22/07/2009
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Explorar diferentes sons a partir dos movimentos corporais para construir uma linguagem musical.
Os sons produzidos pelo corpo a partir dos movimentos.
Atividade – Explorar os sons do corpo a partir da contação de história.
1º Momento- O(A) professor(a) conta a história “Tum Tum Tum: Um barulho do corpo” de Liliana Iacocca, que retrata sobre os sons que o corpo pode produzir. Depois retoma as percepções das crianças sobre a história e reconta com a participação delas, que imaginam os sons da história e reproduzem com seus corpos.
FIGURA 1- Livro (Liliana Iacocca).
Uma outra sugestão de histórias seria "Plic, Plic, Plic:Um barulho da chuva" e Fom, fom, fom: Um barulho da cidade", de Liliana Iacocca. A partir dessas histórias o(a) professor(a) planeja e monta uma dramatização com as crianças fazendo uma sonoplastia. Incentivá-las a produzirem sons com o corpo, parecidos com os sons da natureza e da cidade. (Chuva, vento, trovão, buzina de carro, freio, apito de guarda de transito, sirene, entre outros).
FIGURA 2 - Livros (LIliana Iacocca)
Atividade 2 - Produzir sons com a boca
1º Momento- As crianças podem visitar alguma escola de música para se familiarizar com os sons de alguns instrumentos de sopro como os da figura 3.
FIGURA 3 - instrumentos de sopro. Fonte: http://instrumentos.aulasdemusica.com/imagens/instrumentos/metais.jpg
2º momento - O(A) professor(a) juntamente com as crianças combinam fazer sons com a boca e imitar os seguintes instrumentos: trompete, trompa, tuba, trombone. A partir dessa imitação procura-se montar uma harmonia entre os sons tirados da boca. Em seguida o (a) professor(a) pode cantar e as crianças fazerem o acompanhamento musical. Tudo em um faz-de-conta e uma barulheira sensacional.
3º momento - Para ampliar o conhecimento dos sons e movimentos, os alunos podem produzir sons com as mãos , com os pés , com a boca e com o corpo, imitando o grupo Barbatuque. Para enriquecer a aula sugerimos aos professores mostrar um vídeo do Grupo Barbatuques, no qual as pessoas produzem sons utilizando o corpo. A pesquisa pode ser realizada no site: http://www.youtube.com/watch?v=o-OPm5DCPu4 Pesquisar: Barbatuques
Avaliar a criatividade das crianças no que diz respeito à interpretação da história e a produção de sons com seu corpo.
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/07/2011
Cinco estrelasGostei da indicação do livro, onde pode explorar a linguagem não verbal com a contação de historia.
08/05/2011
Cinco estrelasGostei muito da mistura de literatura com o reconhecimento de sons. Achei muito criativo. Parabéns.
10/12/2010
Cinco estrelasAchei interessante os recursos que a professora utilizou para trabalhar a expressividade e o trabalho com música desperta o interesse e o prazer das crianças então o professor ampliará o leque de aproveitamento das atividades.
22/11/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula da professora UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA,mostra que para conhecer ou fazer barulho não precisamos de muita coisa,de muita criatividade e interesse para começar.Bom, cada um usa os recursos que estão disponíveis ou ao seu alcance no momento.A professora esta de parabéns.
01/11/2010
Quatro estrelasAdorei essa aula. Tenho uma turma de Berçário II (1 a 2 anos) e estou trabalhando com a musicalização. Adorei as sugestões de histórias.
29/07/2010
Cinco estrelasMuito boa a proposta da colega a aula para as crianças terá concretude e motivação
30/05/2010
Três estrelasAchei interessant e os recursos que a professora utilizou. Literatura, música, instrumentos musicais, vídeo. Poderia ter ampliado o trabalho com a confecção de materiais musicais com sucatas, pesquisas de tipos de instrumentos, criação de apresentação, como a dos barbatuques. Abraços, Denise
13/05/2010
Quatro estrelasSuper interessantes suas estratégias. No entanto gostaria de sugerir também uma outra: a professora poderá convidar a turma para ir a um espaço maior e solicitar as crianças que explorem as partes do corpo, como por exemplo: bater as mãos para ouvir o barulho, bater os pés, fazer barulhos diversos com a boca afim de trabalhar também a criatividade. Que tal?
24/03/2010
Cinco estrelasProfa. Uiliete, A sua aula é muito criativa, significativa e muito bem elaborada. Regineide Escola Municipal Prof. Reginado Ferreira Neto - Natal/RN
24/03/2010
Cinco estrelasO trabalho com música é muito rico na Educação Infantil, ele proporciona prazer e interesse das crianças por atividades diversas, devemos sempre aproveitar as interações de faixas etárias e ampliar o leque de aproveitamento destas atividades.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela aula que enfatiza a ludicidade e trabalha o movimento a partir dos jogos simbólicos que são próprios das crianças.Explorando assim não só os movimentos e a expressão, mas tbém a imaginação!