26/09/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Conhecimentos relacionados ao uso no netbook (UCA) especificamente os seguintes recursos:
- Acesso ao navegador de internet (Firefox): Metasys> favoritos>navegador de internet
- Acesso à Webcam: Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam
Aula 1 - A Dança que eu conheço...
1. O (a) professor (a) deverá organizar os alunos em roda para uma conversa inicial, fazendo um diagnóstico do conhecimento que trazem sobre a Dança.
a) Quem já dançou?
b) Que tipo de dança (estilo)?
C) Onde dançou?
O (a) professor (a) deverá registrar as falas e pedir que os (as) alunos (as) expliquem com um movimento, ou seja, demonstrem o "estilo" que alegam conhecer. Os registros servirão para que o (a) professor (a) forme um "catálogo provisório" para que eles (as) vivenciem e socializem na próxima aula.
OBS.: Atenção professor (a)! Mesmo que eles (as) apresentem exemplos de "estilos" que não sejam conhecidos pelos demais colegas, ou mesmo que não sejam realmente estilos de dança, é importante registrá-los para que, se for o caso, na aula seguinte, venha a ser esclarecido.
Em seguida, o (a) professor (a) deverá propor um desafio aos (as) alunos (as): será que vocês conseguem mostrar seus estilos de dança pelo computador (netbook)?
Mesmo que eles questionem o (a) professor (a) diante da dificuldade que o desafio possa representar, o (a) professor (a) dirá que é possível a partir de um jogo on line que ele irá mostrar imediatamente.
2. Ainda nesta aula, o professor apresentará uma possibilidade de dança virtual a partir de um jogo on line (Metasys> favoritos>navegador de internet).
Sugestão de jogo: Dance Queen
O jogo torna-se interessante para os (as) alunos (as) da fase inicial do ensino fundamental, pois exige apenas comandos simples como o uso das teclas "setas" e barra de espaço.
Clique na imagem abaixo para acessar o jogo e divirta-se com sua turma.
Imagem editada a partir da imagem de origem do jogo, disponível em http://jogos360.uol.com.br/dancing_queen.html, 14/09/2011
Após as orientações do (a) professor (a) sobre o jogo, ele (a) deve manter o desafio: usar as teclas de comandos para colocar o estilo de dança que você conhece para dançarina Queen!!
3. Perguntar aos (as) alunos (as) se eles (as) gostaram do jogo e se conseguiram colocar seu estilo de dança na "Queen", a dançarina do jogo. Conversar com a turma em um diálogo aberto, para que todos (as) possam falar sobre a experiência do jogo associada à sua experiência prévia com dança.
Antes de encerrar a aula, o (a) professor (a) tranquilizará aqueles (as) (provavelmente a maioria) que falaram que foi difícil, muito difícil ou impossível, colocar na dançarina o estilo de dança que conhece. Fará isto dizendo que a dança foi feita principalmente para ser praticada com o corpo em movimento, para expressar o que sentimos...Por isso, é difícil fazê-la virtualmente, mas, na próxima aula, faremos de um jeito não muito difícil e, para muitos, será mais prazeroso.
Explicar ainda, que, irão mostrar para turma e praticar as danças que conhecem. Portanto, quem quiser poderá trazer uma música para ajudá-lo a explicar a "sua dança"
Aula 2, 3 e 4: Vivenciando os estilos de dança que a turma conhece...e aprendendo um pouco mais!
1. Introduzir a aula dizendo que agora não dançaremos mais virtualmente, mas sim, na vida real.
Apresentará o "catálogo provisório" (da Aula 1) com o nome da "dança" e do (a) aluno (a) (ou alunos (as)) que a mencionou. Este deverá "ensinar os (as) colegas" a executar a "dança" que eles (as) conhecem para a turma toda e dirá que formarão uma roda de dança. Se houve mais de um colega mencionando o mesmo "estilo" de dança, eles podem se ajudar para demonstrar no momento da roda.
Imagem que ilustra a roda sugerida:
Disponível em Google Imagens (clique aqui para link), acesso em 14/09/2011
Obs.: Nessa dinâmica, sobretudo nessa faixa etária, o que muitos chamarão de dança vai ser representado por movimentos simples. O importante é ensinar os (as) alunos (as) a respeitar o movimento e o conhecimento dos (as) colegas, na perspectiva de que compreendam que todos têm algum tipo de conhecimento sobre a dança e, na escola, sempre aprenderemos um pouco mais sobre o tema, com o (a) professor (a) e também com os (as) próprios (as) colegas.
Após vivenciarem o que os (as) colegas (as) conhecem, irão escolher dois estilos para conhecerem um pouco mais (Ex: Rock, Hip Hop, Forró, Samba).
2. Na aula seguinte, o (a) professor (a) poderá apresentar um pouco mais sobre a dança em questão, por exemplo:
a) Explicar a origem do nome da dança escolhida pelo (a) aluno (a);
b) Contar uma breve "história" dessa dança no Brasil e no mundo;
c) Mostrar que existem outras modalidades ou variações desse mesmo estilo.
Obs: O (a) professor (a) poderá passar um pequeno vídeo demonstrativo caso não domine os passos, ou ainda convidar dançarinos profissionais para uma demonstração.
Exemplificando:
Caso o Forró apareça como uma das danças escolhidas:
a) Explicação do Nome:
"O termo "forró", segundo o folclorista Luís Câmara Cascudo significa: arrasta-pé, farra, confusão, desordem. É freqüente associar a origem da palavra "forró" à expressão da língua inglesa for all para todos". Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3#Origem_do_nome, acesso em 14/09/2011.
b) Assistir um vídeo com uma breve história do Forró no Brasil:
http://www.youtube.com/watch?v=6hL0M1vxJhs, acesso em 14/09/2011
c) Vídeo com manifestações do Forró no Brasil:
Forró Xaxado
http://www.youtube.com/watch?v=miOlLzPPcoc&feature=related, acesso em 14/09/2011
Forró Xote
http://www.youtube.com/watch?v=0T5gfVxccMg&feature=related, acesso em 14/09/2011
Aula 5, 6 e 7: Formas de praticar e entender a Dança: arte ou esporte?
1. O (a) professor (a) deve provocar os (as) alunos (as) a apresentarem a definição e/ou concepção deles (as) sobre a dança. Para isto peça que respondam uma Enquete sobre a dança: a Enquete Dance
Anteriormente já sugerimos como criar uma Enquete, os passos para tal encontram-se em nossa aula Atividade Física ou Exercício Físico, existe diferença? UCA, publicada em 25/08/2011, disponível no seguinte link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34688, acesso em 14/09/2011.
Sugestões para enunciado e alternativas (opções) da Enquete Dance:
Para você Dança significa: a) Arte - para exposição a determinado público; b) Esporte - competição; c) Malhação - exercício para preparo físico (Fitness).
Na mesma aula, compartilhe o resultado da Enquete com a turma e deixe-os comentar. Exemplo de resultado: Dança como Esporte para Competição vence com 65% dos votos da turma.
2. Em seguida, diga para eles (as) que vamos começar a conhecer um pouco mais sobre a Dança vencedora da Enquete Dance (no caso do exemplo, a Dança como Esporte para Competição) e, nas aulas seguintes conheceremos as demais.
O (a) professor (a) deverá apresentar um vídeo para os (as) alunos (a) que, após assistirem, deverão vivenciar devidamente orientados pelo (a) professor (a).
Sugestões de vídeos:
Dança Esportiva - competição:
http://www.youtube.com/watch?v=hRd_vzoEoO0, acesso em 14/09/2011
Dança como Arte - para exposição, apresentação:
http://www.youtube.com/watch?v=17kyEFLhF9c, acesso em 14/09/2011
Dança como Fitness - para condicionamento físico:
http://www.youtube.com/watch?v=IbdGs_d9pY0, acesso em 14/09/2011
Aula 8 e 9: Construindo coreografias na escola
1. Após vivenciarem as formas de danças anteriores, o (a) professor (a) deve resgatar junto à turma o significado primário da dança que remonta a sua origem: necessidade do ser humano de expressar pelo movimento, mediante a linguagem corporal, suas necessidades, desejos, sentimentos, e emoções.
Solicitar que a turma divida-se em grupos (máximo 06 pessoas) e que escolham uma forma de sentir ou um desejo para expressar em grupo. O (a) professor (a) poderá sugerir algumas opções, veja exemplos abaixo:
Exemplos: Sentimento de união, necessidade de diversão, sentimento de tristeza e/ou felicidade, etc.
2. Cada equipe deve escolher uma música (daquelas já trabalhadas nas aulas anteriores), se não houver consenso a escolha será por votação pela maioria. A música servirá ajudá-los a construir coreografias de dança a partir desta aula.
Em seguida, iniciar a construção da coreografia a partir dos movimentos que irão sugerir para o grupo, dentro de um dos temas exemplificados acima, e a coreografia será a somatória deles.
Critérios para montagem coreográfica:
1) Todos (as) deverão demonstrar como expressariam o tema (Ex: Sentimento de União) com um movimento dançante;
2) O restante do grupo deverá reproduzir o movimento do (a) colega, sem críticas negativas, respeitando-o e, caso alguém sinta necessidade de dar sugestão para modificá-lo, o (a) professor (a) deve ser convidado a ver a sugestão.
3)Todos movimentos depois serão integrados à coreografia, e deverão ser dançados no ritmo da música escolhida;
Após o tempo destinado para construção, com a coreografia parcial ou totalmente pronta, eles (as) deverão em seguida, ensaiar conforme o ritmo da música, devidamente assessorados (as) pelo (a) professor (a).
3. Na aula seguinte, os (as) alunos (as) terão mais um momento para os acertos finais (último ensaio) e, ainda nesta aula, apresentarão a coreografia para toda turma.
Nesta aula, cada grupo que não estiver dançando, elegerá uma pessoa do grupo, para registrar as apresentações utilizando os recursos no netbook (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).
Aula 10: Apresentação dos Vídeos Coreográficos
1. Nesta última aula o (a) professor (a) apresentará o vídeo para que os (as) alunos (as) divirtam-se assistindo as suas próprias danças e percebam que, mesmo enfrentando as dificuldades de conciliar sugestões e opiniões diferentes no contexto do grupo, eles (as) conseguiram criar uma coreografia em um processo de construção coletiva.
2. Após o vídeo o (a) professor (a) deverá fazê-los refletir sobre os seguintes pontos:
a) O que vocês acharam de construir uma coreografia? Por quê?
b) Vocês conseguiram passar, através da dança, os sentimentos que foram designados? Por quê?
c) Seria possível melhorar a coreografia? Como?
d) Você faria essa dança de novo? Por quê?
Sugestão de livro digitalizado sobre Dança e Educação:
"A Educação pela dança" (por Paulina Ossona), disponível em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=34Tw8fX-HJUC&oi=fnd&pg=PA9&dq=coreografia+dan%C3%A7a&ots=-fLoYqDA-c&sig=rtv7AuhFYu1n7lGH7Nb1nR9uS9g#v=onepage&q=coreografia%20dan%C3%A7a&f=false, acesso em 14/09/2011.
O (a) professor (a) deve propor que os (as) alunos (as) se autoavaliem durante todo processo de vivências das danças propostas.
Na última aula, além das perguntas já sugeridas, podem ser acrescentadas as seguintes:
e) O que é dança para você?
f) Quais formas e/ou estilos de dança estudados mais lhe chamaram atenção? Por quê?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/09/2011
Cinco estrelasbom , parabéns !