Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A vida nas favelas brasileiras – UCA.

 

26/09/2011

Autor y Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprenderá o que são favelas, como vivem seus habitantes, sua localização e as manifestações culturais dos moradores dessas comunidades. 

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos tenham estudado sobre a urbanização no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.

Aula 1:

O que são favelas?

Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas a turma:

 

  1. O que são favelas?
  2. Vocês já foram a uma favela? (Caso algum aluno diga sim, peça para ele comentar como é a favela que ele conheceu e qual a diferença dela para com os bairros que não são considerados favelas.)
  3. Há algum aluno na turma que mora em um bairro considerado uma favela? (Caso haja algum aluno, peça para ele comentar como é o seu bairro.)

 

Em seguida, projete no data show as imagens abaixo e peça paraos alunos  observarem efalarem sobre o que estão vendo. Explore as imagens observadas, solicitando que eles descrevam aquilo que mais lhe chamou a atenção (como são as favelas, como são as casas, as ruas, a estrutura, como vivem seus moradores) dentre outras informações que conseguirem identificar;

 

(Disponível em: http://acordabrasil.wordpress.com/2007/08/19/a-ditadura-nas-favelas-do-rio/, acesso em: 19/09/2011)

 

(Disponível em: http://affordablehousinginstitute.org/blogs/us/2008/06/favelas-of-sao-paulo-part-1-cingapura.html, acesso em:19/09/2011)

 

(Disponível em: http://anitacalmon.blogspot.com/2011/09/recebi-este-texto-por-e-mail-desconheco.html, acesso em: 19/09/2011)

 

  • Depois peça para os alunos acessarem o link abaixo e assistirem ao vídeo que traz informações sobre as favelas brasileiras, como a população, as casas, as dificuldades sociais enfrentadas: http://www.youtube.com/watch?v=ofnIxKba3wY&feature=related (acesso em: 19/09/2011)
  • Comente as informações trazidas pelo vídeo assistido.

 

Aula 2

 

  • Os problemas sociais das diferentes favelas brasileiras

Retome rapidamente com a turma o que foi visto na última aula, depois peça para acessarem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Favelas_no_Brasil (acesso em: 19/09/2011) e lerem o texto que fala como foram formadas as favelas brasileiras, sobre os problemas sociais enfrentados pelos moradores das favelas, como a falta de infraestrutura, a violência, a pobreza, dentre outras questões.

  • Os projetos sociais

Existem projetos sociais que promovem ajuda em diferentes áreas às populações que vivem nas favelas brasileiras. Peça para os alunos acessarem os links: http://www.mdf.org.br/projetos-sociais.htme http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/areas_atuacao/des_territorial.php (acesso em: 19/09/2011) e navegarem pelos sites para conhecerem mais sobre esses projetos.

  • Para finalizar essa aula, promova um diálogo com os alunos sobre os problemas sociais das favelas e sobre os projetos de ajuda que tentam amenizar esses problemas. Leve-os a pensarem e falarem sobre a responsabilidade dos nossos governantes e da sociedade em geral para com essas questões.

 

Aula 3:

 

As manifestações culturais nas favelas e a Central Única das Favelas

Nessa aula o professor irá dialogar com os alunos sobre as manifestações culturais nas favelas, em especial, sobre a música, o Funk, o Rap e o Hip-Hop como uma linguagem cultural dessa população.

  • Apresente a turma a Central Única das Favelas (CUFA), uma organização que surgiu de uma união dos jovens residentes nas favelas que buscavam expressar através da arte suas atitudes, questionamentos, anseios, dentre outras questões, como pode ser observado nas letras das músicas produzidas pelo rapper MV Bill, um dos fundadores do CUFA. As informações sobre o artista estão disponíveis na página: http://pt.wikipedia.org/wiki/MV_Bill (acesso em: 19/09/2011). Para obter mais informações sobre o CUFA, peça para os alunos acessarem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_%C3%9Anica_das_Favelas (acesso em: 19/09/2011) e lerem o texto.

 

  • Posteriormente a turma deve acessar o link abaixo e assistir ao vídeo. O áudio desse vídeo traz o rap “Eu só quero é ser feliz” (Letra e música: Cidinho e Doka), com a duração de 3 minutos e 42 segundos. Através desse vídeo poderão compreender como a música produzida nas favelas pode ser considerada uma expressão cultural da sua população. Peça para os alunos comentarem sobre a letra desse rap.

 

Eu so quero é ser feliz

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MXU4Ph9zZWQ, acesso em: 19/09/2011)

 

  • Por fim, promova um debate com os alunos a respeito do preconceito e sobre as críticas às músicas produzidas nas favelas. São críticas ao ritmo, as letras que muitas vezes são consideradas como uma apologia ao crime, aos bailes funks que estimulam a sexualidade de forma agressiva e inadequada, a violência, dentre outras questões.

 

Aula 4 e 5:

 

Faça uma rápida revisão do conteúdo trabalhado nas aulas 1, 2 e 3 e proponha a seguinte atividade:

Divida os alunos em grupos de 5 e peça para fazerem um vídeo clipe sobre como é a vida nas favelas brasileiras. O vídeo clipe deve conter imagens sobre as favelas e uma paródia, feita a partir de uma canção que faça parte do cotidiano das favelas, como raps, funks ou hip-hop. O trabalho deve ser feito seguindo as etapas e instruções a seguir:

 

1: Escolher a música a ser parodiada. Para isso, eles podem procurar as letras na internet no site do youtube: www.youtube.com (acesso em: 19/09/2011) e também no site: www.letrasdemusica.com.br (acesso em: 19/09/2011). No item "pesquisar" desses sites os alunos devem digitar: Funk, Rap ou Hip-Hop; aparecerão várias músicas desse estilo musical, por isso os grupos devem escolher uma dessas músicas e em seguida criar a paródia a partir da música escolhida.

Observação: É importante que o professor explique aos alunos o que é uma paródia. A paródia é uma imitação cômica de uma composição, é a recriação de um texto, nesse caso, é a recriação da letra da música. Para professor obter mais informações sobre o que é um paródia, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia (acesso em: 20/09/2011).

2: Procurar imagens na internet sobre as favelas brasileiras. Sugestão de sites de pesquisa:http://affordablehousinginstitute.org/blogs/us/2008/06/favelas-of-sao-paulo-part-1-cingapura.html, http://anitacalmon.blogspot.com/2011/09/recebi-este-texto-por-e-mail-desconheco.html (acesso em: 19/09/2011).

3: Acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=PiIXK86fB34 (acesso em: 19/09/2011) e assistir ao vídeo do youtube que mostra como fazer um vídeo clipe.

4: Montar o vídeo clipe, com duração de no máximo 5 minutos. Usar o programa kpresenter (metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresentação) do  laptop UCA para a montagem do clipe.

 

Aula 6 e 7:

 

Apresentação dos vídeos produzidos pelos alunos:

  • Essa aula será utilizada para a apresentação dos clipes produzidos pelos grupos. Use para a apresentação o data show. Ao fim de cada apresentação, deixe a turma comentar o vídeo apresentado, dar sugestões de melhorias, inclusive fazerem correções ortográficas e gramaticais.
  • O professor pode chamar professores da área de português e geografia para assistirem as exibições dos vídeos e também darem suas contribuições sobre o conteúdo dos vídeos e a respeito da temática da aula.
  • Observação: os trabalhos devem ser postados no site do youtube (para saber como fazer a postagem acesse: http://www.dicasblogger.com.br/2010/01/colocar-video-youtube-blogger.html, acesso em: 19/09/2011).
Recursos Complementares

Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:

http://www.cultura.gov.br/site/2009/09/18/aviso-de-pauta-60/(acesso em: 19/09/2011)

http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/livros/dirur/ensaios_de_economia_regional_e_urbana/Cap_2.pdf(acesso em: 19/09/2011)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Funk(acesso em: 19/09/2011)

Avaliação

O professor pode adotar  como estratégia de avaliação a observação do envolvimento  dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles compreenderam o que são favelas, como vivem seus habitantes, sua localização e as manifestações culturais dos moradores dessas comunidades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.