24/10/2011
Revisão sobre: Estudando as estações do ano
ROBERTA KELLY ARRUDA, ROBERTA KELLY L. DE O. DE ARRUDA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
Saber o nome das estações do ano;
Conhecer novos termos (ampliar vocabulário);
Reconhecer as principais características das estações do ano no Brasil
Desenvolver a imaginação e a criatividade.
O aluno já deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Recursos do laptop utilizados nesta aula:
KWord [Iniciar -> Aplicativos -> Kword]
KSpread [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
|
Perguntar aos alunos se eles sabem quais são as estações do ano. Se souberem, deverão escrever o nome em um arquivo do Kword do laptop. Explicar que no Brasil o ano começa com o verão, passando depois para o outono, na metade do ano começa o inverno e por último vem a primavera, e depois temos novamente o verão, reiniciando o ciclo.
Fonte: Foto: grupoescolar.com, disponível em: http://principiosdaastronomia.blogspot.com/2010/08/pra-que-serve-astronomia.html
Pedir para turma acessar e assistir o vídeo da música: "As Quatro Estações do Ano", de Jair Rodrigues, disponível no link: http://letras.terra.com.br/jair-rodrigues/577438/
Com as ferramentas Control C do Kword do laptop copiar do mesmo link da atividade 2, a letra da música "As Quatro Estações do Ano". Com o Control V, colar a letra da música em um arquivo do Kword. Os alunos deverão marcar em cores, selecionando as palavras da música que desconhecem. Exemplo abaixo: As Quatro Estações do Ano A natureza fica toda envaidecida, Cada aluno deverá falar para a turma as palavras que selecionou. Coletivamente, a turma deverá dar a definição para as palavras desconhecidas. Para tanto, poderão buscar as definições em um dicionário digital na Internet, como por exemplo o : http://www.priberam.pt/dlpo/. As definições deverão ser escritas em um arquivo do KWord do laptop.
Pedir que os alunos com o KSpread do laptop montem uma linha do tempo anual, marcando as estações do ano em uma tabela. Tal atividade poderá ser discutida coletivamente.
Cada aluno deverá escolher sua estação favorita e fazer um desenho representando-a. Tal desenho poderá ser feito utilizando-se do KolourPaint do laptop. A partir do desenho, o aluno deverá listar as principais características que considera que a estação escolhida possua.
Após a realização da tarefa 5, os alunos que escolheram a mesma estação deverão conversar para ver se listaram as mesmas características. Cada aluno deverá completar sua própria lista se encontrar características diferentes às que já havia listado, escrevendo-as no arquivo do Kword do laptop. |
Série de passatempo sobre as estações do ano:
http://www.smartkids.com.br/passatempos/estacoes-do-ano.html
Analisar se os alunos conseguiram fazer a interpretação oral da música trabalhada à medida que a professora foi fazendo a leitura.
Analisar se a partir da conversa sobre as estações do ano foi possível achar alguns elementos desse tema na música.
Avaliar se conseguiram completar a sequência das estações na atividade do momento 4
Analisar se há coerência nos desenhos representando cada estação
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!