17/10/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Comprovar como o ar exerce pressão.
- Conhecer a propriedade do ar, pressão.
- Vivenciar uma experiência científica.
- Estimular a curiosidade e o espírito investigativo.
- Trabalhar com dados e tabelas;
- Produzir textos.
Professor é fundamental que você resgate as hipóteses que seus alunos têm sobre o ar que respiramos. Esta é uma etapa importante do trabalho.
É importante que seus alunos estejam no nível alfabético da escrita, mas caso você tenha na sala algum aluno que ainda não produz pequenos textos, acompanhe-o de perto e aproveite a atividade para desafiá-lo em suas hipóteses, pois esta é uma atividade significativa e com certeza vai motivá-lo.
Além disso, é importante que os alunos conheçam recursos de seus Classmate como: WxCam, Mozilla Firefox e o KSpread.
Mesmo vivenciando e utilizando o ar todos os dias e sabendo que ele é essencial para nossas vidas, para as crianças é um tema abstrato, portanto é fundamental discutir o conceito de pressão atmosférica, para que os alunos compreendam por meio de experimentações.
Por isso, para trabalharmos este assunto, a sugestão é que os alunos possam experimentar esta pressão do ar. Assim, nossos pequenos cientistas poderão seguir os passos utilizados na pesquisa científica, como: levantamento de hipóteses, coleta de dados, confirmação ou não das hipóteses, tabulação de dados e relatório. Desta forma, pretende-se que, assim como os cientistas, possam construir seus próprios conhecimentos.
Você vai precisar de: balões.
Quantidade: 2 para cada aluno.
Na tentativa de não oferecer respostas prontas, valorizar os conhecimentos iniciais dos alunos sobre o tema ar e instigar a curiosidade deles, a sugestão é iniciar este momento com uma brincadeira simples e conhecida. Esta atividade servirá para que você consiga chamar a atenção dos alunos para o tema ar, mesmo sem dizer seu intuito ou introduzir o tema com explicações.
1- Leve para sala balões e solicite que encham estes balões, como em um campeonato, até que estourem. O aluno que estourar primeiro, será o campeão. Incentive que todos os outros alunos também estourem seus balões.
É interessante que este momento seja filmado por você, para eventuais dúvidas, consultas ou mesmo para relembrar a brincadeira. Para tanto, você poderá utilizar o laptop-UCA, acionando o programa WxCam [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].
2- Depois, na lousa da sala, faça um quadro, com a classificação dos alunos, segundo a ordem em que estouraram os balões, trabalhando assim, os números ordinais e sequenciação, conforme exemplo:
1º- PAULA 2º- TIAGO 3º- PEDRO |
4º- SAMUEL 5º- AUGUSTO 6º- JÚLIA |
3- Questione os alunos, observando e anotando as hipóteses iniciais sobre o tema ar:
- Por que será que vocês conseguiram encher os balões?
- Por que os balões estouraram?
- O que vocês colocaram dentro do balão?
- Por que a Paula conseguiu estourar primeiro que o Tiago?
- Todos conseguiram estourar o balão?
Anote as hipóteses iniciais e ao final, conclua dizendo que, como todos estouraram, agora receberão um prêmio.
Distribua novos balões para que possam brincar posteriormente.
Agora que os alunos já estão mais curiosos sobre o ar, podemos inserir uma de suas propriedades: a pressão.
Para isso, primeiramente, faremos algumas experiências, que podem facilmente serem realizadas fora do laboratório da escola, uma vez que muitas escolas não possuem. Além disso, a ida ao laboratório, neste primeiro momento, poderia descaracterizar um pouco o objetivo inicial desta atividade, que é a pressão atmosférica em nosso cotidiano, ao trazer a ideia de ser algo para cientistas ou laboratórios.
EXPERIÊNCIA 1:
As experiências são importantes porque a medida que o aluno vivencia algo ele pode passar pelas etapas da pesquisa (hipóteses, coleta de dados, confirmação ou não das hipóteses, tabulação de dados e relatório ) além de construir conhecimentos significativos.
Assim, corte tiras de papel, de tamanho 20X3 centímetros e dobre-as no 3º centímetro. Depois, distribua uma para cada aluno.
As tiras devem ser cortadas e dobradas conforme figura 1:
Fonte: Acervo da autora
Posteriormente, solicite que os alunos segurem a parte dobrada contra o lábio inferior e diga a eles que soprarão levemente, mas que antes, digam o que acreditam que acontecerá (A tira levantará ou abaixará?).
A figura 2 exemplifica como segurar a tira.
Fonte: http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_01.asp
Como os alunos soprarão por cima da tira, dirão que ela irá abaixar, porém a tira se levantará.
Por isso, aproveite este momento e questione-os:
- Se vocês estão soprando por cima da tira, por que ela subiu e não desceu?
- O que será que aconteceu?
- Isto acontece devido à pressão atmosférica. Vocês já ouviram falar ou sabem o que é pressão atmosférica?
Depois, explique que isto aconteceu porque a pressão do ar da boca dos alunos será menor do que a pressão do ar sob a tira. É a pressão do ar, ou pressão atmosférica que faz a tira subir.
Fonte experiência: http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_01.asp
Para melhor exemplificar, é este um processo semelhante ao que acontece com os aviões, sendo a tira de papel a representação da asa. Assim, é essa mesma pressão do ar que proporciona um objeto de mais de 100.000 quilos, como um Boeing 767, poder voar.
Fonte informações Boeing 767: http://www.portalbrasil.net/boeing_767.htm
Ao final, solicite que ditem o que aconteceu e o que foi importante neste momento, para a construção de um relatório coletivo sobre este estudo inicial.
Professor, utilize os dados obtidos na experiência para construir um gráfico com os alunos, e assim contextualizar a atividade. Veja um exemplo de gráfico elaborado a partir dos dados obtidos com o 3º ano B. Caso você ainda não tenha trabalhado com gráficos, explore com eles alguns tipos de gráficos. Para isso, solicite que acessem por meio de seus laptops utilizando Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de internet] o sítio: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/analisando-graficos-tabelas.htm
TABULANDO OS DADOS DA EXPERIÊNCIA 1
Fase das Hipóteses:
1-Quantos alunos acharam que a tira de papel subiria: 04
2- Quantos alunos acharam que a tira de papel desceria: 26
Dados obtidos:
1-Quantos alunos viram a tira de papel subir: 04
2- Quantos alunos viram a tira de papel descer: 26
Fonte dos gráficos: acervo da autora
Esse tipo de tabulação pode ser criada no Classmate com auxílio do programa KSpread [ Metasys>Aplicativos>Ferramentas de |Produtividade>Suíte de Escritório>Planilha Eletrônica].
ANALISANDO OS DADOS: PROBLEMATIZANDO
Professor, a partir do gráfico você poderá criar situações problemas, veja um exemplo a seguir, realizado a partir dos gráficos acima.
1- Dos 30 alunos de nossa sala, antes da experiência, 26 crianças acharam que ao soprar a tira de papel ela desceria. Quantas crianças acharam que a tira subiria?
2- Após a realização da experiência, 28 crianças observaram que a tira de papel sobe, ao contrário do que pensavam inicialmente. Então, quantos alunos mudaram de opinião?
3- Observando os gráficos, as cores e as legendas, o que se pode concluir da experiência?
Após a realização e verificação do que realmente aconteceria (pesquisa), solicite que os alunos façam um relatório para explicarem a experiência.
|
RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA 1: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ |
ILUSTRE A EXPERIÊNCIA 1:
|
Finalize este momento solicitando uma atividade de casa.
O intuito desta atividade de casa é ampliar o conhecimento e a curiosidade dos alunos, além de promover uma interação da família com o trabalho realizado em sala de aula.
Além disso, devido à necessidade do uso de fogo para a realização da experiência, o ideal é que cada criança seja supervisionada e ajudada por um adulto. Assim, como na escola não há possibilidade de isto acontecer, a sugestão é trabalhar uma nova experiência nessa tarefa de casa.
O AR E A PRESSÃO ATMOSFÉRICA AGORA QUE JÁ ESTUDAMOS O AR E QUE ELE EXERCE PRESSÃO, VAMOS TENTAR, COM A AJUDA DE UM ADULTO, DESCOBRIR SE ALGUNS FATORES PODEM INTERFERIR NA PRESSÃO DO AR. PARA ISSO, VAMOS REALIZAR UMA EXPERIÊNCIA? PARA ESTA EXPERIÊNCIA VOCÊ PRECISARÁ DE: - UMA GARRAFA; (COMO AS DE SUCO, QUE TEM A BOCA MAIS LARGA) - UM OVO DE GALINHA (COZIDO POR 15 MINUTOS) - ÁLCOOL GEL (POR SEGURANÇA, NÃO PODE SER ÁLCOOL LÍQUIDO); - 3 A 4 FÓSFOROS; PRIMEIRO, TENTE COLOCAR O OVO, COM CASCA E SEM QUEBRAR, DENTRO DA GARRAFA. VOCÊ CONSEGUIU? _________________________ DEPOIS, COM AJUDA DE UM RESPONSÁVEL, COLOQUE UM POUCO DE ÁLCOOL GEL NO FUNDO DA GARRAFA. COLOQUE UM FÓSFORO ACESO DENTRO DELA E COLOQUE O OVO COZIDO DESCASCADO SOBRE O GARGALO DA GARRAFA. ESPERE ALGUNS SEGUNDOS E VEJA O QUE ACONTECE. ANOTE AQUI O QUE ACONTECEU E POR QUE VOCÊ ACREDITA QUE ISTO OCORREU ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ATENÇÃO: FOTOGRAFE OS PASSOS DA EXPERIÊNCIA, PARA COMPARTILHARMOS COM OS AMIGOS. PARA ISSO, UTILIZE O SEU LAPTOP E O PROGRAMA WxCam:[Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]. |
Professor, é provável que os alunos cheguem entusiasmados para socializar os conhecimentos e dúvidas geradas pelo experimento. Por isso, inicie este momento com uma roda de conversa, para que mostrem seus relatórios e fotos.
Anote as hipóteses e distribua para os alunos um texto que conte a eles porque isto aconteceu.
EXEMPLO DE TEXTO:
OS FÓSFOROS ACESOS, AO SEREM COLOCADOS NO FRASCO, AQUECEM O AR QUE ESTAVA NO INTERIOR DESTE. O AR QUANDO É AQUECIDO PASSA A OCUPAR UM VOLUME MAIOR DO QUE O INICIAL. QUANDO O AR ESFRIA CONTRAI-SE, PASSANDO A OCUPAR UM VOLUME MENOR. A PARTIR DO MOMENTO EM QUE COLOCAMOS O OVO NO GARGALO DO FRASCO PASSAMOS A TER UM SISTEMA FECHADO. OU SEJA, QUANDO O AR INICIA A SUA CONTRAÇÃO (ESFRIAMENTO OU ARREFECIMENTO), A PRESSÃO NO INTERIOR DO FRASCO ABAIXA PARA NÍVEIS INFERIORES. NESSE INSTANTE, O OVO VAI SER FORÇADO A ENTRAR NO FRASCO PARA DIMINUIR A DIFERENÇA ENTRE A PRESSÃO NO EXTERIOR DO FRASCO (QUE É MAIOR) E NO INTERIOR DESTE (QUE É MENOR). OU SEJA, O OVO VAI SER OBRIGADO A OCUPAR O ESPAÇO DEIXADO PELO AR QUE SE CONTRAI, À MEDIDA QUE A TEMPERATURA ABAIXA NOVAMENTE.
Texto adaptado de: http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/engarrafado.html |
Assim, o que podemos concluir?
A experiência 2 mostrou que a temperatura é um fator que pode aumentar ou diminuir a pressão do ar e, a partir de um desequilíbrio da pressão atmosférica e da tentativa de reequilibrar. Além disso, a experiência mostra que a pressão age o tempo todo em nossas vidas e que ela realiza tentativas de reequilíbrio o tempo todo, o que forçou o ovo a entrar na garrafa.
Professor, por ser um tema mais complexo, além da vivência, é interessante que os conceitos sejam apresentados aos alunos, para que eles tenham maiores subsídios teóricos.
A sugestão é colar no caderno um pequeno texto sobre o que é pressão atmosférica.
EXEMPLO:
Pressão atmosférica - é a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Press%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica
|
http://people.ufpr.br/~cid/manualdeaulaspraticas.pdf
http://www.topgameskids.com.br/artigos-view/66-experiencia-pressao-do-ar.html
http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=205&PRESSAO+ATMOSFERICA#top
Durante todo o processo é possível realizar a avaliação, pois ela deve permear todos os momentos. Para isso, você poderá observar se os alunos atingiram os objetivos propostos.
Além disso, é importante analisar se houve envolvimento dos alunos no decorrer das experiências e ao relatarem suas conclusões.
Verifique também, se compreenderam que o ar exerce pressão e como isto acontece, o que poderá ocorrer pelo acompanhamento dos registros e observações realizadas por eles.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/09/2015
Cinco estrelasMuito Bom
23/11/2011
Cinco estrelasGostei muito das aulas :D