Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de leitura e escrita : “Cadê o dentinho que estava aqui? A cárie comeu...”

 

12/09/2012

Autor e Coautor(es)
WIRLANDA JORGE BELO DA FONSECA JOSINO
imagem do usuário

SAO LUIS - MA Secretaria Municipal de Educação de SAO LUIS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes.
  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações.
  • Produzir  texto informativo.
  • Desenvolver a capacidade criadora.
  • Valorizar a saúde bucal.
  • Apresentar atitudes de higiene.
  • Refletir sobre o sistema de escrita e a linguagem usada para escrever.
  • Avançar nas habilidades leitora e escritora.

Duração das atividades
15 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dispensa conteúdos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - Conversa informal

Em uma conversa informal, pergunte aos alunos como eles cuidam dos dentes. Ouça o relato de experiências dos mesmos sobre cárie e dor de dente.

Em um quadro, que deverá ser afixado na sala de aula durante todo o desenvolvimento do projeto e,  retomado no final para averiguação de novas aprendizagens,  anote o que eles sabem e o que eles gostariam de saber sobre esse assunto. Depois, envolva-os na construção da metodologia do projeto (Como vamos saber?), perguntando como farão para descobrir as respostas levantadas pela turma.

Sugestão de quadro:

 

O que sabemos?

O que queremos saber?

Como  vamos saber?

 

 

 

 

OBS.: Professor, mesmo trabalhando com  crianças de 7ou  8 anos, é possível envolvê-las  na construção desse trabalho. Provoque nelas  a curiosidade e a vontade de saber mais sobre higiene bucal, uma vez que é comum irem à escola com dor de dente.  Ajude-as a pensar, na elaboração das etapas do projeto, perguntando:

  • Como gostariam de trabalhar esse tema?
  • Como vamos saber mais sobre o assunto? Vamos fazer pesquisa? Onde?
  • Podemos utilizar o laboratório de informática da escola? O que faremos lá?
  • Dá pra fazer pesquisa na internet?
  • Trabalharemos individualmente ou em duplas?
  • Seria interessante trazer um profissional (agente de saúde/dentista) para esclarecer nossas dúvidas sobre esse assunto?


    Certamente o que eles responderão permitirá a montagem  das etapas do projeto mais facilmente. Caso eles acrescentem algo  novo , discuta com a turma e acrescente ao quadro novas ações que ajudarão a enriquecer, mais ainda, o trabalho. Aproveite o interesse e motivação da turma pelo assunto para inserir ao projeto atividades que permitam um avanço na leitura e escrita dos alunos não alfabéticos.

 

ATIVIDADE 2 - leitura de texto

Apresente o poema "Os dentes do jacaré" , na cartolina ou papel pardo e fixe-o na parede da sala de aula para posterior leitura dos alunos.
 

Os dentes do jacaré

De manhã até à noite,
Jacaré escova os dentes,
Escova com muito zelo
Os do meio e os da frente.

- E os de trás, jacaré?

 De manhã escova os da frente
E de tarde os do meio,
Quando vai escovar os de trás
Quase morre de receio.

- E os de trás, jacaré?

Desejava visitar
Seu compadre crocodilo
Mas morria de preguiça:
Que bocejo! Que cochilos!

- Jacaré e os dentes de trás?

Foi a pergunta que ouviu
Num sonho que então sonhou
Caiu da cama assustado
E escovou, escovou, escovou.

Autor: Sérgio Caparelli

 

ATIVIDADE 3 - Leitura, compreensão e interpretação do poema.

Identifique, junto com os alunos, nome do poema e seu autor. Após a leitura individual e coletiva pergunte:

  • Quantos dentes você tem? E um jacaré?
  • Que período do dia o jacaré costuma escovar os dentes?
  • Por que será que o jacaré morre de medo de escovar os dentes de trás da boca?
  • Você escova  todos os seus dentes  ou só limpa os dentes da frente e do meio como o jacaré do poema?
  • O poema fala que o jacaré escova os dentes com muito zelo. O que isso quer dizer?
  • Quantas vezes você escova seus dentes diariamente?

 

ATIVIDADE 4 - Identificação de palavras

Divida os alunos em duplas, com hipóteses de escrita próximas e dê uma cópia do texto para realizarem uma atividade de caça-palavras . Pergunte:

  • Vamos procurar, no poema, onde está escrito a palavra "dentes"?
  • Qual a letra inicial dessa palavra?
  • Em que linha, do poema, ela está escrita 
  • Quantas letras utilizamos para escrevê-la?
  • Quantas sílabas possui?
  • Quantas vezes ela está repetida no poema?
  • Que outras palavras com "D" inicial vocês conhecem?

Professor, você pode continuar realizando essa atividade utilizando outras palavras do poema como: jacaré, cama, crocodilo, preguiça, etc. Peça que os alunos utilizem lápis de cor para fazerem essas marcações. Essa é uma atividade que só será uma boa situação de aprendizagem para o aluno não alfabético se houver  planejamento dos agrupamentos  e na condução das perguntas. 

 

ATIVIDADE 4.1 - Recorte e colagem de palavras

Leve para sala de aula revistas velhas, jornais, tesoura e cola. Divida os alunos em duplas e distribua papel chamex para todos. Faça um ditado com eles, mas ao invés de escreverem a palavra , eles terão que montá-la utilizando o material disponível, recortando letra por letra.  Faça a correção coletiva no final.

 

ATIVIDADE 4.2 - Uso do alfabeto móvel gigante

Professor, divida uma folha de papel chamex ao meio e escreva, em cada pedaço, uma letra do alfabeto. Distribua cada letra para um aluno ( não importa se houver repetição de letras). Diga uma palavra e peça que os alunos a montem na frente da sala. Deixe que os mesmos se organizem sozinhos para montar a palavra correta . Você poderá ajudá-los fazendo perguntas que os façam refletir sobre a posição das letras na ordem certa.

  

 

Alunos se organizam, na frente da sala, para montarem a palavra BOCA, utilizando as letras móveis do alfabeto gigante.

Fonte: Acervo pessoal

 

ATIVIDADE 5 - Palestra e desenho

Junto com a direção da escola, convidem um agente de saúde ou um dentista para  realizar  uma palestra para os alunos sobre higiene bucal. Após a palestra, promova uma roda de conversa para que os alunos possam falar sobre o que acharam interessante. Distribua papel chamex e peça que desenhem  e/ou escrevam o que aprenderam.

 

Aluno desenhando os bichinhos da cárie e a pasta de dentes que combate esse mal.

Fonte: Acervo pessoal

ATIVIDADE 6 - Pesquisa na internet

No laboratório de informática pesquisem sobre higiene bucal. Selecione, previamente, os sites que os alunos deverão visitar (ver recursos complementares). Novamente, faça agrupamentos produtivos, considerando não somente o conhecimento que os alunos possuem sobre a leitura, mas também suas características pessoais. Em sala de aula, conversem sobre o que descobriram.

 

ATIVIDADE 7 - Escrita de lista tendo o professor como escriba.

Juntamente com os alunos, crie uma lista de cuidados que devemos ter com os dentes. Seja o escriba e realize essa atividade no quadro. Não esqueça de promover reflexões sobre como se escreve. Esse tipo de atividade fará com que os alunos que não se encontram no nível alfabético, reflitam sobre a escrita das palavras. Ao final da atividade, faça a leitura coletiva e peça que os alunos registrem, no caderno, a atividade realizada e ilustrem cada frase.

 

ATIVIDADE 8 - Criação de cartaz

Divida os alunos em grupo e peça que construam cartazes sobre o que aprenderam. Oriente-os a planejarem o que vão fazer antes de realizarem a atividade. Lembre aos alunos que o trabalho em grupo requer saber ouvir e respeitar a opinião dos colegas para poderem decidir , em conjunto, o que irão fazer.

Atividade em grupo: criação de cartaz sobre higiene bucal

Fonte: Acervo pessoal

 

ATIVIDADE 9 - Jogos na internet

Jogos também ensinam  e divertem a garotada. No laboratório de informática  peça que acessem o site http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/higiene-bucal.html  e deixe-os aprenderem mais sobre o assunto, brincando.

OBS.: Monte painéis nos corredores da escola, utilizando todos os materiais produzidos no decorrer das descobertas: cartazes, desenhos sobre higiene bucal,  resultados da pesquisa na internet, entrevista, escrita dos textos, etc.

 

ATIVIDADE 10  Criação de folheto informativo e socialização do projeto na escola.

Monte, com a turma, um folheto informativo, acerca dos cuidados que devemos ter com os dentes. Os alunos poderão utilizar um editor de texto Writer/Word para realizarem essa atividade. Distribua tarefas entre os alunos. Planejem que informações colocarão no folheto, quem fará os desenhos, etc. Essa é a hora de retomarem o quadro da atividade 1 para constatarem as novas aprendizagens. Tire xerox do material e, junto com os alunos, faça a divulgação do que aprenderam, nas outras salas de aula, buscando sensibilizar  outros colegas para a prática de uma higiene bucal saudável.

Recursos Complementares
Avaliação

 

  •  Envolvimento da turma para as atividades propostas.
  •  Produção de folheto explicativo sobre os cuidados com os dentes e divulgação nas salas de aulas.
  •  Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos .
  • Acompanhamento individual dos avanços e dificuldades de todos os alunos na leitura e escrita.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 9/13 - 69.23%
  • Quatro estrelas 4/13 - 30.77%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cléuwilma Lima Santos, ESCOLA ESTADUAL ADELINO BRAGA , Goiás - disse:
    cleuwilma@hotmail.com

    22/02/2013

    Cinco estrelas

    Esse assunto foi muito bem abordado nestas aulas, que na verdade se tornou um pequeno projeto, simplismente ótimo, vou trabalhar com os alunos de minha escola!!!!


  • IOLANDA ESTEVAO FERREIRA DE MACEDO , ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO DE ARAUJO MORAIS , Goiás - disse:
    iolanda.ferreira01@gmail.com

    01/11/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns,percebe-se que uma aula bem planejada,onde os alunos demonstre sua criatividade realmente é o que precisamos no nosso dia- a -dia.Adorei!!


  • Cintia Neves Heizer, Escola Municipal , Rio de Janeiro - disse:
    cintiaheizer.tst@gmail.com

    30/10/2012

    Cinco estrelas

    Adorei, muito dinâmica e divertida. assim fica fácil e gostoso aprender e ensinar higiene bucal. Obrigada.


  • laurineia costa da silva, ESC MUL DO IRINEU , Amapá - disse:
    laurineiacosta@gmail.com

    18/10/2012

    Quatro estrelas

    partabéns uma aula bem planejada com certeza se obtem bons reultados...boa sorte


  • roseli teresinha carvalho barbosa , ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LOCALIZADA NO CAIC , Rio Grande do Sul - disse:
    rosebarbosa20102010@hotmail.com

    12/10/2012

    Quatro estrelas

    Adorei esta aula, estou visitando pela primeira vez e já me identifiquei com tudo.Parabéns.


  • cleonice imaculada brito oliveira, EM ZIZINHA RIBEIRO , Minas Gerais - disse:
    cleonicebritooliveira@yahoo.com.br

    11/10/2012

    Quatro estrelas

    Ao conhecer o projeto de leitura "cadê o dentinho que estava aqui? A cárie comeu..." penso que trata se de uma aula possivel para se aplicar em minha escola e minha turma , pois faz parte da realidade das crianças da mesma faixa etária que as da minha turma , por isso escolhi este tema.A aula foi bem elaborada com os passo a passo de forma que alcançasse a turma de modo geral.


  • Zaíra de Aquino Carolino, EMEIEF MANOEL GONCALVES DA SILVA , Paraíba - disse:
    zairacarolino@hotmail.com

    27/09/2012

    Cinco estrelas

    Este projeto é muito interessante, o mesmo pode ser desenvolvido com alunos da educação infantil e fundamental com algumas adaptações. parabéns!


  • Ildeci Rabelo de Souza, ESCOLA MUNICIPAL CAROLINA SILVA DOURADO , Bahia - disse:
    ildecirabelo@gmail.com

    25/09/2012

    Cinco estrelas

    Gostei bastante dessas sugestões de atividades. Parabéns!


  • SILVIA BARBOSA DE ZORZI, ESC EST ENS FUN MIGUEL WAIHRICH FILHO , Rio Grande do Sul - disse:
    silbzorzi@yahoo.com.br

    18/09/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, percebe-se a interação dos alunos e o conhecimento da professora sobre alfabetização.


  • Tânia Durão Martins, Escola Municipal Marília de Rezende Scarton Coutinho , Espírito Santo - disse:
    taniadurao1@hotmail.com

    15/09/2012

    Cinco estrelas

    Gostei demais de sua aula, pois trabalho a 18 anos com alfabetização de crianças e adultos. São ideias interessantes para aplicarmos em sala de aula.


  • Gabriel Teixeira de Godoi, ANTONIO BITONTI E E PROF E FUND , Paraná - disse:
    gb_tg@hotmail.com

    13/09/2012

    Cinco estrelas

    excelente


  • MARCELLE BRAUNE, E M BERNARDO PACHECO , Rio de Janeiro - disse:
    mel.braune@hotmail.com

    13/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante e criativa!


  • Francimar Bezerra Silva, E M E F WANDERLINA LOPES PEDRA MOREIRA , Pará - disse:
    francimarbezerra88@hotmail.com

    13/09/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns pela criatividade, ela serviu de sugestão para minhas aulas de alfabetização e letramento.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.