15/09/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Por que apresentar desafios lógicos aos alunos?
Problemas curiosos, enigmas, quebra-cabeças são atrativos que desafiam à curiosidade e a resolução, levando-lhes ao desenvolvimento da criatividade e a aperfeiçoar o raciocínio. Além disso, sabe-se que o conhecimento lógico-matemático é que vai subsidiar o conhecimento aritmético.
Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que em duplas resolvam os desafios propostos nos seguintes sites:
O desafio 1 do site: http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/ed615a2001/FABIANA/Desafiosmatematicos.htm e os dois do site: http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/mundo_mat/prob1.htm são desafios com palitos de fósforos, caso ache necessário, dê esse material concreto para os alunos.
Oriente-lhes para que anotem os procedimentos utilizados na resolução, esses procedimentos podem ser desenhos, descrição narrativa etc. Informe aos alunos que essa resolução deve ser compreendida por qualquer pessoa que leia.
Não deixe que eles desanimem, pois como são desafios, alguns alunos com mais dificuldades, podem desanimar achando que está errado, porém, informe-lhes que você estará avaliando o pensamento lógico, mesmo não sendo a resposta correta, ele pode ter conseguido uma resposta com um pensamento lógico.
Dicas e Sugestões
Crie mais atividades!
Existem vários sites onde você pode encontrar outros desafios. Uma dica seria selecionar alguns deles e deixar na sala de aula. Você pode criar também um cantinho do desafio, onde toda semana ou quinzenalmente seriam colocados desafios para os alunos.
Por exemplo, no site: http://nlvm.usu.edu/en/nav/category_g_4_t_1.html, você pode usar os seguintes desafios:
• Circle 0
• Circle 21
• Circle 3
• Circle 99
• Mastermind
• Number puzzle
Outra sugestão é construir alguns jogos, como por exemplo, a torre de Hanói (ver exemplo no site: http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/programas/hanoi/index.html) ou Peg Puzzle (modelo no site: http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_182_g_4_t_1.html?from=category_g_4_t_1.html)
Quatro estrelas 5 calificaciones
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24/03/2010
Quatro estrelasSou professor de matemática da rede pública estadual. É prazeroso trabalhar com desafios, além de desenvolver o pensamento lógico e o raciocínio, despertam e desafiam a curiosidade dos alunos. Achei interessante a maneira de como foi colocada a sugestão, pra ser sincero, meus parabéns pelo trabalho realizado. Se possível for, manda pra min a sugestão por completo, pois não conseguir baixar e, se tiveres outras por favor aceito de todo coração.
24/03/2010
Quatro estrelasSou professora de matemática, numa escola municipal. Gostei muito das sugestões dadas para o desenvolimento de desafios nas aulas de matemática. Estou precisando inovar as minhas aulas, para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos. Parabéns pela iniciativa....10!!
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, muito bem elaborada a aula. Lógica é uma área que deve ter um destaque pois envolve muitas situações no dia-a-dia,principalmente com crianças e adolecentes do ensino fundamental, pois é nessa idade que melhor se desenvolve o intelecto e o raciocinio lógico.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante, achei dificil o jogos pois as intruções são em inglês.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante esta aula e também a lenda sobre a torre. Parabéns!!!