25/10/2011
João Ricardo Ferreira Pires; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
O aluno deverá compreender as Regências como um período de elaboração de variadas propostas de Estado, Política e Cidadania. Além disso, compreenderá a diversidade política e social das diferentes regiões onde aconteceram as revoltas.
O aluno já deve ter conhecimentos gerais sobre o Primeiro Reinado, principalmente as forças políticas e sociais em disputa naquele momento que levariam à abdicação de D. Pedro I e às Regências. Devem, também, ser trabalhadas as estruturas e legislações descentralizadoras que a Regência introduziu, notadamente o Ato Adicional.
Aula 1
O objetivo maior destas aulas sobre as “Rebeliões Regenciais no Brasil” é mostrar a diversidade das estratégias e das demandas dessas Rebeliões. Para tanto, nesta primeira aula, o professor deverá passar para os alunos o seguinte jogo sobre uma das rebeliões: a Cabanagem. O jogo poderá ser baixado no link:
http://www.larv.ufpa.br/index.php?r=jogo_cabanagem
(acesso em: 12 set. 2011).
A sala deverá ser dividida em cinco grupos e cada grupo deverá jogar em conjunto. O Jogo não precisa chegar até o final, pois o objetivo é perceber quais eram as forças em jogo na Cabanagem e de que forma elas agiam. Depois do jogo, oralmente, cada um dos grupos deverá apresentar:
- Quais eram as forças em jogo na Cabanagem?
- Como essas forças agiam?
- O que achou do jogo e o que vocês aprenderam da Cabanagem por meio dele.
AULA 2
Nesta etapa da aula, os alunos deverão assistir ao seguinte vídeo, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=kT9thsYRgro
(acesso em: 12 set. 2011).
Mantendo os grupos da aula anterior, os alunos deverão responder por escrito às seguintes perguntas, depois do vídeo:
- O que representam as rebeliões regenciais?
- Quais eram os grupos sociais envolvidos nessas rebeliões?
- Como as rebeliões acabaram? Quais são os seus legados?
As respostas deverão ser guardadas para atividades posteriores
AULA 3
O professor exibirá as imagens abaixo e pedirá aos alunos que respondam as questões. As respostas devem ser guardadas para atividades posteriores.
Imagem 01
Fonte: http://sergiokbsa.blogspot.com/2010/11/historia-do-brasil-imperio.html
Acesso em 21 out. 2011
Perguntas:
1) Há semelhanças entre as revoltas? Quais?
2) O que significou em termos políticos os desfechos das rebeliões
Imagem 02
Fonte: http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/regncia-e-as-revoltas-regenciais.html
(Acesso em 21 out. 2011)
Perguntas:
1) Para você o que representa a imagem?
2) Sabendo que a imagem é de um cabano paraense, o que ela demonstra dos elementos que participaram da Cabanagem
AULA 4
Mantendo os grupos da primeira aula, o professor pedirá a cada grupo que faça uma pesquisa sobre cada uma das revoltas abaixo. Depois de feita a pesquisa na Internet e em livros, os grupos deverão apresentar o resultado em formato de Mural para a sala e para a escola.
Lista dos grupos/rebeliões:
- “Balaiada”;
- “Revoltas Escravas”;
- “Sabinada”;
- “Cabanagem”;
- “Farroupilha”.
Sugestões de links para a pesquisa:
Para o Grupo 1, “Balaiada”:
http://www.klepsidra.net/klepsidra5/balaiada.html
(acesso em: 12 set. 2011);
http://www.scielo.br/pdf/his/v24n1/a03v24n1.pdf
(acesso em: 12 set. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Balaiada
(acesso em: 12 set. 2011).
Para o Grupo 2, “Revoltas Escravas”:
http://www.acervodanet.com.br/icontrole/images/produtos/75b8b7a681.pdf
(acesso em: 12 set. 2011);
http://www.afroasia.ufba.br/pdf/afroasia_n21_22_p45.pdf
(acesso em: 12 set. 2011);
http://www.labhstc.ufsc.br/vencontro/pdf/ANDRADE,%20Marcos%20Ferreira%20de.pdf
(acesso em: 12 set. 2011);
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/a-revolta-dos-males.pdf
(acesso em: 12 set. 2011).
Para o Grupo 3, “Sabinada”:
http://periodicos.uesb.br/index.php/politeia/article/viewFile/196/217
(acesso em: 12 set. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabinada
(acesso em: 12 set. 2011).
Para o Grupo 4, “Cabanagem”:
http://snh2007.anpuh.org/resources/content/anais/Ana%20Renata%20do%20Rosario%20de%20Lima.pdf
(acesso em: 12 set. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabanagem
(acesso em: 12. set. 2011).
Para o Grupo 5, “Farroupilha”:
http://sites.unifra.br/Portals/35/Artigos/2000/34/revolucao.pdf
(acesso em: 12 set. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Farrapos
(acesso em: 12 set. 2011).
CONCLUSÃO
Ao final, os alunos terão compreendido a diversidade das demandas sociais dessas rebeliões e o período regencial como um grande laboratório da nação brasileira.
Links que ajudarão na pesquisa da terceira aula e para o aprofundamento geral do tema e de outras rebeliões do período:
(acesso em: 12 set. 2011);
http://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6358/3809
(acesso em: 12 set. 2011);
http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/Anais/sao_paulo/2573.pdf
(acesso em: 12 set. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabanada
(acesso em: 12 set. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_regencial
(acesso em: 12 set. 2011);
http://www.youtube.com/watch?v=CfOLWkae7xY
(acesso em: 12 set. 2011).
A avaliação será dividida em duas partes: uma primeira, que é a soma das notas atribuídas pelo professor na atividade da primeira aula (o jogo), da segunda aula (as perguntas sobre o vídeo e da terceira aula). A segunda parte é a nota atribuída na atividade de pesquisa da quarta aula. Além desta avaliação, no final, deverá ser pedido ao aluno um texto reflexivo sobre a sua aprendizagem.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/11/2012
Cinco estrelasNão sabia que tinham tantos recursos que auxiliam os professores,vou utilizar esse suporte mais vezes.