Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CORPO: SENSIBILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE MOVIMENTOS

 

27/07/2009

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonsêca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças, na faixa etária de 3 anos de idade, podem expressar não só movimentos corporais, mas o que sabem sobre esses movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O conceito de movimento.

Estratégias e recursos da aula

Atividade - Realizar movimentos e falar sobre eles.

1º Momento:  Numa aula de Educação Física os profesores inicialmente devem fazer movimentos,como: bater pé, correr,  andar devagar, entre outros movimentos. Em seguida as crianças fazem os mesmos movimentos na sequência. Dando continuidade, cada criança transforma-se em modelo, faz um movimento e os demais repetem. Outra forma de realizar a atividade é deixar as crianças livres para fazer o movimento que desejarem. Como no exemplo mostrado nas fotos abaixo.

FIGURA 1 - Foto 1 - A professora faz o movimento e as crianças fazem a imitação.
.

FIGURA 2 - Foto 2 - A criança faz o movimento, a professora e outras crianças fazem a imitação.

Figura 3 - Foto 3 - Cada um faz o movimento que desejar.

 2º Momento - As crianças sentam na roda e os professores  conversam com elas sobre os movimentos realizados na atividade anterior. Como conversar com crianças na faixa etária de 3 anos? As perguntas são estratégias que orientam as falas de cada uma. Exemplo:

  • O que é movimento?
  • Como devemos representar esse movimento com o corpo?

Nesse momento os professores investigam quais são os alunos que expressam verbalmente o que fazem com o corpo. Essa é uma possibilidade de diagnosticar o desenvolvimento individual e coletivo da turma.

3º  momento - O jogo é uma estratégia que também contribui com o desenvolvimento do movimento e com a possibilidade de falar desse movimento (O que a criança fez? Com qual parte do corpo? Ela consegue imaginar outro modo de movimentar as mãos? Os pés? Os braços? Dentre outros membros do corpo?). Os jogos populares podem ser  instrumentos de mediação para a realização e comunicação dos movimentos necessários para a execução das ações propostas pelos professsores.  Nesta atividade sugerimos a brincadeira: Boca de forno.

Brincadeira : Boca de Forno

"A Brincadeira da Boca de Forno é muito antiga, não se sabe ao certo como surgiu, nela podem brincar meninos e meninas juntos. Nesta brincadeira uma pessoa é eleita como "O Senhor","Chefe", "Amo"ou "Mestre", esta pessoa que vai dar as ordens na brincadeira, será a única a mandar, os demais terão apenas que cumprir suas ordens. A brincadeira consiste no seguinte:
1. A pessoa que comanda a brincadeira, o chefe, dá as ordens a todos. Esta ordem consiste em achar um determi nado objeto, caso a criança não trouxer o objeto pedido ela é& nbsp;convidada a pagar uma prenda que pode ser dançar uma música, imitar um bicho engraçado, entre outras.
2. A brincadeira acontece com as seguintes ordens ditas pelo Senhor, estas palavra podem variar de uma Região para outra do Brasil, porém o sentido é o mesmo:" (http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/bocade.htm).

Mestre : . - Boca de Forno .
Crianças: . - Forno
Mestre : .. - Assar bolo?
Crianças: - Bolo
Mestre: - Se o mestre mandar?
Crianças: - Vou

Mestre: - Se não for?  

Crianças: - Toma bolo

O uso dessa brincadeira na sala de aula é adaptado aos objetivos de ensino aprendizagem. Para atingir aos objetivos propostos, deve-se proceder da seguinte maneira: Professor (Mestre): Crianças (os comandados). Quando elas se apropriarem da brincadeira, qualquer uma pode ser o mestre. Mas a situação proposta é a seguinte: Mestre: boca de forno! Crianças: forno! Mestre: assar bolo! crianças: bolo; Mestre: se o mestre mandar? Crianças: vou! Mestre: se não for? Crianças: toma bolo. Mestre:  levantem da roda, vão até a mesa e comecem a desenhar (ações envolvidas: andar, sentar e desenhar). 

                                    

   imagens.google.com .br

Nesse momento as crianças sentam à mesa, começam a desenhar e o mestre começa a contar: 1, 2, 3 e reinicia o jogo, em seguida uma nova ordem determina que todos voltem a sentar na grande roda. Lá irá investigar os movimentos relizados pelas crianças.

O(A) professor (a) introduz a técnica de associação de palavras, para as crianças lembrarem do que fizeram,  diz uma palavra que representa a parte do corpo e as crianças dizem o movimento que fizeram.  Exemplo:

PÉS (as crianças andaram ou correram até a mesa?); 

DEDOS; (que movimento fizeram para desenhar? Pegaram o lápis? Pressionaram o lápis sobre o papel?)

MÃOS (segura o papel?)

BRAÇOS (repousaram os braços sobre a  mesa?).  Terminada essa sessão de destacar os movimentos envolvidos no desenho, volta-se ao jogo Boca de Forno.

3º momento -  a Brincadeira Boca de Forno pode ser utilizada para desencadear movimentos com base em músicas. Sugerimos aos professores uma outra possibilidade de trabalhar os movimentos com as crianças, utilizando a música de Bia Bedran:"Desengonçada"  que possibilita trabalhar  movimentos com todas as partes do corpo. Ao terminar a sessão da dança, elas  retornam à roda e discutem quais os movimentos desenvolvidos  e quais as partes do corpo que estavam envolvidas . A música "Desengonçada" pode ser encontrada no site

http://vagalume.uol.com.br/bia-bedran/desengonçada.html

4º momento - Uma nova rodada da brincadeira com os movimentos pode ser realizada para desenvolver a noção de espaço. O comando do mestre determina  deslocamentos das crianças para percorrer caminhos;  o movimento numa relação de umas com as outras, como: brincar de pega-pega;  d e carrinhos que não se chocam; de ta tu-bola; estrela do mar; de casulo; animal preso na jaula, entre o utros movimentos que envolvam as crianças no espaço.  

Recursos Complementares

Sugerimos como forma de aporte teórico a leitura do RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) - Volume 3  que retrata sobre o tema.

REFERÊNCIA - RCNEI: BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. v. 3.

Avaliação

Avaliar se as crianças criaram movimentos individuais e os desenvolveram coletivamente; analisar se  conseguiram verbalizar suas sensações e impressões do movimento corporal.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.