25/01/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
-Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
-Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida;
-Identificar a presença do verde na escola.
• 1ª aula: Assistir o vídeo: Meio Ambiente – Educação e Consciência Ambiental;Discutir com os alunos com base no vídeo os seguintes questionamentos:
- O homem destrói a natureza (causa o desmatamento, envenena o ar, polui as águas e maltrata os animais). Qual é a resposta da natureza?
- Que atitudes o homem pode tomar para mudar essa realidade?
- A presença de árvores e áreas verdes pode contribuir para a melhoria do meio ambiente?
• 2ª aula: Passeio no pátio da escola para conhecer e catalogar os diversos tipos de plantas existentes na escola (frutíferas e ornamentais);
Durante o passeio, fotografar os alunos em contato com as plantas observadas;
De volta á sala de aula, contar o que acharam do passeio e das plantas que encontraram. Fazer no quadro um registro da observação do coletivo.
• 3ª aula: Fazer um painel com as fotos tiradas e o registro coletivo.
Recursos educacionais adicionados na aula:Nome: Meio Ambiente – Educação e Consciência Ambiental
Link: http://www.youtube.com/watch?v=YMFyAIZIiw8Tipo: Vídeo
A avaliação se dará de forma coletiva em todo o momento da atividade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!