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O milagre econômico brasileiro

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Wilkie Buzatti Antunes, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

À partir do estudo do fenômeno econômico que ficou conhecido como “milagre brasileiro”, os alunos terão a oportunidade de compreender o período histórico da primeira metade dos anos 1970, articulando as iniciativas econômicas do governo militar ao seu contexto político e social. Os alunos poderão compreender de que forma os resultados econômicos foram utilizados pelo regime militar, ao lado de uma intensa campanha de propaganda, para ocultar uma série de medidas políticas, e como forma de justificar seu governo autoritário.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- O Golpe Civil-Militar de 1964.

- O regime militar brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

Através do estudo de um período de resultados econômicos muito favoráveis ocorrido no Brasil da década de 1970, e que ficou conhecido como “milagre econômico”, buscaremos compreender um período do regime militar brasileiro, compreendido sobretudo pelo governo do general Emílio Garrastazu Médici. Em primeiro lugar, buscaremos relativizar o uso da palavra “milagre”, demonstrando que o crescimento econômico impressionante gerou consequências graves na própria economia e na sociedade. Em seguida, buscaremos demonstrar de que forma o regime militar buscou fixar a imagem de um país em franco desenvolvimento, construindo através de uma intensa campanha de propaganda a ideia de que o Brasil é o “país do futuro”. Por último, buscaremos demonstrar que as campanhas de propaganda e o crescimento econômico eram utilizadas para mascarar um período de intensa repressão e autoritarismo.

 

 

Desenvolvimento

Atividade 1

A primeira atividade será desenvolvida em torno da desconstrução da ideia de “milagre econômico”, demonstrando as consequências do crescimento para o país. O professor deve dividir a turma em três grupos, cada um ficando responsável pela leitura de um dos textos a seguir:

http://www.historiadobrasil.net/ditadura/ (acessado em 10/09/2011);

http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/milagre-economico/ (acessado em 10/09/2011);

http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/milagre-economico-brasileiro.htm (acessado em 10/09/2011).

Em seguida à leitura do texto, o professor mediar um debate entre os grupos que deverão apresentar as conclusões à partir da leitura dos textos. É importante que o professor tenha a preocupação de reforçar os pontos que relativizem a versão “oficial” do milagre, esclarecendo as dúvidas que os alunos possam ter em relação ao contexto histórico.

Como tarefa de casa, os alunos podem redigir um texto dissertativo que sintetize os pontos de discussão apresentados em sala. Podem ser ainda estimulados a realizarem pesquisas na internet e em livros a respeito do milagre econômico e de suas consequências.

 

 

Atividade 2

Na segunda atividade, serão abordadas as iniciativas do regime militar brasileiro que atuaram ao lado dos resultados econômicos para construir a imagem de que o Brasil era um país em paz, tranquilo e que caminhava para o futuro.

Uma dessas iniciativas era a publicidade, que buscava reforçar a imagem de um país de sucesso, onde não haviam conflitos:

Brasil, um país que vai pra frente (http://www.youtube.com/watch?v=MX6zjrCwwac acessado em 10/09/2011);

Brasil trabalho e paz (http://www.youtube.com/watch?v=XSd3nswvpAk acessado em 10/09/2011);

Fusca – comercial Transamazônica (http://www.youtube.com/watch?v=LqwNUAavg6I acessado em 10/09/2011).

Ao lado da publicidade, uma intensa campanha foi feita em torno do título da copa do mundo de 1970, vencida pelo Brasil:

Futebol e ditadura militar (http://www.youtube.com/watch?v=U_3nK7BGM20 acessado em 10/09/2011).

Propaganda ufanistahttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000002367/md.0000028403.jpg

 

Propaganda ufanistahttp://images04.olx.com.br/ui/7/14/18/f_127220618-4f493615.jpeg

 

Trihttp://www.jblog.com.br/media/41/20080619-22%20de%20junho%20de%201970%20-%20segunda%20feira.jpg

 

Em seguida aos vídeos, o professor deve conduzir um seminário entre os alunos, em torno dos seguintes motes:

- Quais são os principais valores trabalhados nas peças de propaganda exibidas?

- O que esses valores buscam demonstrar?

- De que forma os alunos acham que a propaganda pode influir no seu cotidiano?

 

Como tarefa para casa, os alunos devem realizar uma pesquisa a respeito das canções lançadas durante o período estudado, que buscavam exaltar o Brasil.

 

 

Atividade 3

Na terceira atividade os alunos irão entrar em contato com o autoritarismo e a violência que permeava o cotidiano brasileiro na década de 1970, mas que era “deixado de lado” pela propaganda oficial do regime militar brasileiro.

Essa atividade terá como base o livro-relatório “Direito à Verdade, Direito à Memória” (http://portal.mj.gov.br/sedh/biblioteca/livro_direito_memoria_verdade/livro_direito_memoria_verdade_sem_a_marca.pdf acessado em 11/09/2011). O professor deverá dividir a turma em 6 grupos; a cada grupo caberá a pesquisa de um dos anos do intervalo entre 1968-1973. A pesquisa deve contemplar os seguintes pontos:

1. Qual o número total de pessoas mortas ou desaparecidas durante o regime militar, segundo o livro?

2. Qual o número de pessoas mortas ou desaparecidas em cada um dos anos do intervalo 1968-1973?

3. Qual a porcentagem de jovens mortos ou desaparecidos em cada um desses anos? (pode-se considerar para essa estatística o limite de idade de 30 anos).

 

Em seguida à essa pesquisa, o professor deve reunir novamente a sala e construir em um mural um gráfico que mostre a evolução do número de pessoas mortas e desaparecidas durante esse período. Ao lado desse gráfico, os alunos deverão construir um gráfico com o crescimento do PIB do país durante esses mesmos anos (pode ser utilizado o gráfico disponível em http://www.scielo.br/img/revistas/rbe/v62n2/06-1.gif acessado em 11/09/2011). Essa atividade pode inclusive contar com a participação de um professor de matemática que auxilie na construção dos gráficos.

 

Por fim, os alunos devem ser estimulados a pensar: qual a relação entre os dois gráficos e o intenso esforço de propaganda realizado pelo regime militar, como visto na segunda atividade?

 

 

Conclusão

No decorrer das atividades os alunos irão conhecer o fenômeno econômico conhecido como “milagre brasileiro” que ocorreu no país na década de 1970, e que se caracterizou por altas taxas de crescimento econômico. Ao mesmo tempo, irão conhecer os esforços de propaganda desenvolvidos pelo governo, em um contexto de intensa repressão política. Assim, unindo essas três partes do mesmo evento, os alunos deverão descontruir a imagem montada pela propaganda oficial do regime militar, e compreenderem as consequências políticas, sociais e econômicas dos eventos tratados nas aulas.

Recursos Complementares

Dissertação de mestrado sobre ditadura e propaganda: http://www.arqanalagoa.ufscar.br/tesesdisserta/Disserta__o_de_Mestrado___Ricardo_Constante_Martins.pdf, acessado em 12/09/2011.

Texto sobre a política econômica do governo Médici: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-63512005000300003&script=sci_arttext, acessado em 12/09/2011.

Avaliação

A avaliação poderá ocorrer a partir do somatório entre o desempenho global dos alunos nas atividades propostas (discussões, seminários e apresentações) e das atividades complementares pedidas (redações de texto e pesquisa). Os alunos poderão ser avaliados ainda a partir da produção de um texto síntese de todo o conteúdo estudado, que poderá ainda ser apresentado sob a forma de blog, jornal ou programa de televisão, de acordo com as condições disponíveis em cada escola.

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