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Rebeliões Regenciais no Brasil

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

João Ricardo Ferreira Pires; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender as Regências como um período de elaboração de variadas propostas de Estado, Política e Cidadania. Além disso, compreenderá a diversidade política e social das diferentes regiões onde aconteceram as revoltas.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve ter conhecimentos gerais sobre o Primeiro Reinado, principalmente as forças políticas e sociais em disputa naquele momento que levariam à abdicação de D. Pedro I e às Regências. Devem, também, ser trabalhadas as estruturas e legislações descentralizadoras que a Regência introduziu, notadamente o Ato Adicional.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 

O objetivo maior destas aulas sobre as “Rebeliões Regenciais no Brasil” é mostrar a diversidade das estratégias e das demandas dessas Rebeliões. Para tanto, nesta primeira aula, o professor deverá passar para os alunos o seguinte jogo sobre uma das rebeliões: a Cabanagem. O jogo poderá ser baixado no link:

http://www.larv.ufpa.br/index.php?r=jogo_cabanagem

(acesso em: 12 set. 2011).

 

A sala deverá ser dividida em cinco grupos e cada grupo deverá jogar em conjunto. O Jogo não precisa chegar até o final, pois o objetivo é perceber quais eram as forças em jogo na Cabanagem e de que forma elas agiam. Depois do jogo, oralmente, cada um dos grupos deverá apresentar:

- Quais eram as forças em jogo na Cabanagem?

- Como essas forças agiam?

- O que achou do jogo e o que vocês aprenderam da Cabanagem por meio dele.

 

AULA 2

Nesta etapa da aula, os alunos deverão assistir ao seguinte vídeo, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=kT9thsYRgro

(acesso em: 12 set. 2011).

 

Mantendo os grupos da aula anterior, os alunos deverão responder por escrito às seguintes perguntas, depois do vídeo:

- O que representam as rebeliões regenciais?

- Quais eram os grupos sociais envolvidos nessas rebeliões?

- Como as rebeliões acabaram? Quais são os seus legados?

 

As respostas deverão ser guardadas para atividades posteriores

 

AULA 3

O professor exibirá as imagens abaixo e pedirá aos alunos que respondam as questões. As respostas devem ser guardadas para atividades posteriores.

 

Imagem 01

Quadro

Fonte: http://sergiokbsa.blogspot.com/2010/11/historia-do-brasil-imperio.html

Acesso em 21 out. 2011

Perguntas:

1)      Há semelhanças entre as revoltas? Quais?

2)      O que significou em termos políticos os desfechos das rebeliões

 

Imagem 02

Cabano

Fonte: http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/regncia-e-as-revoltas-regenciais.html

(Acesso em 21 out. 2011)

Perguntas:

1)      Para você o que representa a imagem?

2)      Sabendo que a imagem é de um cabano paraense, o que ela demonstra dos elementos que participaram da Cabanagem

 

AULA 4

Mantendo os grupos da primeira aula, o professor pedirá a cada grupo que faça uma pesquisa sobre cada uma das revoltas abaixo. Depois de feita a pesquisa na Internet e em livros, os grupos deverão apresentar o resultado em formato de Mural para a sala e para a escola.

Lista dos grupos/rebeliões:

- “Balaiada”;

- “Revoltas Escravas”;

- “Sabinada”;

- “Cabanagem”;

- “Farroupilha”.

 

Sugestões de links para a pesquisa:

Para o Grupo 1, “Balaiada”:

http://www.klepsidra.net/klepsidra5/balaiada.html

(acesso em: 12 set. 2011);

http://www.scielo.br/pdf/his/v24n1/a03v24n1.pdf

(acesso em: 12 set. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Balaiada

(acesso em: 12 set. 2011).

 

Para o Grupo 2, “Revoltas Escravas”:

http://www.acervodanet.com.br/icontrole/images/produtos/75b8b7a681.pdf

(acesso em: 12 set. 2011);

http://www.afroasia.ufba.br/pdf/afroasia_n21_22_p45.pdf

(acesso em: 12 set. 2011);

http://www.labhstc.ufsc.br/vencontro/pdf/ANDRADE,%20Marcos%20Ferreira%20de.pdf

(acesso em: 12 set. 2011);

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/a-revolta-dos-males.pdf

(acesso em: 12 set. 2011).

 

Para o Grupo 3,  “Sabinada”:

http://periodicos.uesb.br/index.php/politeia/article/viewFile/196/217

(acesso em: 12 set. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabinada

(acesso em: 12 set. 2011).

 

Para o Grupo 4, “Cabanagem”:

http://snh2007.anpuh.org/resources/content/anais/Ana%20Renata%20do%20Rosario%20de%20Lima.pdf

(acesso em: 12 set. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabanagem

(acesso em: 12. set. 2011).

 

Para o Grupo 5, “Farroupilha”:

http://sites.unifra.br/Portals/35/Artigos/2000/34/revolucao.pdf

(acesso em: 12 set. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Farrapos

(acesso em: 12 set. 2011).

 

CONCLUSÃO

Ao final, os alunos terão compreendido a diversidade das demandas sociais dessas rebeliões e o período regencial como um grande laboratório da nação brasileira.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será dividida em duas partes: uma primeira, que é a soma das notas atribuídas pelo professor na atividade da primeira aula (o jogo), da segunda aula (as perguntas sobre o vídeo e da terceira aula). A segunda parte é a nota atribuída na atividade de pesquisa da quarta aula. Além desta avaliação, no final, deverá ser pedido ao aluno um texto reflexivo sobre a sua aprendizagem.

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