Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A criação da SUDENE

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Nesta aula o aluno conhecerá as medidas propostas para a melhoria do Nordeste e da vida do nordestino por meio da criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). O aluno compreenderá como uma série de fatores históricos e climáticos atrapalhou o desenvolvimento da região e como estes podem ser solucionados.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- República Velha.

- Coronelismo.

- Era Vargas.

- Nacional-Desenvolvimentismo.

- Geografia nordestina.

Estratégias e recursos da aula

 

Em sala de aula ou no Laboratório de Informática, o professor deverá reproduzir a letra e a música de “Triste Partida”, de Luiz Gonzaga, disponível em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/82378/.

 

O professor deverá, então, iniciar um debate, perguntando aos alunos do que se trata a canção, anotando no quadro as opiniões:

 

- De qual região brasileira estamos falando?

- Que problemas ela enfrenta?

- Estes problemas já foram resolvidos?

- Quais são as saídas procuradas pela população?

 

Algumas imagens para o professor exibir durante o debate:

asfasdfSolo rachado onde já houve um rio. Imagem disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/shirleypaesleme1-barro.jpg

gjfjCasas humildes em meio ao sertão nordestino, foco de várias doenças, como a malária. Imagem disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/coc_malaria5.jpg

gujerasO que restou de um rio. Imagem disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/coc_malaria4.jpg

ARFDHDFVítima da seca. Imagem disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/miseria1.jpg

 

O professor deverá, então, reproduzir a música “Menina Jesus”, de Tom Zé (disponível em: http://letras.terra.com.br/tom-ze/164896/), e retomar o debate com as questões:

- Quem é o personagem desta música?

- Quais as consequências do exôdo rural?

- O que estes migrantes sonham encontrar em outras regiões?

- Como as grandes cidades absorvem estes migrantes?

Após a discussão, os alunos deverão escrever um pequeno texto de uma lauda sobre os problemas do Nordeste, o exôdo rural e suas consequências.

 

 

Atividade 2

 

Agora que os alunos já se expressaram em relação ao Nordeste, o professor deverá iniciar uma leitura coletiva do texto “A invenção do nordeste” (disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/Nordeste). O professor deverá pedir aos alunos que se alternem na leitura do texto e fazer pausas para discussões, quando necessário, traçando comparações entre o texto e a opinião dos alunos, escrita no quadro durante a última atividade.

 

O professor deverá apresentar a música “Vozes da seca”, de Luiz Gonzaga (disponível em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47103/).

 

Os alunos agora deverão separar-se em grupos de até cinco membros. Conhecedores dos problemas que o Nordeste era vítima, os estudantes deverão dar uma resposta à música de Luiz Gonzaga, criando propostas para a região, buscando torná-la forte economicamente e com melhor qualidade de vida para a sua população e diminuir assim o êxodo.

 

 

Atividade 3

 

Os mesmos grupos da atividade anterior deverão ler os textos “A criação da SUDENE” (disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/Sudene) e “A SUDENE” (disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=470). Todos os membros do grupo deverão ler os textos, individualmente.

 

Após a leitura, o professor deverá iniciar o debate e anotar no quadro a opinião dos alunos:

- O que é a SUDENE?

- Para que foi criada?

- Quais as ações que pretendia fazer?

- Quais os resultados pretendidos?

- Obteve sucesso?

 

Após esta discussão, o professor deverá distribuir as propostas elaboradas na última atividade, de maneira que os grupos recebam as propostas elaboradas por seus outros colegas.

 

Com base na leitura dos textos sobre a SUDENE e a discussão proposta pelo professor, os alunos avaliarão o trabalho de seus colegas.  Deverão apontar quais medidas propostas se aproximam com os ideais da SUDENE, quais são viáveis e podem obter bons resultados e quais seriam pouco efetivas.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Os estudantes serão avaliados em todas as etapas das atividades, de acordo com a sua participação e capacidade argumentativa.

 

Na redação sobre os problemas do Nordeste, deverá ser avaliada a capacidade do aluno em sintetizar e organizar o debate feito em sala de aula e sua capacidade de argumentar sobre a discussão.

 

As propostas para a região nordestina elaborada pelos grupos deverão ser avaliadas de acordo com a sua criatividade e adequação aos problemas reais da região, com base nas discussões feitas em sala de aula.

 

Na última atividade, deverá ser cobrada a capacidade dos estudantes em identificar, nas propostas dos grupos alheios, relações (de aproximação e exclusão) com o conteúdo dos textos sobre a SUDENE, assim como a sua capacidade de argumentar sobre estas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.