19/09/2011
Apicultura: explorando essa atividade – UCA
SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Avaliar a geração de resíduos sólidos no âmbito individual e coletivo.
Rever o consumismo e o desperdício.
Identificar os mecanismos de destinação de resíduos sólidos.
Reconhecer a importância da coleta seletiva e dos catadores de recicláveis para a sustentabilidade.
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Fonte da imagem: http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2010/12/lixo-mundo-salvar-planeta.jpg. Acessado em 17/09/2011.
Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem os vídeos sugeridos a seguir que abordam as questões ambientais em nível planetário, apontando responsabilidades e competências individuais e coletivas, apelando para a tomada de decisões tendo em vista a sustentabilidade enquanto garantia das condições de vida para as gerações futuras.
Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar os sítios indicados para cada vídeo.
Vídeo 1- Carta Escrita no Ano 2070 (5:52min.). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2MvE8hsZPco&feature=related. Acessado em 15/09/2011.
Sinopse: Um relato que esboça o panorama mundial com a falta de recursos naturais essenciais à vida como a água, abundantes na atualidade e que poderão inexistir ou se tornar extremamente raros num futuro próximo se continuarmos a utilizar abusivamente sem pensar na sustentabilidade.
Vídeo 2- A menina que calou o mundo por 5 minutos. (6:42 min.). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kJzTZvAJf3c&feature=related. Acessado em 15/09/2011.
Sinopse: Uma menina canadense participa de um encontro com autoridades políticas mundiais e explicita as preocupações de uma associação de crianças com as condições de vida no planeta Terra num futuro próximo, com ênfase nas condições atuais de uso de recursos naturais como a água, o ar e o solo e nas desigualdades sociais atuais e futuras.
Vídeo 3- Campanha pela Sustentabilidade - Decida pelo 3! (3 min.). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QeBiGsUsRnE. Acessado em 15/09/2011.
Sinopse: Trata-se de uma Campanha de Sustentabilidade do Banco do Brasil para ajudar o planeta no futuro. Sugere que cada um deve tomar, diariamente, 3 atitudes simples como apagar as luzes, fechar a torneira, plantar uma árvore etc.
O professor deverá orientar os alunos no sentido de assistirem individualmente cada vídeo inteiro, sem interrupções para terem ideia de toda a abordagem feita ao assunto.
Depois que tiverem assistido aos vídeos, o professor deverá apresentar aos estudantes os itens a serem registrados, como os três sugeridos a seguir, buscando abordar as questões merecedoras de maior atenção para a compreensão do assunto. Esses registros serão efetuados ao reverem os vídeos, dessa vez com pausas, para melhor análise e compreensão. Esse momento também deve ser realizado individualmente. Os registros poderão ser feitos diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
1- Síntese de cada vídeo.
2- Destaques de cada vídeo.
3- Relações entre os 3 vídeos
Imagem do vídeo "Carta Escrita no ano 2070".
Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de quatro, para que possam discutir os itens destacados e registrados na atividade 1. Cada aluno deverá apresentar aos colegas suas percepções e registros. Para cada item apresentado, o grupo deverá fazer uma discussão e produzir um consolidado com as considerações do grupo. Os consolidados dos três itens deverão ser registrados diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). A produção final do grupo deverá ser enviada para o professor, por e-mail, para avaliação.
Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, apontando novas questões a serem pensadas e discutidas.
Imagem do vídeo " Campanha pela Sustentabilidade - Decida pelo 3!"
Para desencadear essa reflexão sugerimos o acesso do vídeo "A história das coisas" disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E. Acessado em 17/09/2011.
Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência de hábitos consumistas; apresenta os problemas decorrentes do atual padrão de produção e de consumo e mostra como podemos revertê-lo.
Trata-se de um vídeo de 21 minutos que requer a intervenção do professor no sentido de fazer comentários e esclarecer possíveis dúvidas. Sugerimos que os alunos assistam ao vídeo uma vez, individualmente, acessando-o diretamente de seu computador UCA. Após esse momento, o professor, utilizando o aparelho data show, deverá projetar o vídeo em uma tela para que todos assistam conjuntamente, com paradas estratégicas para diálogos, nos quais todos possam tecer comentários.
Cabe ao professor enfatizar a questão do consumo e deixar clara a sua relação com a geração de lixo nas sociedades contemporâneas, que não se restringe ao momento em que, individualmente, jogamos resíduos nas lixeiras de nossas casas, mas que se estende ao longo de toda a cadeia produtiva, iniciada na extração de recursos naturais e prosseguindo na industrialização e distribuição de produtos.
Ao final desse momento, o professor deverá atribuir a cada grupo de alunos as seguintes atividades:
1- Fazer um comentário crítico acerca do consumismo e da geração de resíduos sólidos nas sociedades contemporâneas.
2- Apontar atitudes a serem tomadas pelo futuro do planeta Terra, tendo como referência a liberdade de decisões individuais e/ou coletivas, visando à sustentabilidade, ou seja, a garantia de condições de vida na Terra para as gerações futuras.
3- Enumerar o que pode ser feito no contexto de cada aluno, individual e coletivamente, no sentido de reduzir a geração de resíduos sólidos.
Para cada item apresentado, o grupo deverá fazer uma discussão e produzir um consolidado com as considerações do grupo. Os consolidados dos três itens deverão ser registrados diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). A produção final do grupo deverá ser enviada para o professor, por e-mail, para avaliação.
Após a discussão e os registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deve ficar atento às considerações dos alunos e instigar novas reflexões.
Imagem do vídeo "A história das coisas"
A fim de ampliar os conhecimentos e sensibilizar os alunos sobre o tema, sugerimos que o professor divida a turma em 9 grupos para que façam leituras em sítios recomendados na internet, que o professor deverá fornecer por escrito, para que digitem no campo de endereço (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Cada aluno deverá acessar de seu computador o(s) endereço(s) apontado(s) para o seu grupo, fazendo a leitura de todo o texto - ou assistindo ao vídeo indicado, no caso do grupo 9 - e registrando aquilo que considerar mais importante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada um e produz um consolidado dos destaques que deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. Deverão utilizar o editor de texto do computador UCA, o KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Grupo 1- Precicle. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=132&Itemid=239. Acessado em 15/09/2011.
Grupo 2
2.1- Catadores de Materiais Recicláveis. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=133&Itemid=240. Acessado em 15/09/2011.
2.2- Lixo na rua, lixo na mente: A situação no país só não é ainda mais grave graças aos catadores. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/washington-novaes-residuos-solidos-aterros-brasil-504843.shtml. Acessado em 17/09/2011.
Grupo 3- Coleta Seletiva – Planejamento. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=134&Itemid=241. Acessado em 15/09/2011.
Grupo 4- Coleta Seletiva – Implantação. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=135&Itemid=242. Acessado em 15/09/2011.
Grupo 5- Coleta Seletiva - O que é Reciclável? Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=243. Acessado em 15/09/2011.
Grupo 6- Coleta Seletiva – Cores. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=137&Itemid=244. Acessado em 15/09/2011.
Grupo 7- Coleta Seletiva – Destinação. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=139&Itemid=246. Acessado em 15/09/2011.
Grupo 8- Coleta Seletiva
8.1- Conscientização. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=140&Itemid=247. Acessado em 15/09/2011.
8.2- Lixo: todos produzem, todos cuidam. http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/lixo-todos-produzem-todos-cuidam-633665.shtml
Grupo 9- Reciclar é simples. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=u98LbqpseYg&feature=player_embedded#! Acessado em 15/09/2011.
Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_W_P4Z8dR3lU/TNM7INz_HGI/AAAAAAAABL0/grJxK1Oqad0/s1600/lixo.jpg. Acessado em 17/09/2011.
Atividade 5- Montagem de apresentações do conteúdo estudado
Como fechamento desse estudo, cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado ao longo das atividades, enfatizando o da pesquisa na internet, utilizando o programa "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). Imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação.
As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Fonte da imagem: http://puccontraolixo.files.wordpress.com/2011/06/lixo-praca-beberibe-1.jpg. Acessado em 17/09/2011.
Atividade 6 - Socialização do trabalho em grupo
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Planeta Sustentável. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/. Acessado em 17/09/2011.
Coleta seletiva: como fazer. Disponível em: http://www.lixo.com.br/documentos/coleta%20seletiva%20como%20fazer.pdf. Acessado em 17/09/2011.
Mapa mental dos problemas do lixo. Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/mma24.htm. Acessado em 17/09/2011.
Os donos do lixo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/donos-lixo-negocio-brasil-bilhoes-reais-empresarios-631597.shtml. Acessado em 17/09/2011.
Produção de lixo cresce seis vezes mais do que população. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/producao-destinacao-residuos-solidos-brasil-panorama-2010-abrelpe-625938.shtml. Acessado em 17/09/2011.
Recicla-me, ou te devoro. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/recicla-me-ou-te-devoro-625275.shtml
Lixo extraordinário. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/lixo-extraordinario-oscar-melhor-documentario-vik-muniz-617553.shtml. Acessado em 17/09/2011.
Joga fora no lixo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/joga-fora-lixo-papel-plastico-bagaco-laranja-seringa-tv-modelo-623818.shtml. Acessado em 17/09/2011.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos produzidos grupos (atividades 1, 2, 3 e 4) e as apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 5 e 6).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!