26/09/2011
Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Nesta aula o aluno conhecerá as medidas propostas para a melhoria do Nordeste e da vida do nordestino por meio da criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). O aluno compreenderá como uma série de fatores históricos e climáticos atrapalhou o desenvolvimento da região e como estes podem ser solucionados.
- República Velha.
- Coronelismo.
- Era Vargas.
- Nacional-Desenvolvimentismo.
- Geografia nordestina.
Em sala de aula ou no Laboratório de Informática, o professor deverá reproduzir a letra e a música de “Triste Partida”, de Luiz Gonzaga, disponível em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/82378/.
O professor deverá, então, iniciar um debate, perguntando aos alunos do que se trata a canção, anotando no quadro as opiniões:
- De qual região brasileira estamos falando?
- Que problemas ela enfrenta?
- Estes problemas já foram resolvidos?
- Quais são as saídas procuradas pela população?
Algumas imagens para o professor exibir durante o debate:
Solo rachado onde já houve um rio. Imagem disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/shirleypaesleme1-barro.jpg
Casas humildes em meio ao sertão nordestino, foco de várias doenças, como a malária. Imagem disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/coc_malaria5.jpg
O que restou de um rio. Imagem disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/coc_malaria4.jpg
Vítima da seca. Imagem disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/miseria1.jpg
O professor deverá, então, reproduzir a música “Menina Jesus”, de Tom Zé (disponível em: http://letras.terra.com.br/tom-ze/164896/), e retomar o debate com as questões:
- Quem é o personagem desta música?
- Quais as consequências do exôdo rural?
- O que estes migrantes sonham encontrar em outras regiões?
- Como as grandes cidades absorvem estes migrantes?
Após a discussão, os alunos deverão escrever um pequeno texto de uma lauda sobre os problemas do Nordeste, o exôdo rural e suas consequências.
Atividade 2
Agora que os alunos já se expressaram em relação ao Nordeste, o professor deverá iniciar uma leitura coletiva do texto “A invenção do nordeste” (disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/Nordeste). O professor deverá pedir aos alunos que se alternem na leitura do texto e fazer pausas para discussões, quando necessário, traçando comparações entre o texto e a opinião dos alunos, escrita no quadro durante a última atividade.
O professor deverá apresentar a música “Vozes da seca”, de Luiz Gonzaga (disponível em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47103/).
Os alunos agora deverão separar-se em grupos de até cinco membros. Conhecedores dos problemas que o Nordeste era vítima, os estudantes deverão dar uma resposta à música de Luiz Gonzaga, criando propostas para a região, buscando torná-la forte economicamente e com melhor qualidade de vida para a sua população e diminuir assim o êxodo.
Atividade 3
Os mesmos grupos da atividade anterior deverão ler os textos “A criação da SUDENE” (disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/Sudene) e “A SUDENE” (disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=470). Todos os membros do grupo deverão ler os textos, individualmente.
Após a leitura, o professor deverá iniciar o debate e anotar no quadro a opinião dos alunos:
- O que é a SUDENE?
- Para que foi criada?
- Quais as ações que pretendia fazer?
- Quais os resultados pretendidos?
- Obteve sucesso?
Após esta discussão, o professor deverá distribuir as propostas elaboradas na última atividade, de maneira que os grupos recebam as propostas elaboradas por seus outros colegas.
Com base na leitura dos textos sobre a SUDENE e a discussão proposta pelo professor, os alunos avaliarão o trabalho de seus colegas. Deverão apontar quais medidas propostas se aproximam com os ideais da SUDENE, quais são viáveis e podem obter bons resultados e quais seriam pouco efetivas.
Textos de apoio ao professor, disponíveis em:
http://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obed001g.html
http://www.fundaj.gov.br/tpd/111.html
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882001000100006&script=sci_arttext
Os estudantes serão avaliados em todas as etapas das atividades, de acordo com a sua participação e capacidade argumentativa.
Na redação sobre os problemas do Nordeste, deverá ser avaliada a capacidade do aluno em sintetizar e organizar o debate feito em sala de aula e sua capacidade de argumentar sobre a discussão.
As propostas para a região nordestina elaborada pelos grupos deverão ser avaliadas de acordo com a sua criatividade e adequação aos problemas reais da região, com base nas discussões feitas em sala de aula.
Na última atividade, deverá ser cobrada a capacidade dos estudantes em identificar, nas propostas dos grupos alheios, relações (de aproximação e exclusão) com o conteúdo dos textos sobre a SUDENE, assim como a sua capacidade de argumentar sobre estas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!