Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: Aprendendo com os ditos populares

 

14/10/2011

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aprendendo com os ditos populares

Ellis Batista Paiva Brito, VIVIANE SILVA DE ANDRADE, Luzia Michelle Nunes da Silva, DINA MARA PINHEIRO DANTAS, Hermínio Borges Neto, LIS DE MARIA MARTINS, DIANA DIOGENES GOIS, Nara Luiza de Almeida Cunha, Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
  • Conhecer alguns ditos populares;

  • Compreender o significado dos ditos populares;

  • Conhecer o que caracteriza os provérbios;

  • Criar um provérbio.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

Banner com personagens do projeto UCA

Mozilla Firefox     [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

KWord    [ niciar -> Aplicativos -> KWord]

atividades video

Atividade 1

Perguntar aos alunos se eles sabem o que é um dito popular e se podem dar um exemplo. Propõe-se ao professor apresentar que ditos populares também são conhecidos por ditados populares ou provérbios e são expressões populares que transmitem algum ensinamento. Eles possuem um significado que é passado de geração em geração. Sugere-se que o professor explique que em outros países também existem provérbios que retratam um ensinamento.

Professor, os ditos populares foram sendo modificados ao longo do tempo. Isso demonstra que a língua é viva, estando sempre em transformação. Tal característica deve ser comentada com os alunos, enriquecendo a compreensão da língua e sua apropriação e modificação no uso cotidiano. Abaixo, retiramos do site http://blog.maisestudo.com.br/os-verdadeiros-ditados-populares/ algumas "revisões" do professor Pascuale, que indicam como eram alguns ditos populares originalmente:

Dito popular: ‘Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro’ 

“Minha grande dúvida na infância… Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???”
Correto: ‘Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro
“Tá aí a resposta para meu dilema de infância!”  EU NÃO SABIA. E VOCÊ?

‘Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão’
“Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?” Tudo bem eu era um malinha!
Correto: ‘ Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão

‘Cor de burro quando foge’
Esse foi o pior de todos!
Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor??? Eu queria ver um burro fugindo para ver a cor dele! Sério!
Correto: ‘Corro de burro quando foge!’

Outro dito popular que todo mundo erra: ‘Quem tem boca vai a Roma
“Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!”
Correto: ‘Quem tem boca vaia Roma‘ (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado, “Cuspido e escarrado” – quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. “Esse… Sei lá!”
Correto: ‘Esculpido em Carrara‘ (Carrara é um tipo de mármore)

Mais um famoso…. ‘Quem não tem cão, caça com gato
“Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, quando quer e se quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!”
Correto: ‘Quem não tem cão, caça como gato…. ou seja, sozinho!’

Atividade 2

Solicitar que os alunos acessem no laptop o vídeo do seguinte link. O vídeo explica o significado de ditos populares e o seu uso. Duração de 6 min e 4 s.

 

Sugere-se que o professor deixe os alunos assistirem ao vídeo e, em seguida, conceda um tempo para que todos possam analisar e conversar sobre o vídeo.

PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO

1. Fazer o download do vídeo “Ditos populares [Sua língua]” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10770
Observação:  O plugin Windows Media Player é necessário para  a utilização do vídeo proposto.

Atividade 3

Recomenda-se que o professor inicie apresentando o dito popular “O mar não está para peixe”, questionando os alunos sobre o significado dessa frase e anotando na lousa as respostas dos alunos. Terminada esta etapa, o docente deverá ditar para que os alunos escrevam alguns ditos populares em um arquivo do Kword do laptop. 

Sugestão de alguns ditos populares:

j l

Fonte: http://www.glimboo.com/ditados_populares/9

http://blog.maisestudo.com.br/os-verdadeiros-ditados-populares/

Amigos amigos, negócios à parte

Antes só que mal acompanhado

Quem te avisa teu amigo é

Quem não chora não mama!

Quem diz o que quer, ouve o que não quer

O que é vivo sempre aparece

Uma (só) andorinha não faz o verão

A cavalo dado não se olha o dente

Cada macaco no seu galho

Cão que ladra não morde

Pela boca morre o peixe

Quem não tem cão, caça com gato

A esperança é a última a morrer

A fome é o melhor tempero

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura

Há males que vêm por bem

O Sol quando nasce é para todos

Quem não deve não teme

Cada um por si e Deus por todos

Deus ajuda a quem cedo madruga

Deus escreve direito por linhas tortas

O futuro a Deus pertence

Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé

Nem só de pão vive o homem

É melhor prevenir do que remediar

Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje

Há que dar tempo ao tempo

Quem espera sempre alcança

Quem não arrisca não petisca

O seguro morreu de velho e o desconfiado ainda está vivo

Tal pai, tal filho

Entre marido e mulher não metas a colher

Quando um não quer, dois não discutem

Quem casa quer casa

Quem vê cara não vê corações

Quem sai aos seus não degenera

Atividade 4

A turma deverá ser dividida em grupos de 3 alunos. Cada grupo escolherá 7 ditos populares para analisar seu significado, indicando em que situações eles poderão ser utilizados. (Não tem importância se alguns dos ditos forem escolhidos por mais de um grupo). Sugere-se que o docente esteja circulando pelos grupos para verificar a execução da atividade e também as dificuldades dos alunos. Os alunos poderão sentir dificuldade em relação a interpretação dos provérbios, para isso propõe-se que o professor esteja explicando que os provérbios estão ligados a situações cotidianas e que fazem parte da tradição popular.

Atividade 5

Cada grupo deverá apresentar para a turma o resultado das suas atividades em relação aos provérbios. Sugere-se alguns questionamentos para iniciar o debate: “Os ditos populares sempre trazem bons ensinamentos?”, “Quais ditos populares apresentam princípios que devem ser seguidos pela sociedade e quais não?” "Como você acha que surge um dito popular?"

Atividade 6

Para completar as atividades, cada grupo deverá criar um dito novo, utilizando-se da criatividade. Tal dito será escrito no Kword do laptop. Em seguida, os grupos deverão apresentar o novo provérbio aos colegas, perguntando se eles sabem o que significaria tal dito e em que situações poderia ser usado.

Recursos Complementares

Texto sobre origem de algumas expressões populares: (Acesso: 15/06/2011)

http://www.coladaweb.com/cultura/ditados-populares

 

Texto sobre os provérbios e apresentação de uma lista de provérbios: (Acesso: 15/06/2011)

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm

 

Texto com apresentação de provérbios de outros países: (Acesso: 15/06/2011)

http://www.coladaweb.com/cultura/proverbios,-maximas-e-ditos-populares

Avaliação

Na atividade 1, recomenda-se que o professor verifique se os alunos compreenderam sobre o que são ditos populares.

Na atividade 2, propõe-se que o professor verifique se os alunos entenderam o significado dos ditos populares.

Na atividade 3, recomenda-se que o docente analise se os alunos conseguiram criar e compartilhar o significado dos ditos populares produzidos pelos diferentes grupos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.