Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CORPO MUSICAL: PRODUÇÃO DE SONS COM INSTRUMENTOS DE SUCATA

 

27/07/2009

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonsêca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a linguagem musical a partir da linguagem oral.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

“O Corpo Musical”

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Produção de instrumentos musicais

1º Momento - Nessa atividade o(a) professor(a) deve incentivar às crianças a construir instrumentos musicais com sucatas, para desenvolver a habilidade de fazer sonorização  com esses materiais de acesso cotidiano.  Deste modo, sugerimos aos professores que solicitem aos pais  determinados materiais para construir uma banda musical. Exemplo: caixas, latas, cabos de vassouras, garrrafas de plástico, entre outros. 

 Os materiais são trazidos para roda com a finalidade de as crianças experimentarem e tirar som de cada um.  Depois vem o planejamento com elas e a exploração dos sons produzidos com cada material. Durante a atividade de sonorização o(a) professor(a) procurar refletir sobre os sons de cada objeto, fazendo algumas questões:

  • Como é o som da lata? (agudo);
  • Como é o som da caixa ? (Grave) E da garrafa? (grave)
  • Podemos tocar devagar?
  • Podemos tocar rápido? 

As fotos abaixo ilustram esse momento. Também pode ser trazido para exploração os instrumentos musicais que a escola possa ter  e explorá-los com as crianças.

2º Momento: Nesse momento os professores devem conversar com as crianças sobre a possibilidade da criação de uma banda construida com  "Pau e lata", pelos alunos e  professores. Na banda  os instrumentos utilizados são todos  com sucata. Cada criança deverá escolher o instrumento que irá tocar (caixa, lata, garrafa). Depois deixá-las que explorem as possibilidades dos sons produzidos. Em seguida, os professores orientam as crianças para escolherem músicas para serem cantadas e tocadas por eles. Uma sugestão para essa aula é que ao final aconteça uma apresentação da bandinha para toda a escola. As fotos abaixo ilustram esse momento.

Avaliação

 Avaliar  se as crianças desenvolveram as atividades musicais de acordo com  suas possibilidades pessoais, mediante as seguintes ações:

  • organizaram as suas atividades conforme a orientação construída; 
  • deram sentido aos movimentos corporais, criando movimentos e sons;
  • perceberam a possibilidade de produzir sons com o próprio corpo e com os instrumentos construídos com sucata, criando diversos sons.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 9/13 - 69.23%
  • Quatro estrelas 3/13 - 23.08%
  • Três estrelas 1/13 - 7.69%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria José Xavier Santos, Escola Municipal Reverendo Sillas Crêspo , Minas Gerais - disse:
    gv.zeze@hotmail.com

    27/08/2014

    Cinco estrelas

    Adorei, sou porofessora de música e como estou começando agora estou sempre buscando ajuda e novas ideias portanto, muito me ajudou esta aula. Parabéns!


  • Mônica dos Santos Bezerra, CENTRO INTEGRADO DE VIVENCIAS EDUCACIONAIS , Rio Grande do Norte - disse:
    monicaeducarparacrescer@hotmail.com

    28/06/2011

    Cinco estrelas

    OI UILIETE EU SOU MÔNICA FUTURA PEDAGOGA E SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, AMEI A SUA DIGA DE AULA PARA TRABALHAR AS PARTES DO CORPO, CONCERTEZA EU VOU ADQUIRIR A SUA SUGESTÃO E VOCÊ TA DE PARABÉNS E VOU QUERER OUTRAS SUGESTÕES SUAS VIU? ME ADD NO MEU ORKUT SE POSSIVEL E NO MSN É monicaeducarparacrescer@hotmail.com ABRAÇO E TENHA UMA BOA TARDE


  • Rafaela De Souza, C.E.Clodomiro Vasconcelos , Rio de Janeiro - disse:
    raphaella.rj@hotmail.com

    11/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito importante o que foi citado no primeiro momento, a elaboração de instrumentos musicais com sucatas, pois assim ao mesmo tempo que a criança desenvolve a linguagem musical e a linguagem oral ela também desenvolve princípios básicos para ser um bom cidadão. Essa atividade também desenvolve na criança o pensamento abstrato, em que ela imagina as coisas além do que se vê, por exemplo, a criança deve escolher uma sucata e fazer com ela um barulho, só que de imediato ela não imagina o é capaz de sair daquela sucata. Logo após descobrir o som que ela tem a professora da uma ajeitadinha na sucata e a deixa bonitinha. Então a criança começa a perceber que pode transformar um lixo em um instrumento.


  • celia aparecida cabral , EM FAVO DE MEL - POLO , Mato Grosso do Sul - disse:
    celiacaic@hotmail.com

    22/09/2010

    Quatro estrelas

    Nossa!! essa aula é fantástica, pois leva a criança a desenlvover sua criatividade e a interatividade entre os demais colegas, destacando a importancia de produzir sons com instrumentos construidos com sucata. muito bem..


  • marcia dascalakis, Escola Senador Darcy Ribeiro , Rondônia - disse:
    marcinha.dasca_71@hotmail.com

    14/09/2010

    Quatro estrelas

    Maravilhosa e super criativa parabens!


  • Carmen Calais, Municipal , Rondônia - disse:
    calais.carmen@gmail.com

    21/08/2010

    Três estrelas

    Olá, Eu trabalho na educação infantil com crianças de 03 e 04 anos ,gostei destas idéias,enriqueceram minhas aulas. Obrigada.


  • Thaise roth, Colégio Dom Bosco - COC , Paraná - disse:
    thaise.roth@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Projeto muito bom! Bem elaborado e divulgação no site bem clara dos objetivos e procedimento do trabalho! Estou fazendo uma pesquisa para trabalhar com a 6ª série!


  • Ilma Felix , FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    fucamp@fucamp.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante sta aula porqu atrves da musica as criancas aprendem a se iinteragir,socializar,com o meio em que vive. Instiga a curiosidade ao construirem seus proprios instrumentos, ajudam na coordenação motora no movimento corporal, na sosnoridade. Nesta aula o professor pode tabalhar a escrita, valores eticos moraie, familiar, entre outros.


  • angela, Mater amabilis , São Paulo - disse:
    angelacorsari@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula!!! Vc esta de parabéns!!!


  • Claudia, claudia , Mato Grosso do Sul - disse:
    claudiaamorgado@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante,mas gostaria de sugestões para a faixa etaria de 2 anos. Obrigada ,Claudia.


  • fatima izaquel de vargas reis, ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CEBOLINHA , Rio Grande do Sul - disse:
    fatimaireis@igmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei essa atividade,é simples porém muito rica em movimentos,esperteza,atenção,criatividade e prazer desses alunos,trabalha o valor e a importância do material de sucata.


  • Cristiane Aparecida Nogueira, Fucamp , Minas Gerais - disse:
    chrisanogueira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A atividade é muito rica em conteúdo, pois além da expressividade e exploração dos sons podemos trabalhar o aproveitamento dos recursos materiais e a integração do grupo, podendo ainda trabalhar sentimentos de auto confiança e desinibição. PARABÉNS.


  • Cidinha, Creche municipal Vereador Benedito Elias Pereira , São Paulo - disse:
    cidisilva9@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalho com crianças de 06 meses a 03 anos de idade, esta aula será de grande valia na instituição onde trabalho.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.