14/10/2011
Aprendendo com os ditos populares
Ellis Batista Paiva Brito, VIVIANE SILVA DE ANDRADE, Luzia Michelle Nunes da Silva, DINA MARA PINHEIRO DANTAS, Hermínio Borges Neto, LIS DE MARIA MARTINS, DIANA DIOGENES GOIS, Nara Luiza de Almeida Cunha, Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Conhecer alguns ditos populares;
Compreender o significado dos ditos populares;
Conhecer o que caracteriza os provérbios;
Criar um provérbio.
Não requer conhecimentos prévios.
Recursos do laptop utilizados nesta aula:
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
KWord [ niciar -> Aplicativos -> KWord]
Perguntar aos alunos se eles sabem o que é um dito popular e se podem dar um exemplo. Propõe-se ao professor apresentar que ditos populares também são conhecidos por ditados populares ou provérbios e são expressões populares que transmitem algum ensinamento. Eles possuem um significado que é passado de geração em geração. Sugere-se que o professor explique que em outros países também existem provérbios que retratam um ensinamento. Professor, os ditos populares foram sendo modificados ao longo do tempo. Isso demonstra que a língua é viva, estando sempre em transformação. Tal característica deve ser comentada com os alunos, enriquecendo a compreensão da língua e sua apropriação e modificação no uso cotidiano. Abaixo, retiramos do site http://blog.maisestudo.com.br/os-verdadeiros-ditados-populares/ algumas "revisões" do professor Pascuale, que indicam como eram alguns ditos populares originalmente: Dito popular: ‘Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro’ “Minha grande dúvida na infância… Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???” ‘Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão’ ‘Cor de burro quando foge’ Outro dito popular que todo mundo erra: ‘Quem tem boca vai a Roma‘ Outro que todo mundo diz errado, “Cuspido e escarrado” – quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. “Esse… Sei lá!” Mais um famoso…. ‘Quem não tem cão, caça com gato‘
Solicitar que os alunos acessem no laptop o vídeo do seguinte link. O vídeo explica o significado de ditos populares e o seu uso. Duração de 6 min e 4 s.
Sugere-se que o professor deixe os alunos assistirem ao vídeo e, em seguida, conceda um tempo para que todos possam analisar e conversar sobre o vídeo. PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO 1. Fazer o download do vídeo “Ditos populares [Sua língua]” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10770
Recomenda-se que o professor inicie apresentando o dito popular “O mar não está para peixe”, questionando os alunos sobre o significado dessa frase e anotando na lousa as respostas dos alunos. Terminada esta etapa, o docente deverá ditar para que os alunos escrevam alguns ditos populares em um arquivo do Kword do laptop. Sugestão de alguns ditos populares:
Fonte: http://www.glimboo.com/ditados_populares/9 http://blog.maisestudo.com.br/os-verdadeiros-ditados-populares/ Amigos amigos, negócios à parte Antes só que mal acompanhado Quem te avisa teu amigo é Quem não chora não mama! Quem diz o que quer, ouve o que não quer O que é vivo sempre aparece Uma (só) andorinha não faz o verão A cavalo dado não se olha o dente Cada macaco no seu galho Cão que ladra não morde Pela boca morre o peixe Quem não tem cão, caça com gato A esperança é a última a morrer A fome é o melhor tempero Água mole em pedra dura tanto bate até que fura Há males que vêm por bem O Sol quando nasce é para todos Quem não deve não teme Cada um por si e Deus por todos Deus ajuda a quem cedo madruga Deus escreve direito por linhas tortas O futuro a Deus pertence Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé Nem só de pão vive o homem É melhor prevenir do que remediar Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje Há que dar tempo ao tempo Quem espera sempre alcança Quem não arrisca não petisca O seguro morreu de velho e o desconfiado ainda está vivo Tal pai, tal filho Entre marido e mulher não metas a colher Quando um não quer, dois não discutem Quem casa quer casa Quem vê cara não vê corações Quem sai aos seus não degenera
A turma deverá ser dividida em grupos de 3 alunos. Cada grupo escolherá 7 ditos populares para analisar seu significado, indicando em que situações eles poderão ser utilizados. (Não tem importância se alguns dos ditos forem escolhidos por mais de um grupo). Sugere-se que o docente esteja circulando pelos grupos para verificar a execução da atividade e também as dificuldades dos alunos. Os alunos poderão sentir dificuldade em relação a interpretação dos provérbios, para isso propõe-se que o professor esteja explicando que os provérbios estão ligados a situações cotidianas e que fazem parte da tradição popular.
Cada grupo deverá apresentar para a turma o resultado das suas atividades em relação aos provérbios. Sugere-se alguns questionamentos para iniciar o debate: “Os ditos populares sempre trazem bons ensinamentos?”, “Quais ditos populares apresentam princípios que devem ser seguidos pela sociedade e quais não?” "Como você acha que surge um dito popular?"
Para completar as atividades, cada grupo deverá criar um dito novo, utilizando-se da criatividade. Tal dito será escrito no Kword do laptop. Em seguida, os grupos deverão apresentar o novo provérbio aos colegas, perguntando se eles sabem o que significaria tal dito e em que situações poderia ser usado. |
Texto sobre origem de algumas expressões populares: (Acesso: 15/06/2011)
http://www.coladaweb.com/cultura/ditados-populares
Texto sobre os provérbios e apresentação de uma lista de provérbios: (Acesso: 15/06/2011)
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm
Texto com apresentação de provérbios de outros países: (Acesso: 15/06/2011)
http://www.coladaweb.com/cultura/proverbios,-maximas-e-ditos-populares
Na atividade 1, recomenda-se que o professor verifique se os alunos compreenderam sobre o que são ditos populares.
Na atividade 2, propõe-se que o professor verifique se os alunos entenderam o significado dos ditos populares.
Na atividade 3, recomenda-se que o docente analise se os alunos conseguiram criar e compartilhar o significado dos ditos populares produzidos pelos diferentes grupos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!