19/09/2011
Colmeia: desvendando seus mistérios – UCA
SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Classificação dos seres vivos e nomenclatura.
Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar os sítios:
Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=PhV1HS7u7JY. Acessado em 14/09/2011.
Parte 2- http://www.youtube.com/watch?v=34L-MymMtFM&feature=related. Acessado em 14/09/2011.
Imagem do vídeo.
O professor deverá orientar os alunos no sentido de assistirem individualmente o vídeo inteiro (Parte 1 e 2), sem interrupções para terem ideia de toda a abordagem feita ao assunto.
Depois que tiverem assistido ao vídeo (Parte 1 e 2), o professor deverá apresentar aos estudantes algumas questões merecedoras de maior atenção para a compreensão do assunto. Essas questões deverão ser respondidas ao reverem o vídeo, dessa vez com pausas, para melhor compreensão e registros. Esse momento também deve ser realizado individualmente. Os registros poderão ser feitos diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Após esse momento de acesso e estudo individual, o professor deverá organizar a turma em grupos de 4 alunos que deverão discutir o vídeo a partir das questões propostas anteriormente. Sugerimos ainda os textos "Praga urbana", disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Praga_urbana (Acessado em 14/09/2011) e "Como baratas, ratos e outras pragas urbanas atacam?", disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-baratas-ratos-e-outras-pragas-urbanas-atacam (Acessado em 14/09/2011), que deverão ser utilizados como suporte para a complementação e a explicitação das informações do vídeo. Para acessá-lo, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar os sítios acima apontados.
Após a discussão os alunos deverão registrar a síntese das considerações do grupo. Terminados esses consolidados, cada grupo deverá socializá-los aos colegas de sala. Nesse momento de socialização, o professor deverá ficar atento para os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações a respeito e inserir conhecimentos científicos.
Terminados as socializações e comentários do professor, cada grupo deverá produzir um texto que expresse os conhecimentos construídos a respeito das pragas urbanas e como a presença desses animais afeta a vida de outros seres vivos, especialmente a do ser humano. O texto deverá ser digitado utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) e enviado ao professor por e-mail para avaliação.
Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/-NLl0zqPu5s4/TZyXK0zJVLI/AAAAAAAAABI/pm0KzayIgZw/s1600/Pombos+%25281%2529.jpg. Acessado em 14/09/2011.
A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e instrumentalizá-los para avaliar a importância ambiental desses animais, de como eles se tornam pragas, como evitar que isso aconteça e, se acontecer, como combatê-los, o professor deverá distribuir os alunos em grupos para que possam fazer pesquisas na internet sobre as pragas urbanas mais recorrentes. Deverá também fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia.
No sítio http://www.ibaraki.com.br/pragas-urbanas.htm (acessado em 14/09/2011) há vários links para diversas pragas urbanas e poderá ser consultado para direcionar a pesquisa a partir do interesse na turma, seja por implicações ambientais, econômicas ou na saúde, ou mesmo por curiosidade. Sugerimos a seguir, sete tópicos e disponibilizamos os endereços para acesso, a partir daquilo que consideramos mais relevante, mas o professor, juntamente com seus alunos, poderá explorar outros.
Cada aluno deverá acessar de seu computador os endereços apontados para o tema de seu grupo, fazendo a leitura de todo o texto e registrando aquilo que considerar mais importante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada um e formula um texto que sintetize os destaques do grupo. Esse consolidado de todos os registros em um texto único deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. Deverão utilizar o editor de texto do computador UCA, o KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
As informações da pesquisa deverão ser somadas às demais já registradas nas atividades 1 e 2 para comporem um texto que será a introdução do roteiro que deverão elaborar para um “trabalho de campo”, que deverá incluir fotografias e filmagens de animais que constituem o grupo de pragas urbanas em seu ambiente natural.
Fonte da imagem: http://www.dedetizacaoinsetan.com.br/wp-content/uploads/2011/06/ratos-pragas-urbanas.png. Acessado em 16/08/2011.
Temas a serem pesquisados e endereços onde estão disponíveis.
1- Baratas
Como a Barata se Reproduz. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/barata-como-a-barata-se-reproduz.htm. Acessado em 14/09/2011.
Do que as baratas gostam. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/barata-do-que-as-baratas-gostam.htm. Acessado em 14/09/2011.
Prejuízos Causados ao Homem. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/barata-prejuizos-causados-ao-homem.htm. Acessado em 14/09/2011.
Métodos de Controle (Dedetização de Baratas). Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/barata-metodos-de-controle-dedetizacao-de-baratas.htm. Acessado em 14/09/2011.
Como funcionam as baratas. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/barata.htm. Acessado em 14/09/2011.
Fisiologia e anatomia da barata. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/barata1.htm. Acessado em 14/09/2011.
O ciclo de vida e o comportamento da barata. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/barata2.htm. Acessado em 14/09/2011.
Acabando com as baratas. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/barata3.htm. Acessado em 14/09/2011.
2- Cupins
Biologia dos cupins. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/cupim-biologia-dos-cupins.htm. Acessado em 14/09/2011.
Do Que os Cupins se Alimentam. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/cupim-do-que-os-cupins-se-alimentam.htm. Acessado em 14/09/2011.
A Organização Social dos Cupins. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/cupim-a-organizacao-social-dos-cupins.htm. Acessado em 14/09/2011.
Como é o corpo de um cupim? Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/cupim-como-e-o-corpo-do-cupim.htm. Acessado em 14/09/2011.
Como Funcionam os Ninhos dos Cupins. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/cupim-como-funcionam-os-ninhos-dos-cupins.htm. Acessado em 14/09/2011.
Tipos de cupins. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/cupim-tipos-de-cupins.htm. Acessado em 14/09/2011.
Métodos de Controle (Descupinização). Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/cupim-metodos-de-controle-descupinizacao.htm. Acessado em 14/09/2011.
Importância dos cupins. Disponível em: http://accontroledepragas.blogspot.com/2009/08/importancia-dos-cupins.html. Acessado em 14/09/2011.
3- Ratos
Rato. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/rato-ratos.htm. Acessado em 14/09/2011.
Tipos de ratos. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/rato-tipos-de-ratos.htm. Acessado em 14/09/2011.
Camundongo. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/rato-ratos-camundongo.htm. Acessado em 14/09/2011.
Um Pouco Mais Sobre a Vida dos Ratos. Disponível em:http://www.ibaraki.com.br/rato-um-pouco-mais-sobre-a-vida-dos-ratos.htm. Acessado em 14/09/2011.
Doenças Transmitidas pelos Ratos. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/rato-doencas-transmitidas-pelos-ratos.htm. Acessado em 14/09/2011.
Métodos de Controle (Desratização). Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/rato-ratos-metodos-de-controle-desratizacao.htm. Acessado em 14/09/2011.
Curiosidades. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/rato-ratos-curiosidades.htm. Acessado em 14/09/2011.
4- Traças
As Traças. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/traca-tracas.htm. Acessado em 15/09/2011.
Traças dos Livros – Ordem Thysanura. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/traca-tracas-dos-livros.htm. Acessado em 15/09/2011.
Traças das Roupas - Ordem Lepidóptera. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/traca-tracas-das-roupas.htm. Acessado em 15/09/2011.
Traças de Produtos Armazenados - Ordem Lepidóptera. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/traca-tracas-de-produtos-armazenados.htm. Acessado em 15/09/2011.
Prevenção e Controle das Traças. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/traca-tracas-prevencao-e-controle.htm. Acessado em 15/09/2011.
Curiosidades. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/traca-tracas-curiosidades.htm. Acessado em 15/09/2011.
5- Pombos
Os Pombos. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pombo-pombos.htm. Acessado em 15/09/2011.
Biologia dos Pombos http://www.ibaraki.com.br/pombo-pombos-biologia-dos-pombos.htm. Acessado em 15/09/2011.
Pombo Doméstico (Columba livia). Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pombo-pombos-pombo-domestico.htm. Acessado em 15/09/2011.
Problemas e Doenças Causados pelos Pombos. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pombo-problemas-e-doencas-causados-pelos-pombos.htm. Acessado em 15/09/2011.
Controle de Pombos. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pombo-controle-de-pombos.htm. Acessado em 15/09/2011.
Curiosidades. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pombo-pombos-curiosidades.htm. Acessado em 15/09/2011.
6- Formigas
Diversidade de Espécies e Importância Ecológica. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/formiga-formigas-diversidade-de-especies-importancia-ecologica.htm. Acessado em 15/09/2011.
Como as Formigas Constroem seus Ninhos. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/formiga-como-as-formigas-constroem-seus-ninhos.htm. Acessado em 15/09/2011.
Hábitos Alimentares das Formigas. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/formiga-habitos-alimentares-das-formigas.htm. Acessado em 15/09/2011.
As Formigas como Pragas. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/formiga-as-formigas-como-pragas.htm. Acessado em 15/09/2011.
E as Formigas do Meu Jardim? (Cortadeiras) . Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/formiga-formigas-de-jardim-cortadeiras.htm. Acessado em 15/09/2011.
Danos Causados ao Homem. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/formiga-formigas-danos-causados-ao-homem.htm. Acessado em 15/09/2011.
Métodos de Controle (Dedetização de Formigas). Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/formiga-metodos-de-controle-dedetizacao-de-formigas.htm. Acessado em 15/09/2011.
Curiosidades. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/formiga-formigas-curiosidades.htm. Acessado em 15/09/2011.
http://www.jardimdeflores.com.br/DICAS/A19formigasejardim.htm
http://www.agrobyte.com.br/formigas.htm. Acessado em 15/09/2011.
7- Pulgas
As Pulgas. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pulga-pulgas.htm
A Vida das Pulgas. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pulga-a-vida-das-pulgas.htm. Acessado em 15/09/2011.
As Pulgas como Parasitas. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pulga-as-pulgas-como-parasitas.htm. Acessado em 15/09/2011.
As Pulgas como Transmissores ou Vetores de Doenças. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pulga-as-pulgas-como-transmissores-ou-vetores-de-doencas.htm. Acessado em 15/09/2011.
As Pulgas como Hospedeiros Intermediários. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pulga-as-pulgas-como-hospedeiros-intermediarios.htm. Acessado em 15/09/2011.
Um pouco sobre a Peste Bubônica. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pulga-pulgas-peste-bubonica.htm. Acessado em 15/09/2011.
Prevenção e Controle das Pulgas. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pulga-prevencao-e-controle-das-pulgas.htm. Acessado em 15/09/2011.
Curiosidades. Disponível em: http://www.ibaraki.com.br/pulga-pulgas-curiosidades.htm. Acessado em 15/09/2011.
Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/_xboZpCbVfnw/R0PBM4Jj8vI/AAAAAAAAAp0/n4SsH56-ayA/s400/formigas.jpg. Acessado em 16/08/2011.
Atividade 4 – Trabalho de campo
O trabalho de registro de imagens de animais deverá feito por cada aluno em sua casa e seu entorno. O professor poderá também agendar uma visita a uma praça habitada por pombos e/ou ao local de destinação de lixo da cidade.
O professor deverá orientar os alunos no sentido de registrarem imagens tomando os cuidados devidos para evitarem acidentes, destacando que não deve haver contato físico com esses animais.
As imagens deverão ser registradas por fotos e vídeos com a utilização do computador UCA (Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam). O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.
Fonte da imagem: http://static.hsw.com.br/gif/termite-1.jpg. Acessado em 16/09/2011.
Atividade 5 - Montagem das apresentações do conteúdo pesquisado
Os grupos que pesquisaram o mesmo tema deverão montar uma apresentação do conteúdo pesquisado e do trabalho de campo utilizando o programa "KPresenter", seguindo os comandos: Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação. Outras imagens, além daquelas feitas na atividade 4, poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação.
As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Fonte da imagem: http://files.jpoficial.webnode.com.br/200000003-323803331f/silverfish1.jpg. Acessado em 16/08/2011.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Como Eliminar Pragas Domésticas, Rubens Francisco Lucchetti, Nobel, 2000
Entomologia Didática. Zundir José Buzzi. 4ª edição. Curitiba, Editora UFPR, 2002.
Pragas. Disponível em: www.pragas.com.br. Acessado em 15/09/2011.
Pragas. Disponível em: http://www.bycontrol.com.br/empresa.asp?id=16. Acessado em 15/09/2011.
Saiba mais sobre os roedores. Disponível em: http://www.bycontrol.com.br/noticias.asp?id=73. Acessado em 15/09/2011.
Cuidados ao contratar empresas controladoras de pragas e orientações sobre o assunto. Disponível em: http://www.bycontrol.com.br/noticias.asp?id=79. Acessado em 15/09/2011.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os textos produzidos pelos grupos (atividade 2 e 3); a produção no trabalho de campo (atividade 4) a montagem e a apresentação do grupo no seminário (atividades 5 e 6).
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22/05/2012
Cinco estrelaseu achei legal essa pesquisa me deu mais conhecimento