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História das Ideias Socialistas Utópicas na Europa do Século XIX

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Carlos Eduardo Frankiw de Andrade; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • A história da formação dos primeiros ideários socialistas desenvolvidos na Europa do século XIX;
  • Os principais fundamentos destes ideários no que tange a concepções de produção;
  • Os princípios de vida comunitária desenvolvidos e disseminados por estes ideários.
Duração das atividades
Cinco aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

  • A Revolução Francesa (1789 – 1797);
  • A Era Napoleônica (1797 – 1815);
  • A Revolução Industrial (1750 – 1850);
  • A Restauração Monárquica Europeia (1815 – 1830);
  • A Formação do Movimento Operário Europeu (1820 – 1840).
Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO AOS PROFESSORES

 

Ao longo das primeiras décadas do século XIX, a Europa passou por um amplo e radical conjunto de transformações em suas bases sociais, políticas e econômicas. Com o advento e a disseminação da Revolução Industrial em solo europeu, as paisagens das grandes cidades europeias tiveram uma profunda alteração, com o desenvolvimento e a massificação de um novo ator: o operariado. Diante dos dramáticos impactos sociais e econômicos do desenvolvimento da produção industrial, a Europa se tornou palco de um período pautado pelo florescimento de engenhosas e inventivas tentativas de solucionar os problemas oriundos destas recém-disseminadas formas de produção.

No caldeirão de ideias surgidas e disseminadas nesses anos, todo um conjunto de ideários pautados no desejo de estabelecer novas relações produtivas e comunitárias, bem como um novo paradigma de humanidade, desenvolveu-se. Entre a denúncia da miséria espiritual e material que atingia milhões de trabalhadores e o sonho de um mundo pautado pelo homem como medida suprema do bem-estar de uma comunidade, nas ideias de pensadores como Charles Fourier, Conde de Saint-Simon e Robert Owen, a história dos ideários socialistas, em sua vertente posteriormente conhecida como socialismo utópico, deu os seus primeiros passos.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

AULA 1

 

Contextualização

 

O professor deverá iniciar a aula a partir de uma breve contextualização (de, no máximo, dez minutos) acerca de alguns dos fundamentos das primeiras ideias socialistas surgidas na Europa nas primeiras décadas do século XIX. No olhar crítico dos primeiros pensadores do socialismo, a ideia de reforma das instâncias sociais, econômicas e culturais, a partir da fundação de comunidades voltadas ao florescimento de uma sociedade fraterna e solidária, aliava-se diretamente a uma denúncia de cunho moral aos malefícios produzidos pelas novas relações produtivas oriundas do desenvolvimento da indústria moderna. Para os primeiros pensadores do socialismo, além da perda de autonomia no espaço produtivo, os novos regimes de trabalho extenuantes tornavam praticamente impossível aos trabalhadores o cultivo de seus talentos intelectuais e morais, pois se fundamentavam em princípios associativos que ignoravam a importância do bem-estar do homem moderno em todas as suas dimensões.

 

Desenvolvimento

 

Terminada esta breve introdução, o professor deverá distribuir aos alunos esta pequena citação do militante anarquista estadunidense Hakim Bey, acerca dos fundamentos do ideário socialista desenvolvido pelo pensador socialista Charles Fourier, pedindo a um deles que a leia em voz alta:

 

 

"[...] As misérias da Civilização tem desviado a Terra e a humanidade de seu proprio destino em um sentido literalmente cósmico. A Paixão, a qual temos aprendido a entender como "o mal", é de fato, virtualmente, o princípio divino. Os seres humanos são estrelas microscópicas, e todas as paixões e desejos(incluindo os "fetiches" e as"perversões") são por natureza não somente boas, mas sim necessárias para a realização do destino dos humanos. No sistema de Harmonia de Fourier todas atividades criativas incluindo a indústria, a artesania, a agricultura (etc.) surgiram da libertação da paixão - esta é a famosa teoria do "trabalho atrativo". Fourier sexualiza o próprio trabalho - a vida do Falanstério é uma contínua orgia do sentimento intenso, do pensamento e da atividade, uma sociedade de amantes e selvagens entusiastas. Quando a vida social da terra é harmonizada, nosso planeta voltará a ser incorporado ao universo da Paixão e serão experimentadas vastas transformações na forma do corpo humano, no tempo atmosférico, nos animais e nas plantas, e mesmo nos oceanos."

 

(A citação do militante anarquista estadunidense Hakim Bey, sobre  as propostas socialistas de Charles Fourier, foi extraída do verbete deste pensador francês presente no site Wikipedia, disponível em: http://www.wikipedia.org. O link para o verbete de Charles Fourier neste site é o seguinte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Fourier.)

 

 

A leitura da citação acima, pelos alunos, tem por objetivo servir de introdução aos aspectos de um dos mais importantes pensadores das primeiras concepções socialistas europeias. Neste sentido, a atividade a ser desenvolvida nesta aula consiste no debate e na pesquisa, visando aprofundar os conhecimentos dos estudantes acerca do ideário socialista de Charles Fourier.

Para tanto, propõe-se como atividade que os alunos, após a leitura desta citação, separados em dois grupos de, aproximadamente, vinte estudantes, realizem inicialmente uma pesquisa sobre as concepções socialistas do pensamento de Charles Fourier (tempo para esta atividade: dez minutos). Em princípio, sugere-se como base de pesquisa a leitura completa do verbete de Charles Fourier no site Wikipedia, contido no link de onde foi retirada a citação do militante anarquista estadunidense Hakim Bey. Se necessário, os alunos poderão expandir suas fontes procurando por outros sites contendo informações sobre o socialismo deste pensador francês.

 

Tal pesquisa servirá de fundamento para que os alunos debatam e escrevam, em seus respectivos grupos, respostas para as perguntas abaixo. Estas respostas deverão ser apresentadas oralmente a toda a sala, nos dez minutos finais da aula, possibilitando a socialização dos enfoques de conhecimentos pedidos a cada grupo. Para a realização de cada uma destas atividades (debate e escrita de resposta), sugere-se cerca de dez minutos. É importante que todos os alunos de cada grupo participem das atividades de debate. Para a escrita da resposta e a apresentação da mesma para toda a sala, os alunos de cada grupo poderão dividir-se para que todos tenham responsabilidades nestas duas atividades.

 

As perguntas respectivas aos Grupos 1 e 2 seguem abaixo.

 

Grupo 1:

 

 

- Como o socialismo de Charles Fourier fundamenta a ideia de associação? (No ideário socialista desenvolvido por Charles Fourier, a ideia de socialismo como espécie de engenharia associativa é central. Para este pensador, a disposição associativa dos homens seria um dado da natureza humana análoga as leis da física newtoniana, sendo o socialismo o mais perfeito dos arranjos de associação comunitária das sociedades modernas, visto que uma sociedade fundamentada no socialismo seria a mais acabada forma de expressão e vazão das disposições naturais do homem.)

 

Grupo 2:

 

- Qual o papel das paixões humanas para o socialismo desenvolvido por Charles Fourier? (Para o ideário de Fourier, as paixões humanas são a disposição central que fomenta o processo de desenvolvimento e florescimento contínuo dos talentos e aptidões dos homens ao longo da história da humanidade. Partindo de uma crítica à moderna indústria, pautada pela perspectiva de que a mesma imporia obstáculos crescentes ao desenvolvimento dos talentos e aptidões oriundos das paixões humanas, Fourier concebe seu socialismo como estrutura associativa e comunitária fundamentalmente embasada pelo contínuo estímulo ao florescimento das paixões humanas.)

 

 

AULA 2

 

Contextualização

 

No início desta aula, o professor deverá fazer uma contextualização, de cerca de quinze minutos, acerca de uma das características mais fundamentais das primeiras ideias socialistas surgidas na Europa do século XIX: a imaginação e o planejamento minucioso dos fundamentos das comunidades que serviriam de base para a futura sociedade socialista. Dos trabalhos a serem desenvolvidos às relações a serem estabelecidas entre os membros da comunidade, as descrições da sociedade futura foram um fator fundamental para a massificação dos primeiros ideários socialistas entre os trabalhadores europeus, a partir da apresentação constante do contraste daquilo que estes pensadores imaginavam com a realidade dramática das nascentes sociedades industrializadas da Europa.

Neste sentido, o apelo às imagens do que seria o futuro socialista da humanidade e suas vantagens e diferenças perante as estruturas das nascentes sociedades industriais, vivenciadas cotidianamente pelos trabalhadores europeus, foi fator fundamental para as primeiras propagandas dos ideários socialistas entre as massas.

 

Desenvolvimento

 

Para as atividades a serem desenvolvidas entre os alunos nesta aula, o professor deverá manter a divisão entre dois grupos de cerca de vinte estudantes estabelecida na aula anterior. Nesta aula, o que se propõe é que os alunos realizem interpretações descritivas das imagens abaixo. Nesse sentido, estas interpretações deverão ser construídas a partir do debate e da escrita de uma resposta comum às perguntas orientadoras para os temas abaixo (quinze minutos para a atividade de debate e dez minutos para a atividade de escrita), a serem cedidas a cada um dos grupos. Nos dez minutos finais da aula, os alunos de cada um dos grupos deverão realizar uma apresentação oral de suas interpretações.

De modo a facilitar a maior interação entre os alunos de cada grupo, todos os estudantes deverão ser estimulados à atividade de debate, fundamental para a construção e a assimilação dos conhecimentos a serem aprendidos nesta aula. Se melhor convier aos alunos de cada grupo, estes poderão dividir-se entre aqueles responsáveis pela escrita e aqueles encarregados pela apresentação das interpretações para o resto da sala.

 

Os grupos deverão ser divididos da seguinte maneira, quanto aos temas e às imagens a serem interpretadas:

 

- GRUPO 1: “As cidades europeias e as paisagens das moderna indústrias”;

- GRUPO 2: “O falanstério socialista e a paisagem da sociedade futura sob o socialismo”.

 

Ao Grupo 1 deverá ser cedida a seguinte imagem:

 

Figura 1:

Paisagem de usinas

Legenda: Paisagem de usinas, pintura francesa do século XIX ilustrando a paisagem das zonas industriais de Paris. Autor: Theóphile Alexandre Steinlen. Fonte: http://www.histoire-image.org/.

 

 

Aos alunos deste grupo deverá ser pedido que debatam e escrevam uma interpretação descritiva desta imagem para ser apresentada ao resto da sala, a partir da seguinte pergunta orientadora:

 

- De que maneira se construía a paisagem das zonas industriais europeias em suas cidades durante o século XIX? (A retratação de uma paisagem marcada por aspectos sombrios, sob a constante névoa das fumaças das chaminés das fábricas, em meio a edificações residenciais desordenadamente construídas nas grandes cidades europeias do século XIX, denotava aspectos de uma estrutura social e econômica marcada pelo caos e pela submissão de milhares de trabalhadores a uma vivência marcada pela insalubridade e pela ausência de qualquer preocupação política e social para com as condições de vida destes operários.)

 

Ao Grupo 2 deverá ser cedida a seguinte imagem:

 

Figura 2:

Um falanstério

Legenda: Ilustração de um falanstério, tipo de comunidade preconizada pelo ideário socialista de Charles Fourier. Autor: Desconhecido. Fonte: http://ilepotentielle.blogspot.com/2010/07/lutopie-selon-charles-fourier.html.

 

 

Aos alunos deste grupo deverá ser pedido que debatam e escrevam uma interpretação descritiva desta imagem para ser apresentada ao resto da sala, a partir da seguinte pergunta orientadora:

 

- De que maneira se construía a paisagem imaginada pelos primeiros pensadores socialistas como bases das comunidades socialistas do futuro? (A construção das imagens da futura sociedade socialista de Charles Fourier, nas comunidades conhecidas como falanstérios, pautava-se fundamentalmente na conjunção entre um minucioso ordenamento dos espaços comunitários e uma diversificada funcionalidade destes, constituindo uma imagem das futuras comunidades socialistas como lugares de encontro das mais altas aptidões intelectuais da humanidade com as melhores possibilidades do desenvolvimento salubre dos talentos do homem.)

 

AULA 3

 

Contextualização

 

O professor deverá começar esta aula a partir de uma breve introdução, de cerca de dez minutos, ressaltando que os primeiros ideários socialistas europeus também detinham um coeficiente bastante significativo de heterogeneidade de influências e de ideias. Das perspectivas de estrutura de produção cooperativa propostas pelo industrial e pensador socialista galês Robert Owen, passando pela dimensão mística das estruturas hierárquicas da futura sociedade socialista proposta pelo socialismo de Conde de Saint-Simon, a imaginação plural de meios e de comunidades socialistas foi um dos traços mais distintivos das primeiras concepções do socialismo europeu.

 

Desenvolvimento

 

Nas atividades desta aula, novamente o professor deverá manter a divisão da sala em dois grupos de, aproximadamente, vinte alunos estabelecida nas aulas anteriores. Tal divisão visa facilitar a socialização dos conhecimentos a serem obtidos pelos dois grupos na atividade de pesquisa a ser realizada por cada um deles proposta para esta aula.

A atividade desta aula consiste em quatro partes: o trabalho de pesquisa virtual, o debate acerca dos conhecimentos obtidos, a confecção de um pequeno artigo a ser escrito por cada grupo e a apresentação deste para o resto da sala. Na atividade de pesquisa e debate (programar dez minutos para cada uma destas atividades), é novamente importante a participação de todos os alunos de cada grupo, como forma de coletivização dos conhecimentos adquiridos. Tal como nas aulas anteriores, para a confecção dos artigos e para a apresentação oral de cada grupo (dez minutos para cada atividade), os alunos poderão dividir-se, livremente, em seus respectivos grupos entre os estudantes responsáveis pela confecção do artigo e aqueles responsáveis por sua apresentação oral.

No que tange ao objeto das pesquisas a serem realizadas, o seu objetivo é auxiliar os alunos a aprofundarem os seus conhecimentos sobre as diferentes versões do ideário socialista surgidas na Europa nas primeiras décadas do século XIX. Assim sendo, os grupos serão responsáveis por pesquisar e redigir artigos para serem apresentados à sala, a partir dos seguintes temas, respectivamente, quanto aos grupos:

 

- GRUPO 1: “As concepções socialistas de Robert Owen”;

- GRUPO 2: “Os fundamentos do socialismo de Conde de Saint-Simon”.

 

Os links abaixo são sugeridos, inicialmente, como fontes de pesquisa para os alunos. De acordo com as necessidades dos estudantes, estas fontes poderão ser expandidas.

 

Links:

 

GRUPO 1: 

http://www.geniodalampada.com/index.php?option=com_content&view=article&id=131:socialistas-utopicos&catid=52:sociologia&Itemid=72.

 

GRUPO 2:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Saint-Simon.

 

 

AULA 4

 

Contextualização

 

O professor deverá iniciar a aula com uma breve introdução, de cerca de dez minutos, considerando a importância da imprensa e dos meios de comunicação então existentes para a massificação das primeiras ideias socialistas. Por meio de jornais, panfletos e livros, milhões de trabalhadores começaram a compartilhar e a discutir novas formas de estruturar e transformar suas sociedades sob princípios de comum bem-estar da humanidade.

 

Desenvolvimento

 

Nesta aula, o professor deverá propor aos alunos a confecção de um blog virtual, tendo por tema os fundamentos das primeiras ideias socialistas europeias. Nesse sentido, a confecção do Blog tem como objetivo possibilitar o compartilhamento dos saberes adquiridos pelos estudantes com os alunos de toda a escola, ao constituir seu conteúdo com os resultados das atividades propostas nas aulas anteriores. Dessa maneira, a atividade, que utilizará os quarenta minutos restantes da aula, deverá envolver, ainda que de maneira diferente, todos os alunos da sala. Da maneira como melhor convir ao professor, os alunos poderão ser divididos entre aqueles responsáveis por debater e confeccionar a parte visual do Blog (seu layout), os encarregados pela alimentação do mesmo com os textos e interpretações discutidas e escritas pelos estudantes e aqueles incumbidos de divulgar o mesmo para o restante da escola.

Os alunos deverão ser estimulados a fazer uso de seus perfis em redes sociais, como o Orkut, o Facebook e similares para divulgar o Blog.

Pela facilidade de configuração e manuseio, recomenda-se hospedar o Blog no domínio wordpress (linkhttp://pt-br.wordpress.com/). Se acaso os alunos demonstrarem maior familiaridade com a confecção de blogs em outros domínios, os mesmos deverão ser utilizados. 

 

 

AULA 5

 

Contextualização

 

O professor deverá iniciar esta aula a partir de uma breve abordagem, de cerca de dez minutos, acerca dos potenciais legados das primeiras concepções de socialismo surgidas na Europa para os movimentos políticos e sociais progressistas contemporâneos. Ainda que estes movimentos estejam longe do rigor e do detalhamento dos primeiros socialistas quanto às suas propostas socialistas, muitos deles compartilham da ideia de construção de espaços coletivos pautados pela constituição de relações produtivas e sociais diferentes das estabelecidas pelo capitalismo contemporâneo como forma de luta, objetivando a transformação das sociedades modernas.

 

Desenvolvimento

 

Nesta aula, o professor deverá estimular primeiramente uma atividade de leitura individual e silenciosa, de cerca de dez minutos, da entrevista concedida pelo militante anarquista estadunidense Hakim Bey à revista High Times sobre a sua noção de Zona Autônoma Temporária, como potencial forma de militância, objetivando a transformação das sociedades modernas, no link disponível em: 

http://www.nodo50.org/insurgentes/textos/cultura/14entrevistahakimbey.htm.

 

Após a leitura da entrevista, o professor deverá propor aos alunos um debate pautado pela livre interpretação e discussão oral dos estudantes, de modo a estimular o seu senso crítico e reflexivo, tendo por tema a seguinte pergunta: “De que modo as concepções de uso e de práticas desenvolvidas em espaços de convívio pode transformar as sociedades modernas?”

A atividade de debate deverá tomar os trinta minutos restantes da aula.

 

CONCLUSÃO

 

Os alunos deverão ser estimulados a perceber a importância da reflexão crítica perante sua realidade, como forma de intervenção visando transformar sua sociedade. Deverão compreender o valor da imaginação, assim como a importância das concepções de convivência e do uso de seus espaços de convívio para o pensamento e a intervenção nestes, para transformar seus cotidianos. Por fim, os alunos deverão ser incitados a perceber a importância da constituição de formas participativas e horizontalizadas de intervenção, com o objetivo de transformar a realidade de suas comunidades como parte fundamental do arcabouço da ideia de democracia contemporaneamente.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Os alunos deverão ser avaliados na sua capacidade de compreensão dos conceitos, na sua capacidade de leitura e interpretação oral e escrita dos textos e imagens cedidas, assim como na sua atividade de prática de pesquisa, elaboração e compartilhamento do conjunto de conhecimentos apreendidos durante as aulas. Os textos elaborados pelos estudantes deverão ser avaliados de acordo com a capacidade de interpretação e a exposição analítica dos conteúdos aos quais os mesmos se referem. No que tange ao Blog virtual, sua avaliação deverá centrar-se eminentemente na perspectiva de exposição, socialização e no resumo dos conteúdos apreendidos durante as aulas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Flavio Toledo de Souza, E.E.E.F.M. PRISCILA RODRIGUES CHAGAS , Rondônia - disse:
    flavio_toledo_souza@hotmail.com

    11/09/2013

    Cinco estrelas

    Ola professor gostei da atividade, e um desafio propor a criação de um blog, a interatividade talvez os empolgará ... obrigado pela dica...


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