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Desafios

 

15/09/2008

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
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BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Desenvolver o pensamento lógico
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Comentário:

Por que apresentar desafios lógicos aos alunos?
Problemas curiosos, enigmas, quebra-cabeças são atrativos que desafiam à curiosidade e a resolução, levando-lhes ao desenvolvimento da criatividade e a aperfeiçoar o raciocínio. Além disso, sabe-se que o conhecimento lógico-matemático é que vai subsidiar o conhecimento aritmético.
 

 

Aula


Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que em duplas resolvam os desafios propostos nos seguintes sites:

O desafio 1 do site:   http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/ed615a2001/FABIANA/Desafiosmatematicos.htm  e os dois do site:   http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/mundo_mat/prob1.htm    são desafios com palitos de fósforos, caso ache necessário, dê esse material concreto para os alunos.

Oriente-lhes para que anotem os procedimentos utilizados na resolução, esses procedimentos podem ser desenhos, descrição narrativa etc. Informe aos alunos que essa resolução deve ser compreendida por qualquer pessoa que leia.
Não deixe que eles desanimem, pois como são desafios, alguns alunos com mais dificuldades, podem desanimar achando que está errado, porém, informe-lhes que você estará avaliando o pensamento lógico, mesmo não sendo a resposta correta, ele pode ter conseguido uma resposta com um pensamento lógico.


 Dicas e Sugestões

Crie mais atividades!
Existem vários sites onde você pode encontrar outros desafios. Uma dica seria selecionar alguns deles e deixar na sala de aula. Você pode criar também um cantinho do desafio, onde toda semana ou quinzenalmente seriam colocados desafios para os alunos.
Por exemplo, no site:    http://nlvm.usu.edu/en/nav/category_g_4_t_1.html, você pode usar os seguintes desafios:
• Circle 0
• Circle 21
• Circle 3
• Circle 99
• Mastermind
• Number puzzle

Outra sugestão é construir alguns jogos, como por exemplo, a torre de Hanói (ver exemplo no site: http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/programas/hanoi/index.html) ou Peg Puzzle (modelo no site: http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_182_g_4_t_1.html?from=category_g_4_t_1.html)
 

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas etc. E também leve em conta as soluções dos alunos, mesmo que não seja a resposta esperada, avalie como eles chegaram a essa resposta, se existe uma lógica e os argumentos utilizados para mostrar que a solução está correta
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniões

  • Adevaldo Antonio de Castro Rodrigues, E E E F M PAULINO DE BRITO , Pará - disse:
    adevaldoacr@oi.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sou professor de matemática da rede pública estadual. É prazeroso trabalhar com desafios, além de desenvolver o pensamento lógico e o raciocínio, despertam e desafiam a curiosidade dos alunos. Achei interessante a maneira de como foi colocada a sugestão, pra ser sincero, meus parabéns pelo trabalho realizado. Se possível for, manda pra min a sugestão por completo, pois não conseguir baixar e, se tiveres outras por favor aceito de todo coração.


  • Betariz Lopes da Silva Mendes de Oliveira, ARMANDO LOPES MORENO PROF EMEFEI , São Paulo - disse:
    professorabe@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sou professora de matemática, numa escola municipal. Gostei muito das sugestões dadas para o desenvolimento de desafios nas aulas de matemática. Estou precisando inovar as minhas aulas, para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos. Parabéns pela iniciativa....10!!


  • Romario de Almeida Pena, SEBASTIANA COBRA PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    romario.alp@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, muito bem elaborada a aula. Lógica é uma área que deve ter um destaque pois envolve muitas situações no dia-a-dia,principalmente com crianças e adolecentes do ensino fundamental, pois é nessa idade que melhor se desenvolve o intelecto e o raciocinio lógico.


  • MARCELO MASSACOTT RODRIGUES, EE ETALÍVIO PEREIRA MARTINS , Mato Grosso do Sul - disse:
    massacott@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante, achei dificil o jogos pois as intruções são em inglês.


  • Renata de Fátima Carlos Martins, VERA BABO DE OLIVEIRA PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    renata.lover24@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante esta aula e também a lenda sobre a torre. Parabéns!!!


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