19/09/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Definir as diferenças entre pilhas e baterias.
Dimensionar os riscos associados à poluição causada por pilhas e baterias.
Conhecer as formas apropriadas de descarte de pilhas e baterias.
Conhecimentos básicos sobre pilhas e baterias.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.
Vídeo - Tudo se Transforma - Pilhas e Baterias
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão
Concluindo a exibição do Vídeo 1, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1 –Pilhas e Baterias
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pilhas-e-baterias/pilhas-e-baterias-1.php acesso feito dia 15/09/2011
A seguir, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo do Vídeo 1 e do Texto 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1 – Quem é o inventor da pilha?
2 – Como a pilha foi inventada? Explique.
3 – Qual a importância do vinagre na invenção da pilha?
4 – Explique a reação química que ocorre nas pilhas para promover energia.
5 – Por que as pilhas líquidas foram substituídas pelas pilhas secas?
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software Kword, abrir os Textos 2 e 3, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 2 – A poluição das pilhas e baterias
Fonte: http://www.idec.org.br/consumidorsa/arquivo/jul98/3204.htm acesso feito dia 15/09/2011
TEXTO 3 – Pilhas e Baterias
Fonte:http://www.mundovestibular.com.br/articles/1072/1/PILHAS-E-BATERIAS/Paacutegina1.html acesso feito dia 15/09/2011
Concluída a leitura dos Textos 2 e 3, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
1 – Como pilhas e baterias podem poluir o meio ambiente?
2 – Qual atitude deve ser tomada pelos fabricantes de pilhas e baterias para evitar a poluição do meio ambiente?
3 – Qual atitude os governantes deveriam tomar em relação à poluição por pilhas e baterias?
4 – Quais medidas já vêm sendo adotadas na Europa em relação a esse assunto?
5 – O que a Motorola vem fazendo é suficiente para evitar a poluição por pilhas e baterias? Explique.
6 – O que as empresas que compõem o grupo ABINEE vem fazendo em relação às pilhas e baterias?
7 – Você conhece algum local que funciona como posto de arrecadação de pilhas e baterias?
Nessa terceira atividade da aula, os alunos/as deverão ser orientados/as pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, fazer uma leitura detalhada da Tabela 1 para, em seguida, responder o Questionário 3. Vale destacar a Tabela 1 e o Questionário 3 deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Tabela 1
Fonte: REIS; M. Química Integral. Volume Único. FTD
Questionário 3
1 – Qual metal, mesmo em pequenas quantidades, é perigoso para a saúde?
2 – Qual o efeito do cloreto de amônia no organismo?
3 – Como é provocada a contaminação por mercúrio no ser humano?
4 – Qual o efeito do chumbo na saúde humana?
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre a poluição por metais pesados. Os sites abaixo podem ser indicados para tanto.
http://www.brasilescola.com/quimica/metais-pesados.htm
http://www.fernandosantiago.com.br/met90.htm
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/3136
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-sao-metais-pesados-e-por-que-fazem-mal-a-saude
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metal_pesado
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre a poluição por metais pesados, mais especificamente buscando elementos para responder às seguintes questões:
a) Quais são os principais metais pesados contaminantes?
b) Qual é o risco de um metal altamente pesado?
c) Quais órgãos do corpo humano são mais atacados por metais pesados?
d) Quais são os tipos de contaminação de águas subterrâneas por metais pesados?
e) O que são fontes lineares de poluição?
f) O que são fontes difusas de poluição?
g) Do ponto de vista químico, qual a situação dos locais poluídos por metais pesados?
h) Quem são os maiores causadores desse tipo de poluição?
Além disso, os grupos deverão selecionar imagens sobre os diferentes tipos de poluição por metais pesados.
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as imagens e informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes ao Experimento devem ser apresentado pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os Experimento.
Experimento – Pilha de Limão
Nessa sexta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para acessar o Texto 4 e elaborar a Redação 1. O Texto 4 e o enunciado da Redação 1 deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a. Posteriormente, a discussão da Redação 1 deverá ser executada em sala de aula pelo/a professor/a.
TEXTO 4 – Conhecimentos em xeque (Excerto)
“Ameaçada de se sufocar em lixo doméstico, a Alemanha começou a implantar um esquema de tratamento dos detritos domiciliares perigosos baseado ainda na colaboração voluntária de empresas e consumidores.
No próximo ano, com a União Européia, o que hoje é um apelo deverá se transformar em lei: lugar de detritos perigosos não vai ser a lata de lixo.
Em sua maioria, embalagens de remédios, lâmpadas fluorescentes, pilhas, e baterias acabam sendo jogadas fora sem maiores preocupações, também na Alemanha.
Em duas frentes, porém, as autoridades do Ministério do Meio Ambiente já conseguiram resultados consideráveis: a retirada de componentes venenosos na fabricação de vários produtos de consumo de massa (geladeiras e baterias) e o compromisso, por parte de lojas e revendedores, de aceitar de volta lixo doméstico considerado perigoso.
Isto já acontece em grande escala com óleo para motores de automóvel. Mesmo que a troca seja feita em casa, o óleo usado pode der devolvido – em quantidade igual à que foi comprada – em qualquer posto de gasolina.
O esquema começa a valer agora também para produtos como pilhas usadas em aparelhos eletrodomésticos: qualquer revendedor (em base voluntária) aceita as baterias de volta. Para baterias de automóvel, cujos componentes envolvem metais pesados ou ácidos em grande quantidade, a ideia das autoridades alemãs é introduzir um depósito idêntico ao que se pafa ao comprar bebidas em vasilhames”.
Fonte: Jornal da Tarde
Redação 1
Em relação à proposta rejeitada pelo Congresso Nacional, que obrigaria as empresas a imprimir nas embalagens quais são os riscos de seus produtos para o ambiente e para a saúde, escreva um texto com pelo menos dez linhas expondo seu ponto de vista em cada uma das seguintes posições:
a) Como cidadão e consumidor de tais produtos e
b) Como fabricante do produto ou funcionário bem remunerado da empresa que o fabrica.
Nome | Tipo |
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Tudo se Transforma - Pilhas e Baterias | Vídeo |
Pilha de limão | Experimento prático |
Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/metais-pesados.htm acesso feito dia 15/09/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todas as atividades da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 1 classificações
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20/10/2012
Cinco estrelasExcelente a montagem da aula ,o passo a passo de cada atividade. Sou leiga em recursos de mídia ( estou começando a aprender) mas espero um dia ter a sua capacidade .