19/09/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Não há necessidade de conhecimento prévio por parte do aluno.
Atividade 1
O professor deverá introduzir o assunto apresentando um vídeo. Nesse primeiro momento, o professor não poderá informar aos alunos sobre qual estilo musical esse vídeo pertence.
O vídeo poderá ser apresentado em um data show ou então, o professor deverá solicitar aos alunos que o acessem em seus laptops.
O link para o vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=k7mIUHjXpPo
Atividade 2
Uma vez finalizada a apresentação do vídeo, o professor deverá iniciar discussão oral sobre o vídeo e fazer perguntas como:
O link para o vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=zwPuPX2i3n0
Atividade 3
O professor deverá solicitar aos alunos que realizem uma pesquisa sobre o RAP: o que a sigla significa, suas origens (onde e quando surgiu o estilo), suas características, principais artistas tanto no Brasil e Estados Unidos.
Para a realização da atividade, sugere-se dividir a turma em duplas ou trios.
Como sugestões de fontes de pesquisa, indicamos:
Durante o momento da pesquisa, o professor deverá circular pela sala orientando os alunos em relação aos pontos pertinentes a serem pesquisados.
Ao final da pesquisa, os alunos deverão apresentar o resultado de suas pesquisas. Não há necessidade de ser uma apresentação com cada dupla ou trio. O professor deverá conduzir a apresentação, fazendo perguntas aos alunos.
Atividade 4
Uma vez finalizadas as pesquisas, o professor deverá perguntar aos alunos quais são os artistas de RAP mais famosos no Brasil, sejam eles estrangeiros ou brasileiros. Os artistas listados pelos alunos provavelmente serão Racionais MC's, Thaíde & DJ Hum, Facção Central, MV Bill, RZO, Detentos do RAP, Sabotage (esse já morto), Rappin' Hood, entre outros.
O professor deverá solicitar que os alunos escolham uma letra de RAP para que eles analisem. Mas antes que eles façam a atividade, o professor deverá propor a análise da música "Negro Drama' dos Racionais MC's, como exemplo.
Atividade 5
O professor poderá apresentar a letra da música em um data show , ou pedir para que os alunos a acessem em seus próprios laptops ou ainda, entregar cópias da letras para os alunos.
O link é http://www.vagalume.com.br/racionais-mcs/negro-drama.html
A seguir, apresentamos algumas sugestões de perguntas a serem feitas aos alunos. Essas perguntas podem ser escritas ou orais.
Atividade 6
ANALISANDO LETRAS DE MÚSICAS
O professor dividirá a turma em grupos e cada grupo será responsável pela escolha e análise de uma letra de RAP.
A apresentação do trabalho poderá ser feita com uso de slides do programa KWord em seus LAPTOPS ou o grupo poderá cantar a música.
Há necessidade de entrega da análise por escrito.
Professor, nos sites sugeridos abaixo, você poderá enriquecer suas aulas.
O professor poderá avaliar duas atividades propostas, a saber:
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/10/2014
Cinco estrelasAdorei!.. Estava mesmo procurando uma forma de usar letras de Rap em sala de aula, do jeito que foi exposto no site ficou de fácil entendimento. Obrigado ajudou e muito. Parabéns!
15/07/2014
Cinco estrelasAdorei. Usei em sala de aula e a recepção foi excelente! Parabéns!
09/11/2012
Cinco estrelasa aula está excelente, foi muito bem elaborada.