10/10/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Tux Paint. Estar inserido no processo de alfabetização.
Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
INTRODUZINDO O TEMA: músicas preferidas da turma
- Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles sobre o tema "música", questionando-os:
- Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opiniões.
- Retome com os alunos as músicas que eles disseram mais gostar e escreva na lousa o nome das músicas que eles citaram, provavelmente vão aparecer músicas repetidas. Registre a quantidade de vezes que cada música foi citada pelos alunos, fazendo um risco com giz na frente do nome da música citada.
- Você também poderá elencar nomes de músicas que costuma trabalhar com eles na sala, caso eles não se lembrem do nome delas.
ORGANIZANDO GRÁFICOS: AS MÚSICAS MAIS TOCADAS DA TURMA
- A partir dessas informações proponha aos alunos a construção de gráficos, representando a quantidade de alunos que gostam de cada música citada. Os auxilie nesse processo.
- Para a construção dos gráficos os alunos poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).
- Veja o gráfico abaixo construído a partir de uma pesquisa realizada com alunos do 1º ano A, do Ensino Fundamental da ESEBA, em abril de 2011:
- O gráfico também poderá ser construído no caderno, para isso imprima uma tabela contendo a quantidade de colunas e linhas necessárias para o gráfico.
- Depois de pronto o gráfico proponha a resolução de situações-problema com base nos dados obtidos na pesquisa. Dessa forma, você poderá trabalhar operações de adição e subtração. Veja um exemplo:
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
EXPLORANDO A LEITURA E ESCRITA POR MEIO DA MÚSICA MAIS VOTADA...Uma combinação que dá certo
- A música é um importante instrumento para trabalhar diversos temas com as crianças, bem como desenvolver o gosto pela leitura e escrita. As crianças que ainda não leem convencionalmente, podem realizar pseudoleituras, pois sabem a letra da música. Dessa forma, é importante que se explore a música como um gênero textual. Assim, a abordagem dos temas, a leitura e a escrita se tornam mais interessantes.
- Leve para a sala de aula, a letra da música mais votada pelas crianças, impressa em uma folha A3, em letras de forma maiúscula para que sua leitura seja mais fácil para as crianças que ainda não estão alfabetizadas.
-Entregue para seus alunos a cópia da letra da música e proponha atividades de escrita e leitura.
- As atividades poderão ser trabalhadas no caderno, ou então com a utilização dos laptops dos alunos. Assim, para atividades que exigem escrita e leitura você poderá orientá-los a utilizarem o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). E aquelas que exigirem desenhos você poderá explorar com eles as ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital).
- Veja abaixo a algumas sugestões de atividades, tendo como referência a música mais votada pelos alunos do 1º ano A da ESEBA. A música “A foca” possibilita além do trabalho com a leitura e escrita, abordar questões sobre o ambiente e os animais, no caso a foca.
- No sítio http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/ você encontra a letra e um vídeo da música “A foca” de Vinicius de Moraes. Dessa forma poderá explorá-lo com seus alunos solicitando que acessem utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).
Fonte: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/
- Reproduza e entregue a letra da música para seus alunos. Veja abaixo:
A Foca
QUER VER A FOCA
QUER VER A FOCA
QUER VER A FOCA
LÁ VAI A FOCA
LÁ VAI A FOCA
QUANTO TRABALHA
|
- Solicite que seus alunos realizem a leitura silenciosa da música. Caso eles ainda não estejam lendo convencionalmente, solicite que observem as letras e palavras que conhecem e as circulem.
- Aproveite esse momento para discutir como devemos tratar os animais, a importância de mantê-los em seu habitat natural e de preservá-los.
a) Separe as estrofes da música recortando-as.
b) Utilize a primeira estrofe que você recortou e siga as instruções:
c) Recorte duas frases contidas nessa estrofe.
d) Depois, recorte em cada frase as palavras que a formam.
e) Agora, cante a música e organize as palavras que você recortou, de acordo com sua ordem na letra da música. Em seguida, cole-as em seu caderno (ou em uma folha).
- Você poderá fazer esse exercício explorando todas as estrofes da música, especialmente se sua turma estiver no 1º ano do Ensino Fundamental, dessa forma elas compreenderão e passarão a distinguir um texto, de uma frase e de uma palavra.
Realize atividades no caderno para explorar a interpretação escrita. Veja a seguir:
A) Assinale com um “X” a resposta correta para as questões 1, 2 e 3.
1) No verso “No seu nariz.” A palavra nariz, refere-se ao:
( ) circo ( ) nariz da foca ( ) Vinicius ( ) menina
2) Sobre a letra da música não é correto dizer:
( ) A foca fica feliz quando põem uma bola no seu nariz.
( ) A foca trabalha para ganhar um sorvete.
( ) A foca se arruma para dançar no circo para a garotada.
3) O verso “Quer ver a foca comprar uma briga? É espetar ela
bem na barriga” quer dizer que:
( ) A foca gosta de ser maltratada.
( ) A foca gosta de brigar.
( ) A foca fica brava quando a machucam.
B) Qual parte da poesia te chamou mais a atenção? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Transcreva todas as palavras da música que tem rr e nh.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) Na letra da música fala que a foca tem que trabalhar muito para ganhar uma sardinha. Você acha isso correto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E) Desenhe o animal abordado na música.
- Os alunos poderão utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) para desenhar esse animal. Ou então criar uma foca utilizando outros recursos como pintura, dobraduras ou recortes.
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
EXPLORANDO UMA POESIA
- Professor, nesta atividade você poderá explorar com as crianças a leitura e a escrita por meio da poesia (gênero textual).
- Para motivar seus alunos, escolha várias poesias e coloque-as dentro de uma caixa enfeitada, leve-as para a sala de aula e faça um suspense com as crianças instigando sua curiosidade sobre o conteúdo que tem dentro da caixa.
- Depois, permita que cada criança escolha uma poesia e leia. Vocês poderão montar na sala um mural com essas poesias. Nossa orientação é que escolha textos com a letra de forma maiúscula para expor na sala facilitando a leitura dos alunos.
- Em seguida, escolha uma poesia para trabalhar com as crianças na sala. Como a música preferida dos alunos do 1º ano A da ESEBA era sobre um animal, e as atividades anteriores perpassavam esse tema, sugerimos a seguir atividades para explorar poesias sobre o tema animais. Mas, você poderá mudar e escolher o tema da poesia de acordo com o conteúdo que esteja trabalhando com sua turma.
Veja abaixo as sugestões de atividades a partir da exploração da poesia “O peru” de Vinicius de Moraes, disponível no sítio: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/vinicius_de_moraes.html.
- Reproduza e entregue a poesia para os alunos e solicite que realizem suas hipóteses de leitura.
O PERUVinicius de Moraes
GLU! GLU! GLU! ABRAM ALAS PRO PERU! PENSANDO QUE ERA PAVÃO TICO-TICO RIU-SE TANTO QUE MORREU DE CONGESTÃO. NUMA RODA DE CARVÃO QUANDO ACABA FICA TONTO DE QUASE CAIR NO CHÃO. NAS ÁGUAS DO RIBEIRÃO FOI-SE OLHANDO FOI DIZENDO QUE BELEZA DE PAVÃO! ABRAM ALAS PRO PERU!
|
- Depois, dialogue sobre o que compreenderam da poesia. Aproveite para explorar este gênero textual abordando itens como:
1. Qual animal é retratado na poesia?
______________________________________________________________________
2. O termo Glu, Glu, Glu é utilizado para representar:
( ) O som emitido pelo peru.
( ) As águas do ribeirão.
3. Circule na poesia com lápis de cor vermelho as palavras que rimam com Pavão, e transcreva-as abaixo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Além do peru, quais animais aparecem na poesia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. De acordo com a poesia o peru pensava ser um:
( ) menino
( ) tico-tico
( ) pavão
6. Represente o animal retratado na poesia por meio de uma dobradura.
- Professor, proponha para os alunos a realização de uma pesquisa sobre o modo de vida do peru, para que eles possam descobrir onde vive esse animal, o que ele come, como reproduz, dentre outros. Dessa forma, você também poderá trabalhar interdisciplinarmente conteúdos de Ciências. Para realizar a pesquisa utilize o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).
- Você poderá montar um painel na sala com o resultado das pesquisas dos alunos.
- Professor, solicite que os alunos levem seus laptops para casa.
|
Escolha um animal que goste e pesquise sobre: -Seu modo de vida; -Origem e características. Para tanto, utilize seu laptop por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Depois, com a ajuda de seus familiares escreva uma poesia sobre esse animal, para apresentar aos colegas em um recital de poesias na escola.
|
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
RECITANDO POESIAS E DESENVOLVENDO O PRAZER PELA LEITURA
- Professor, essa atividade será um momento reservado para a socialização da tarefa de casa, na qual, os alunos construíram uma poesia sobre um animal com o auxílio de seus familiares.
- Nossa sugestão é que você leia as poesias construídas pelos alunos e seus familiares, anteriormente a apresentação. Faça a correção individualmente, caso seja necessário fazer intervenções na estrutura do texto, ou na escrita de palavras.
- Antes do recital, solicite que leiam suas poesias para os colegas, na sala. Estabeleça que cada criança poderá solicitar que três colegas façam a avaliação de sua leitura observando: Leu com entonação? A leitura foi realizada em um bom tom, possibilitando que todos pudessem ouvir? Lembre-os que a avaliação deverá ser pautada no respeito ao colega.
- Depois, proponha aos alunos a realização de um RECITAL DE POESIAS, no qual eles irão socializar uns com os outros e com os colegas de outras turmas a poesia que construíram.
-Você também poderá organizar um dia para a realização desse recital e convidar as famílias para participarem desse momento. Para tanto, procure reservar com antecedência um local adequado em sua escola, de preferência que tenha palco, som e microfone para os alunos utilizarem.
- Seria interessante também que você confeccionasse com seus alunos decoração para o local da apresentação, representando o tema das poesias, no caso animais.
- Proponha também a elaboração do convite para as famílias virem assistir ao recital, para tanto trabalhe com esta modalidade de texto, chamando a atenção para os itens necessários ao convite. Se possível, solicite que utilizem seus laptops por meio Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e acessem o sítio http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006| onde poderão visualizar imagens de diferentes modelos de convites.
-Eles também poderão utilizarTux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) de seus laptops,para confeccionarem os convites e enviar por e-mail aos familiares ou imprimir. Mas, poderão também elaborar manualmente utilizando diferentes recursos, tais como: desenhos, recortes, colagem e outros.
- O recital é um momento rico em interação, aprendizagem e diversão. Os alunos e seus familiares terão a oportunidade de interagir e se emocionar recitando as poesias, bem como ampliar sua cultura e desenvolver a leitura.
Veja algumas sugestões de modelos de convites:
http://www.anossaescola.com/cr/testes/marlyla01/poemaafoca.htm nesse sítio você encontra uma atividade interessante para explorar a música “A foca” de Vinicius de Moraes.
http://web.educom.pt/pr1305/poesias.htm aqui você encontra poesias para crianças.
http://www.letras.com.br/musicas-infantis (nesse sítio você encontra diversas sugestões de músicas e suas letras para crianças)
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles desenvolveram habilidades da leitura, a partir da leitura de músicas e poesias, se realizaram leitura em público utilizando os requisitos técnicos necessários a um bom leitor, se apresentaram atitudes de respeito e valorização à leitura dos colegas e se resolveram situações-problema envolvendo operações de adição e subtração.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/03/2012
Cinco estrelasEsta sugestão de aula era exatamente o que procurava para desenvolver uma capacidade do Projeto SIGA, estou super contente. Abraço caros colegas.