12/09/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Dispensa conteúdos prévios.
ATIVIDADE 1 - Conversa informal
Em uma conversa informal, pergunte aos alunos como eles cuidam dos dentes. Ouça o relato de experiências dos mesmos sobre cárie e dor de dente.
Em um quadro, que deverá ser afixado na sala de aula durante todo o desenvolvimento do projeto e, retomado no final para averiguação de novas aprendizagens, anote o que eles sabem e o que eles gostariam de saber sobre esse assunto. Depois, envolva-os na construção da metodologia do projeto (Como vamos saber?), perguntando como farão para descobrir as respostas levantadas pela turma.
Sugestão de quadro:
O que sabemos? |
O que queremos saber? |
Como vamos saber? |
|
|
|
OBS.: Professor, mesmo trabalhando com crianças de 7ou 8 anos, é possível envolvê-las na construção desse trabalho. Provoque nelas a curiosidade e a vontade de saber mais sobre higiene bucal, uma vez que é comum irem à escola com dor de dente. Ajude-as a pensar, na elaboração das etapas do projeto, perguntando:
ATIVIDADE 2 - leitura de texto
Apresente o poema "Os dentes do jacaré" , na cartolina ou papel pardo e fixe-o na parede da sala de aula para posterior leitura dos alunos.
Os dentes do jacaré
De manhã até à noite,
Jacaré escova os dentes,
Escova com muito zelo
Os do meio e os da frente.
- E os de trás, jacaré?
De manhã escova os da frente
E de tarde os do meio,
Quando vai escovar os de trás
Quase morre de receio.
- E os de trás, jacaré?
Desejava visitar
Seu compadre crocodilo
Mas morria de preguiça:
Que bocejo! Que cochilos!
- Jacaré e os dentes de trás?
Foi a pergunta que ouviu
Num sonho que então sonhou
Caiu da cama assustado
E escovou, escovou, escovou.
Autor: Sérgio Caparelli
ATIVIDADE 3 - Leitura, compreensão e interpretação do poema.
Identifique, junto com os alunos, nome do poema e seu autor. Após a leitura individual e coletiva pergunte:
ATIVIDADE 4 - Identificação de palavras
Divida os alunos em duplas, com hipóteses de escrita próximas e dê uma cópia do texto para realizarem uma atividade de caça-palavras . Pergunte:
Professor, você pode continuar realizando essa atividade utilizando outras palavras do poema como: jacaré, cama, crocodilo, preguiça, etc. Peça que os alunos utilizem lápis de cor para fazerem essas marcações. Essa é uma atividade que só será uma boa situação de aprendizagem para o aluno não alfabético se houver planejamento dos agrupamentos e na condução das perguntas.
ATIVIDADE 4.1 - Recorte e colagem de palavras
Leve para sala de aula revistas velhas, jornais, tesoura e cola. Divida os alunos em duplas e distribua papel chamex para todos. Faça um ditado com eles, mas ao invés de escreverem a palavra , eles terão que montá-la utilizando o material disponível, recortando letra por letra. Faça a correção coletiva no final.
ATIVIDADE 4.2 - Uso do alfabeto móvel gigante
Professor, divida uma folha de papel chamex ao meio e escreva, em cada pedaço, uma letra do alfabeto. Distribua cada letra para um aluno ( não importa se houver repetição de letras). Diga uma palavra e peça que os alunos a montem na frente da sala. Deixe que os mesmos se organizem sozinhos para montar a palavra correta . Você poderá ajudá-los fazendo perguntas que os façam refletir sobre a posição das letras na ordem certa.
Alunos se organizam, na frente da sala, para montarem a palavra BOCA, utilizando as letras móveis do alfabeto gigante.
Fonte: Acervo pessoal
ATIVIDADE 5 - Palestra e desenho
Junto com a direção da escola, convidem um agente de saúde ou um dentista para realizar uma palestra para os alunos sobre higiene bucal. Após a palestra, promova uma roda de conversa para que os alunos possam falar sobre o que acharam interessante. Distribua papel chamex e peça que desenhem e/ou escrevam o que aprenderam.
Aluno desenhando os bichinhos da cárie e a pasta de dentes que combate esse mal.
Fonte: Acervo pessoal
ATIVIDADE 6 - Pesquisa na internet
No laboratório de informática pesquisem sobre higiene bucal. Selecione, previamente, os sites que os alunos deverão visitar (ver recursos complementares). Novamente, faça agrupamentos produtivos, considerando não somente o conhecimento que os alunos possuem sobre a leitura, mas também suas características pessoais. Em sala de aula, conversem sobre o que descobriram.
ATIVIDADE 7 - Escrita de lista tendo o professor como escriba.
Juntamente com os alunos, crie uma lista de cuidados que devemos ter com os dentes. Seja o escriba e realize essa atividade no quadro. Não esqueça de promover reflexões sobre como se escreve. Esse tipo de atividade fará com que os alunos que não se encontram no nível alfabético, reflitam sobre a escrita das palavras. Ao final da atividade, faça a leitura coletiva e peça que os alunos registrem, no caderno, a atividade realizada e ilustrem cada frase.
ATIVIDADE 8 - Criação de cartaz
Divida os alunos em grupo e peça que construam cartazes sobre o que aprenderam. Oriente-os a planejarem o que vão fazer antes de realizarem a atividade. Lembre aos alunos que o trabalho em grupo requer saber ouvir e respeitar a opinião dos colegas para poderem decidir , em conjunto, o que irão fazer.
Atividade em grupo: criação de cartaz sobre higiene bucal
Fonte: Acervo pessoal
ATIVIDADE 9 - Jogos na internet
Jogos também ensinam e divertem a garotada. No laboratório de informática peça que acessem o site http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/higiene-bucal.html e deixe-os aprenderem mais sobre o assunto, brincando.
OBS.: Monte painéis nos corredores da escola, utilizando todos os materiais produzidos no decorrer das descobertas: cartazes, desenhos sobre higiene bucal, resultados da pesquisa na internet, entrevista, escrita dos textos, etc.
ATIVIDADE 10 Criação de folheto informativo e socialização do projeto na escola.
Monte, com a turma, um folheto informativo, acerca dos cuidados que devemos ter com os dentes. Os alunos poderão utilizar um editor de texto Writer/Word para realizarem essa atividade. Distribua tarefas entre os alunos. Planejem que informações colocarão no folheto, quem fará os desenhos, etc. Essa é a hora de retomarem o quadro da atividade 1 para constatarem as novas aprendizagens. Tire xerox do material e, junto com os alunos, faça a divulgação do que aprenderam, nas outras salas de aula, buscando sensibilizar outros colegas para a prática de uma higiene bucal saudável.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/higiene-bucal.html
http://www.colgate.com.br/app/BrightSmilesBrightFutures/BR/Kids.cvsp
http://www.colgate.com.br/app/PDP/MundodaCrianca/BR/Curiosidades/Dicas.cvsp
http://www.unioeste.br/projetos/unisol/projeto/c_odonto/p_cuidados_dente.htm
http://www.oralb.com/brazil/topics/CuidadoBucal.aspx?gclid=CPCw_Pb67a4CFUyR7Qod0wkHKw
Quatro estrelas 13 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/02/2013
Cinco estrelasEsse assunto foi muito bem abordado nestas aulas, que na verdade se tornou um pequeno projeto, simplismente ótimo, vou trabalhar com os alunos de minha escola!!!!
01/11/2012
Cinco estrelasParabéns,percebe-se que uma aula bem planejada,onde os alunos demonstre sua criatividade realmente é o que precisamos no nosso dia- a -dia.Adorei!!
30/10/2012
Cinco estrelasAdorei, muito dinâmica e divertida. assim fica fácil e gostoso aprender e ensinar higiene bucal. Obrigada.
18/10/2012
Quatro estrelaspartabéns uma aula bem planejada com certeza se obtem bons reultados...boa sorte
12/10/2012
Quatro estrelasAdorei esta aula, estou visitando pela primeira vez e já me identifiquei com tudo.Parabéns.
11/10/2012
Quatro estrelasAo conhecer o projeto de leitura "cadê o dentinho que estava aqui? A cárie comeu..." penso que trata se de uma aula possivel para se aplicar em minha escola e minha turma , pois faz parte da realidade das crianças da mesma faixa etária que as da minha turma , por isso escolhi este tema.A aula foi bem elaborada com os passo a passo de forma que alcançasse a turma de modo geral.
27/09/2012
Cinco estrelasEste projeto é muito interessante, o mesmo pode ser desenvolvido com alunos da educação infantil e fundamental com algumas adaptações. parabéns!
25/09/2012
Cinco estrelasGostei bastante dessas sugestões de atividades. Parabéns!
18/09/2012
Cinco estrelasGostei muito da aula, percebe-se a interação dos alunos e o conhecimento da professora sobre alfabetização.
15/09/2012
Cinco estrelasGostei demais de sua aula, pois trabalho a 18 anos com alfabetização de crianças e adultos. São ideias interessantes para aplicarmos em sala de aula.
13/09/2012
Cinco estrelasexcelente
13/09/2012
Cinco estrelasMuito interessante e criativa!
13/09/2012
Quatro estrelasParabéns pela criatividade, ela serviu de sugestão para minhas aulas de alfabetização e letramento.