27/07/2009
Nayde Solange Garcia Fonsêca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Desenvolver a linguagem musical a partir da linguagem oral.
“O Corpo Musical”
Atividade 1 - Produção de instrumentos musicais
1º Momento - Nessa atividade o(a) professor(a) deve incentivar às crianças a construir instrumentos musicais com sucatas, para desenvolver a habilidade de fazer sonorização com esses materiais de acesso cotidiano. Deste modo, sugerimos aos professores que solicitem aos pais determinados materiais para construir uma banda musical. Exemplo: caixas, latas, cabos de vassouras, garrrafas de plástico, entre outros.
Os materiais são trazidos para roda com a finalidade de as crianças experimentarem e tirar som de cada um. Depois vem o planejamento com elas e a exploração dos sons produzidos com cada material. Durante a atividade de sonorização o(a) professor(a) procurar refletir sobre os sons de cada objeto, fazendo algumas questões:
As fotos abaixo ilustram esse momento. Também pode ser trazido para exploração os instrumentos musicais que a escola possa ter e explorá-los com as crianças.
2º Momento: Nesse momento os professores devem conversar com as crianças sobre a possibilidade da criação de uma banda construida com "Pau e lata", pelos alunos e professores. Na banda os instrumentos utilizados são todos com sucata. Cada criança deverá escolher o instrumento que irá tocar (caixa, lata, garrafa). Depois deixá-las que explorem as possibilidades dos sons produzidos. Em seguida, os professores orientam as crianças para escolherem músicas para serem cantadas e tocadas por eles. Uma sugestão para essa aula é que ao final aconteça uma apresentação da bandinha para toda a escola. As fotos abaixo ilustram esse momento.
Avaliar se as crianças desenvolveram as atividades musicais de acordo com suas possibilidades pessoais, mediante as seguintes ações:
Quatro estrelas 13 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/08/2014
Cinco estrelasAdorei, sou porofessora de música e como estou começando agora estou sempre buscando ajuda e novas ideias portanto, muito me ajudou esta aula. Parabéns!
28/06/2011
Cinco estrelasOI UILIETE EU SOU MÔNICA FUTURA PEDAGOGA E SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, AMEI A SUA DIGA DE AULA PARA TRABALHAR AS PARTES DO CORPO, CONCERTEZA EU VOU ADQUIRIR A SUA SUGESTÃO E VOCÊ TA DE PARABÉNS E VOU QUERER OUTRAS SUGESTÕES SUAS VIU? ME ADD NO MEU ORKUT SE POSSIVEL E NO MSN É monicaeducarparacrescer@hotmail.com ABRAÇO E TENHA UMA BOA TARDE
11/05/2011
Cinco estrelasMuito importante o que foi citado no primeiro momento, a elaboração de instrumentos musicais com sucatas, pois assim ao mesmo tempo que a criança desenvolve a linguagem musical e a linguagem oral ela também desenvolve princípios básicos para ser um bom cidadão. Essa atividade também desenvolve na criança o pensamento abstrato, em que ela imagina as coisas além do que se vê, por exemplo, a criança deve escolher uma sucata e fazer com ela um barulho, só que de imediato ela não imagina o é capaz de sair daquela sucata. Logo após descobrir o som que ela tem a professora da uma ajeitadinha na sucata e a deixa bonitinha. Então a criança começa a perceber que pode transformar um lixo em um instrumento.
22/09/2010
Quatro estrelasNossa!! essa aula é fantástica, pois leva a criança a desenlvover sua criatividade e a interatividade entre os demais colegas, destacando a importancia de produzir sons com instrumentos construidos com sucata. muito bem..
14/09/2010
Quatro estrelasMaravilhosa e super criativa parabens!
21/08/2010
Três estrelasOlá, Eu trabalho na educação infantil com crianças de 03 e 04 anos ,gostei destas idéias,enriqueceram minhas aulas. Obrigada.
24/03/2010
Cinco estrelasProjeto muito bom! Bem elaborado e divulgação no site bem clara dos objetivos e procedimento do trabalho! Estou fazendo uma pesquisa para trabalhar com a 6ª série!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante sta aula porqu atrves da musica as criancas aprendem a se iinteragir,socializar,com o meio em que vive. Instiga a curiosidade ao construirem seus proprios instrumentos, ajudam na coordenação motora no movimento corporal, na sosnoridade. Nesta aula o professor pode tabalhar a escrita, valores eticos moraie, familiar, entre outros.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula!!! Vc esta de parabéns!!!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante,mas gostaria de sugestões para a faixa etaria de 2 anos. Obrigada ,Claudia.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei essa atividade,é simples porém muito rica em movimentos,esperteza,atenção,criatividade e prazer desses alunos,trabalha o valor e a importância do material de sucata.
24/03/2010
Cinco estrelasA atividade é muito rica em conteúdo, pois além da expressividade e exploração dos sons podemos trabalhar o aproveitamento dos recursos materiais e a integração do grupo, podendo ainda trabalhar sentimentos de auto confiança e desinibição. PARABÉNS.
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalho com crianças de 06 meses a 03 anos de idade, esta aula será de grande valia na instituição onde trabalho.