21/09/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Aula 01 (50 minutos)
Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_QVBRJAQjzcI/S9l4G6aGhUI/AAAAAAAAAAg/tDoRNWbMEbw/s1600/SINAIS~1.JPG
A pontuação nas orações subordinadas adverbiais – tema desta aula – obedece aos mesmos princípios observados em relação aos adjuntos adverbiais, o que significa dizer que uma oração subordinada adverbial sempre pode ser separada da oração principal por vírgulas.
Atividade
I - Para retomar o conceito de advérbio, com os alunos, o professor deverá solicitar a eles que acessem a página seguinte.
II - Os alunos deverão fazer a leitura da tirinha do soldado Zero, que há nesta página, para responder às questões propostas.
Disponível em:
1. Identifique os advérbios presentes na fala de Zero, no primeiro quadrinho.
2. Advérbio é uma palavra invariável que modifica o verbo, o adjetivo e o próprio advérbio, exprimindo uma circunstância.
Responda:
Os advérbios utilizados por Zero, nessa fala, expressam que circunstância(s)?
3. Quais dos advérbios e locuções adverbiais, utilizados por Zero, melhor completariam a frase abaixo? Explique.
Fiz o que o senhor me pediu____________________________________________________
4. Observe as orações abaixo:
Fiz o que o senhor me pediu sem demora.
Sem demora, fiz o que o senhor me pediu.
Responda:
a. Identifique nas orações acima um adjunto adverbial de tempo.
b. Em qual destas orações, os termos estão empregados na ordem direta ( sujeito + verbo + complementos + adjuntos adverbiais)?
c. Para se colocar o adjunto adverbial – sem demora - no início da oração, qual foi a pontuação utilizada?
d. Reescreva a frase, colocando o adjunto adverbial em outra posição possível. Atente para o uso da vírgula.
e. De acordo com as atividades realizadas , as afirmações abaixo são falsas ou verdadeiras? Em caso afirmativo, dê exemplos para justificar sua resposta.
( ) quando o adjunto adverbial inicia o período ou aparece no meio dele, deve vir isolado por vírgulas.
( ) quando o adjunto adverbial está no fim do período – sua posição na ordem direta – pode ou não vir separado por vírgula. Nesse caso, pode haver vírgula antes do ajunto adverbial, quando houver a intenção de destacar um conteúdo.
5. Quando se empregam dois ou mais advérbios terminados em –mente, deve-se acrescentar o sufixo apenas no último.
De acordo com essa afirmação, como ficaria a fala de Zero, no primeiro quadrinho? Reescreva-a fazendo as alterações necessárias.
__Profundamente, completamente e rapidamente.....
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I - O professor deverá solicitar aos alunos que acessem as páginas seguintes para, em dupla, assistirem aos vídeos sobre orações subordinadas adverbiais.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=2IpIKrYRY_8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ytoMMg-GR3c&feature=related
II - Para melhor direcionar a atenção dos alunos, ao assistirem aos vídeos, eles deverão estar atentos para responder às questões do roteiro seguinte, apresentado pelo professor.
1. As orações subordinadas exercem a função de advérbio da oração principal.
Comente essa definição de oração a subordinada adverbial, a partir de exemplos apresentados no vídeo.
2. As orações subordinadas adverbiais modificam a informação contida na oração principal, acrescentando circunstâncias de tempo, lugar, finalidade, proporção, condição, etc.
Identifique as circunstâncias adverbiais expressas nas orações seguintes:
a. Vou comprar uma casa a fim de não pagar aluguel.
b. Eu tenho tanta força de vontade que vou conseguir pagar.
c. Se eu conseguir o adiantamento, resolvo meus problemas.
d. Embora existam dificuldades, eu não vou desanimar.
e. Mesmo tendo dificuldades, Geraldo vai insistir.
3. Considerando que as regras de pontuação que valem para os adjuntos adverbiais valem também para as orações subordinadas adverbiais, justifique o emprego ou não da vírgula nos períodos apresentadas na questão anterior (2).
III – Após assistirem ao vídeo, o professor deverá abrir espaço para os alunos exporem as respostas às questões do roteiros.
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
I – O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das tiras e do anúncio publicitário apresentados na sequência.
A.
Disponível em:
http://3.bp.blogspot.com/_ykSmcs9GcAw/TJ1dkaYGnkI/AAAAAAAADn0/dVLHmCmqFQk/s1600/images5.jpg
B.
Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_OxZaap4NMXs/TOkYGcLLmgI/AAAAAAAAATs/t-VRxGuF5ZI/s640/conjuncao-3.jpg
Disponível em:
http://www.andrejoaquim.com.br/anuncios.html
D.
Disponível em:
http://4.bp.blogspot.com/_T5VD-IwfSKQ/TEIG45y4K2I/AAAAAAAAAC4/QBZV_7GB_mo/s1600/hagar-10.gif
II - Em grupo, os alunos deverão responder às questões propostas sobre os textos.
1. Identifique as orações subordinadas adverbiais presentes na tirinha A - da Mafalda.
a. Qual a posição dessas orações no período?
( ) Antepostas à oração principal.
( ) Intercaladas à oração principal.
( ) Pospostas à oração principal.
b. Estas orações estão pontuadas de acordo com as regras de pontuação? Explique.
2. Observe a tirinha B – do Calvin.
a. Explique a ausência da vírgula no período:
__A mamã diz que não vê TV quando eu estou na escola.
b . Explique o emprego da vírgula no período abaixo.
__Por isso, se volto para casa às cinco, eu poderia ver TV até às 22h30.
3. Observe o texto do Anúncio C- do porquinho.
Enquanto você engorda o porquinho, outras espécies entram em extinção.
a. Identifique a oração subordinada adverbial presente nesse período. Qual a circunstância que ela expressa?
b. Qual é a regra que justifica o emprego da vírgula nesse período?
4. Observe a fala da Helga na tirinha D – do Hagar:
__Não te incomoda me ver trabalhando tão duro enquanto você simplesmente fica sentado aí bebendo cerveja?
a. Identifique a oração subordinada adverbial presente nessa fala.
b. Reescreva o período, mudando a posição da oração subordinada adverbial, pontuando adequadamente a frase.
Aula 04 (50 minutos cada)
Atividade
I – Os alunos deverão acessar a página abaixo para, em grupo, resolver as questões propostas sobre o artigo “ Beija-flor usa língua como se fosse forquilha para poder beber”.
Beija-flor usa língua como se fosse forquilha para poder beber
Pesquisadores da Universidade de Connecticut (EUA) fotografaram, com uma câmera de vídeo de alta velocidade, 30 beija-flores de dez espécies para entender como os pássaros bebem.
Além das imagens feitas com uma câmera de vídeo de alta velocidade, foram realizados exames microscópicos de necrópsia na língua de outras 20 aves.
As extremidades da língua de um beija-flor têm uma estrutura parecida a lâminas, ou forquilhas.
Dani Kessler/MPI Jena |
|
Pesquisa fotografou 30 beija-flores de dez espécies com câmera de vídeo de alta velocidade para entender como aves bebem |
Ao umedecerem quando se deparam com o néctar, as duas pontas da língua ficam muito próximas. Conforme o pássaro passa a língua sobre a superfície do líquido, as pontas se unem e as lâminas se enrolam para dentro, capturando o néctar.
Os pesquisadores descobriram o mesmo processo ao manipular línguas dos pássaros mortos.
Isso quer dizer que não é necessária energia extra por parte da ave --passar a língua sobre a superfície do líquido é suficiente para pegar o néctar.
"A língua mede menos de um milímetro de comprimento, e fica escondida dentro de uma flor", afirma o aluno Alejandro Rico-Guevara.
A pesquisa, publicada na revista "PNAS", também contou com a professora adjunta de ecologia da universidade, Margaret A. Rubega.
Texto e imagem disponíveis em:
acesso em 14/09/11
Questões sobre o texto
1. Identifique as orações subordinadas adverbiais presentes no texto.
2. Apresente uma nova possibilidade de redação para os períodos que contém essas orações, mudando-as de posição. Atente para o emprego da vírgula, conforme as regras de pontuação das orações subordinadas adverbiais.
1. Para ativar os conhecimentos prévios necessários para desenvolver as atividades propostas, nesta aula, o professor poderá sugerir que os alunos assistam aos vídeo seguintes:
Advérbio
http://www.youtube.com/watch?v=CRzqyszgIRA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=01VYC4Lj_e0&feature=related
Locução adverbial
A partir das atividades desenvolvidas, os alunos poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – a pontuação nas orações subordinadas adverbiais. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram identificar nos textos as regras de pontuação nas orações subordinadas adverbiais.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/04/2013
Cinco estrelasGostei muito. Serviu de inspiração para a minha aula desse assunto.
13/04/2012
Cinco estrelasGostei bastante, nos livros não começam com a pontuação, acredito q/ vai facilitar muito o aprendizado. Parabéns
28/09/2011
Cinco estrelasExcelente aula especialmente a escolha dos gêneros textuais que os alunos adoram. Parabéns