24/09/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Aula 1: O que é possível fazer com meu corpo em movimento?
1. O (a) professor (a) deve dialogar com os (as) alunos (as) para que apresentem seus conhecimentos prévios sobre as possibilidades de seu corpo em movimento.
Nesta atividade solicitar que eles (as) digam uma ação e busquem na internet imagens que a ilustrem (Metasys> favoritos>navegador de internet). Eles (as) deverão salvar as imagens em seus pendrives em uma pasta denominada "expressão corporal" previamente criada dentro da pasta "Educação Física".
Sugestões de Imagens (clique nas imagens acessá-las na fonte)
Disponível em Google Imagens (clique aqui para acesso ao link), 16/09/2011
Disponível em Google Imagens (clique aqui para acesso ao link), 16/09/2011
2. Em seguida, o (a) professor (a) comentará as ações, deixará que os (as) colegas (as) também comentem e ressaltará as falas que fizeram referência a movimentos de "expressão corporal" (ações como "dançar", "comunicar-se", "mostrar o que sinto", etc.).
3. Ao final desta aula, o (a) professor (a) informará à turma que na próxima aula aprenderão mais sobre consciência e expressão corporal: o que será isso?
Aula 2: Consciência corporal: você percebe mesmo seu corpo?
1. Na sala de aula, o professor explicará aos alunos o que ele chama de "consciência corporal", deverá dizer que ter consciência é realmente conhecer algo da melhor forma possível, e isto significa perceber, compreender e vivenciar dentro de todas (ou quase todas) nossas possibilidades de movimentar o corpo.
Exemplos: Consciência do calor: alguém pode te explicar o que é calor e você entender, mas quando sentir um "pequeno" calor - ex. sol na pele durante o dia- você entende, percebe e compreende. Agora, quando você queima a pele diante de um calor intenso (ex. mão na panela quente ou mesmo numa chama), você não só entende como compreende realmente, pois sabe pela vivência da intensidade e das possibilidades, o que o calor pode fazer o que o seu corpo pode sentir (limites e possibilidades)
Sugestões de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Consci%C3%AAncia, 16/09/2011
http://www.infopedia.pt/$consciencia-%28filosofia%29, 16/09/2011
2. Em seguida, retome com os (as) alunos (as) a discussão sobre os sentidos do nosso corpo: olfato, paladar, tato, audição e visão.
Apresente um desafio: será que existe outro sentido? Um "sexto sentido"?
Peça que eles (as) preencham um Quiz com este problema: o Quiz dos Sentidos.
Dica 1: Em outra aula, já publicada no Portal, já disponibilizamos passo a passo como montar um Quiz on line, caso necessite do tutorial a aula está postada no seguinte endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34891, acesso em 15/09/2011
Acesse nossa sugestão de Quiz no seguinte endereço: http://www.xisde.com.br/xD/tiagoeduca/2/, acesso em 15/09/2011
Dica 2: Caso, o (a) professor (a) perceba que os (as) alunos (as) tenham dificuldade para fazer o Quiz sozinhos (as), poderá fazer junto com eles (as), ou seja, a turma toda responderá e todos (as) pontuarão juntos!
Aula 3: Você pode movimentar, mas pode sentir o movimento?
1. Dinâmica do "Sexto Sentido".
Em uma sala, peça que eles fiquem parados e respirem profundamente permanecendo sem sair do lugar. Em seguida, executem um movimento simples (Ex: tentar colocar as mãos nos pés, ou abaixar e levantar). O importante é continuar no mesmo local após o movimento. Eles (as) deverão fazer o mesmo movimento e ao mesmo tempo. Ao concluírem o movimento, deverão ficar novamente parados, respirar profundamente com os olhos fechados e, ao mesmo tempo, tentar "não se movimentar". Proporcione no máximo 15 segundos para esta tentativa.
Posteriormente, peça que alguns deles (as) digam o que sentiram ou perceberam sobre o que aconteceu com seu corpo, peça que digam e tentem representar na forma de um desenho no quadro.
Veja sugestões de imagens que podem surgir a partir dos desenhos dos (as) alunos (as) (clique na imagem para acessá-la na fonte):
Disponível em Google Imagens, 16/09/2011 Disponível em Google Imagens, 16/09/2011
Ainda, no contexto desta dinâmica, debata com eles em torno das seguintes questões
a) Você conseguiu ficar totalmente parado?
b) Por que percebemos nosso corpo continuar movendo-se de alguma maneira mesmo depois de parados?
c) O que pode ser esta sensação?
d) Será que este é o nosso sexto sentido?
Ao final, o (a) professor (a) deverá reforçar que os (as) alunos (as), na verdade perceberam, o nosso corpo em movimento tentando manter-se em equilíbrio. Mesmo assim, embora convencionalmente não o chamemos de "sexto sentido", existe um sentido de movimento em nosso corpo, isto significa que o movimento faz parte de nosso corpo, de nossa existência.
Para esta dinâmica, dependendo da fase de alfabetização dos (as) alunos (a), o (a) professor (a) poderá utilizar um material pedagógico sobre este tema do "movimento" enquanto "sexto sentido". O material faz parte de uma publicação intitulada "Nosso corpo e a Educação Física" do Núcleo de Estudos em Planejamento e Metodologias de Ensino da Cultura Corporal. A referida discussão encontra-se na página 16 do texto (veja imagem do material abaixo):
Clique na imagem para acessar o material na fonte:
Fonte: arquivos do autor, 16/09/2011
2. Dinâmica da Consciência Corporal em diferentes movimentos com ritmos...
Ritmo lento: como sentiram os braços, pernas, costas? Ou não sentiu?
Sugestões de vídeo referência para orientação da atividade:
http://www.youtube.com/watch?v=9l6bRciBOHU&feature=related, 16/09/2011
Ritmo rápido: como sentiram as mãos, pés, quadril? Ou não sentiu?
Sugestão de vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=1OcsDk6IQiA&feature=fvsr, 16/09/2011
Ritmo frenético (muito rápido): como sentiram a barriga, ombros, cabeça? Ou não sentiu?
Dança de Rua Dança Frevo de Olinda
http://www.youtube.com/watch?v=c9Hq2vX7QFE, 16/09/2011 http://www.youtube.com/watch?v=LF6tsa4J7tA&feature=related, 16/09/2011
Aula 4, 5 e 6: Agora que sentimos, vamos nos expressar?
1. Iniciar a aula retomando com os (as) alunos (as) a discussão do corpo como expressão de algo: o corpo fala
Apresentar um vídeo do Mr. Bean " O Corpo Fala" episódio 1 e 2 (veja sugestão abaixo), em seguida, comente com eles (a) as reações do personagem sem fala.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=xQprwJYHaqo&feature=related, 16/09/2011
http://www.youtube.com/watch?v=Q5xMbK2gJFg&feature=related, 16/09/2011
2. O (a) professor (a) dará a aula desenvolvendo com os (as) alunos (as) uma adaptação do Jogo Imagem e Ação.
A dinâmica consiste em fazer alguém acertar alguma mensagem que você quer passar apenas com os movimentos do corpo, sem o uso de fala ou escrita.
a) Os (as) alunos (as) deverão escolher as categorias: filme, desenhos, sentimentos e emoções, etc.
b) O (a) professor sorteará um dos temas e o número do (a) aluno (a) (Ex. pela ordem da lista de nomes no diário);
c) Em seguida informará ao (a) aluno (a) que foi sorteada a categoria e o assunto do que ele deve "dizer" com o corpo;
d) O (a) aluno (a) que conseguir fazer algum (a) colega acertar poderá ganhará 10 pontos. Ao final, o (a) professor (a) informará qual dos (as) colegas (as) venceu o jogo por fazer alguém da turma acertar em menos tempo.
3. Na aula seguinte, o (a) professor (a) informará que eles aprenderão a passar mensagens com nosso corpo em movimento, agora em grupo e com música.
Solicitar que eles escolham o que querem expressar (temas) e a música que dará o ritmo dentre aquelas que o professor disponibilizou.
Dividir em grupos (máximo seis alunos (as)), eles (as) deverão ouvir as músicas utilizando os netbooks e cada um deverá sugerir um movimento.
O professor dará um tempo (talvez 15 minutos) para uma improvisação e construção da coreografia que conterá uma sequência dos movimentos sugeridos pelos (as) alunos (as).
4. O (a) professor (a) solicitará que eles (as) aprimorem a coreografia da aula passada em ensaiem para apresentação a toda turma na próxima aula.
Aula 7: O corpo fala e se apresenta
1. Solicitar que os grupos apresentem suas coreografias.
2. Em seguida, o (a) professor (a) perguntará se eles (as) "leram" nas coreografias, mais do que os (as) colegas tentaram expressar.
Ao final da aula, o (a) professor (a) deverá fazer uma avaliação conforme sugerimos abaixo.
Vídeos com dinâmicas de consciência corporal:
http://www.youtube.com/watch?v=t4AxRCTlehs&feature=related, acesso em 16/09/2011
http://www.youtube.com/watch?v=6RQGerhDCZo, acesso em 16/09/2011
1. Após os (as) alunos (as) comentarem sobre as coreografias dos (as) colegas deverão responder:
a) Será que percebemos e temos consciência corporal de todos os movimentos que fazemos no dia-a-dia? Por quê?
b) Será que temos consciência de tudo que nosso corpo expressa quando movimentamos?Por quê?
c) Será que nosso corpo comunica só aquilo que pretendemos informar? Por quê?
2. O (a) professor (a) poderá providenciar uma grande "folha de papel coletiva" (ex. papel Craft ou Pardo) e colar as imagens que os alunos pesquisaram na 1ª aula. Em seguida, solicitar que os (as) alunos (as) registrem estas respostas ao lado da sua imagem, formando um grande Painel Avaliativo. Caso os (as) alunos (as) não se oponham, pode colar o Painel na entrada da sala de aula, do lado de fora, de modo a socializar com as demais turmas o que os (as) alunos (as) aprenderam sobre consciência e expressão corporal.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!