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15 anos de Plano Real

 

09/09/2009

Autor y Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história do plano real.
  • Compreender o que é  indexaçao de preços.
Duração das atividades
2 aulas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Leitura de tabelas.

- Noções básicas de cálculo com números decimais.

Estratégias e recursos da aula

Houve um tempo em que ao comprar, hoje, um produto por 2 unidades monetárias, pagaria  2,03 amanhã e 2,06 depois de amanhã e assim sucessivamente. E esse tempo não está muito longe de nós. 

Antes de 1994 isso ocorria com muita frequência, pois o preço dos produtos sofria aumento desenfreado devido ao aumento da inflação.

Para compreender o que é inflação, sugira aos alunos que visitem a aula: Em tempos de crise econômica, ronda a tal inflação, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2094 e realizem as atividades ali propostas.

Nesta aula são apresentados índices que poderão anteceder a discussão proposta a seguir.

O Plano real criado pela medida provisória número 434, de 27 fevereiro de 1994 e como lei em 27 de maio do mesmo ano (lei nº 8.880), rompeu com a inflação desenfreada e o aumento constante dos preços.

A introdução da Unidade Real de Valor (URV) e a inclusão do Real (R$) no Sistema Monetário Nacional só não conseguiu romper com a indexação.

Segundo, o professor de economia Heron do Carmo, da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista ao Jornal Online Estadão, em matéria do dia 28 de junho de 2008, disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/economia,aos-15-anos-real-ainda-nao-venceu-indexacao,394407,0.htm, por meio da indexação, as contas de telefone, de luz e os contratos de aluguel, por exemplo, são reajustados anualmente pelos índices de inflação. Os aluguéis são atrelados ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por sofrer influência de preços das matérias-primas (commodities), o IGP-M repassa impactos de altas em outros produtos para o sistema todo. Isso perturba e dá uma grande instabilidade porque repassa um choque de preços externo para o sistema interno.

Mesmo a inflação não atingindo diretamente nossa vida econônomica, como antes do plano real, os indexadores baseados na inflação influenciam nosso poder de negociação(compra e venda).

Solicite que os alunos em duplas realizem as atividades proposta a seguir:

  1. Faça um breve glossário com os alunos que apresente novas palavras como: indexação, atrelados, commodities, instabilidade, etc. (Novas palavras poderão ser incluidas neste glosário no decorrer da aula).
  2. Indague os alunos se conhecem outros índices, além do IGP-M!? Quais? Se não souberem ou não se recordarem solicitem que realizem as atividades propostas na aula: Em tempos de crise econômica, ronda a tal inflação, proposta no início dessa aula.
  3. Solicite aos alunos que pesquisem sobre o IGP-M. (O que é?, Como é calculado? Com basse em que dados? Quem é o responsável pelo cálculo?)
  4. A tabela a seguir apresenta IGP-M dos últimos 13 meses, disponível em: http://www.portalbrasil.net/igpm.htm

Disponível em: http://www.portalbrasil.net /igpm.htm

  • Quais os meses em q ue o IGP-M é positivo?
  • Quais os meses em que o IGP-M é negativo?
  • Com base no que pesquisaram na atividade 2. Como é possível ter um índice negativo?
  • Se os índices dos últimos meses são negativos estes deveriam ser repassados aos valores pagos, nos aluguéis, água, luz, entre outros. Isso ocorreu? Por que?
  • Existem outras formas de IGP? Quais? São calculadas da mesma forma que o IGP-M?

  • Solicite aos alunos que façam um resumo do que foi estudado até aqui apresentando uma analise sobre como índices como IGP-M influenciam diretamente a nossas vidas. (Os alunos poderão/deverão apresentar em quais momentos estes indices estão presentes nas negociações ocorridas em suas residências)
  • IGP-M é um índice e IPI que está tão presente na mídia e nas ações do governo o que é? Os alunos deverão apresentar uma breve consideração sobre o IPI e apresentar tal qual na atividade anterior sua influência em suas vidas.
Recursos Complementares

Notícia -Economia foge do IGP-M após altas na taxa - Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u417157.shtml

Artigo - Nassif, Luís. O IGP-M e o câmbio. São Paulo. Folha de São Paulo, 1º de julho de 2003. Disponível em: http://www.provedor.nuca.ie.ufrj.br/provedor/artigos/nassif16.htm

Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados:

Pela observação da formação de conceitos dos índices pelos alunos;

Pela análise dos questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos.

Pela leitura e correção das produções (glossário, resumo) o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias.

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