Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Pontuação nas orações subordinadas adverbiais

 

21/09/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer os advérbios/locuções adverbiais quanto ao seu valor semântico.
  • Conhecer e empregar as regras de pontuação para os adjuntos adverbiais e orações subordinadas adverbiais.
  • Verificar, por meio de atividades propostas, o emprego da vírgula das orações subordinadas adverbiais, na construção do texto.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Advérbios;
  • locuções e orações subordinadas adverbiais.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens, tirinhas, anúncios e vídeos veiculados na internet.

 

Aula 01 (50 minutos)

 

 

Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_QVBRJAQjzcI/S9l4G6aGhUI/AAAAAAAAAAg/tDoRNWbMEbw/s1600/SINAIS~1.JPG

 

A pontuação nas orações subordinadas adverbiais – tema desta aula – obedece aos mesmos princípios observados em relação aos adjuntos adverbiais,  o que significa dizer que uma oração subordinada adverbial sempre pode ser separada da oração principal  por vírgulas.

 

Atividade

 

I - Para retomar  o conceito de advérbio, com os alunos, o professor deverá solicitar a eles que acessem a página seguinte.

http://1.bp.blogspot.com/_u7Iw6tA0a1M/RncgQi9x45I/AAAAAAAAAS8/JvTPZgAayYU/s1600-h/zero_11-06-07_pt.gif

 

II - Os alunos deverão fazer a leitura da  tirinha do soldado Zero, que há nesta página,  para responder às questões propostas.

[zero_11-06-07_pt.gif]

Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_u7Iw6tA0a1M/RncgQi9x45I/AAAAAAAAAS8/JvTPZgAayYU/s1600-h/zero_11-06-07_pt.gif

 

1.  Identifique os advérbios presentes na fala de Zero, no primeiro quadrinho.

2. Advérbio é uma palavra invariável que modifica o verbo,  o adjetivo e o próprio advérbio, exprimindo uma circunstância.

 

Responda:

 

Os advérbios utilizados por Zero, nessa fala, expressam que circunstância(s)?

 

3.  Quais dos advérbios  e  locuções adverbiais, utilizados por Zero, melhor completariam a frase abaixo? Explique.

 

Fiz o que o senhor  me pediu____________________________________________________

 

4. Observe as orações abaixo:

Fiz o que o senhor me pediu sem demora.

Sem demora, fiz o que o senhor me pediu.

 

Responda:

a. Identifique nas orações acima um adjunto adverbial de tempo.

b. Em qual destas orações, os termos estão empregados na ordem direta ( sujeito + verbo + complementos + adjuntos adverbiais)?

c.  Para se colocar o adjunto adverbial – sem demora -  no início da oração, qual foi a pontuação utilizada?

d. Reescreva a frase, colocando o adjunto adverbial em outra posição possível. Atente para o uso  da vírgula.

e. De acordo com  as atividades realizadas , as afirmações abaixo são falsas ou verdadeiras? Em caso afirmativo, dê  exemplos para justificar sua resposta.

(   ) quando o adjunto adverbial  inicia o período ou aparece no meio dele,  deve  vir  isolado por vírgulas.

(   ) quando o adjunto adverbial está no fim do período – sua posição na ordem direta – pode ou não   vir separado por vírgula. Nesse caso, pode haver vírgula antes do ajunto adverbial, quando houver a intenção de destacar um conteúdo.

5. Quando se empregam dois ou mais advérbios terminados em –mente, deve-se acrescentar o sufixo apenas no último.

De acordo com essa afirmação, como ficaria a fala de Zero, no  primeiro quadrinho? Reescreva-a fazendo as alterações necessárias.

__Profundamente, completamente e rapidamente.....

 

Aula 02 (50 minutos)

 

Atividade

I - O professor deverá solicitar aos alunos que acessem as páginas seguintes para, em dupla, assistirem aos vídeos sobre orações subordinadas adverbiais.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=2IpIKrYRY_8&feature=related        

http://www.youtube.com/watch?v=ytoMMg-GR3c&feature=related        

 

II  -  Para melhor direcionar a atenção dos alunos, ao assistirem aos vídeos, eles deverão estar atentos para responder às questões do roteiro seguinte, apresentado pelo professor.

ROTEIRO

1.  As orações  subordinadas exercem  a função  de advérbio da oração principal.

Comente essa definição de oração a subordinada adverbial, a partir de exemplos apresentados no vídeo.

2.  As orações subordinadas adverbiais modificam a informação contida na oração  principal,  acrescentando  circunstâncias de tempo, lugar, finalidade, proporção, condição, etc.

Identifique as circunstâncias adverbiais expressas nas orações seguintes:

a. Vou comprar  uma casa a fim de não pagar aluguel.

b. Eu tenho tanta força de vontade que vou conseguir pagar.

c.  Se eu conseguir o adiantamento, resolvo meus problemas.

d.  Embora existam  dificuldades, eu não vou desanimar.

e.  Mesmo tendo dificuldades, Geraldo vai insistir.

3. Considerando que as regras de pontuação que valem para os adjuntos adverbiais valem também para as orações subordinadas adverbiais, justifique o emprego ou não da vírgula nos períodos  apresentadas na questão anterior (2).

III – Após assistirem ao vídeo, o professor deverá abrir espaço para os alunos  exporem as respostas às questões do roteiros.

 

 

 
 

A pontuação dos períodos em que há orações subordinadas adverbiais obedece aos mesmos princípios observados em relação aos adjuntos adverbiais. Isso significa que a oração subordinada adverbial sempre pode ser separada por vírgulas da oração principal. Essa separação é optativa,  quando a oração subordinada está posposta à principal , mas  é obrigatória quando a oração subordinada está intercalada ou anteposta à principal.

Aula  03 (50 minutos)

Atividade

I – O professor deverá reproduzir para os alunos  a cópia das tiras e  do anúncio publicitário apresentados na sequência.

 A.

Disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_ykSmcs9GcAw/TJ1dkaYGnkI/AAAAAAAADn0/dVLHmCmqFQk/s1600/images5.jpg

 

B.

Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_OxZaap4NMXs/TOkYGcLLmgI/AAAAAAAAATs/t-VRxGuF5ZI/s640/conjuncao-3.jpg

Disponível em:

http://www.andrejoaquim.com.br/anuncios.html

 

D.

Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/_T5VD-IwfSKQ/TEIG45y4K2I/AAAAAAAAAC4/QBZV_7GB_mo/s1600/hagar-10.gif

 

II - Em grupo, os alunos deverão responder às questões propostas sobre os textos.

 

1.  Identifique as orações subordinadas  adverbiais presentes na tirinha A - da Mafalda.

a.  Qual a posição dessas orações no período?

(   ) Antepostas à oração principal.

(   ) Intercaladas à oração principal.

(   ) Pospostas à oração principal.

 

b. Estas orações estão pontuadas de acordo com as regras de pontuação? Explique.

2. Observe a  tirinha B – do Calvin.

a. Explique a ausência da vírgula no período:

__A mamã diz que não vê TV quando eu estou na escola.

 

b . Explique o emprego da vírgula no  período abaixo.

__Por isso, se volto para casa às cinco, eu poderia ver TV até às 22h30.

 

3.  Observe o texto do Anúncio C- do porquinho.

Enquanto você engorda o porquinho, outras espécies entram em extinção.

a. Identifique a oração subordinada adverbial presente  nesse período. Qual a circunstância  que ela expressa?

b. Qual é a regra que justifica o emprego da vírgula nesse período?

 

4. Observe  a fala da Helga na tirinha D – do Hagar:

__Não te incomoda  me ver trabalhando tão duro enquanto você simplesmente fica sentado aí bebendo cerveja?

a.  Identifique  a oração subordinada adverbial presente nessa fala.

b. Reescreva  o período, mudando a posição da oração subordinada adverbial, pontuando adequadamente a frase.

 

Aula 04 (50 minutos cada)

 

Atividade

I – Os alunos deverão  acessar a página abaixo para, em grupo,  resolver as questões  propostas sobre o artigo “ Beija-flor usa língua como se fosse forquilha para poder beber”.

 

Beija-flor usa língua como se fosse forquilha para poder beber

Pesquisadores da Universidade de Connecticut (EUA) fotografaram, com uma câmera de vídeo de alta velocidade, 30 beija-flores de dez espécies para entender como os pássaros bebem.

Além das imagens feitas com uma câmera de vídeo de alta velocidade, foram realizados exames microscópicos de necrópsia na língua de outras 20 aves.

 As extremidades da língua de um beija-flor têm uma estrutura parecida a lâminas, ou forquilhas.

 

Dani Kessler/MPI Jena

Pesquisa fotografou 30 beija-flores de dez espécies com câmera de vídeo de alta velocidade para entender como aves bebem

Ao umedecerem quando se deparam com o néctar, as duas pontas da língua ficam muito próximas. Conforme o pássaro passa a língua sobre a superfície do líquido, as pontas se unem e as lâminas se enrolam para dentro, capturando o néctar.

 Os pesquisadores descobriram o mesmo processo ao manipular línguas dos pássaros mortos.

Isso quer dizer que não é necessária energia extra por parte da ave --passar a língua sobre a superfície do líquido é suficiente para pegar o néctar.

"A língua mede menos de um milímetro de comprimento, e fica escondida dentro de uma flor", afirma o aluno Alejandro Rico-Guevara.

A pesquisa, publicada na revista "PNAS", também contou com a professora adjunta de ecologia da universidade, Margaret A. Rubega.

 

Texto e imagem disponíveis em:

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/926695-beija-flor-usa-lingua-como-se-fosse-forquilha-para-poder-beber.shtml

acesso em 14/09/11

 

Questões sobre o texto

1.  Identifique  as orações subordinadas adverbiais presentes no texto.

2. Apresente uma nova possibilidade de redação para os períodos que contém essas orações, mudando-as de posição. Atente para o emprego da vírgula, conforme as regras de pontuação das orações subordinadas adverbiais.

Recursos Complementares

1. Para ativar os conhecimentos prévios necessários para desenvolver as atividades propostas, nesta aula,   o professor poderá  sugerir que os alunos assistam aos vídeo seguintes:

Advérbio

http://www.youtube.com/watch?v=CRzqyszgIRA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=01VYC4Lj_e0&feature=related

Locução adverbial

http://www.youtube.com/watch?v=SgfT-biizOQ

http://www.youtube.com/watch?v=bDnl2J1OJAM&feature=related

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – a pontuação nas orações subordinadas adverbiais. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram identificar nos textos as regras de pontuação nas orações subordinadas adverbiais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.