Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como desenvolver o prazer pela leitura e escrita dos alunos por meio de músicas e poesias? (UCA)

 

10/10/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver habilidades da leitura;
  • Estimular o prazer da leitura e escrita;
  • Ler em público músicas e poesias, utilizando os requisitos técnicos necessários a um bom leitor (dicção, entonação de voz, pontuação, postura e expressividade);
  • Elaborar um gráfico;
  • Resolver situações-problema envolvendo operações de adição e subtração;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à leitura de colegas.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Tux Paint.  Estar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

INTRODUZINDO O TEMA: músicas preferidas da turma

- Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles sobre o tema "música", questionando-os:

 

  • Quem gosta de músicas?
  • Quem gosta de dançar e cantar?
  • O que você sente quando está ouvindo uma música ou cantando?
  • Qual é sua música preferida?

 

- Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opiniões.

- Retome com os alunos as músicas que eles disseram mais gostar e escreva na lousa o nome das músicas que eles citaram, provavelmente vão aparecer músicas repetidas. Registre a quantidade de vezes que cada música foi citada pelos alunos, fazendo um risco com giz na frente do nome da música citada.

- Você também poderá elencar nomes de músicas que costuma trabalhar com eles na sala, caso eles não se lembrem do nome delas.

menina lapis

ORGANIZANDO GRÁFICOS: AS MÚSICAS MAIS TOCADAS DA TURMA

- A partir dessas informações proponha aos alunos a construção de gráficos, representando a quantidade de alunos que gostam de cada música citada. Os auxilie nesse processo.

- Para a construção dos gráficos os alunos poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

- Veja o gráfico abaixo construído a partir de uma pesquisa realizada com alunos do 1º ano A, do Ensino Fundamental da ESEBA, em abril de 2011:

 grafico músicas

- O gráfico também poderá ser construído no caderno, para isso imprima uma tabela contendo a quantidade de colunas e linhas necessárias para o gráfico.

- Depois de pronto o gráfico proponha a resolução de situações-problema com base nos dados obtidos na pesquisa. Dessa forma, você poderá trabalhar operações  de adição e subtração. Veja um exemplo:

 

  • Qual é a música preferida da turma?
  • De qual música nossa turma gosta menos?
  • Quais músicas receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos elas receberam?
  • Se somarmos as crianças que gostam da música “Alecrim” com as crianças que gostam da música “Camaleão” qual será o resultado?
  • Nossa turma é composta por 25 alunos. No dia da votação 3 crianças faltaram a aula. Quantas crianças participaram da votação?

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPLORANDO A LEITURA E ESCRITA POR MEIO DA MÚSICA MAIS VOTADA...Uma combinação que dá certo

- A música é um importante instrumento para trabalhar diversos temas com as crianças, bem como desenvolver o gosto pela leitura e escrita. As crianças que ainda não leem convencionalmente, podem realizar pseudoleituras, pois sabem a letra da música. Dessa forma, é importante que se explore a música como um gênero textual. Assim, a abordagem dos temas, a leitura e a escrita se tornam mais interessantes.

- Leve para a sala de aula, a letra da música mais votada pelas crianças, impressa em uma folha A3, em letras de forma maiúscula para que sua leitura seja mais fácil para as crianças que ainda não estão alfabetizadas.

-Entregue para seus alunos a cópia da letra da música e proponha  atividades de escrita e leitura.

- As atividades poderão ser trabalhadas no caderno, ou então com a utilização dos laptops dos alunos. Assim, para atividades que exigem escrita e leitura você poderá orientá-los a utilizarem o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). E aquelas que exigirem desenhos você poderá explorar com eles as ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital).

- Veja abaixo a algumas sugestões de atividades, tendo como referência a música mais votada pelos alunos do 1º ano A da ESEBA. A música “A foca” possibilita além do trabalho com a leitura e escrita, abordar questões sobre o ambiente e os animais, no caso a foca.

- No sítio http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/ você encontra a letra e um vídeo da música “A foca” de Vinicius de Moraes. Dessa forma poderá explorá-lo com seus alunos solicitando que acessem utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

foca 

Fonte:  http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/ 

- Reproduza e entregue a letra da música para seus alunos. Veja abaixo:

 

A Foca

Vinicius de Moraes

 

QUER VER A FOCA
FICAR FELIZ?
É PÔR UMA BOLA
NO SEU NARIZ

 

QUER VER A FOCA
BATER PALMINHA?
É DAR A ELA
UMA SARDINHA

 

QUER VER A FOCA
COMPRAR UMA BRIGA?
É ESPETAR ELA
BEM NA BARRIGA

 

LÁ VAI A FOCA
TODA ARRUMADA
DANÇAR NO CIRCO
PRA GAROTADA

 

LÁ VAI A FOCA
SUBINDO A ESCADA
DEPOIS DESCENDO
DESENGONÇADA

 

QUANTO TRABALHA
A COITADINHA
PRA GARANTIR
SUA SARDINHA

 

 

 - Solicite que seus alunos realizem a leitura silenciosa da música. Caso eles ainda não estejam lendo convencionalmente, solicite que observem as letras e palavras que conhecem e as circulem.

 

menina lapis

  1. Dialogando sobre a música: converse com seus alunos:
  2. Sobre qual assunto essa música fala?
  3. Você conhece esse animal?
  4. Será que o lugar da foca é no circo?
  5. Você acha que a foca é feliz no circo? Dê sua opinião.

 

- Aproveite esse momento para discutir como devemos tratar os animais, a importância de mantê-los em seu habitat natural e de preservá-los.

  1. Explorando a letra da música:

a) Separe as estrofes da música recortando-as.

b) Utilize a primeira estrofe que você recortou e siga as instruções:

c) Recorte duas frases contidas nessa estrofe.

d) Depois, recorte em cada frase as palavras que a formam.

e) Agora, cante a música e organize as palavras que você recortou, de acordo com sua ordem na letra da música. Em seguida, cole-as em seu caderno (ou em uma folha).

 

- Você poderá fazer esse exercício explorando todas as estrofes da música, especialmente se sua turma estiver no 1º ano do Ensino Fundamental, dessa forma elas compreenderão e passarão a distinguir um texto, de uma frase e de uma palavra.

Realize atividades no caderno para explorar a interpretação escrita. Veja a seguir:  

 A)  Assinale com um “X” a resposta correta para as questões 1, 2 e 3.   

1)     No verso “No seu nariz.” A palavra nariz, refere-se ao:  

 (   )  circo      (   ) nariz da foca     (    ) Vinicius       (   ) menina

 

 2)     Sobre a letra da música não é correto dizer:   

(    ) A foca fica feliz quando põem uma bola no seu nariz.

(    ) A foca trabalha para ganhar um sorvete.

(    ) A foca se arruma para dançar no circo para a garotada.

 

3) O verso “Quer ver a foca comprar uma briga? É espetar ela
bem na barriga” quer dizer que:

 (    ) A foca gosta de ser maltratada.

(    ) A foca gosta de brigar.

(    ) A foca fica brava quando a machucam.

 

B) Qual parte da poesia  te chamou mais a atenção? Justifique.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C) Transcreva todas as palavras da música que tem rr e nh.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

D) Na letra da música fala que a foca tem que trabalhar muito para ganhar uma sardinha. Você acha isso correto.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E) Desenhe o animal abordado na música.

 

- Os alunos poderão utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) para desenhar esse animal. Ou então criar uma foca utilizando outros recursos como pintura, dobraduras ou recortes.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

EXPLORANDO UMA POESIA

- Professor, nesta atividade você poderá explorar com as crianças a leitura e a escrita por meio da poesia (gênero textual).

- Para motivar seus alunos, escolha várias poesias e coloque-as dentro de uma caixa enfeitada, leve-as para a sala de aula e faça um suspense com as crianças instigando sua curiosidade sobre o conteúdo que tem dentro da caixa.

- Depois, permita que cada criança escolha uma poesia e leia. Vocês poderão montar na sala um mural com essas poesias. Nossa orientação é que escolha textos com a letra de forma maiúscula para expor na sala facilitando a leitura dos alunos.

- Em seguida, escolha uma poesia para trabalhar com as crianças na sala. Como a música preferida dos alunos do 1º ano A da ESEBA era sobre um animal, e as atividades anteriores perpassavam esse tema, sugerimos a seguir atividades para explorar poesias sobre o tema animais. Mas, você poderá mudar e escolher o tema da poesia de acordo com o conteúdo que esteja trabalhando com sua turma.

Veja abaixo as sugestões de atividades a partir da exploração da poesia “O peru” de Vinicius de Moraes, disponível no sítio:  http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/vinicius_de_moraes.html.

- Reproduza e entregue a poesia para os alunos e solicite que realizem suas hipóteses de leitura.

 

O PERU

Vinicius de Moraes

 

GLU! GLU! GLU!

ABRAM ALAS PRO PERU!


O PERU FOI A PASSEIO

PENSANDO QUE ERA PAVÃO

TICO-TICO RIU-SE TANTO

QUE MORREU DE CONGESTÃO.


O PERU DANÇA DE RODA

NUMA RODA DE CARVÃO

QUANDO ACABA FICA TONTO

DE QUASE CAIR NO CHÃO.


O PERU SE VIU UM DIA

NAS ÁGUAS DO RIBEIRÃO

FOI-SE OLHANDO FOI DIZENDO

QUE BELEZA DE PAVÃO!


GLU! GLU! GLU!

ABRAM ALAS PRO PERU!

 

 

- Depois, dialogue sobre o que compreenderam da poesia. Aproveite para explorar este gênero textual abordando itens como:

  • Quais são as características de uma poesia?
  • Para que ela serve?
  • Dentre outros.

 

menina lapis 

1. Qual animal é retratado na poesia?

______________________________________________________________________

 

2. O termo Glu, Glu, Glu é utilizado para representar:

(    ) O som emitido pelo peru.

(    ) As águas do ribeirão.

 

3. Circule na poesia com lápis de cor vermelho as palavras que rimam com Pavão, e transcreva-as abaixo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Além do peru, quais animais aparecem na poesia?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. De acordo com a poesia o peru pensava ser um:

(    ) menino

(    ) tico-tico

(    ) pavão

 

6. Represente o animal retratado na poesia por meio de uma dobradura.

menino pesquisa

- Professor, proponha para os alunos a realização de uma pesquisa sobre o modo de vida do peru, para que eles possam descobrir onde vive esse animal, o que ele come, como reproduz, dentre outros. Dessa forma, você também poderá trabalhar interdisciplinarmente conteúdos de Ciências. Para realizar a pesquisa utilize o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

- Você poderá montar um painel na sala com o resultado das pesquisas dos alunos.

- Professor, solicite que os alunos levem seus laptops para casa.  

 

menino tarefa 

Escolha um animal que goste e pesquise sobre:

-Seu modo de vida;

-Origem e características.

Para tanto, utilize seu laptop por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

 Depois, com a ajuda de seus familiares escreva uma poesia sobre esse animal, para apresentar aos colegas em um recital de poesias na escola.

 

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

RECITANDO POESIAS E DESENVOLVENDO O PRAZER PELA LEITURA

- Professor, essa atividade será um momento reservado para a socialização da tarefa de casa, na qual, os alunos construíram uma poesia sobre um animal com o auxílio de seus familiares.

- Nossa sugestão é que você leia as poesias construídas pelos alunos e seus familiares, anteriormente a apresentação. Faça a correção individualmente, caso seja necessário fazer intervenções na estrutura do texto, ou na escrita de palavras.

- Antes do recital, solicite que leiam suas poesias para os colegas, na sala. Estabeleça que cada criança poderá solicitar que três colegas façam a avaliação de sua leitura observando:  Leu com entonação? A leitura foi realizada em um bom tom, possibilitando que todos pudessem ouvir?    Lembre-os que a avaliação deverá ser pautada no respeito ao colega.

 - Depois, proponha aos alunos a realização de um RECITAL DE POESIAS, no qual eles irão socializar uns com os outros e com os colegas de outras turmas a poesia que construíram.

-Você também poderá organizar um dia para a realização desse recital e convidar as famílias para participarem desse momento. Para tanto, procure reservar com antecedência um local adequado em sua escola, de preferência que tenha palco, som e microfone para os alunos utilizarem.

- Seria interessante também que você confeccionasse com seus alunos decoração para o local da apresentação, representando o tema das poesias, no caso animais.

- Proponha também a elaboração do convite para as famílias virem assistir ao recital, para tanto trabalhe com esta modalidade de texto, chamando a atenção para os itens necessários ao convite. Se possível, solicite que utilizem seus laptops por meio Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e acessem o sítio http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006|  onde poderão visualizar imagens de diferentes modelos de convites.

-Eles também poderão utilizarTux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) de seus laptops,para confeccionarem os convites e enviar por e-mail aos familiares ou imprimir. Mas, poderão também elaborar manualmente utilizando diferentes recursos, tais como: desenhos, recortes, colagem e outros.

- O recital é um momento rico em interação, aprendizagem e diversão. Os alunos e seus familiares terão a oportunidade de interagir e se emocionar recitando as poesias, bem como ampliar sua cultura e desenvolver a leitura.

Veja algumas sugestões de modelos de convites:

convite   mni

Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006|

Recursos Complementares

http://www.anossaescola.com/cr/testes/marlyla01/poemaafoca.htm nesse sítio você encontra uma atividade interessante para explorar a música “A foca” de Vinicius de Moraes.

http://web.educom.pt/pr1305/poesias.htm  aqui você encontra poesias para crianças.

http://www.letras.com.br/musicas-infantis (nesse sítio você encontra diversas sugestões de músicas e suas letras para crianças)

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles desenvolveram habilidades da leitura, a partir da leitura de músicas e poesias, se realizaram leitura em público utilizando os requisitos técnicos necessários a um bom leitor, se apresentaram atitudes de respeito e valorização à leitura dos colegas e se resolveram situações-problema envolvendo operações de adição e subtração.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria zilda abreu da silva, EE PROF MARIA NAZARETH M NOLETO , Mato Grosso - disse:
    zilda_abreu@hotmail.com

    23/03/2012

    Cinco estrelas

    Esta sugestão de aula era exatamente o que procurava para desenvolver uma capacidade do Projeto SIGA, estou super contente. Abraço caros colegas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.