02/10/2011
Romeu e Julieta: um amor impossível
Gilka Silva Pimentel, Maria da Conceição Andrade
Juliano Varella de Carvalho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Primeiro Objetivo
Conhecer a história de Romeu e Julieta.
Segundo Objetivo
Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta.
Terceiro Objetivo
Produzir texto narrativo
Quarto Objetivo
Conhecer outras versões da história de Romeu e Julieta.
ESTRATÉGIAS PARA O PROFESSOR
Esta aula permitirá aos alunos conhecerem a história de Romeu e Julieta e refletirem sobre atitudes de intolerância que suas famílias tiveram.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KcolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KsnapShot [ Iniciar > Aplicativos > Internet > KsnapShot ]
WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam ]
Kaffeine [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > Kaffeine]
A aula está dividida em dois momentos: o primeiro de investigação sobre as formas e o segundo de análise sobre o que foi pesquisado. Consulte as atividades descritas a seguir, mas não deixe de consultar os materiais de apoio contendo um vídeo e alguns jogos que também podem ser explorados com os alunos.
CONTEXTUALIZANDO
Nessa idade é bastante comum observar crianças que afirmam estar “namorando”. A divisão de sexos no pátio do colégio ou no parque ainda é forte. Mas há uma diferença: antes eles não se aturavam. Agora é mais comum encontrar “casais”. Na infância, o que é tido como namoro, muitas vezes não passa de uma grande amizade entre meninos e meninas. Esse estar junto tem características distintas e depende da idade das crianças. A temática do amor é entendida como um princípio que governa a união dos elementos naturais e como princípio de relação entre os seres humanos. Observando as crianças nas suas descobertas podemos propor situações significativas de aprendizado e reflexão. Nada mais interessante do que a literatura para iniciar um diálogo sobre o amor.
Por que não falar do amor Romântico de Romeu e Julieta?
Sinopse da história de Romeu e Julieta:
O livro Romeu e Julieta conta a história de duas famílias que há muitos anos herdara de seus antepassados uma inimizade, a qual trazia consigo grandes tragédias. Essa inimizade tinha como sobrenome os Montechios e os Capuletos. O foco principal da história dramática de Shakespeare eram seus herdeiros, Romeu Montechios e Julieta Capuleto que se apaixonaram numa festa na casa dos Capuletos na qual Romeu entrou como intruso.
O professor deve trazer para a aula o livro de Romeu e Julieta, ou solicitar aos alunos que abram seu laptop e, utilizando o software [Mozilla Firefox], abram o livro a partir do link http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/romeuejulieta.pdf ou do link http://www.culturabrasil.org/romeuejulieta/romeu_e_julieta.htm. O professor pode conversar com os alunos sobre o autor e suas obras e poderá instigar seus alunos a lerem no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Romeu_e_Julieta a respeito de William Shakespeare. O professor pode ler o texto, durante vários dias, de acordo com os capítulos. A cada interrupção desperte a curiosidade do grupo sobre o que vai acontecer com Romeu e Julieta. Eles vão ficar juntos? Depois de concluir a leitura, solicite aos alunos que abram o software [Kword] e respondam os seguintes questionamentos.
Após todos os alunos terem respondido, promova uma roda de conversa sobre a história, fazendo com que todos os alunos exponham suas respostas e que o grupo discuta a respeito. Fonte: http://www.toymagazine.com.br/livro-infantil-romeu-julieta-shakespeare-p-74.html |
Após a atividade anterior, os alunos terão suas percepções sobre a história de Romeu e Julieta. Solicite que eles abram o software [KColourPaint] para que desenham uma imagem que resuma a história discutida em sala de aula. Peça que tentem retratar no desenho tudo que compreenderam sobre o ambiente e os personagens relatados. Ao final, instigue os alunos a mostrarem seus desenhos e discuti-los com a turma. |
Escolha junto com as crianças algumas cenas e sugira uma brincadeira simbólica. Organize o grupo na roda de modo que todas as crianças possam vivenciar as cenas e as situações envolvendo os personagens principais. Depois sugira o registro da brincadeira. Esse registro pode ser realizado por intermédio da câmera dos laptops. Peça aos alunos que não estiverem encenando que, posicionem em mesas seus laptops, de modo a tentar gravar o áudio e o vídeo das encenações, o que pode ser feito através do software [WxCam]. Depois que todos os alunos tiverem encenado, solicite que sejam exibidas as gravações para toda a turma. Isso deve ser feito com o software [kaffeine]. Fonte: Arquivos do Nei/cap/ufrn.2008. Fonte: Arquivos do Nei/cap/ufrn.2008. |
Traga para a sala o CD Monte Castelo do grupo de rock Legião Urbana. O professor também poderá estimular os alunos a procurarem na internet pela música em formato mp3. Ou ainda, solicitar que os alunos abram o software [Mozilla Firefox] e entrem no site http://www.legiaourbana.com.br/html/discografia/player.html?m=qe07montecastelo.mp3#musica-35, onde está disponibilizado o áudio da música. Alguns vídeos da música também podem ser exibidos, usando o youtube: - http://www.youtube.com/watch?v=AKqLU7aMU7M - http://www.youtube.com/watch?v=KoyfFCickik Leia a letra da música para a turma. Converse na roda sobre o que as crianças entenderam da letra da música. Instigue o grupo a estabelecer relações entre a música e o livro Romeu e Julienta. Peça que cada aluno escreva em um papel sobre as questões abaixo:
MONTE CASTELO Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer; É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor? |
Nesta atividade leia a versão "Romeu e Julieta", de Ruth Rocha, e/ou "Romeu suspira, Julieta espirra", de Maria Amália Camargo. Depois proponha a criação de uma versão do grupo para Romeu e Julieta, essa versão pode ser escrita em duplas, utilizando o software [Kword].
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=28G4v-6hk9c&feature=related Fonte: http://www.agirafa.com.br/girafinha/detalhe_produto.asp?id=9 Para encerrar o trabalho proponha a exibição do filme Romeu e Julieta. |
Filme: Romeu e Julieta
Sinopse
Em Verona Romeu (Leonard Whiting), um jovem, fica apaixonado e é correspondido por Julieta (Olivia Hussey), uma donzela que pertence a uma família rival. No entanto, este amor profundo terá trágicas conseqüências.
Título no Brasil: Romeu e Julieta
Título Original: Romeo and Juliet País de Origem: Inglaterra / Itália
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 1968
Site Oficial: Estúdio/Distrib.: Paramount / Dreamworks
Direção: Franco Zeffirelli
Para saber mais:
Romeu e Julieta. Editora: Ática Autor: RUTH ROCHA. Ano: 2000 Edição: 14 Número de páginas: 40
Resumo do Livro Romeu e Julieta acesse: http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_1177.html
Adaptações/ versões de Romeu e Julieta
Sinopse
Um reino colorido e cheio de flores, onde as coisas são separadas pelas cores.Tudo muito lindo para cheirar e ver, mas quem mora ali nem pode se conhecer! Será que a cor das asas de Romeu e Julieta vai mesmo separar essas crianças-borboletas?
Romeu suspira, Julieta espirra
Textos de Maria Amália Camargo.Ilustrações de Silvana Rando. Editora: GIRAFINHA . Edição: 1ª EDICAO - 2007 .Numero de páginas: 48
Sinopse
Julieta fazia sumô. Romeu, bolerinhos de tricô. Romeu não gostava de escada em caracol. Julieta, de ter terçol. E foi assim, numa festa para lá de esquisita, com muitas Madalenas, Carolinas e até um xeique de nome estranho, que o casal Romeu e Julieta, mesmo com quase nada em comum, ficou cheio de encanto um pelo outro. Neste livro, Maria Amália Camargo brinca com a língua portuguesa, mostrando que por meio de associações de palavras e brincadeiras com rimas é possível estimular a criatividade e fortalecer o vocabulário do jovem leitor. Além disso, o livro reconta de maneira muito divertida e contemporânea, o encontro do casal mais apaixonado da literatura universal.
Música
Monte Castelo. Legião Urbana
http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22490/
http://www.youtube.com/watch?v=ctAWPmcHoF8
O professor pode avaliar as atividades, verificando durante o processo de trabalho:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!