Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Guerrilha do Caparaó

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender as reações políticas e armadas ao Golpe Civil-Militar de 1964, suas propostas, seu desenvolvimento e suas conseqüências. Poderá aprender, ainda, como uma das formas políticas de resistência a uma situação ditatorial se instalou no País, sendo seguida por várias organizações políticas de esquerda.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ditadura Civil-Militar de 1964.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

O professor deverá fazer uma breve introdução sobre as articulações políticas, sociais e econômicas e ideológicas que antecederam o 31 março de 1964, culminando no Golpe Civil-Militar de 1964. Deverá enfatizar o clima de perplexidade das forças políticas que apoiavam o governo Goulart diante do golpe e a sua dificuldade em rearticular a oposição política ao ato de força que instalou a articulação golpista no poder político da nação. Por fim, o professor deverá ressaltar as ações do governo federal nos primeiros anos do Golpe Civil-Militar, quando buscavam levar a cabo ações ditatoriais que deram os primeiros contornos do que se seguiria nos anos posteriores, como, por exemplo, a edição dos primeiros Atos Institucionais, o fechamento do Congresso, a cassação de parlamentares e o cerceamento das liberdades.

Em seguida o professor deverá dividir a turma em grupos que procederam à pesquisa na Internet, buscando textos e imagens que serão utilizados em atividades posteriores. É importante lembrar que os sites anotados abaixo são sugestões de pesquisa. Os alunos deverão pesquisar, inclusive, os sites de pesquisa para realizar o trabalho.

Imagem 1:

Mapa da regieão do Caparao Mapa da região onde foi preparada a guerrilha do Caparao.Fonte: |Projeto República/UFMG

 

Imagem 2:

guerrilheiros presos :Guerrrilheiros presos após o fracasso da operação. Fonte: Projeto República/UFMG

Imagem 3:

Prisão dos guerrilheiros do Caparao na BR 116 Prisão de guerrilheiros na região do Caparao, na BR 116. Fonte: Projeto República/UFMG

 

Pesquisa em grupo

- Grupo 1: “O que é Guerrilha”.

Sites:

http://www.infoescola.com/geografia/guerrilha/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerrilha

 

Grupo 2: “O Golpe Civil-Militar de 1964: seus antecedentes, suas primeiras ações para instalar-se e organizar-se”.

Sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_Estado_no_Brasil_em_1964

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Golpe1964

 

Grupo 3: “O que é o Movimento Nacionalista Revolucionário”.

Site: http://www.brasilescola.com/historiab/movimento-nacionalista-revolucionario.htm

 

Grupo 4: “A Guerrilha do Caparaó”.

Sites:

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/livros/caparao-a-primeira-guerrilha-contra-a-ditadura

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerrilha_do_Capara%C3%B3

http://blogs.estadao.com.br/luiz-zanin/a-guerrilha-de-caparao-em-questao/

http://assessoriajuridicapopular.blogspot.com/2011/04/guerrilha-do-caparao-um-matematico-um.html

 

Grupo 5: “A visão dos militares”.

Site: http://www.militar.com.br/modules.php?name=Historia&file=display&jid=231

 

Os alunos deverão pesquisar, além dos textos, imagens que deverão ser reservadas para uma atividade posterior. Deverão produzir, também, um texto jornalístico de uma ou duas laudas sobre o tema de seu grupo, redigindo como se fosse a notícia daquele momento.

 

 AULA 2

O professor deverá reunir a turma em um seminário no qual se discutirá os resultados de cada um dos grupos, orientados pelas seguintes questões:

a) O que é guerrilha? Ela é uma forma eficaz de resistência política? Em que circunstância essa forma de oposição pode ser considerada uma opção política válida?

b) Qual o quadro político que antecede e justifica a organização do grupo guerrilheiro na Serra do Caparaó?

c) Qual o papel de Leonel Brizola na organização Movimento Nacionalista Revolucionário?

d) Como se desenvolveu a Guerrilha do Caparaó? Qual o seu impacto e importância?

e) Como os militares veem a Guerrilha do Caparaó?

 

AULA 3

Esta aula será dedicada à confecção de um Jornal Mural com as imagens reservadas na primeira aula, bem como os textos de caráter jornalístico relatando a Guerrilha do Caparaó, a ser afixado em local apropriado da Escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados na sua capacidade de participação, de argumentação, de pesquisa e de coleta de material iconográfico, bem como na coerência interna e argumentativa dos textos que comporão o Jornal Mural.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.