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Vírus: como podemos evitá-los? - UCA

 

21/09/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar as implicações causadas pelos vírus em nosso cotidiano;

 

  • Conhecer a importância dos leucócitos para o nosso organismo;
  • Identificar tipos de doenças causadas por vírus.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Marcador Introdução

Professor peça aos alunos que acessem, em seu laptop, a internet, por meio do Mozilla Firefox seguindo a seguinte operação Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão individualmente entrar nos endereços listados nesta introdução e fazer a leitura e utilizar o simulador que demonstra como um vírus infecta uma célula.

Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos (20-300 ŋm de diâmetro) que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os ácidos nucléicos dos vírus geralmente apresentam-se revestidos por um envoltório protéico formado por uma ou várias proteínas, o qual pode ainda ser revestido por um complexo envelope formado por uma bicamada lipídica.

As partículas virais são estruturas extremamente pequenas, submicroscópicas. A maioria dos vírus apresenta tamanhos diminutos, que estão além dos limites de resolução dos microscópios ópticos, sendo mais comum para a visualização o uso de microscópios eletrônicos. Vírus são estruturas simples, se comparados a células, e não são considerados organismos, pois não possuem organelas ou ribossomos, e não apresenta todo o potencial bioquímico enzimático necessário à produção de sua própria energia metabólica. Eles são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, pois dependem de células para se reproduzirem. Além disso, diferentemente dos organismos vivos, os vírus são incapazes de crescer em tamanho e de se dividir. A partir das células hospedeiras, os vírus obtêm: aminoácidos e nucleotídeos; maquinaria de síntese de proteínas (ribossomos) e energia metabólica (ATP).

Fora do ambiente intracelular, os vírus são inertes. Porém, uma vez dentro da célula, a capacidade de replicação dos vírus é surpreendente: um único vírus é capaz de produzir, em poucas horas, milhares de novos vírus. Os vírus são capazes de infectar seres vivos de todos os domínios (Eukaria, Archaea e Bacteria). Desta maneira, os vírus representam a maior diversidade biológica do planeta, sendo mais diversos que bactérias, plantas, fungos e animais juntos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus

 

Como um vírus infecta um organismo

A maioria dos vírus reproduz-se em determinadas células de certos organismos. Por exemplo, os vírus que causam a gripe reproduzem-se em células do sistema respiratório humano. Os vírus não podem viver fora das suas células particulares. Têm de ser levados ao interior do organismo pelo fluxo do ar ou por outros meios, para em seguida serem transportados pelos líquidos do corpo até ás células. Quando um vírus estabelece contacto com uma célula em que pode penetrar, fixa-se nela em áreas chamadas receptoras. Nessas, substâncias químicas liga o vírus á célula e ajudam-no, ou ao seu ácido nucléico, a entrar na célula. O ácido nucléico assume então o controle do processo de produção de proteínas da célula. Anteriormente, a célula só produzia as proteínas especificadas pelos seus genes, que são as estruturas hereditárias das células, e são constituídos por ácido nucléico. Uma célula que foi infectada por um vírus começa a produzir as proteínas que são indicadas pelo ácido nucléico do vírus. Essas proteínas possibilitam ao vírus reproduzirem-se centenas ou milhares de vezes.
Á medida que novos vírus são produzidos, são libertados da célula e vão infectar outras células. Os novos vírus ficam sem vida logo que saem da célula mãe, mas retomam a atividade logo que penetra noutra célula. Começam então a reproduzir-se e assim a infecção atinge um número crescente de células. Quando um vírus se reproduz, altera a organização química da célula. Essa modificação geralmente lesa ou mata a célula e resulta em doença se muitas células são infectadas.

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/imuunology/2057328-como-um-v%C3%ADrus-infecta-um/#ixzz1YXPRyZp7

 

Professor para demonstrar como um vírus infecta uma célula, utilize o recurso abaixo que está disponível no seguinte endereço eletrônico:

http://www.johnkyrk.com/virus.pt.html

Imagem do recurso

 

Outra estratégia de ensino muito interessante para iniciar a discussão deste assunto tão polêmico  é convidar um médico que possa palestrar a respeito da importância da prevenção de doenças virais e suas implicações. É notório quando a turma recebe visitantes para promover um debate, os alunos ficam mais propícios à discussão, contribuindo muito para reflexões posteriores. Com isso, professor, promova um debate em sala de aula. Se a escola na qual você trabalha estiver aberta para esta discussão, proponha para toda a escola, principalmente em caráter interdisciplinar.


Marcador atividade 1

Para realização desta atividade, os alunos deverão formar grupos com 4 alunos em cada. Com auxílio da internet os alunos deverão pesquisar as doenças causadas por vírus que estão listadas na tabela abaixo, bem como informando o nome do vírus, sua transmissão, sintomas, tratamento e prevenção. Assim, nesta atividade os alunos irão conhecer um pouco mais sobre as doenças causadas por vírus, também poderão conhecer a forma de transmissão, tratamento e prevenção e discutir com seus colegas as dúvidas que os alunos irão sinalizar. Para o preenchimento da tabela, o grupo poderá realizar uma pesquisa na internet utilizando o seu laptop seguindo a seguinte sequência [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]. Cada grupo deverá preencher a tabela utilizando o recurso do seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

Doença Vírus Transmissão Sintomas Tratamento Prevenção
Catapora          
Caxumba          
Gripe          
Febre Amarela          
Poliomielite          
Sarampo          
Varíola          
Rubéola          
Dengue          
Raiva          
Herpes simples          

 

O professor se quiser, poderá acrescentar mais algumas doenças na tabela acima. Após a pesquisa, o professor pedirá a cada grupo que relate para a sala, a doença que lhe chamou mais atenção.

 

Marcador atividade 2

Professor disponibilize o filme "Osmose Jones" para os alunos assistirem. Este filme pode ser encontrado em locadoras de DVD, ou poderá ser baixado pela internet por meio do endereço http://www.sbtfilmes.net/2009/07/download-osmose-jones-dublado/

A metáfora desenvolvida pelo filme que fez com que o organismo humano fosse transformado numa cidade é muito interessante, pois por meio deste recurso, o professor poderá abordar vários assuntos: Sistema Digestório, Sistema Circulatório, Sistema Nervoso, Sistema Endócrino. Também aborda a importância dos leucócitos que são células brancas e dos remédios para evitar a contaminação do organismo pelo vírus. Professor é claro que muitas coisas que acontecem no filme são fictícias, porém, o professor poderá fazer o contra ponto destas informações com o ensino de Ciências. Ao final do filme, o professor poderá pedir aos alunos que façam individualmente um relatório do filme informando a importância dos leucócitos (células brancas) para a defesa do nosso corpo quando ameaçado por invasores virais. Cada aluno deverá elaborar seu texto utilizando no seu Laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

Imagem disponível em http://1.bp.blogspot.com/_zUhsxXvORhg/TABHm2kfCEI/AAAAAAAAAcc/y9PL4DkmjUs/s1600/Osmose+Jones.jpg

Marcador atividade 3

Professor peça a cada aluno que por meio do seu laptop assista a entrevista do programa "ligado em saúde" disponível abaixo. Logo depois, proponha a toda a sala que em grupo, desenvolvam uma campanha referente à importância de cuidarmos melhor da nossa saúde. Os alunos poderão ao longo de uma semana elaborar material educativo como panfleto, faixa, apresentação ao ar livre, informando a toda a comunidade escolar sobre as doenças (virais) que podem contaminar o ser humano e suas respectivas prevenções. Nesta semana também, os alunos poderão nos intervalos dos recreios, desenvolverem atividades que despertam hábitos de higiene, já que grande parte das doenças virais ocorre devido à falta de cuidado com a higiene pessoal. Mas cuidado, existem doenças causadas por vírus que são transmitidas pela relação sexual sem o uso do preservativo ou pelo contato com material cortante, sendo assim é necessário que o aluno deixe bem claro esta informação. Durante esta semana de informação sobre doenças, os alunos poderão coletar dados na ambiência escolar pesquisando a seguinte questão: Quais doenças que você já teve? Não é necessário os participantes da pesquisa se identificarem, eles poderão depositar suas respostas em uma urna disposta no pátio. Ao final de uma semana um grupo de alunos ficará responsável para recolher o material e categorizar as respostas. O objetivo da pesquisa é coletar dados para subsidiar outras discussões dentro da escola. Após a categorização dos dados, os alunos deverão propor um convite a uma pessoa da sociedade local que tenha um maior conhecimento do assunto proposto para ministrar para toda a escola uma palestra abordando as doenças que mais apareceram nos dados coletados.

Esta atividade além de ser uma troca de experiência, poderá contribuir bastante para o interesse dos alunos em relação a cuidar melhor de sua saúde, bem como desenvolver o senso crítico, analítico e criativo.

 

 

Recurso do Banco Internacional de Objetos Educacionais

 

 

 

Sugestão de leitura

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
AIDS - Prevenção [Ligado em saúde] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a elaboração da campanha. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação de todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • cleomar , Escola Estadual Benigna Moreira Souza , Amapá - disse:
    cleomaramerico@gmail.com

    07/11/2011

    Quatro estrelas

    Oi. Gostei de sua atividade. Está ótima.


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