Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Discutindo letras de RAP

 

19/09/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar rimas.
  • Analisar letras de músicas de RAP.
Duração das atividades
4 horas-aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio por parte do aluno.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

O professor deverá introduzir o assunto apresentando um vídeo. Nesse primeiro momento, o professor não poderá informar aos alunos sobre qual estilo musical esse vídeo pertence. 

O vídeo poderá ser apresentado em um data show ou então, o professor deverá solicitar aos  alunos que o acessem em seus laptops.

O link para o vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=k7mIUHjXpPo

Negro Drama

  • Professor, atente-se para o fato de que a letra da música contém algumas palavras de baixo calão, por isso conduza a discussão de maneira que os alunos entendam que a presença delas se justifica pela natureza do estilo apresentado. Porém, não permita que elas sejam o destaque da discussão. 
  • Outro ponto a ser destacado é o fato de a versão escolhida ser a do Seu Jorge, ao invés da original com a banda Racionais MC's. Essa versão é menor do que a original e também porque esta é recitada ao invés de cantada. Esse ponto também serve como partida para discussão se as letras de RAP podem ser consideradas como poesia. Além disso, há o fato de que o preconceito em relação às letras de RAP é amenizado quando essas são interpretadas por artistas de outros estilos e que gozem de prestígio junto ao público e crítica.

 

Atividade 2

Uma vez finalizada a apresentação do vídeo, o professor deverá iniciar discussão oral sobre o vídeo e fazer perguntas como:

  • Você gostou do vídeo? Por que sim? Por que não?
  • O que achou da letra?
  • Qual o tema principal?
  • Qual o vocabulário utilizado?
  • Tem rimas na música? Como elas são? 
  • Você conhece a versão original? Qual  você prefere?
  • A qual estilo, essa música pertence?
  • O que você sabe sobre esse estilo?

 

  • Professor,  caso você julgue pertinente, apresente o vídeo com a versão original da música.  

O link para o vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=zwPuPX2i3n0

Negro Drama

Atividade 3

O professor deverá solicitar aos alunos que realizem uma pesquisa sobre o RAP: o que a sigla significa, suas origens (onde e quando surgiu o estilo), suas características, principais artistas tanto no Brasil e Estados Unidos.

Para a realização da atividade, sugere-se dividir a turma em duplas ou trios.

Como sugestões de fontes de pesquisa, indicamos:

Vídeo Rap

Durante o momento da pesquisa, o professor deverá circular pela sala orientando os alunos em relação aos pontos pertinentes a serem pesquisados.

Ao final da pesquisa, os alunos deverão apresentar o resultado de suas pesquisas. Não há necessidade de ser uma apresentação com cada dupla ou trio. O professor deverá conduzir a apresentação, fazendo perguntas aos alunos.

 

Atividade 4

 

Uma vez finalizadas as pesquisas, o professor deverá perguntar aos alunos quais são os artistas de RAP mais famosos no Brasil, sejam eles estrangeiros ou brasileiros. Os artistas listados pelos alunos provavelmente serão Racionais MC's, Thaíde & DJ Hum, Facção Central, MV Bill, RZO, Detentos do RAP, Sabotage (esse já morto), Rappin' Hood, entre outros.

O professor deverá solicitar que os alunos escolham uma letra de RAP para que eles analisem. Mas antes que eles façam a atividade, o professor deverá propor a análise da música "Negro Drama' dos Racionais MC's, como exemplo.

 

Atividade 5

O professor poderá apresentar a letra da música em um data show , ou pedir para que os alunos a acessem em seus próprios laptops ou ainda, entregar cópias da letras para os alunos.

  • Professor, avalie qual a opção mais adequada para a sua realidade.
  • A letra da música pode ser acessada no site Vagalume.

O link é http://www.vagalume.com.br/racionais-mcs/negro-drama.html

Letra

A seguir, apresentamos algumas sugestões de perguntas a serem  feitas aos alunos. Essas perguntas podem ser escritas ou orais.

  1. No título da música "Negro Drama", quais sentidos a palavra 'negro' adquire? Se alternasse a ordem das palavras, 'Drama Negro', o sentido seria diferente? Negro refere-se a escuridão, treva, sem luz.
  2. Ao cantar os versos: O dinheiro tira um homem da miséria/ Mas não pode arrancar / De dentro dele / A favela" a quem o rapper se refere? O rapper refere-se a ele mesmo, uma vez que conseguiu sucesso como músico, mas não parou de cantar sobre os dramas que afetam os negros nas favelas.
  3. A que se referem as palavras: "Crime,futebol, música"?  Essas são as únicas possibilidades ou antes, perspectivas de ascensão para os negros, de o negro ser bem sucedido.
  4. O drama vivido pelos negros não é de hoje. Em qual (is)  trecho (s), esse passado é retomado? "Desde o início/ Por ouro e prata / Olha quem morre/"  " Senhor de engenho,/ Eu sei, / Bem quem é você, / Sozinho, se num guenta,(..)"
  5. E esse drama  incomoda as pessoas? Cite um trecho da música para justificar sua resposta. Não. 'Me vê, pobre, preso ou morto,/ Já é cultural,/ Histórias, registros,/ Escritos,/Não é conto,/Nem fábula,/Lenda ou mito."
  6. Qual palavra representa a polícia? Farda.
  7. O RAP é ouvido apenas nas favelas. Qual (is)  trecho (s) confirma ou refuta essa afirmação? "Entrei pelo seu rádio,/ Tomei,/ Se nem viu,/ Mais é isso, aquilo,/ O que,/
    Se não dizia, / Seu filho quer ser preto, Rhá,/Que irônia,(..)
  8. Em qual momento, há um apelo religioso na música? "Que deus me guarde,/ Pois eu sei,/ Que ele não é neutro,/ Vigia os rico,/ Mais ama os que vem do gueto, (..)"
  9. Como são as rimas? Ricas ou pobres? Dê exemplos.
  10. Percebe-se na letra desvios da língua padrão. Identifique-os. Por que você acha que eles foram mantidos? 

 

Atividade 6

ANALISANDO LETRAS DE MÚSICAS

O professor dividirá a turma em grupos e cada grupo será responsável pela escolha e análise de uma letra de RAP.

A apresentação do trabalho poderá ser feita com uso de slides do programa KWord em seus LAPTOPS ou o grupo poderá cantar a música.

Há necessidade de entrega da análise por escrito.
 

Recursos Complementares

Professor, nos sites sugeridos abaixo, você poderá enriquecer suas aulas.

Avaliação

O professor poderá avaliar duas atividades propostas, a saber:

  1. a atividade de pesquisa sobre o estilo RAP.
  2. a atividade de análise da letra da música. Nessa atividade, a profundidade da análise, bem como a pertinência do que é analisado serão critérios de avaliação fundamentais. Comprometimento e envolvimento na execução da atividade também serão avaliados.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marcelo Silva , Colégio Estadual Valparaízo , Goiás - disse:
    MARCELO.SCIMENTO@HOTMAIL.COM

    22/10/2014

    Cinco estrelas

    Adorei!.. Estava mesmo procurando uma forma de usar letras de Rap em sala de aula, do jeito que foi exposto no site ficou de fácil entendimento. Obrigado ajudou e muito. Parabéns!


  • Tatiele Freitas, EM Antonino Martins da Silva , Minas Gerais - disse:
    tatielefreitas@gmail.com

    15/07/2014

    Cinco estrelas

    Adorei. Usei em sala de aula e a recepção foi excelente! Parabéns!


  • elizandra, escola argemiro ferreira veras , Pernambuco - disse:
    elizandraveras@hotmail.com

    09/11/2012

    Cinco estrelas

    a aula está excelente, foi muito bem elaborada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.