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COMO TRABALHAR COM AS PROPRIEDADES DO AR POR MEIO DE VIVENCIAS EM SALA DE AULA? (UCA)

 

17/10/2011

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Comprovar como o ar exerce pressão.

- Conhecer a propriedade do ar, pressão.

- Vivenciar uma experiência científica.

- Estimular a curiosidade e o espírito investigativo.

- Trabalhar com dados e tabelas;

- Produzir textos.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos - 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Professor é fundamental que você resgate as hipóteses que seus alunos têm sobre o ar que respiramos. Esta é uma etapa importante do trabalho.

É importante que seus alunos estejam no nível alfabético da escrita, mas caso você tenha na sala algum aluno que ainda não produz pequenos textos, acompanhe-o de perto e aproveite a atividade para desafiá-lo em suas hipóteses, pois esta é uma atividade significativa e com certeza vai motivá-lo.

Além disso, é importante que os alunos conheçam recursos de seus Classmate como: WxCam, Mozilla Firefox e o  KSpread.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

Mesmo vivenciando e utilizando o ar todos os dias e sabendo que ele é essencial para nossas vidas, para as crianças é um tema abstrato, portanto é fundamental discutir o conceito de pressão atmosférica, para que os alunos compreendam por meio de experimentações.

Por isso, para trabalharmos este assunto, a sugestão é que os alunos possam experimentar esta pressão do ar. Assim,  nossos pequenos cientistas poderão seguir os passos utilizados na pesquisa científica, como: levantamento de hipóteses, coleta de dados, confirmação ou não das hipóteses, tabulação de dados e relatório. Desta forma, pretende-se que, assim como os cientistas, possam construir seus próprios conhecimentos.  

1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

AGUÇANDO A CURIOSIDADE

Você vai precisar de: balões.

Quantidade: 2 para cada aluno.

Na tentativa de não oferecer respostas prontas, valorizar os conhecimentos iniciais dos alunos sobre o tema ar e instigar a curiosidade deles, a sugestão é iniciar este momento com uma brincadeira simples e conhecida. Esta atividade servirá para que você consiga chamar a atenção dos alunos para o tema ar, mesmo sem dizer seu intuito ou introduzir o tema com explicações.

1- Leve para sala balões e solicite que encham estes balões, como em um campeonato, até que estourem. O aluno que estourar primeiro, será o campeão. Incentive que todos os outros alunos também estourem seus balões.

É interessante que este momento seja filmado por você, para eventuais dúvidas, consultas ou mesmo para relembrar a brincadeira. Para tanto, você poderá utilizar o laptop-UCA, acionando o programa WxCam [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].

2- Depois, na lousa da sala, faça um quadro, com a classificação dos alunos, segundo a ordem em que estouraram os balões, trabalhando assim, os números ordinais e sequenciação, conforme exemplo:

1º- PAULA

2º- TIAGO

3º- PEDRO

4º- SAMUEL

5º- AUGUSTO

6º- JÚLIA

3-  Questione os alunos, observando e anotando as hipóteses iniciais sobre o tema ar:

- Por que será que vocês conseguiram encher os balões?

- Por que os balões estouraram?

- O que vocês colocaram dentro do balão?

- Por que a Paula conseguiu estourar primeiro que o Tiago?

- Todos conseguiram estourar o balão?

Anote as hipóteses iniciais e ao final, conclua dizendo que, como todos estouraram, agora receberão um prêmio.

Distribua novos balões para que possam brincar posteriormente.

2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

INTRODUZINDO O TEMA: PRESSÃO ATMOSFÉRICA

Agora que os alunos já estão mais curiosos sobre o ar, podemos inserir uma de suas propriedades: a pressão.

Para isso, primeiramente, faremos algumas experiências, que podem facilmente serem realizadas fora do laboratório da escola, uma vez que muitas escolas não possuem. Além disso, a ida ao laboratório, neste primeiro momento, poderia descaracterizar um pouco o objetivo inicial desta atividade, que é a pressão atmosférica em nosso cotidiano, ao trazer a ideia de ser algo para cientistas ou laboratórios.

EXPERIÊNCIA 1:

As experiências são importantes porque a medida que o aluno vivencia algo ele pode passar pelas etapas da pesquisa (hipóteses, coleta de dados, confirmação ou não das hipóteses, tabulação de dados e relatório ) além de construir conhecimentos significativos.

Assim, corte tiras de papel, de tamanho 20X3 centímetros e dobre-as no 3º centímetro. Depois, distribua uma para cada aluno.

As tiras devem ser cortadas e dobradas conforme figura 1:

EXPERIENCIA 1 a

Fonte: Acervo da autora

Posteriormente, solicite que os alunos segurem a parte dobrada contra o lábio inferior e diga a eles que soprarão levemente, mas que antes, digam o que acreditam que acontecerá (A tira levantará ou abaixará?).

A figura 2 exemplifica como segurar a tira.

EXPERIÊNCIA 1 b

Fonte: http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_01.asp

Como os alunos soprarão por cima da tira, dirão que ela irá abaixar, porém a tira se levantará.

Por isso, aproveite este momento e questione-os:

- Se vocês estão soprando por cima da tira, por que ela subiu e não desceu?

- O que será que aconteceu?

- Isto acontece devido à pressão atmosférica. Vocês já ouviram falar ou sabem o que é pressão atmosférica?

Depois, explique que isto aconteceu porque a pressão do ar da boca dos alunos será menor do que a pressão do ar sob a tira. É a pressão do ar, ou pressão atmosférica que faz a tira subir.

Fonte experiência: http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_01.asp

Para melhor exemplificar, é este um processo semelhante ao que acontece com os aviões, sendo a tira de papel a representação da asa. Assim, é essa mesma pressão do ar que proporciona um objeto de mais de 100.000 quilos, como um Boeing 767, poder voar.

Fonte informações Boeing 767:  http://www.portalbrasil.net/boeing_767.htm

Ao final, solicite que ditem o que aconteceu e o que foi importante neste momento, para a construção de um relatório coletivo sobre este estudo inicial.

3° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

TRABALHANDO COM OS DADOS DA EXPERIÊNCIA

Professor, utilize os dados obtidos na experiência para construir um gráfico com os alunos, e assim  contextualizar a atividade. Veja um exemplo de gráfico elaborado a partir dos dados obtidos com o 3º ano B. Caso você ainda não tenha trabalhado com gráficos, explore com eles alguns tipos de gráficos. Para isso, solicite que acessem por meio de seus laptops utilizando Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de internet] o sítio: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/analisando-graficos-tabelas.htm

TABULANDO OS DADOS DA EXPERIÊNCIA 1

Fase das Hipóteses:

1-Quantos alunos acharam que a tira de papel subiria: 04

2- Quantos alunos acharam que a tira de papel desceria: 26

 

GRAFICO 1

Dados obtidos:

1-Quantos alunos  viram  a tira de papel subir: 04

2- Quantos alunos  viram  a tira de papel descer: 26

GRAFICO 2

Fonte dos gráficos: acervo da autora

 

Esse tipo de tabulação pode ser criada no Classmate com auxílio do programa KSpread [ Metasys>Aplicativos>Ferramentas de |Produtividade>Suíte de Escritório>Planilha Eletrônica].

ANALISANDO OS DADOS: PROBLEMATIZANDO

Professor, a partir do gráfico você poderá criar situações problemas, veja um exemplo a seguir, realizado a partir dos gráficos acima.

1-      Dos 30 alunos de nossa sala, antes da experiência, 26 crianças acharam que ao soprar a tira de papel ela desceria. Quantas crianças acharam que a tira subiria?

2-      Após a realização da experiência, 28 crianças observaram que a tira de papel sobe, ao contrário do que pensavam inicialmente. Então, quantos alunos mudaram de opinião?

3-      Observando os gráficos, as cores e as legendas, o que se pode concluir da experiência?

 

4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

PRODUZINDO RELATÓRIO

Após a realização e verificação do que realmente aconteceria (pesquisa), solicite que os alunos façam um relatório para explicarem a experiência.

uca- pesquisa

                                                 RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA 1:

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                                                                                   ILUSTRE A EXPERIÊNCIA 1:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Finalize este momento solicitando uma atividade de casa.

O intuito desta atividade de casa é ampliar o conhecimento e a curiosidade dos alunos, além de promover uma interação da família com o trabalho realizado em sala de aula.

Além disso, devido à necessidade do uso de fogo para a realização da experiência, o ideal é que cada criança seja supervisionada e ajudada por um adulto. Assim, como na escola não há possibilidade de isto acontecer, a sugestão é trabalhar uma nova experiência nessa tarefa de casa.

                                                                  Atividades de casa

                                                   O AR E A PRESSÃO ATMOSFÉRICA

AGORA QUE JÁ ESTUDAMOS O AR E QUE ELE EXERCE PRESSÃO, VAMOS TENTAR, COM A AJUDA DE UM ADULTO, DESCOBRIR SE ALGUNS FATORES PODEM INTERFERIR NA PRESSÃO DO AR.

PARA ISSO, VAMOS REALIZAR UMA EXPERIÊNCIA?

PARA ESTA EXPERIÊNCIA VOCÊ PRECISARÁ DE:

- UMA GARRAFA; (COMO AS DE SUCO, QUE TEM A BOCA MAIS LARGA)

- UM OVO DE GALINHA (COZIDO POR 15 MINUTOS)

- ÁLCOOL GEL (POR SEGURANÇA, NÃO PODE SER ÁLCOOL LÍQUIDO);

- 3 A 4 FÓSFOROS;

PRIMEIRO, TENTE COLOCAR O OVO, COM CASCA E SEM QUEBRAR, DENTRO DA GARRAFA.

VOCÊ CONSEGUIU? _________________________

DEPOIS, COM AJUDA DE UM RESPONSÁVEL, COLOQUE UM POUCO DE ÁLCOOL GEL NO FUNDO DA GARRAFA. COLOQUE UM FÓSFORO ACESO DENTRO DELA E COLOQUE O OVO COZIDO DESCASCADO SOBRE O GARGALO DA GARRAFA.

ESPERE ALGUNS SEGUNDOS E VEJA O QUE ACONTECE.

ANOTE AQUI O QUE ACONTECEU E POR QUE VOCÊ ACREDITA QUE ISTO OCORREU ________________________________________________________________________________

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ATENÇÃO: FOTOGRAFE OS PASSOS DA EXPERIÊNCIA, PARA COMPARTILHARMOS COM OS AMIGOS. PARA ISSO, UTILIZE O SEU LAPTOP E O PROGRAMA WxCam:[Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].

 

5° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

SOCIALIZANDO AS EXPERIÊNCIAS E TRABALHANDO CONCEITOS

Professor, é provável que os alunos cheguem entusiasmados para socializar os conhecimentos e dúvidas geradas pelo experimento. Por isso, inicie este momento com uma roda de conversa, para que mostrem seus relatórios e fotos.

Anote as hipóteses e distribua para os alunos um texto que conte a eles porque isto aconteceu.

EXEMPLO DE TEXTO:

OS FÓSFOROS ACESOS, AO SEREM COLOCADOS NO FRASCO, AQUECEM O AR QUE ESTAVA NO INTERIOR DESTE.

O AR QUANDO É AQUECIDO PASSA A OCUPAR UM VOLUME MAIOR DO QUE O INICIAL. QUANDO O AR ESFRIA CONTRAI-SE, PASSANDO A OCUPAR UM VOLUME MENOR.

A PARTIR DO MOMENTO EM QUE COLOCAMOS O OVO NO GARGALO DO FRASCO PASSAMOS A TER UM SISTEMA FECHADO. OU SEJA, QUANDO O AR INICIA A SUA CONTRAÇÃO (ESFRIAMENTO OU ARREFECIMENTO), A PRESSÃO NO INTERIOR DO FRASCO ABAIXA PARA NÍVEIS INFERIORES. NESSE INSTANTE, O OVO VAI SER FORÇADO A ENTRAR NO FRASCO PARA DIMINUIR A DIFERENÇA ENTRE A PRESSÃO NO EXTERIOR DO FRASCO (QUE É MAIOR) E NO INTERIOR DESTE (QUE É MENOR). OU SEJA, O OVO VAI SER OBRIGADO A OCUPAR O ESPAÇO DEIXADO PELO AR QUE SE CONTRAI, À MEDIDA QUE A TEMPERATURA ABAIXA NOVAMENTE.

 

Texto adaptado de: http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/engarrafado.html

 

Assim, o que podemos concluir?

A experiência 2 mostrou que a temperatura é um fator que pode aumentar ou diminuir a pressão do ar e, a partir de um desequilíbrio da pressão atmosférica e da tentativa de reequilibrar. Além disso, a experiência mostra que a pressão age o tempo todo em nossas vidas e que ela realiza tentativas de reequilíbrio o tempo todo, o que forçou o ovo a entrar na garrafa.

Professor, por ser um tema mais complexo, além da vivência, é interessante que os conceitos sejam apresentados aos alunos, para que eles tenham maiores subsídios teóricos.

A sugestão é colar no caderno um pequeno texto sobre o que é pressão atmosférica.

EXEMPLO:

Pressão atmosférica - é a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Press%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica      

 

Recursos Complementares
Avaliação

Durante todo o processo é possível  realizar a avaliação, pois ela deve permear todos os momentos. Para isso, você poderá observar  se os alunos atingiram os objetivos propostos.

Além disso, é importante analisar se houve  envolvimento dos alunos no decorrer das experiências e ao relatarem suas conclusões.

Verifique também, se compreenderam que o ar exerce pressão e como isto acontece, o que poderá ocorrer pelo acompanhamento dos registros e observações realizadas por eles.

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