Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


II Glee: o verdadeiro Bullying? (UCA)

 

03/10/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres Centro Pedagógico, EBAP/UFMG

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Analisar e interpretar textos verbais e não verbais;

o       Trabalhar com sequências expositivo-dissertativas;

o       Identificar opiniões por meio de fatos e argumentos que a sustentam;

o       Conscientizar-se sobre problemas ligados ao bullying.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No Brasil, a palavra pode até ter surgido há pouco tempo em livros e manuais relacionados ao ensino, entretanto a existência deste fenômeno em escolas brasileiras remonta a tempos muito antigos. Quem nunca sofreu ou praticou algum tipo de ação coerciva quando criança, sobretudo, na fase escolar?

O bullying, palavra de língua inglesa ainda sem tradução literal para o português, constitui todo e qualquer ato de violência (física ou psicológica) que se manifesta repetidas vezes de forma intencional e dissimulada. É geralmente praticado por um ou mais indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir o outro, o próximo ou o semelhante, que, por muitas vezes ser incapaz de se defender, sofre contínua e intensamente a agressão.

A prática de tal violência contra o indivíduo, sobretudo no contexto escolar, tem se mostrado cada vez mais comum, tanto que os alunos certamente já terão informações a respeito. Entretanto, a recorrência do problema, não o exclui de ser abordado em sala de aula; pelo contrário, é por causa disso mesmo que o bullying deve ser um tema continuamente trabalhado, visando sempre à consciência dos alunos a respeito dos inúmeros efeitos negativos decorrentes dessa prática.

É exatamente esse o objetivo principal dessa aula: partir do conhecimento prévio dos alunos para levá-los a refletir sobre as terríveis práticas de bullying na escola. Em outras palavras, a partir dessa aula, o professor discutirá como seus alunos têm lidado com os outros, com os seus colegas, tão semelhantes, mas diferentes. É desse modo que eles poderão quebrar tabus e preconceitos, e, enfim, se respeitarem mutuamente seja na escola seja em quaisquer outros contextos sociais.

Estratégias e recursos da aula

16

Disponível em: http://raileronline.blogspot.com/2011/06/glee.html.

Acesso em: 10 set. 2011.

Atividade 01

O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre bullying. É importante que ele ressalte as consequências geradas por essa prática bem como importância de erradicá-la do contexto escolar, respeitando e aceitando o outro sem preconceito e discriminação.

Em seguida, o professor deverá apresentar aos alunos o primeiro episódio de Glee, uma séria americana baseada nos problemas de bullying na escola. Para tanto, o professor deve previamente fazer o download do referido vídeo em qualquer site que lhe convier. Ele pode, por exemplo, digitar a expressão “Glee download” em algum site de pesquisa (Google, Bing ou Ask.com), escolher um site confiável que aborde a série, encontrar o episódio desejado e, enfim, efetuar o download. Caso o professor tenha dificuldades em efetuar essa ação, deve solicitar aos alunos. Eles terão prazer em ajudar.

Recomendamos, para isso, que o professor recorra ao site http://www.seriesw.com, aqui ele encontrará não somente Glee, mas também outras séries com todos episódios para download gratuito. O professor pode, inclusive, recomendar o site aos alunos para que eles possam até mesmo assistir a outros episódios da série.

 

15

Disponível em: http://connect.in.com/glee/images-wallpaper-de-glee-musicacom-5-654374279711.html.

 Acesso em: 10 set. 2011.

Eis um dos cartazes de divulgação da série mais conhecidos que apresenta os personagens principais fazendo a letra "L" com indicador e polegar. Essa posição dos dedos indica looser, expressão inglesa equivalente a “perdedor” em português. Professor, não deixe de apresentar o cartaz aos alunos nem de analisar o gesto que estão fazendo caso eles desconheçam o significado dele.

 

Atividade 02

Após a apresentação do vídeo, o professor procederá com os alunos à análise minuciosa do episódio apresentado. Nessa análise, o professor fará algumas perguntas para conduzir seu trabalho. Essas perguntas servirão como roteiro de análise para o professor que, deve, inclusive, voltar ao vídeo sempre que julgar necessário.

1. Vocês gostaram do episódio? Por quê? Já o conheciam?

2. O episódio se inicia apresentando a grande vilã e o grande herói da série, quem são eles? Indique quais são as suas características físicas e psicológicas.

14

3. Em seguida, mostra-se um aluno sendo jogado na lixeira pelos colegas. Por que eles fariam isso?

4. De repente, a professora informa aos presentes que o professor do clube de música é despedido. Por quê?

5. A dispensa desse professor representa uma oportunidade para o professor de espanhol William Schuester ser o novo professor do clube musical da escola. Como ele encara essa chance? E o diretor, o que ele acha disso?

6. Logo depois começam as seleções para o Glee Club, sob o nome de New Directions. Quem são os primeiros a se apresentar?  Como eles se caracterizam?

13

7. O último integrante do Glee Club neste episódio é o Finn, quarterback do time de futebol da escola. A entrada dele é a mais conflituosa, com inúmeras retaliações. Como se deu seu ingresso no clube? Por que foi dessa forma?

8. Depois dos primeiros ensaios, o professor Schuester percebe a necessidade de trazer novos integrantes para o Glee Club. Para tanto, ele pede que outros professores o ajudem nessa empreitada. Como esses professores e seus respectivos alunos reagem a essa proposta. Por quê?

9. Algumas cenas são dedicadas a retratar a vida conjugal do professor Schuester. Como ele vive com sua esposa? Como é o casamento deles? Como será que a história deles vai terminar? Por quê?

10. Ao contrário de sua esposa, quem é a única professora que apoia os novos projetos do professor Schuester? O que você acredita que acontecerá com eles? Por quê?

11. Em determinado momento, o coral New Directions assiste a uma apresentação do Vocal Adrenaline, o último campeão das regionais. Como é a apresentação deles? Qual a reação do Glee Club? Por quê?

12. Logo depois, a mulher do professor Schuester alega que está grávida, o que leva o professor a pensar em deixar o Glee. O que não o faz desistir? Pense na música que finaliza o episódio.

Nessa atividade o aluno é levado a frisar, os fatos presentes no primeiro episódio. Não se pretende, por enquanto, fazer uma análise mais aprofundada do episódio em questão. Isso será realizado na Atividade 04.

 

Atividade 03

Como se espera que este seja o contato inicial do aluno com a série, uma boa atividade a ser feita é pedir para que os alunos pesquisem sobre o seriado, até mesmo para conhecerem melhor os personagens, os atores e também os produtores e idealizadores do seriado.

No Brasil alguns sites se destacam quanto ao número e à validade de informações, entre os principais, tem-se o site da Fox e o da comunidade Glee Brasil.

12

  http://www.canalfox.com.br/br/series/glee/

11

http://gleebrasil.com/

 

Peça aos alunos apara acessá-los, pois constituem uma valiosa fonte de informação que pode ser, inclusive, utilizada para complementar as respostas às perguntas que constam na Atividade 03.

Apesar disso, os alunos estão livres acessar informações em outros sites de sua preferência. Para tanto, basta que digitem a palavra "Glee", em algum site de pesquisa, como o Google, o Bing ou o Ask.com. Quanto mais informações de qualidade tiverem, maior o conhecimento deles sobre o seriado.

 

Atividade 04

Diferentemente das anteriores, nesta atividade, o professor procurará conduzir uma interpretação mais profunda do episódio visto, produzindo, assim, uma análise mais crítica da série.  Nessa análise, o professor deverá apresentar a seus alunos um trecho de um artigo acadêmico.

Trata-se do artigo “Don't stop believin' - Glee e a manifestação dos losers”, dos pesquisadores Ryan BRANDÃO Barbosa Reinh de Assis e Francisco J. Paoliello PIMENTA, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Nesse artigo, os autores fazem importantes considerações sobre a série. Tanto que recomendamos aos professores a leitura dele na íntegra como forma de adquirir maiores informações sobre o seriado. O artigo pode ser acessado a partir do link assinalado no trecho reproduzido a seguir:

 

Don't stop believin' - Glee e a manifestação dos losers

 

Ryan BRANDÃO Barbosa Reinh de Assis e Francisco J. Paoliello PIMENTA,

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

22

Partindo do fato de que estamos inseridos em um mundo que já se encontra em um processo de globalização e troca de conhecimentos e experiências cada vez mais intenso, com uma importância cada vez maior acrescida aos veículos de comunicação, é interessante notar como a produção de conteúdo pelos criadores de Glee foge das temáticas existentes em outros programas de conteúdo semelhante, seja em virtude do público alvo ou da narrativa.

Ao representar uma juventude que, ao mesmo tempo em que é capaz de alterar suas próprias vontades e desejos simplesmente para satisfazer outra pessoa, luta, a cada dia, sem perder o fôlego, para se destacar em meio à multidão usando um talento próprio, o seriado reforça a força presente nos personagens apresentados. Além disso, evidenciando uma realidade em que raramente os protagonistas dão uma guinada na vida, o seriado escapa de visões estereotipadas comumente associadas a estes programas e reforça a identidade do jovem que pertence a um dos grupos minoritários existentes em uma high school.

Mesmo com um humor bem peculiar e divertido, não faltam lições dentro da série sobre amizade, tolerância e trabalho em equipe. É importante frisar que, apesar de cada personagem possuir suas particularidades e, ainda que muitas vezes conflitos ocorram entre eles em virtude dessas particularidades, o fato de a juventude ter uma tendência maior à promoção da solidariedade e do sentimento em grupo constitui um fator primordial para o sucesso do Glee Club em suas apresentações.

Podemos inferir, portanto, que aqui não cabe a figura do looser – figura esta tão temida em uma sociedade individualista e que clama tanto pela vitória como a norte-americana. Nenhum desses jovens são perdedores – ainda que, em alguns momentos, eles acreditem nisso – uma vez que não desistem com facilidade e muito menos aceitam o lugar destinado originalmente a eles. Inserem-se no “reino animal”, representado pela escola secundária, e tomam como arma fundamental o trabalho em grupo para ir contra o sistema previamente estabelecido. E isso é de suma importância para uma sociedade cada vez mais global, plural e menos hierarquizada verticalmente.

Disponível em:http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/resumos/R24-0555-1.pdf.

Acesso em: 10 set. 2011 (Adaptação).

 

Após a leitura do artigo junto à turma, o professor deverá proceder à analise do seriado a partir das seguintes perguntas a serem feitas aos alunos:

  1. A partir do primeiro episódio e do artigo “Don't stop believin' - Glee e a manifestação dos loosers”, qual seria a temática principal da série? Vocês consideram importante a abordagem desse tema? Por quê?

  2. O que significa ser um looser? Quem são os principais loosers do seriado? Quais características desse grupo minoritário são apresentadas pelo episódio em questão?

  3. Todos os integrantes do Glee Club sofrem atentados explícitos de bullying contra si. Como eles são atacados? Quem são os agredidos e os agressores? Como eles se caracterizam?

  4. Com base nas atitudes demonstradas pelos personagens ao longo do episódio, responda: Qual a crítica principal da série? Que elementos o vídeo apresenta para comprovar essa crítica?

  5. Reveja a cena final do episódio com a apresentação da música “Don't stop believin'”. Com base nessa cena e no artigo, qual o objetivo principal da série? Esse objetivo é atingido? Como isso é feito?

  6. Releia o seguinte trecho do artigo:

    Nenhum desses jovens são perdedores – ainda que, em alguns momentos, eles acreditem nisso – uma vez que não desistem com facilidade e muito menos aceitam o lugar destinado originalmente a eles. Inserem-se no “reino animal”, representado pela escola secundária, e tomam como arma fundamental o trabalho em grupo para ir contra o sistema previamente estabelecido. E isso é de suma importância para uma sociedade cada vez mais global, plural e menos hierarquizada verticalmente. Com base em sua leitura e em nossas discussões, reflita:

            Os adolescentes do Glee Club são de fato loosers? Por quê?

       7.   A partir de suas respostas anteriores e de toda reflexão construída até aqui, podemos dizer que o seriado Glee faz jus ao que acontece em nossas escolas? Faça uma tabela ponderando as semelhanças e diferenças desta com a nossa realidade.

 

Observações sobre as atividades:

Ao responder às questões das atividades escritas, os alunos deverão utilizar o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft Word). O professor deve estipular um tempo de acordo com o andamento da turma, para que os alunos façam as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir às carteiras não só para auxiliá-los no que for possível, como também para verificar o desempenho individual na execução da tarefa solicitada.

Quando todos terminarem, o professor fará uma correção coletiva à frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respostas para encontrar as possibilidades de se responder corretamente a cada questão. É muito importante que o professor se atente à desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa é uma grande oportunidade de avaliar os alunos nesse quesito.

Por fim, todas as atividades deverão ser postadas no blog da turma para que os alunos tenham livre acesso a elas, não só dentro de sala como também em casa. Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, ele deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

19

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do site youtube.

17

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

Recursos Complementares

Sugestão de livros:

o       Glee: The Beginning. CREATORS OF GLEE, Sophia Lowell. Editora Headline Book Publishing, 2010.

o       Bullying - Estratégias de sobrevivência para crianças e adolescente. Beaudoin e Taylor. Editora Artmed – Bookman 2007.

o       Bullying e Desrespeito: Como acabar com essa cultura na escola. Beaudoin e Taylor. Editora Artmed 2006.

o       Fenômeno Bullying Cleo Fante. Editora Verus 2005.

o       Bullying: como combatê-lo. Alessandro Costantini; Eugênio Vinci de Moraes (Tradução). Editora Verus 2007.

o       Diga NÃO para o Bullying. Aramis A. Lopes Neto; Lucia Helena Saavedra. ABRAPIA 2003.

 

Sugestão de filmes sobre o assunto:

o       Glee (Série de Televisão)

o       Um grande garoto (About a boy - 2002)

o       Bang Bang Você Morreu (Bang Bang You Are Dead - 2002)

o       Tiros em Columbine (Bowling for Columbine - 2002)

o       Elefante (Elephant - 2003)

  • Preciosa (Precious – 2010)

 

Sugestão de sites sobre o assunto:

o       http://www.canalfox.com.br/br/series/glee/

o       http://gleebrasil.com/

o       http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml

o       http://www.portalbullying.com.pt/

o       http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19

o       bullyingportalprofessor.wordpress.com/

o       http://www.diganaoaobullying.com.br/

o       http://www.assediomoral.org/

o       http://nomorebullying.zip.net/

o       http://www.denunciar.org.br/

         http://www.bullying.pro.br/

 

 

 

 

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura e de expressão oral e escrita.

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como à utilização das marcas de registro popular e padrão. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

Nas atividades escritas a serem feitas, o professor deve observar se, respeitando o contexto de produção, os alunos abordaram adequadamente:

·         O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·         A seleção de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes à temática apresentada;

·         Os processos de coesão e de coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;

·         O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

A correção dos trabalhos ressaltará a participação de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de desenvoltura de cada aluno em suas respostas. Nesses momentos, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao envolvimento de cada um deles, lembrando que dele depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eliel, Colégio Imaculada Conceição , Minas Gerais - disse:
    eliel.onze@hotmail.com

    07/01/2013

    Cinco estrelas

    Interessante a inicativa de usar a série para abordar o tema. Como a série caiu na graça de grande parte dos jovens, fica atrativa e descontraída a aula, para um tema que, normalmente soa massante e cansativo. Muitos outros temas podem ser trabalhados usando a série, como por exemplo, a transição da pré-adolescência e juventude, a chegada das responsabilidades, o ingresso na universidade e a vida adulta. Parabéns! Vou sugerir a outros professores conhecidos!


  • Anna, Etec Votorantim , São Paulo - disse:
    anna_rdg@hotmail.com

    15/10/2012

    Cinco estrelas

    Achei ótimo usar a série como base para aprender sobre bullying e questões relativas, além da série ter uma linguagem que se identifica com os adolescentes tem versões musicais muito boas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.