26/09/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
O aluno poderá aprender as reações políticas e armadas ao Golpe Civil-Militar de 1964, suas propostas, seu desenvolvimento e suas conseqüências. Poderá aprender, ainda, como uma das formas políticas de resistência a uma situação ditatorial se instalou no País, sendo seguida por várias organizações políticas de esquerda.
Ditadura Civil-Militar de 1964.
Introdução
O professor deverá fazer uma breve introdução sobre as articulações políticas, sociais e econômicas e ideológicas que antecederam o 31 março de 1964, culminando no Golpe Civil-Militar de 1964. Deverá enfatizar o clima de perplexidade das forças políticas que apoiavam o governo Goulart diante do golpe e a sua dificuldade em rearticular a oposição política ao ato de força que instalou a articulação golpista no poder político da nação. Por fim, o professor deverá ressaltar as ações do governo federal nos primeiros anos do Golpe Civil-Militar, quando buscavam levar a cabo ações ditatoriais que deram os primeiros contornos do que se seguiria nos anos posteriores, como, por exemplo, a edição dos primeiros Atos Institucionais, o fechamento do Congresso, a cassação de parlamentares e o cerceamento das liberdades.
Em seguida o professor deverá dividir a turma em grupos que procederam à pesquisa na Internet, buscando textos e imagens que serão utilizados em atividades posteriores. É importante lembrar que os sites anotados abaixo são sugestões de pesquisa. Os alunos deverão pesquisar, inclusive, os sites de pesquisa para realizar o trabalho.
Imagem 1:
Mapa da região onde foi preparada a guerrilha do Caparao.Fonte: |Projeto República/UFMG
Imagem 2:
:Guerrrilheiros presos após o fracasso da operação. Fonte: Projeto República/UFMG
Imagem 3:
Prisão de guerrilheiros na região do Caparao, na BR 116. Fonte: Projeto República/UFMG
Pesquisa em grupo
- Grupo 1: “O que é Guerrilha”.
Sites:
http://www.infoescola.com/geografia/guerrilha/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerrilha
Grupo 2: “O Golpe Civil-Militar de 1964: seus antecedentes, suas primeiras ações para instalar-se e organizar-se”.
Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_Estado_no_Brasil_em_1964
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Golpe1964
Grupo 3: “O que é o Movimento Nacionalista Revolucionário”.
Site: http://www.brasilescola.com/historiab/movimento-nacionalista-revolucionario.htm
Grupo 4: “A Guerrilha do Caparaó”.
Sites:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/livros/caparao-a-primeira-guerrilha-contra-a-ditadura
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerrilha_do_Capara%C3%B3
http://blogs.estadao.com.br/luiz-zanin/a-guerrilha-de-caparao-em-questao/
http://assessoriajuridicapopular.blogspot.com/2011/04/guerrilha-do-caparao-um-matematico-um.html
Grupo 5: “A visão dos militares”.
Site: http://www.militar.com.br/modules.php?name=Historia&file=display&jid=231
Os alunos deverão pesquisar, além dos textos, imagens que deverão ser reservadas para uma atividade posterior. Deverão produzir, também, um texto jornalístico de uma ou duas laudas sobre o tema de seu grupo, redigindo como se fosse a notícia daquele momento.
AULA 2
O professor deverá reunir a turma em um seminário no qual se discutirá os resultados de cada um dos grupos, orientados pelas seguintes questões:
a) O que é guerrilha? Ela é uma forma eficaz de resistência política? Em que circunstância essa forma de oposição pode ser considerada uma opção política válida?
b) Qual o quadro político que antecede e justifica a organização do grupo guerrilheiro na Serra do Caparaó?
c) Qual o papel de Leonel Brizola na organização Movimento Nacionalista Revolucionário?
d) Como se desenvolveu a Guerrilha do Caparaó? Qual o seu impacto e importância?
e) Como os militares veem a Guerrilha do Caparaó?
AULA 3
Esta aula será dedicada à confecção de um Jornal Mural com as imagens reservadas na primeira aula, bem como os textos de caráter jornalístico relatando a Guerrilha do Caparaó, a ser afixado em local apropriado da Escola.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/caparao_-_a_primeira_guerrilha_contra_a_ditadura.html
http://www.midiaindependente.org/pt/red/2007/06/384464.shtml
http://www.boitempo.com/livro_completo.php?isbn=978-85-7559-095-9
Os alunos serão avaliados na sua capacidade de participação, de argumentação, de pesquisa e de coleta de material iconográfico, bem como na coerência interna e argumentativa dos textos que comporão o Jornal Mural.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!