Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O castelo medieval: funções, objetivos e funcionalidades

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Os elementos estruturais básicos do castelo medieval.

- A vida cotidiana em um castelo.

- As funções de um castelo.

- O surgimento do castelo.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- As principais estruturas feudais.

- A segunda onda de invasões bárbaras: vikings, magiares e muçulmanos.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O tema destas aulas, apesar de parecer, não é apenas técnico. O cotidiano dentro de um castelo medieval é muito representativo da vida que levavam as pessoas do período, não servindo apenas como estrutura militar ou de residência do senhor, mas também como local de relacionamento social.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

O professor deverá iniciar a aula mostrando aos alunos as seguintes imagens:

- Imagem 1: Castelo Inglês

Castelo inglês

(disponível em: http://marged.vilabol.uol.com.br/castleinglat.jpg);

- Imagem 2: Castelo em Gales

CAstle in Walaes

(disponível em: http://ipt.olhares.com/data/big/187/1873044.jpg);

- Imagem 3: Representação imagética medieval de um castelo

Representação medieval de um castelo

(disponível em: http://www.espacoarte.com.br/uploads/production/artwork/photo/1208/thumb_castelo-medieval-fulvio-pennacchi.jpg?1264531635).

Em seguida, indagar os alunos a respeito do castelo medieval:

- Quem os habitava?

- Qual a sua função?

- Quando proliferou a sua construção?

- De que eram feitos? Como eram construídos?

Essas perguntas servirão para guiar os alunos e o professor ao longo das outras aulas.

O professor, uma vez que se considere satisfeito com o pequeno debate despertado pelas imagens, deverá distribuir entre seus alunos o seguinte texto, disponível em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/castelos_medievais.htm.

Aula 2

O professor deverá distribuir entre os seus alunos os seguintes textos:

- Texto 1 (disponível em:http://marged.vilabol.uol.com.br/medieval_castles.html);

- Texto 2 (disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo);

- Texto 3 (disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-era-a-vida-em-um-castelo-medieval).

A leitura desses textos em sala de aula poderá ser feita de maneira silenciosa ou em voz alta, cabendo essa decisão ao professor. Uma vez realizada a leitura, os textos ajudarão os alunos a escrever uma redação de 25 linhas a respeito do castelo medieval. A redação deverá conter:

- As principais funções de um castelo;

- O cotidiano de um castelo;

- Os seus habitantes;

- A história dos castelos medievais: como surgiram, por que surgiram.

Aula 3

A terceira aula será dedicada à realização de um Jornal Mural. Os alunos deverão fazer uma pesquisa de imagens em livros, revistas e via Internet. Nesse último caso, o professor deverá levar os estudantes à Sala de Informática da escola, caso esta a possua.

Os alunos procurarão por imagens de castelos e seus aposentos, como a cozinha, o estábulo, o salão de reuniões, etc. O jornal deverá ser redigido pelos próprios alunos e deverá informar a respeito do castelo medieval: suas funções, seus variados tipos, seu cotidiano, a vida de seus habitantes, etc. As imagens deverão ilustrar essas informações e serem legendadas.

- Imagem 4: Um castelo medieval e suas facilidades (disponível em: http://blog.romances.com.br/up/r/ro/blog.romances.com.br/img/castelo_medieval2.jpg).

Castelo Medieval

Conclusão

Ao fim das aulas, os estudantes compreenderão que o castelo medieval não era apenas uma estrutura militar, mas também um elemento de importância econômica e social, um símbolo da sociedade feudal.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades propostas, assim como os textos escritos pelos alunos na segunda aula e os do Jornal Mural deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.