Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – A intencionalidade discursiva e a produção de sentidos

 

23/09/2011

Autor e Coautor(es)
Giuliana Ribeiro Carvalho
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • o conceito de intencionalidade discursiva;
  • identificar a intencionalidade discursiva em charges eletrônicas;
  • observar a relação existente entre a situação de produção textual, a intencionalidade discursiva e os efeitos de sentido pretendidos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais;
  • noção de situação de comunicação.
Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;
  • acesso a diferentes sites da Internet;
  • vídeo do Youtube;
  • charges eletrônicas;
  • processador de textos Kword;
  • projetor de multimídia (datashow);
  • trabalho interativo.

 

Atividade 1 – Motivação

Alunos organizados em grupos de três componentes.

Professor, o objetivo específico desta etapa da aula é propiciar que os discentes assistam a um vídeo que aborda o tema intencionalidade, apresentando definições e exemplos de análise de três propagandas das chinelas Havaianas.

Inicie a atividade retomando o conhecimento prévio e/ou intuitivo dos estudantes sobre o termo “intencionalidade”. Solicite-lhes que exponham oralmente o que entendem por essa expressão e, se possível, que citem exemplos. Peça a um aluno que anote no quadro as ideias e exemplos pertinentes expostos pelos colegas. Destaque que o termo “intencionalidade” origina-se do termo “intenção” e está relacionado a um objetivo que se pretende atingir, a um “querer algo”.

Proponha-lhes que desenvolvam a atividade proposta abaixo:   

Exercício 1

Desenvolvam as atividades propostas abaixo:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, o vídeo do Youtube intitulado “Intencionalidade – UFSC 2011.wmv” (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Tgf_JhGx9MQ>. Acesso em: 18 set. 2011.).

2)    Assistam atentamente ao vídeo.

3)    Discutam entre si o conceito de intencionalidade apresentado no vídeo e formulem uma síntese desse conceito. Digitem a síntese em seus laptops, em um arquivo do programa Kword, intitulado “Intencionalidade – conceito 1”.

4)    O vídeo traz uma análise de uma campanha publicitária do produto Havaianas. O que há em comum entre as três propagandas que compõem a campanha? Há algum aspecto que as diferencie entre si?

5)    Na visão das alunas, qual a intencionalidade existente nas propagandas em geral?

6)    Qual intencionalidade as alunas identificam especificamente nas propagandas das Havaianas?

7)    Vocês concordam com as análises feitas pelas alunas sobre as propagandas? Justifiquem sua resposta.

8)    Apresentem suas conclusões aos colegas.

 

Atividade 2 – Identificando a intencionalidade discursiva em charges eletrônicas

Alunos continuam organizados em grupos de três componentes.

Professor, o objetivo específico das atividades 2 e 3 é propor aos discentes que desenvolvam análises semelhantes às que foram feitas pelas alunas apresentadoras do vídeo assistido na atividade anterior.   

Para tanto, proponha-lhes que desenvolvam a seguinte atividade: 

Exercício 2

Desenvolvam as atividades a seguir:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, os endereços virtuais relacionados a seguir, por meio dos quais visualizarão charges eletrônicas:

- Cotidiano – Numa cadeia pertinho de você (Disponível em: <http://charges.uol.com.br/2011/09/16/cotidiano-numa-cadeia-pertinho-de-voce/>. Acesso em: 18 set. 2011.); 

- A internet é revolucionária (Disponível em: <http://www.humordaterra.com/2011/02/02/a-internet-e-revolucionaria/>. Acesso em: 18 set. 2011.);

- Cotidiano – Saldo negativo (Disponível em: <http://charges.uol.com.br/2011/09/21/cotidiano-saldo-negativo/>. Acesso em: 18 set. 2011.).

2)    Assistam às três charges acessadas por vocês.

Para responderem às questões abaixo, utilizem seus laptopse criem um arquivo no programa Kword intitulado “Intencionalidade – análise de charges”.

3)    Quais são as semelhanças entre as três charges? Na opinião de vocês, por que essas semelhanças ocorrem?

4)    Há diferenças entre as três charges? Quais são elas?

5)    Observem aspectos da linguagem não verbal nas charges e formulem uma justificativa para a sua utilização.

6)    Na opinião de vocês, qual a intencionalidade de cada uma das três charges?

7)    Na propaganda publicitária, a intenção é vender um produto ou uma ideia. E na charge eletrônica, qual é a intenção?

8)    Apresentem suas conclusões aos colegas.

 

 Atividade 3 – Produção textual

Estudantes organizados em duplas.

Professor, proponha aos discentes que desenvolvam as seguintes atividades: 

Exercício 3

Desenvolvam as atividades propostas abaixo:

1)    Leiam a seguinte piada:

 O mendigo se aproxima de uma madame cheia de sacolas de compras, no centro da cidade, e diz:

— Senhora, estou sem comer faz quatro dias…

— Meu Deus! Gostaria de ter sua força de vontade!

(Disponível em: <http://pluralinguagem.autonomia.g12.br/?p=71>. Acesso em: 7 jul. 2011.)  

a) O que de fato o mendigo quis dizer à madame?

b) Como a madame compreendeu a fala do mendigo?

c) Expliquem a utilização das reticências na frase: “— Senhora, estou sem comer faz quatro dias…”.

d) Na frase seguinte, “— Senhora, estou sem comer faz quatro dias…”,retirem as reticências e escrevam novamente a frase, acrescentando informações que estão implícitas.

e) Por que os pontos de exclamação foram utilizados?

f) Quando foram utilizados as reticências e os pontos de exclamação, o autor da piada teve alguma intenção? Justifique sua resposta.

g) A madame considerou a situação de comunicação em que ela e o mendigo estavam ao respondê-lo? Justifiquem sua resposta.

 
Professor, para socializar a atividade, faça uma rodada de apresentações, em que cada dupla responda uma das alternativas acima. Peça aos discentes que complementem as questões, caso necessário.

 

Atividade 4Revendo o conceito de Intencionalidade Discursiva

Estudantes continuam organizados em duplas.

Professor, proponha-lhes a seguinte atividade: 

Exercício 4

Discutam e respondam:

1)    Após desenvolverem as atividades anteriores sobre Intencionalidade Discursiva, vocês puderem ampliar seus conhecimentos acerca desse tema. Agora, respondam da forma mais completa possível, as seguintes perguntas:

a)    O que seria intencionalidade discursiva?

b)    De que maneira ela contribui para a construção de sentido do texto?

c)    Que relação existe entre situação de comunicação, intencionalidade discursivo e efeitos de sentido pretendidos e gerados?

2)    Releiam a síntese sobre intencionalidade discursiva elaborada por vocês na primeira atividade e faça as alterações para contemplar as respostas dadas aos itens anteriores.

3)    Apresentem suas conclusões aos colegas.

 
Professor, para socializar a atividade, cada grupo terá em torno de 3 minutos para expor seu trabalho. Solicite-lhes que apresentem a síntese inicial feita e as alterações propostas na questão 2, acima.  
          
Recursos Complementares

Para obter mais informações sobre o tema abordado nesta aula, acesse os seguintes links:

- Aula do Portal do Professor: A intenção discursiva na construção do texto. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19795>. Acesso em: 17 set. 2011.

- Texto expositivo: Intencionalidade discursiva e interação. Disponível em: <http://landeira-educablog.blogspot.com/2011/05/intencionalidade-discursiva-e-interacao.html>. Acesso em: 15 set. 2011.

- Texto expositivo: A intenção comunicativa. Disponível em: <http://landeira-educablog.blogspot.com/2009/07/intencao-comunicativa.html>. Acesso em: 15 set. 2011.

 

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem de forma interativa.

Verifique ainda o desempenho dos alunos ao responderem aos três exercícios propostos e, especificamente, se foram capazes de:

- compreender o que é intencionalidade discursiva e sua inter-relação com a situação de comunicação e os efeitos de sentido pretendidos e gerados;

- identificar a intencionalidade em charges eletrônicas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.