17/07/2009
Nayde Solange Garcia Fonsêca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Perceber as possibilidades do próprio corpo para realizar movimentos coordenados e percebidos; coordenar a seqüência de movimentos propostos; falar desses movimentos.
Os movimentos do corpo.
Atividade – Imitar movimentos a partir dos movimentos de um boneco.
1º Momento- Inicialmente os professores podem escolher um boneco para dinamizar e motivar a aula (fazendo um jogo de faz-de-conta); durante a aula faz a apresentação do boneco para as crianças; solicita que as mesmas batizem o boneco por um nome; e inicia a dinâmica com uma seqüência de movimentos realizados pelo boneco, mediante a manipulação do professor. Em seguida solicita que as crianças verbalizem a sequência dos movimentos, caso eles não consigam, se repete os movimentos chamando a atenção de todos. O próximo passo é colocar o boneco numa cadeira fazendo de conta que ele irá observar a mesma seqüência de movimentos, agora realizados pelas crianças. No final da atividade cada aluno dirá se conseguiu ou não fazer a seqüência.
2º Momento - O professor retoma a atividade e convida os alunos para desenvolver a mesma seqüência, mas, agora coordenada por ele e cria uma nova possibilidade distanciada do faz-de-conta.
Atividade 2 - Realizar uma sequência de movimentos com base na orientação desenhada
1º Momento - O professor pode criar outras atividades que possibilitem novos movimentos com o corpo. Uma outra sugestão é coordenar os movimentos do corpo das crianças tendo como modelo a representação gráfica de diferentes movimentos. Nesse momento o professor se posiciona diante das crianças e apresenta o desenho e elas se orientam para desenvolver a atividade. No final se faz uma retomada dos tipos de movimentos que foram propostos e as crianças vão verbalizando se conseguiram ou não realizar o movimento e o porquê.
FIGURA 1 - Recurso didático: representação gráfica de movimentos.
2º momento - As crianças sentam na roda e orientadas pelos professores, oralmente, dizem a sequência dos movimentos e destacam aqueles que tiveram dificuldades para realizá-los.
Avaliar as possibilidades das crianças na realização dos movimentos; na seqüência dos movimentos; na verbalização dos movimentos, destacando a posição e os conceitos de lateralidade; e a habilidade de auto-avaliação.
Quatro estrelas 4 calificaciones
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24/03/2010
Cinco estrelasCom esta aula os alunos poderão perceber a flexibilidade do corpo e trabalhar o equilibrio e a coordenação. Gostei muito.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito de sua aula,com alguns movimentos simples vimos a diferença no todo.Parabéns Crís
24/03/2010
Quatro estrelasFico feliz em saber que outros profissionais de educação infantil se preocupam com o movimento nesta faixa etária. É isso que devemos fazer com frequencia. Esse é o conteúdo de educação infantil. Isso que é trabalhar coordenação, e não lápis e caderno como vejo em muitos lugares. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasBlza, Uiliete gostei da sua aula mto bem elaborada