Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: Romeu e Julieta: um amor impossível

 

02/10/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Romeu e Julieta: um amor impossível

Gilka Silva Pimentel, Maria da Conceição Andrade

Juliano Varella de Carvalho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primeiro Objetivo
Conhecer a história de Romeu e Julieta.

Segundo Objetivo
Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta.

Terceiro Objetivo
Produzir texto narrativo

Quarto Objetivo
Conhecer outras versões da história de Romeu e Julieta.

Duração das atividades
6 aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Leitura de Romeu e Julieta
  2. Brincadeira simbólica
Estratégias e recursos da aula

 

ESTRATÉGIAS PARA O PROFESSOR

Esta aula permitirá aos alunos conhecerem a história de Romeu e Julieta e refletirem sobre atitudes de intolerância que suas famílias tiveram.

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword                    [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KcolourPaint        [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
Mozilla Firefox    [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KsnapShot            [ Iniciar > Aplicativos > Internet > KsnapShot ]
WxCam                  [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam  ]
Kaffeine                 [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > Kaffeine]

A aula está dividida em dois momentos: o primeiro de investigação sobre as formas e o segundo de análise sobre o que foi pesquisado. Consulte as atividades descritas a seguir, mas não deixe de consultar os materiais de apoio contendo um vídeo e alguns jogos que também podem ser explorados com os alunos.

CONTEXTUALIZANDO
Nessa idade é bastante comum observar crianças que afirmam estar “namorando”. A divisão de sexos no pátio do colégio ou no parque ainda é forte. Mas há uma diferença: antes eles não se aturavam. Agora é mais comum encontrar “casais”. Na infância, o que é tido como namoro, muitas vezes não passa de uma grande amizade entre meninos e meninas. Esse estar junto tem características distintas e depende da idade das crianças. A temática do amor é  entendida como um princípio que governa a união dos elementos naturais e como princípio de relação entre os seres humanos. Observando as crianças nas suas descobertas  podemos propor situações significativas de aprendizado e reflexão. Nada mais interessante do que a literatura para iniciar um diálogo sobre o amor.

Por que não falar do amor Romântico de Romeu e Julieta?

Sinopse da história de Romeu e Julieta:
O livro Romeu e Julieta conta a história de duas famílias que há muitos anos herdara de seus antepassados uma inimizade, a qual trazia consigo grandes tragédias. Essa inimizade tinha como sobrenome os Montechios e os Capuletos. O foco principal da história dramática de Shakespeare eram seus herdeiros, Romeu Montechios e Julieta Capuleto que se apaixonaram numa festa na casa dos Capuletos na qual Romeu entrou como intruso.

Primeiro Momento: leitura do texto

O professor deve trazer para a aula o livro de Romeu e Julieta, ou solicitar aos alunos que abram seu laptop e, utilizando o software [Mozilla Firefox], abram o livro a partir do link http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/romeuejulieta.pdf ou do link http://www.culturabrasil.org/romeuejulieta/romeu_e_julieta.htm. O professor pode conversar com os alunos sobre o autor e suas obras e poderá instigar seus alunos a lerem no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Romeu_e_Julieta a respeito de William Shakespeare.

O professor pode ler o texto, durante vários dias, de acordo com os capítulos. A cada interrupção desperte a curiosidade do grupo sobre o que vai acontecer com Romeu e Julieta. Eles vão ficar juntos? Depois de concluir a leitura, solicite aos alunos que abram o software [Kword] e respondam os seguintes questionamentos.

  1. Se fosse o autor como escreveria o final da história?
  2. Por que os pais de Julieta não aprovavam o namoro?
  3. Se fosse Julieta casaria assim mesmo escondida dos pais?
  4. Se fosse Romeu teria que tipo de reação diante da morte do amigo Mercúcio por Teobaldo?

Após todos os alunos terem respondido, promova uma roda de conversa sobre a história, fazendo com que todos os alunos exponham suas respostas e que o grupo discuta a respeito.


A fim de auxiliar a atividade o professor e os alunos podem acessar o site http://pt.shvoong.com/books/301956-romeu-julieta/ e ler o resumo da história.

 

Fonte: http://www.toymagazine.com.br/livro-infantil-romeu-julieta-shakespeare-p-74.html

 

Segundo Momento: Desenhando no laptop

Após a atividade anterior, os alunos terão suas percepções sobre a história de Romeu e Julieta.

Solicite que eles abram o software [KColourPaint] para que desenham uma imagem que resuma a história discutida em sala de aula. Peça que tentem retratar no desenho tudo que compreenderam sobre o ambiente e os personagens relatados.

Ao final, instigue os alunos a mostrarem seus desenhos e discuti-los com a turma.

 

Terceiro Momento: encenando Shakespeare

Escolha junto com as crianças algumas cenas e sugira uma brincadeira simbólica. Organize o grupo na roda de modo que todas as crianças possam vivenciar as cenas e as situações envolvendo os personagens principais. Depois sugira o registro da brincadeira. Esse registro pode ser realizado por intermédio da câmera dos laptops. Peça aos alunos que não estiverem encenando que, posicionem em mesas seus laptops, de modo a tentar gravar o áudio e o vídeo das encenações, o que pode ser feito através do software [WxCam].

Depois que todos os alunos tiverem encenado, solicite que sejam exibidas as gravações para toda a turma. Isso deve ser feito com o software [kaffeine].

Fonte: Arquivos do Nei/cap/ufrn.2008.

Fonte: Arquivos do Nei/cap/ufrn.2008.

 

 

Quarto Momento: Ouvindo música

Traga para a sala o CD Monte Castelo do grupo de rock Legião Urbana. O professor também poderá estimular os alunos a procurarem na internet pela música em formato mp3. Ou ainda, solicitar que os alunos abram o software [Mozilla Firefox] e entrem no site http://www.legiaourbana.com.br/html/discografia/player.html?m=qe07montecastelo.mp3#musica-35, onde está disponibilizado o áudio da música.

Alguns vídeos da música também podem ser exibidos, usando o youtube:

  - http://www.youtube.com/watch?v=AKqLU7aMU7M

   - http://www.youtube.com/watch?v=KoyfFCickik

Leia a letra da música para a turma. Converse na roda sobre o que as crianças entenderam da letra da música.  Instigue o grupo a estabelecer relações entre a música e o livro Romeu e Julienta. Peça que cada aluno escreva em um papel sobre as questões abaixo:

  1. Qual a relação entre a letra da música e a história de Romeu e Julieta?
  2. Por que o amor arde e dói?
  3. Como era o amor de Romeu e Julieta?

MONTE CASTELO

Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

 É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;

 É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente;

 É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;

 É servir a quem vence, o vencedor;

 É ter com quem nos mata lealdade

Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?

 Fonte: http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22490/

 

Quinto Momento: Lendo outros materiais sobre o assunto

Nesta atividade leia a versão "Romeu e Julieta", de Ruth Rocha, e/ou "Romeu suspira, Julieta espirra", de  Maria Amália Camargo. Depois proponha a criação de uma versão do grupo para Romeu e Julieta, essa versão pode ser escrita em duplas, utilizando o software [Kword].

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=28G4v-6hk9c&feature=related

Fonte: http://www.agirafa.com.br/girafinha/detalhe_produto.asp?id=9

Para encerrar o trabalho proponha a exibição do filme Romeu e Julieta.

Recursos Complementares

Filme: Romeu e Julieta
Sinopse
Em Verona Romeu (Leonard Whiting), um jovem, fica apaixonado e é correspondido por Julieta (Olivia Hussey), uma donzela que pertence a uma família rival. No entanto, este amor profundo terá trágicas conseqüências.

Título no Brasil:  Romeu e Julieta
Título Original:  Romeo and Juliet País de Origem:  Inglaterra / Itália
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento:  1968
Site Oficial:  Estúdio/Distrib.: Paramount / Dreamworks
Direção:  Franco Zeffirelli  

Para saber mais:

Romeu e Julieta. Editora: Ática Autor: RUTH ROCHA. Ano: 2000 Edição: 14 Número de páginas: 40
Resumo do Livro Romeu e Julieta acesse: http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_1177.html
Adaptações/ versões de Romeu e Julieta
Sinopse
Um reino colorido e cheio de flores, onde as coisas são separadas pelas cores.Tudo muito lindo para cheirar e ver, mas quem mora ali nem pode se conhecer! Será que a cor das asas de Romeu e Julieta vai mesmo separar essas crianças-borboletas?

Romeu suspira, Julieta espirra
Textos de  Maria Amália Camargo.Ilustrações de Silvana Rando. Editora: GIRAFINHA . Edição: 1ª EDICAO - 2007 .Numero de páginas: 48
Sinopse 
Julieta fazia sumô. Romeu, bolerinhos de tricô. Romeu não gostava de escada em caracol. Julieta, de ter terçol. E foi assim, numa festa para lá de esquisita, com muitas Madalenas, Carolinas e até um xeique de nome estranho, que o casal Romeu e Julieta, mesmo com quase nada em comum, ficou cheio de encanto um pelo outro. Neste livro, Maria Amália Camargo brinca com a língua portuguesa, mostrando que por meio de associações de palavras e brincadeiras com rimas é possível estimular a criatividade e fortalecer o vocabulário do jovem leitor. Além disso, o livro reconta de maneira muito divertida e contemporânea, o encontro do casal mais apaixonado da literatura universal.

Música
Monte Castelo. Legião Urbana
http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22490/
http://www.youtube.com/watch?v=ctAWPmcHoF8

Avaliação

O professor pode avaliar as atividades, verificando durante o processo de trabalho:

  1. A participação e o envolvimento da criança durante a leitura dos livros.
  2. A relação entre o desenho criado no segundo momento da aula e a história de Romeu e Julieta.
  3. O modo como desenvolveu os papéis de Romeu e Julieta durante a brincadeira, levando em conta a desenvoltura, a criatividade e a improvisação da criança durante a brincadeira.
  4. A produção do texto narrativo das duplas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.