26/09/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Aprenderá o que são favelas, como vivem seus habitantes, sua localização e as manifestações culturais dos moradores dessas comunidades.
É preciso que os alunos tenham estudado sobre a urbanização no Brasil.
Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.
Aula 1:
O que são favelas?
Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas a turma:
Em seguida, projete no data show as imagens abaixo e peça paraos alunos observarem efalarem sobre o que estão vendo. Explore as imagens observadas, solicitando que eles descrevam aquilo que mais lhe chamou a atenção (como são as favelas, como são as casas, as ruas, a estrutura, como vivem seus moradores) dentre outras informações que conseguirem identificar;
(Disponível em: http://acordabrasil.wordpress.com/2007/08/19/a-ditadura-nas-favelas-do-rio/, acesso em: 19/09/2011)
(Disponível em: http://affordablehousinginstitute.org/blogs/us/2008/06/favelas-of-sao-paulo-part-1-cingapura.html, acesso em:19/09/2011)
(Disponível em: http://anitacalmon.blogspot.com/2011/09/recebi-este-texto-por-e-mail-desconheco.html, acesso em: 19/09/2011)
Aula 2
Retome rapidamente com a turma o que foi visto na última aula, depois peça para acessarem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Favelas_no_Brasil (acesso em: 19/09/2011) e lerem o texto que fala como foram formadas as favelas brasileiras, sobre os problemas sociais enfrentados pelos moradores das favelas, como a falta de infraestrutura, a violência, a pobreza, dentre outras questões.
Existem projetos sociais que promovem ajuda em diferentes áreas às populações que vivem nas favelas brasileiras. Peça para os alunos acessarem os links: http://www.mdf.org.br/projetos-sociais.htme http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/areas_atuacao/des_territorial.php (acesso em: 19/09/2011) e navegarem pelos sites para conhecerem mais sobre esses projetos.
Aula 3:
As manifestações culturais nas favelas e a Central Única das Favelas
Nessa aula o professor irá dialogar com os alunos sobre as manifestações culturais nas favelas, em especial, sobre a música, o Funk, o Rap e o Hip-Hop como uma linguagem cultural dessa população.
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MXU4Ph9zZWQ, acesso em: 19/09/2011)
Aula 4 e 5:
Faça uma rápida revisão do conteúdo trabalhado nas aulas 1, 2 e 3 e proponha a seguinte atividade:
Divida os alunos em grupos de 5 e peça para fazerem um vídeo clipe sobre como é a vida nas favelas brasileiras. O vídeo clipe deve conter imagens sobre as favelas e uma paródia, feita a partir de uma canção que faça parte do cotidiano das favelas, como raps, funks ou hip-hop. O trabalho deve ser feito seguindo as etapas e instruções a seguir:
1: Escolher a música a ser parodiada. Para isso, eles podem procurar as letras na internet no site do youtube: www.youtube.com (acesso em: 19/09/2011) e também no site: www.letrasdemusica.com.br (acesso em: 19/09/2011). No item "pesquisar" desses sites os alunos devem digitar: Funk, Rap ou Hip-Hop; aparecerão várias músicas desse estilo musical, por isso os grupos devem escolher uma dessas músicas e em seguida criar a paródia a partir da música escolhida.
Observação: É importante que o professor explique aos alunos o que é uma paródia. A paródia é uma imitação cômica de uma composição, é a recriação de um texto, nesse caso, é a recriação da letra da música. Para professor obter mais informações sobre o que é um paródia, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia (acesso em: 20/09/2011).
2: Procurar imagens na internet sobre as favelas brasileiras. Sugestão de sites de pesquisa:http://affordablehousinginstitute.org/blogs/us/2008/06/favelas-of-sao-paulo-part-1-cingapura.html, http://anitacalmon.blogspot.com/2011/09/recebi-este-texto-por-e-mail-desconheco.html (acesso em: 19/09/2011).
3: Acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=PiIXK86fB34 (acesso em: 19/09/2011) e assistir ao vídeo do youtube que mostra como fazer um vídeo clipe.
4: Montar o vídeo clipe, com duração de no máximo 5 minutos. Usar o programa kpresenter (metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresentação) do laptop UCA para a montagem do clipe.
Aula 6 e 7:
Apresentação dos vídeos produzidos pelos alunos:
Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:
http://www.cultura.gov.br/site/2009/09/18/aviso-de-pauta-60/(acesso em: 19/09/2011)
http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/livros/dirur/ensaios_de_economia_regional_e_urbana/Cap_2.pdf(acesso em: 19/09/2011)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Funk(acesso em: 19/09/2011)
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles compreenderam o que são favelas, como vivem seus habitantes, sua localização e as manifestações culturais dos moradores dessas comunidades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!