Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Você conhece a escala?

 

03/01/2012

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O conceito de escala

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Razão e proporção

Estratégias e recursos da aula

Aula

Sala de aula:
Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática converse com eles sobre a escala, para isso questione-lhes a respeito de:
• Como são feitos os mapas, as plantas, etc. Será que podem ser feitos de qualquer maneira?
• Se fossemos desenhar nossa sala de aula, como deveríamos fazer? O desenho que representasse as carteiras poderia ser do mesmo tamanho que o que representasse a mesa do professor? 
 

 Laboratório de informática!
Leve os alunos ao laboratório de informática e acessem o recurso neste endereço http://sites.unifra.br/Portals/17/Matematica/Escala/mat_escalas.swf . Nele os alunos vão encontrar duas atividades diferentes onde irão ser apresentados ao conceito de escala.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/362/imagens/programaescala.jpg

 

Em uma das atividades é com uma arquiteta que apresenta a planta da casa para Luca, contando como a fez; em seguida os alunos deverão responder as questões propostas pela arquiteta para poderem prosseguir. Em alguns casos deverão usar uma régua virtual para medir a planta.

Na outra atividade Luca e o pai encontram o mapa da cidade na praça, e Luca questiona o tamanho, então o pai o convida para ir à biblioteca, para isso deverão selecionar a biblioteca, lá eles encontram alguns mapas em diferentes escalas, para seguir, os alunos deverão responder algumas questões e até medir com a régua virtual.

Professor, para realizar essa atividade você pode pedir aos alunos que realizem uma das atividades, por exemplo, a da arquiteta e depois a do pai como avaliação.
Outra opção seria dividir a turma e metade dos alunos realiza a atividade da arquiteta e a outra metade realiza a atividade do pai. Depois eles poderão explicar uns aos outros, o que fizeram, para isso, forme duplas com alunos que realizaram atividades diferentes.


Validando o conceito:
Após os alunos terem concluído a ativida de, valide com eles o conceito de escala. Questionando sobre o que é, para que serve, como se calcula etc.
Uma sugestão é pedir aos alunos que construam um mapa para que se encontre um “tesouro”. Para essa atividade você pode dividir a turma em pequenos grupos, onde irão esconder na escola um tesouro, por exemplo, um chocolate, e depois deverão desenhar os mapas em certa escala, para que outros colegas achem, seguindo o mapa.


Dicas e Sugestões
Professor, converse com o professor de geografia para que ele também reforce esse conceito em sua aula quando estiver trabalhando com mapas, localização etc.

Crie mais atividades!
Algumas sugestões de atividades:
• Desenho da planta do quarto, da sala de aula etc.
• Construção de uma maquete.
 

Recursos Complementares
Avaliação
Para a avaliação você pode usar a participação nas atividades, as contribuições dadas, se respondeu corretamente as questões propostas pelo site e não ficou fazendo tentativas e também você pode usar o mapa construído pelos alunos e comprovado por outro grupo que deverá encontrar o “tesouro”. Além disso, apresente alguns problemas como, por exemplo: 1.A miniatura de um avião foi construída na escala 1:400. O comprimento real do avião é 32 m. Qual é o comprimento correspondente da miniatura? 2.A distância de Brasília e Goiânia, em um mapa, é de 5 cm. Em qual escala esse mapa foi feito, se a distância real entre as duas cidades é 125 Km?
Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cleib Isis Pimentel Santos, PLANTEQ , Bahia - disse:
    c-leib@hotmail.com

    08/11/2012

    Três estrelas

    O curso sobre escala é aproveitável, mas deveria explicar melhor as últimas partes das explicações dos dois personagens.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.