09/09/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
- Leitura de tabelas.
- Noções básicas de cálculo com números decimais.
Houve um tempo em que ao comprar, hoje, um produto por 2 unidades monetárias, pagaria 2,03 amanhã e 2,06 depois de amanhã e assim sucessivamente. E esse tempo não está muito longe de nós.
Antes de 1994 isso ocorria com muita frequência, pois o preço dos produtos sofria aumento desenfreado devido ao aumento da inflação.
Para compreender o que é inflação, sugira aos alunos que visitem a aula: Em tempos de crise econômica, ronda a tal inflação, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2094 e realizem as atividades ali propostas.
Nesta aula são apresentados índices que poderão anteceder a discussão proposta a seguir.
O Plano real criado pela medida provisória número 434, de 27 fevereiro de 1994 e como lei em 27 de maio do mesmo ano (lei nº 8.880), rompeu com a inflação desenfreada e o aumento constante dos preços.
A introdução da Unidade Real de Valor (URV) e a inclusão do Real (R$) no Sistema Monetário Nacional só não conseguiu romper com a indexação.
Segundo, o professor de economia Heron do Carmo, da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista ao Jornal Online Estadão, em matéria do dia 28 de junho de 2008, disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/economia,aos-15-anos-real-ainda-nao-venceu-indexacao,394407,0.htm, por meio da indexação, as contas de telefone, de luz e os contratos de aluguel, por exemplo, são reajustados anualmente pelos índices de inflação. Os aluguéis são atrelados ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por sofrer influência de preços das matérias-primas (commodities), o IGP-M repassa impactos de altas em outros produtos para o sistema todo. Isso perturba e dá uma grande instabilidade porque repassa um choque de preços externo para o sistema interno.
Mesmo a inflação não atingindo diretamente nossa vida econônomica, como antes do plano real, os indexadores baseados na inflação influenciam nosso poder de negociação(compra e venda).
Solicite que os alunos em duplas realizem as atividades proposta a seguir:
Disponível em: http://www.portalbrasil.net /igpm.htm
Notícia -Economia foge do IGP-M após altas na taxa - Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u417157.shtml
Artigo - Nassif, Luís. O IGP-M e o câmbio. São Paulo. Folha de São Paulo, 1º de julho de 2003. Disponível em: http://www.provedor.nuca.ie.ufrj.br/provedor/artigos/nassif16.htm
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados:
Pela observação da formação de conceitos dos índices pelos alunos;
Pela análise dos questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos.
Pela leitura e correção das produções (glossário, resumo) o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias.
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