30/10/2009
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Biotecnologia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Meio Ambiente |
Verificar a presença das leveduras, fungos unicelulares, no fermento biológico e sua ação no crescimento da massa de pão.
Características gerais dos seres vivos pertencentes ao Reino Fungi.
As atividades propostas para esta unidade demandarão 6 (seis) aulas de 50 minutos, distribuídas da seguinte maneira:
Uma aula de 50 minutos no laboratório de Biologia/Ciências para a observação microscópica; uma aula de 50 minutos no primeiro horário de seu turno em espaço disponível para preparação da massa de rosca e onde possam retornar durante outros horários de aula, ou recreio, de seu turno para observação do crescimento da massa; uma aula de 50 minutos no ultimo horário do seu turno para a degustação; duas aulas de 50 minutos para a discussão, elaboração do relatório em grupo e avaliação. Uma aula de 50 minutos para o fechamento, pela professora, da atividade realizada e explicações/esclarecimentos sobre o tema proposto.
As estratégias e recursos serão descritas ao longo desse documento, a partir daqui, com comentários da autora em destaque.
Sugestões para a elaboração do roteiro da atividade.
É importante que todos/as os/as alunos/as recebam um roteiro das atividades e que ele seja colado no caderno. Na medida em que forem desenvolvendo as atividades, os/as alunos/as deverão ir fazendo seus registros individuais para a elaboração de um relatório final, em grupo.
Além do cabeçalho, contendo dados da escola, aluno/a, grupo formado, valor da atividade etc., sugiro que haja as instruções e os itens inerentes a cada uma das atividades: materiais, procedimentos, discussão.
Instruções:
Aula 1
ATIVIDADE 1- OBSERVANDO LEVEDURAS – Local: laboratório de Ciências
Material: Lâminas, lamínulas, canudinhos e mistura preparada de água, açúcar e fermento biológico.
PROCEDIMENTO
a) Pegue uma lâmina de vidro e coloque sobre ela, usando o canudinho, uma gota da mistura já preparada.
b) Cubra a lâmina com a lamínula e observe ao microscópio.
Faça o desenho das leveduras observadas.
DISCUSSÃO (sugestão de questões a serem abordadas)
a) O que são as leveduras?
b) Durante a observação das leveduras ao microscópio, o que mais chamou a sua atenção?
c) Qual foi o motivo da utilização do açúcar na mistura?
Nas fotos a seguir, momentos da aula de microscopia.
Se a escola não tiver microscópio poderão ser usadas imagens oriundas de outros meios, dentre eles os livros e a internet. Sugestão: http://www.museudavida.fiocruz.br/publique/media/leveduras.gif . O importante é que haja essa visualização que, usando a microscopia, é mais significativa.
No final dessa aula, orientar os/as alunos/as para a realização da atividade 2 , esclarecendo o que devem fazer em casa e o material que devem traze r na próxima aula para a confecção das ros quinhas. Eles prec isam de um tempo para discutirem e distribuirem tarefas no grupo.
Aulas 2 e 3
ATIVIDADE 2 - MÃO NA MASSA
PREPARANDO UMA MASSA DE PÃO. Local: laboratório de Ciências, cantina e refeitório.
Instruções:
I- Em casa
1-Se for possível, acompanhe em casa o preparo, por uma pessoa adulta, de uma massa de pão ou rosca caseira na qual se utilize o fermento biológico. Traga, para compartilhar com o grupo, essa receita contendo os ingredientes, o modo de preparo e todos os procedimentos até que as rosquinhas fiquem prontas para serem ingeridas. Traga a receita para a escola. Se não for possível fazer essa experiência em casa, traga uma receita de pão caseiro/rosca.
2-Compartilhe a sua experiência e/ou receita com o grupo até a próxima aula de Ciências. O grupo deverá escolher uma receita para fazer as rosquinhas na próxima aula e providenciar os ingredientes.
3- Cada grupo deverá trazer de casa uma bacia para fazer a massa; um plástico para forrar a mesa e dois tabuleiros e um pano de prato. Deverão trazer também os ingredientes da receita escolhida pelo grupo ou pela receita sugerida pela professora e refrigerantes ou sucos para acompanhamento.
II- NA ESCOLA - PROXIMA AULA DE CIÊNCIAS
Cada grupo ocupará uma mesa do laboratório. Forrar a mesa com o plástico e seguir as instruções da receita.
Receita de rosca caseira sugerida pela professora
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
1 lata de leite condensado
1 lata de leite de vaca morno (medida com a lata de leite condensado)
8 colheres de óleo
4 colheres de margarina
4 ovos
50 gramas de fermento biológico fresco
8 colheres (sopa) de açúcar.
Preparação:
O/a professor/a precisará contar com a colaboração dos outros profissionais da escola para que possam acompanhar o processo. Cada escola terá que se organizar nesse sentido.
No caso desta aula, fizemos tudo no laboratório de Ciências e levamos para a área do refeitório, onde os/as alunos/as puderam observar o crescimento da massa, senão no horário de aulas, pelo menos no recreio. Nos horários de aula, pedi aos professores que liberassem um representante de cada grupo para ir à cantina observar e registrar.
Após o recreio, as cantineiras assaram as roscas e no 5º horário os/as alunos e nossos/as convidados/as (direção, psicólogas, porteiros, professores das outras disciplinas que estariam nas turmas naquele horário) foram ao refeitório para comer as rosquinhas feitas por eles/as.
Um grupo de alunas ajudou a preparar a mesa onde todos se serviram e o espaço para que pudessem comer da maneira mais confortável possível. As roscas foram colocadas em cestas e as mesas forradas de branco. Foi uma surpresa para todos/as a organização e o car inho destinados à organização desse espaço. Al guns professores ajud aram a servir os/ as alunos.
AULAS 4 e 5
DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO EM GRUPO
Instruções: Responda antecipadamente cada item em casa e traga sua contribuição para a discussão no grupo. Após discutir cada item faça uma síntese do mesmo, registrando-a no relatório.
1ª Parte
a) Qual é a função dos seguintes ingredientes na massa:
Fermento biológico.
Açúcar.
b) Por que se usa, geralmente, água/leite morno/a na receita?
c) Qual é a atuação das leveduras nesse processo de fabricação de pães?
d) Além da energia, o que mais resulta dessa reação química?
e)O que faz a massa do pão crescer?
f) O que faz com que o pão fresquinho tenha um cheirinho gostoso?
2ª parte
a)Por que fizemos essas atividades?
b)Na atividade 2 qual era o resultado esperado? Ele foi alcançado? (Como era de se esperar, as rosquinhas de alguns grupos não cresceram)
c)Aponte pelo menos três hipóteses sobre fatores que possam ter interferido no resultado da atividade dois (erro na medida dos ingredientes; amassaram pouco; o tempo de crescimento não foi o mesmo em todas as turmas – amassamos no 1º 2º e 3º horários antes do recreio e não ao mesmo tempo; a manhã estava fria etc.)
3ª parte:
Avaliação da atividade “Mão na Massa”
Enumere os aspectos positivos e negativos da atividade Mão na Massa.
Algumas considerações dos/as alunos/as:
Aspectos positivos: uma aula onde todos/as participaram; aprenderam a fazer rosquinhas; entenderam melhor o conteúdo; comer as rosquinhas feitas por eles mesmos; confraternizaram com os/as alunos/as das outras turmas de 6º ano ao comerem juntos as rosquinhas.
Aspectos negativos: alguns grupos não tiveram bons resultados; não terem podido participar o tempo todo fazendo observações durante a manhã em que fizemos as rosquinhas.
AULA 6
ENCERRAMENTO DA ATIVIDADE, DISCUSSÃO E ESCLARECIMENTOS
REFERENTES AO TEMA
Fechamento da atividade e explanação teórica, usando o data-show, a respeito das leveduras, da fermentação e sua relação com o crescimento da massa.
Todo o processo foi fotografado e algumas imagens foram usadas para a montagem da apresentação em PowerPoint. Os/as alunos puderam se perceber como atores no processo de construção desses conhecimentos.
Se a escola não disponibilizar de data-show o/a professora/a poderá enumerar esses aspectos em cartazes usando, preferencialmente, papel já utilizado. Se isso não for possível, poderá montar um texto em material impresso a ser entregue aos alunos/as ao final da discussão.
COMPLEMENTAÇÃO TEÓRICA DESTACADA NA AULA COM DATA SHOW:
Registros do processo:
Interdisciplinaridade:
Há possibilidade de um trabalho interdisciplinar com:
MATERIAIS: câmera digital; data-show; um local para o crescimento e para assar as roscas; um local para a confraternização; toalhas de mesa, cestas de bambu/vime
HUMANOS: pessoas para ajudarem a organizar o espaço coletivo para a degustação das rosquinhas.
A avaliação deve ocorrer ao longo do processo de desenvolvimento das atividades e deverá ser formativa. O “todo” deve ser analisado com devida atenção a cada etapa do processo.
Nessas aulas, o/a professor/a deve avaliar desde a participação dos/as alunos/as ao longo do processo de caráter mais prático, até a discussão e elaboração do relatório final contendo o texto conclusivo a respeito do tema estudado e vivenciado. O instrumento final de avaliação será o relatório elaborado pelos grupos, conforme explicitado nas intruções iniciais.
Como se pode perceber pelos elementos propostos para a discussão, os/as alunos/as também avaliam as atividades, possibilitando ao professor reestruturar e redimensionar a sua prática pedagógica.
Cinco estrelas 4 classificações
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06/05/2013
Cinco estrelasParabéns, excelente aula!
16/09/2010
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho uma ótima atividade, e ainda há gente que critica os professores.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá colega.. achei a aula interessante bem participativa e muito entusiasmada
24/03/2010
Cinco estrelasA aula está muito bem estruturada e é baseada numa pedagogia que estimula a teoria x prática.