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Representações da Segunda Grande Guerra

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Gabriel Luiz Maia Nascimento; Lígia Beatriz Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Os alunos poderão desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de fontes mais diversas, dialogando suas interpretações a partir dessas. Além disso, os alunos poderão ter uma nova perspectiva de um conteúdo programático muito explorado. Os alunos, também, terão a oportunidade de problematizar e discutir o impacto que a Segunda Grande Guerra teve no cotidiano das pessoas que, querendo ou não, acabaram envolvendo-se com o acontecimento. Além disso, os alunos poderão analisar os valores que são veiculados nessas representações e de que forma esses bens simbólicos conformavam e eram conformados pelo processo histórico.

Duração das atividades
Oito aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- História Contemporânea.

- Segunda Guerra mundial.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais apresentaram ao mundo um novo conceito de Guerra. As pessoas agora se viam diante da guerra total. O objetivo da guerra total é uma mobilização total de seus recursos – sejam eles agrícolas, industriais, naturais, militares, tecnológicos e humanos – para que se possa, dessa maneira, anular o adversário e sua possível capacidade de retaliação.

Essa lógica beligerante acabava, então, por tocar os mais diversos setores sociais, envolvendo enorme parte da população no chamado “esforço de guerra”. A impressão que se tinha era de uma criatura de largos braços que, como um câncer, espalhava e tomava conta de todas as pessoas. O sentimento de nacionalismo, que era alimentado pelos Estados envolvidos, acabava envolvendo ainda mais essa sociedade

Ainda dentro do conceito de guerra total, outra problemática deve ser levantada. Se todos os recursos já citados eram voltados para o esforço de guerra, os mesmo deveriam ser combatidos como se fossem elementos da guerra. A natureza, as indústrias, as cidades e as plantações agora eram alvos estratégicos. Na guerra total não existe muita distinção entre combatentes e não combatentes. Dessa maneira, o cotidiano ficou completamente alterado e as pessoas tiveram que se adequar à nova realidade.

Com base nesse contexto e no começo do conflito armado, é que a produção cultural destinada às massas, como a História em Quadrinhos, ajuda-nos a refletir sobre uma série de valores e conceitos que devem ser problematizados para que se possa ter uma leitura crítica tanto do período, quanto de toda a produção cultural que cerca tal acontecimento.

 

DESENVOLVIMENTO

Na primeira e segunda aulas, o professor deverá introduzir o assunto aos alunos. As aulas deverão ser expositivas dialógicas. Além de introduzir o tema, o professor deverá trabalhar outros assuntos a partir das interações dos alunos. Conceitos como Nazismo, Fascismo, Totalitarismo, Guerra Total e Holocausto deverão ser inicialmente problematizados.

Na terceira aula, o professor deverá dividir a sala em grupos. A quantidade de grupos deverá ser escolhida pelo professor, pois os temas não são diferenciados e os alunos trabalharão em cima da mesma questão. Para explicar o trabalho para a sala, o professor deverá projetar as seguintes passagens:

 

Sexta-feira, 26 de Maio de 1944.

 

Minha querida Kitty,

Finalmente, depois de muito tempo, posso sentar calmamente à minha mesa, diante da janela entreaberta e escrever tudo, tudo o que quero dizer.

Estou mais infeliz do que me sentia há meses. Mesmo depois do assalto no prédio não fiquei tão mal, por dentro e por fora. Por um lado são as notícias sobre o Sr. van Hoeven, a questão dos judeus (que é discutida em detalhes por todas as pessoas da casa), a invasão (que demora tanto a acontecer), a comida horrível, a tensão, atmosfera infeliz, meu desapontamento com Peter.[...]

FRANK, Anne. O diário de Anne Frank.

Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 314. 

No dia previsto, os combatentes de Stalingrado celebraram sua festa de Natal. Um céu cor de cinza estendia-se pesadamente sobre a estepe nevada. Um frio implacável cristalizava a paisagem.

Em Stalingrado não havia mesas cobertas com toalhas brancas, nem nozes, nem maçãs: só algumas pequenas árvores de Natal, enviadas pelo correio.

Aquele que dispunha de uma vela, acendia-a por momentos, colocando-a no gargalo de uma garrafa, calcando-a sobre uma táboa [sic], dentro do capacete ou em algum ramo de árvore. Depois, apagava-se e guardava-se para outra noite. As árvores de Natal e os discursos alusivos à festividade perdiam todo o valor simbólico no meio das munições, quase sem pão e naquele ambiente de promiscuidade.

Os homens sentavam-se muito perto uns dos outros. Táboas [sic] e caixotes serviam de mesas, os recipientes de metal faziam-se de copos. Os mais favorecidos bebiam aguardente, ou mesmo vinho. A maioria contentava-se com chá, ou neve derretida. É difícil descrever os sentimentos que animavam estes homens a minha volta.

 

SCHRÖTER, Heinz. “Natal em Stalingrado.”

Disponível em: <http://www.2guerra.com.br/sgm/index.php?option] =com_content&task=view&id=398&Itemid=32>

A partir dessas passagens, o professor deverá propor à turma analisar como a guerra mundial afetou a vida das “pessoas comuns”.

Para isso, cada grupo deverá pesquisar produções que tratem sobre o tema da “Segunda Grande Guerra”. A produção cultural sobre este tema é muito vasta e os alunos poderão recorrer a filmes, histórias em quadrinhos, séries de tevê, documentários, livros, textos, depoimentos, desenhos animados, imagens, fotografias, propagandas e o que mais acharem pertinente para fazer o trabalho.

Der Fuher's face     Série

Diferentes exemplos de representações sobre a Segunda Guerra. Na esquerda o desenho animado "Der Fuher's Face", de Walt Disney. Na direita, a série de TV "Band of Brothers", de Tom Hanks e Steven Spielberg

http://disney.wikia.com/wiki/Der_Fuehrer's_Face ) ( http://leapbackblog.blogspot.com/2011/01/tv-series-of-month.html)

Na quarta aula, enquanto os alunos coletam esse material, o professor poderá pegar alguns exemplos coletados para mostrar como os alunos deverão fazer essa análise. O professor deverá ressaltar que o que os alunos têm em mãos são representações e recriações, de tal modo que eles deverão explicitar a intenção do material analisado. Além disso, depois de coletado o material, os alunos poderão ter noção da multiplicidade de relatos que compõe uma visão sobre a guerra e o porquê de ela ser tão explorada.

Os grupos deverão apresentar seus trabalhos em três aulas. Na aula seguinte (oitava aula), o professor deverá fazer um seminário com os alunos, trabalhando as ideias que foram levantadas durante as apresentações. O professor poderá ressaltar o quanto a produção cultural é diversa e de que maneira ela apresenta a visão de diversas pessoas que, querendo ou não, viram-se envolvidas nesse combate. Esse aspecto poderá ser relacionado com o conceito de guerra total e o professor poderá instigar os alunos a fazerem esse tipo de ligação. Após, o professor poderá concluir o tema com a turma, ressaltando o impacto que a guerra tem sobre a vida de qualquer população.

O professor poderá propor, ainda, a construção de um centro de referências, onde os alunos listem e deem sugestões sobre filmes, histórias em quadrinhos, séries de tevê, documentários, livros, textos, depoimentos, desenhos animados, imagens, fotografias, jogos de videogame e o que mais acharem interessante. Nesse pequeno catálogo, os alunos ainda poderão pôr os seus comentários a partir do que foi trabalhado em relação a esse tipo de produção cultural.

Paisá   Capa do livro

Outros exemplos de representações. Na esquerda o Filme Paisá, de Roberto Rosselini e na direita a capa do quadrinho Maus, de Art Spiegelman

http://friendsharept.org/phpbb/viewtopic.php?f=4&t=446 ) ( http://paul-server.hum.aau.dk/comix05/read/maus.htm )

CONCLUSÃO

Após a discussão, o professor deverá ressaltar para os alunos a importância de se ter uma leitura crítica sobre um período tão explorado quanto a Segunda Guerra Mundial. A produção cultural sobre esse tema é tão grande que é importante os alunos criarem seus próprios filtros de análise e compreenderem esse material como recriação e não um espelho da realidade, ressaltando assim a multiplicidade de olhares e opiniões. Essa visão mais crítica auxiliará o aluno a perceber melhor a história que o cerca.

Recursos Complementares
Avaliação

 

A avaliação deverá ser constante no decorrer do processo, privilegiando a participação dos alunos e os aspectos qualitativos do material produzido durante as aulas. Durante o processo, propõe-se a elaboração de um texto em grupo sobre um tema e em um suporte escolhido pelos alunos. Além disso, propõe-se uma avaliação escrita com questões elaboradas pelo professor.

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