retire do forno, passe o melado. Deixe esfriar e sirva.

Você pode:
Pincelar com 1 ovo batido, antes de colocá-las para crescer. Depois, pincele novamente, polvilhe açúcar refinado e ponha para assar.

Receita disponível em http://www.weblaranja.com/receitas/receita_basica/111322,004.htm

 

Receita de Bolo

   Ingredientes

 2 xícaras de açúcar

2 xícaras de farinha

2 colheres de manteiga

3 ovos

1 xícara de leite

1 colher e 1/2 de fermento químico

       

                    Modo de preparo  

  • Aqueça o forno a 180º graus
  • Bata as claras em neve e reserve
  • Em uma travessa bata a manteiga, o açúcar e as gemas
  • Misture a farinha e o leite
  • Bata bem, até ficar bem homogêneo
  • Com a ajuda de uma colher acrescente o fermento químico
  • Por último, adicione as claras em neve e mexa cuidadosamente
  • Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo e leve ao forno médio para assar por aproximadamente 35 minutos, ou até que espetando um palito, este saia seco
  • Após assado, desligue o forno e deixe o bolo esfriar
  • Desenforme e se delicie

 Receita disponível em  http://www.receitasecia.com/receita/bolos/2539/Bolo-comum.html

Professor, separe a sala em 4 grupos de acordo com a quantidade de alunos e destine a cada grupo a sua função, de acordo com estabelecido abaixo: 

1º grupo será responsável para preparar a rosca utilizando fermento biológico;

2º grupo será responsável para anotar as informações e fotografar o experimento do 1º grupo;

3º grupo será responsável para preparar um bolo utilizando fermento químico;

4º grupo será responsável para anotar as informações e fotografar o experimento do 3º grupo;

No final da preparação das roscas, o 1º e 2º grupo formará um grupo só, pois suas informações completarão o relatório, isto também ocorrerá com o 3º e 4º grupo.

Obs.: O aluno poderá utilizar a recurso do laptop para fotografar seu experimento, assim, o aluno tem duas opções, pode utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCan clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídias -> WxCam. Após estes passos, a tela principal do WxCam será exibida, no botão "máquina de retrato" o aluno poderá acionar e tirar uma foto através da webcam. As imagens deverão ser armazenadas em uma pasta e depois transferidas para o relatório.

O objetivo desta experimentação é propiciar aos alunos  uma observação e comparação da utilização de uma receita com fermento químico  e outra receita com fermento biológico (leveduras), os alunos poderão observar o fermento agindo na massa, provocando seu crescimento. Perceberão também que a massa que recebeu o fermento químico não precisa deixar descansar. Assim, esta atividade possibilita demonstrar a importância dos fungos para a humanidade.

 

Perguntas para complementar o relatório 

1) O que é fermento biológico?

2) O que é o fermento químico?

3) Qual a diferença entre o fermento químico e fermento biológico?

4) Por que no fermento biológico é necessário deixar algum tempo a massa em repouso?

5) Por que no fermento químico não é necessário deixar a massa em repouso?

6) Qual o nome do fungo utilizado para fabricar o fermento biológico?

7) Qualquer fungo pode fazer a função das Leveduras?

8) O que significa dizer que os fungos realizam a fermentação?

9) Como as Leveduras agem na massa preparada com fermento biológico?

10) Como o fermento químico age na massa durante o forneamento?

Para responder essas questões os alunos poderão utilizar a internet por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet.

 

Professor o recurso pedagógico "O teste do desinfetante: parte 1: experimento prático" poderá ser utilizado como recurso complementar nesta aula. Este material sucinta a importância de estudar sobre a importância de conhecer a respeito dos Fungos, bem como eles também podem ser nocivos para nós seres humanos.

 

 

 

 

 Marcador atividade 3

Nesta atividade os alunos irão conhecer um pouco mais sobre os fungos e suas ações, também poderão se posicionar e discutir com seus colegas as diversas opiniões e dúvidas. Para realizar esta atividade, os alunos poderão fazer grupo com quatro alunos e se posicionar a respeito das imagens relacionadas no quadro abaixo. Logo após o posicionamento, o grupo também deverá indicar na última coluna se os argumentos relacionam a uma situação benéfica ou maléfica para a vida dos seres vivos. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

  Imagem Argumento do aluno em relação aos fungos                                                                                                          

Benéfica ou Maléfica                                      

1    
2    
3    
4    
5    
6    
7    
8    

Imagem 1 disponível em http://www.microbiologia.vet.br/cogumeloscomer.jpg

Imagem 2 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_0G-VExwDvGI/TGFYO9r8ScI/AAAAAAAAACw/WkKCuo8YT2M/s320/ana+e+jhulian

Imagem 3 disponível em http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/o-que-e-a-penicilinapenicilina.jpg

Imagem 4 disponível em http://dicatual.com/wp-content/uploads/2011/07/mofo_parede.jpg

Imagem 5 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_C0b4Je-fD7g/TUR8fofF4yI/AAAAAAAAAE8/HwrwRUsIVFo/s1600/Janeiro2011+%25282%2529_Sign.jpg

Imagem 6 disponível em http://www.varanda.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/265x265/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/p/r/prod_1_18220.jpg

Imagem 7 disponível em http://blog.guianoivosonline.com.br/wp-content/uploads/2009/10/maytag.gif

Imagem 8 disponível em http://www.medicinageriatrica.com.br/wp-content/uploads/2007/06/micose.jpg

 

Sugestão de leitura

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O ar está húmido? Experimento prático
Porque é que se formam fungos nos edifícios? Experimento prático
O teste do desinfetante: parte 1: experimento prático Experimento prático
Algas, plantas e fungos Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão na aula, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas, na realização das atividades e principalmente no desenvolvimento dos experimentos.

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