03/01/2012
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
O conceito de escala
Razão e proporção
Aula
Sala de aula:
Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática converse com eles sobre a escala, para isso questione-lhes a respeito de:
• Como são feitos os mapas, as plantas, etc. Será que podem ser feitos de qualquer maneira?
• Se fossemos desenhar nossa sala de aula, como deveríamos fazer? O desenho que representasse as carteiras poderia ser do mesmo tamanho que o que representasse a mesa do professor?
Laboratório de informática!
Leve os alunos ao laboratório de informática e acessem o recurso neste endereço http://sites.unifra.br/Portals/17/Matematica/Escala/mat_escalas.swf . Nele os alunos vão encontrar duas atividades diferentes onde irão ser apresentados ao conceito de escala.
Em uma das atividades é com uma arquiteta que apresenta a planta da casa para Luca, contando como a fez; em seguida os alunos deverão responder as questões propostas pela arquiteta para poderem prosseguir. Em alguns casos deverão usar uma régua virtual para medir a planta.
Na outra atividade Luca e o pai encontram o mapa da cidade na praça, e Luca questiona o tamanho, então o pai o convida para ir à biblioteca, para isso deverão selecionar a biblioteca, lá eles encontram alguns mapas em diferentes escalas, para seguir, os alunos deverão responder algumas questões e até medir com a régua virtual.
Professor, para realizar essa atividade você pode pedir aos alunos que realizem uma das atividades, por exemplo, a da arquiteta e depois a do pai como avaliação.
Outra opção seria dividir a turma e metade dos alunos realiza a atividade da arquiteta e a outra metade realiza a atividade do pai. Depois eles poderão explicar uns aos outros, o que fizeram, para isso, forme duplas com alunos que realizaram atividades diferentes.
Validando o conceito:
Após os alunos terem concluído a ativida de, valide com eles o conceito de escala. Questionando sobre o que é, para que serve, como se calcula etc.
Uma sugestão é pedir aos alunos que construam um mapa para que se encontre um “tesouro”. Para essa atividade você pode dividir a turma em pequenos grupos, onde irão esconder na escola um tesouro, por exemplo, um chocolate, e depois deverão desenhar os mapas em certa escala, para que outros colegas achem, seguindo o mapa.
Dicas e Sugestões
Professor, converse com o professor de geografia para que ele também reforce esse conceito em sua aula quando estiver trabalhando com mapas, localização etc.
Crie mais atividades!
Algumas sugestões de atividades:
• Desenho da planta do quarto, da sala de aula etc.
• Construção de uma maquete.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/11/2012
Três estrelasO curso sobre escala é aproveitável, mas deveria explicar melhor as últimas partes das explicações dos dois personagens.